Estas a falar de um 2,8L com 6 cilindros...
280nm as 3500.
O 320d 150cv tem 330nm as 2000.
Em baixa rotação vai-se notar, e bem, essa diferença.
Falo com conhecimento de causa porque já tive um 525i E39 bem como outros motores atmosféricos de 6 cilindros em linha e em V. Quando há muitas subidas à mistura, eu prefiro um turbinado.
A minha experiência também é neste seguimento.
Um dos meus carros, um Z4 3.0i e85, tem precisamente um óptimo 3 litros a gasolina 95, com 6 em linha, 231 Cv e cerca de 300 Nm. O motor é muito linear, quase um motor eléctrico, e com bastante força desde baixas rpm. No entanto o Z4 e85 será com certeza bem mais leve que o e39 528i. No Z4, este 3 litros consome em média 10 litros, mas admito que sou muito conservador com o pedal direito. Em cidade ou pequenos trajectos com montanha, seguramente o consumo pode subir sem piedade, para valores de 12 ou 13.
Ainda assim, para dia à dia, prefiro um "bom" 2.0 diesel turbinado, pois permite uma utilização em rotações bastante inferiores e com o Kick do turbo a fazer-se sentir desde baixas. Como resultado tens um carro bastante agradável de conduzir e com consumos contidos, embora admita que existam preferências diferentes.
Não obstante, esse 320d do e46 faz parte de uma geração de motores pré FAPs, que por sinal tem histórico de boa fiabilidade, o que o fará ser cobiçado no mercado de usados. Nessa altura a BMW parecia fazer milagres, com o 320d a ter andamentos fora de série e consumos "impossíveis"... deixou todos os rivais a ver bonés.... Embora não tenha tido experiência com nenhum destes carros, lembro-me de ver referências de 5 ou 6 litros a cada 100 Km para este 320d. No 528i, talvez o dobro em volume, adicionando, claro, a diferença no preço de combustíveis.
Fora factores emocionais, há que dizer que o e39 é um segmento E e o e46 é um segmento D, e portanto falamos de carros com targets ligeiramente diferentes, sendo o e39 inserido num segmento melhor. Não deixaria de fazer uma boa reflexão, como por exemplo design interior (como o desenho do volante), desenho e revestimento dos bancos, posição de condução, etc, etc..
O 25i de 192 cv é bastante mais preguiçoso em baixas que o 28i de 193 cv.
Mas sobre isto, sobre se é preferível um 4 cilindros turbo diesel ou um 6 cilindros atmosférico a gasolina cada um com a sua opinião.
Agora um 320d como o de que se fala, em andamentos normais/moderados e percursos diversificados consome cerca de 6/7 litros. Menos só em hipermiling ou utilização muito favorável.
280nm as 3500.
O 320d 150cv tem 330nm as 2000.
Em baixa rotação vai-se notar, e bem, essa diferença.
Falo com conhecimento de causa porque já tive um 525i E39 bem como outros motores atmosféricos de 6 cilindros em linha e em V. Quando há muitas subidas à mistura, eu prefiro um turbinado.
Ha muitos anos atrás andei para comprar um BMW E36 320i 6 cilindros de 149cv tinha estofos em pele etc uma serie de extras. Todo entusiasmado conduzi o carro por uma estrada pouca coisa a subir o raio do carro nao se arrastava, eu ía em segunda velocidade nao aguentava a terceira! Nao sei se o carro tinha algum problema so me lembro do vendedor dizer que carro é pesado etc e tal... ja nao quiz a viatura. Uns bons anos mais tarde experimentei um 316 este de 4 cilindros etc tambem nao se arrastava. Na altura tinha um rover 1.4 de 90cv aquilo tinha cá uma genica para andar [] onde os BMW mal se arrastavam-se. Se é carro beberrões e nao andam nao serve, agora se bebe e faz a vontade isso ainda se tolera [
]
Tem mais algum binário sim, cerca de 35 nm. Mas essa diferença não o torna muito mais desenvolto em baixa rotação.
Tenho outro exemplo, 3199 cm3, V6, binário máximo de 310 nm às 3000 rpm. Nem assim o considero ágil em baixas.
Para mim o ideal é o binário máximo logo às 1250 ou 1500 rpm e aí um bom turbo é essencial.
Ha muitos anos atrás andei para comprar um BMW E36 320i 6 cilindros de 149cv tinha estofos em pele etc uma serie de extras. Todo entusiasmado conduzi o carro por uma estrada pouca coisa a subir o raio do carro nao se arrastava, eu ía em segunda velocidade nao aguentava a terceira! Nao sei se o carro tinha algum problema so me lembro do vendedor dizer que carro é pesado etc e tal... ja nao quiz a viatura. Uns bons anos mais tarde experimentei um 316 este de 4 cilindros etc tambem nao se arrastava. Na altura tinha um rover 1.4 de 90cv aquilo tinha cá uma genica para andar [] onde os BMW mal se arrastavam-se. Se é carro beberrões e nao andam nao serve, agora se bebe e faz a vontade isso ainda se tolera [
]
A questão é mesmo essa, tudo vai das referências que cada um de nós tem. Actualmente a maior parte das pessoas vem da era Turbo diesel com super injecção xpto, que fazem milagres: os carros acabam por ter bastante binário em baixas rotações o que torna a utilização bastante agradável (com sensação de força) e consumos relativamente reduzidos.
Os motores a gasolina, não turbinados da década de 90 já tinham catalisador e penso que de uma forma geral já todos andavam a injecção electrónica. A injecção veio tornar os motores mais eficientes, com claras vantagens para o consumo, mas o caracter "nervoso" que os carburadores davam acabou por se perder. Na verdade, os motores a gasolina , com excepção dos big V8 ou outros modelos inacessíveis, eram irremediavelmente pouco nervosos até uma gama de rotação 70 a 80 % do regime máximo. Se pensarmos bem, esses últimos 20 a 30 % da faixa de rotação são utilizados de forma bastante esporádica, a não ser que o carro se destine à competição ou a qualquer outro acelera... é aqui que considero a grande diferença do 528i para o 320d. Acresce que o binário nestes 6 cilindros não turbinados será inferior a um 4 cilindros com a mesma cilindrada. Onde o 528i ganha, efectivamente, é no caracter aveludado do motor. claro que um 6 em linha, pelo desenho do seu ciclo, é um motor muito menos ruidoso e com menos vibrações, ou seja mais equilibrado que um 4 cilindros...
Não obstante todas as considerações já aqui apresentadas, como de resto já havia escrito atrás, o BMW e39 é dono de uma silhueta invejável e segundo li, excelente qualidade de materiais e construção.
Seja qual for a decisão, deixo votos de muita sorte ao volante da máquina.
Agora conduzo um mercedes a diesel de 6 cilindros com 330cv [][
]
Vou ser do contra só porque sim....
Larga lá o tupperware fumarento e venha dai o i6, mundos completamente diferentes
Sinceramente prefiro um 28i de 97 a um 20d de 04, mas não liguem ao que eu digo, para mim tudo o que tiver menos de 6 cilindros é charuto.....