Não se esqueçam também de escolher a temperatura de cor das lâmpadas de acordo com a zona a iluminar e os vossos gostos.
As lâmpadas LED gastam muito pouco, mas a qualidade da luz (Índice de restituição de cor) é geralmente uma bosta. Ficam muito longe da qualidade de luz das lâmpadas de halogéneo.
...Ficam muito longe da qualidade de luz das lâmpadas de halogéneo.
Tava aqui a ver no site da Osram, as 36W fluorescentes da gama mais baixa que eles têm andam nos 3350lm
https://www.osram.pt/ds/ecat/LUMILUX%20T8-L%C3%A2mpadas%20fluorescentes%20T8-L%C3%A2mpadas%20fluorescentes-L%C3%A2mpadas/pt/pt/GPS01_1027891/PP_EUROPE_PT_eCat/ZMP_60434/
E preços?
Palpita-me que não sejam nada simpáticos...comparativamente com a concorrência.
Obrigado a todos pelas informações e explicações, sem dúvida que já se fica com melhor percepção das coisas.
Não vou trocar as armações por outras em LED (talvez o faça quando for altura de pintar a cozinha) nem trocar as lâmpadas por LED com arrancador, se o balasto fica a gastar energia então não faz sentido, e eu não me vou meter a trocar fios ainda que o link que o @eu deixou seja muito elucidativo. Se as armaduras estivessem em mau estado era uma coisa, mas para ter de as andar a desmontar todas, a fazer coisas com as quais não me entendo (a sério, eu e fios eléctricos não nos damos nada bem) e se ainda por cima os tubos em LED não têm a mesma qualidade de luz, para além de serem mais caros, não me vale a pena o trabalho e investimento.
Portanto por agora acho que vou é meter outra lâmpada fluorescente e dar uma boa limpeza às armaduras.
Mas valeu a pena, as explicações trouxeram uma nova luz sobre o assunto []
Mas estas são fluorescentes, parece-me a mim....
Tava aqui a ver no site da Osram, as 36W fluorescentes da gama mais baixa que eles têm andam nos 3350lm
https://www.osram.pt/ds/ecat/LUMILU...pt/GPS01_1027891/PP_EUROPE_PT_eCat/ZMP_60434/
As lâmpadas T8 LED de 120cm que tenho visto têm entre os 1500 e os 1700lm, o seu gasto é cerca de metade das fluorescentes mas o custo também é bastante superior. Não tinha noção que as fluorescentes emitiam uma luminosidade tão alta (mesmo que não sejam os 3350lm), mas a ser assim os LED ficam a gastar metade mas também dão cerca de metade da iluminação que tenho agora. Acaba por não ser vantajoso.
Quanto à luminosidade, a led torna tudo mais claro. Para mim, muito melhor.