Trocar lâmpadas fluorescentes para LED

Na empresa do meu pai tínhamos apenas lâmpadas florescentes e substituímos todas por LEDs. Para substituir, bastou arrancar os balastros e os arrancadores e ligar os fios diretos nos terminais das lâmpadas, usando as mesmas armaduras.

Não se esqueçam também de escolher a temperatura de cor das lâmpadas de acordo com a zona a iluminar e os vossos gostos.

As lâmpadas LED gastam muito pouco, mas a qualidade da luz (Índice de restituição de cor) é geralmente uma bosta. Ficam muito longe da qualidade de luz das lâmpadas de halogéneo.

Last edited:
Não se esqueçam também de escolher a temperatura de cor das lâmpadas de acordo com a zona a iluminar e os vossos gostos.

As lâmpadas LED gastam muito pouco, mas a qualidade da luz (Índice de restituição de cor) é geralmente uma bosta. Ficam muito longe da qualidade de luz das lâmpadas de halogéneo.

Esse geralmente é muito bem empregue. Também há LEDs bons nesse aspecto, mas são mais caros e menos eficientes. O LED comum tende a ter uma luz muito branca, o que pode ser incomodativo para muitas pessoas.

Obrigado a todos pelas informações e explicações, sem dúvida que já se fica com melhor percepção das coisas.

Não vou trocar as armações por outras em LED (talvez o faça quando for altura de pintar a cozinha) nem trocar as lâmpadas por LED com arrancador, se o balasto fica a gastar energia então não faz sentido, e eu não me vou meter a trocar fios ainda que o link que o @eu deixou seja muito elucidativo. Se as armaduras estivessem em mau estado era uma coisa, mas para ter de as andar a desmontar todas, a fazer coisas com as quais não me entendo (a sério, eu e fios eléctricos não nos damos nada bem) e se ainda por cima os tubos em LED não têm a mesma qualidade de luz, para além de serem mais caros, não me vale a pena o trabalho e investimento.

Portanto por agora acho que vou é meter outra lâmpada fluorescente e dar uma boa limpeza às armaduras.

Mas valeu a pena, as explicações trouxeram uma nova luz sobre o assunto [:cool:]

...Ficam muito longe da qualidade de luz das lâmpadas de halogéneo.

Confirmo. Aliás, substitui há uns tempos fluorescentes por leds ( «potência» máxima que existia nas medidas da armadura)...e a «quantidade» de luz é agora menor. :(

Boas,
Mas acredita que é mesmo muito simples transformar halógeneo em led, e mesmo que seja uma armação dupla.
Em bom rigor só precisas de uma chave de fendas e um alicate.
Existem n videos no youtube a falar do assunto. O esquema apresentado é aquilo mesmo, embora existam armações mais simples.
Devias olhar para a que tens e procurar alguma solução. Quanto à luminosidade, a led torna tudo mais claro. Para mim, muito melhor.

Obrigado a todos pelas informações e explicações, sem dúvida que já se fica com melhor percepção das coisas.

Não vou trocar as armações por outras em LED (talvez o faça quando for altura de pintar a cozinha) nem trocar as lâmpadas por LED com arrancador, se o balasto fica a gastar energia então não faz sentido, e eu não me vou meter a trocar fios ainda que o link que o @eu deixou seja muito elucidativo. Se as armaduras estivessem em mau estado era uma coisa, mas para ter de as andar a desmontar todas, a fazer coisas com as quais não me entendo (a sério, eu e fios eléctricos não nos damos nada bem) e se ainda por cima os tubos em LED não têm a mesma qualidade de luz, para além de serem mais caros, não me vale a pena o trabalho e investimento.

Portanto por agora acho que vou é meter outra lâmpada fluorescente e dar uma boa limpeza às armaduras.

Mas valeu a pena, as explicações trouxeram uma nova luz sobre o assunto [:cool:]

Há tempos tive problema idêntico ao teu e resolvi-o substituindo uma lâmpada fluorescente circular de 32W por uma de led de 10W ( aquelas globulares). Poupei no preço, no consumo...e tenho mais, muito mais luz na cozinha.

esperem lá, vocês entenderam errado. Essas OSRAM são fluorescentes, eu nunca disse que eram LEDS. Eu só coloquei o link para comprovar o que tinha dito anteriormente, que as fluorescentes de 36W têm mais de 3000Lm e não 1700Lm como diz aquele site...

Tava aqui a ver no site da Osram, as 36W fluorescentes da gama mais baixa que eles têm andam nos 3350lm

https://www.osram.pt/ds/ecat/LUMILU...pt/GPS01_1027891/PP_EUROPE_PT_eCat/ZMP_60434/

As lâmpadas T8 LED de 120cm que tenho visto têm entre os 1500 e os 1700lm, o seu gasto é cerca de metade das fluorescentes mas o custo também é bastante superior. Não tinha noção que as fluorescentes emitiam uma luminosidade tão alta (mesmo que não sejam os 3350lm), mas a ser assim os LED ficam a gastar metade mas também dão cerca de metade da iluminação que tenho agora. Acaba por não ser vantajoso.

As lâmpadas T8 LED de 120cm que tenho visto têm entre os 1500 e os 1700lm, o seu gasto é cerca de metade das fluorescentes mas o custo também é bastante superior. Não tinha noção que as fluorescentes emitiam uma luminosidade tão alta (mesmo que não sejam os 3350lm), mas a ser assim os LED ficam a gastar metade mas também dão cerca de metade da iluminação que tenho agora. Acaba por não ser vantajoso.

Viste este post:
https://forum.motorguia.net/off-top...-fluorescentes-para-led-2.html#post1070202630

Isso não é bem assim, não podes fazer uma comparação direta.
Por experiência prórpia, os leds tornam tudo muito mais claro e nitido, mesmo com lm menores.
O meu conselho ia para ires a um "Aki - por ex." passe a pub, e levares para casa uma armação completa de led, que certamente terá os fios terminais. Montas uma ficha, ligas à eletricidade e expedimentas a luminosidade. Ao mesmo tempo, substituis as lampadas fluorescentes (2 não é assim tão caro) e comparas.
Se não gostares do led, voltas ao "Aki" e devolves. caso gostes, devolves na mesma, compras os tubos apenas e modificas o tem suporte.

Quanto à luminosidade, a led torna tudo mais claro. Para mim, muito melhor.

Depende, eu troquei uma do candeeiro da sala com casquilho R7S, com projecção para o tecto, tem uma carrada de lúmen e dissipador em alumínio (acho que deve ter sido das primeiras a vir para o mercado com este encaixe) e não torna a sala tão clara como quando tinha a lâmpada em halogéneo. O consumo dessa lâmpada é bastante menor, mas tive de começar a dar uso a um aplique de parede que antes raramente utilizava. Ainda só não a troquei por uma mais recente porque não são propriamente baratas, mas já troquei outros apliques de parede que tinham o mesmo casquilho ainda que de largura menor, e aqui notei melhoria. Falo em cerca de 3 ou 4 anos de diferença nas lâmpadas, mas nota-se uma evolução no nível de luminosidade.

Sim. Ao ver certos programas de arquitectura e decoração interior, bem como as milhentas revistas que tenho por casa, há uma vontade expressiva de trocar as armaduras por candeeiros suspensos até porque uma delas fica sobre a mesa de refeições, e tenho lâmpadas auxiliares por baixo dos móveis de topo. Uma luz mais focada com lâmpadas de LED mais normais ajudaria a resolver o problema, mas os preços dos candeeiros para onde me fogem os olhos são proibitivos [:D]

Back