Trocar lâmpadas fluorescentes para LED

Depende, eu troquei uma do candeeiro da sala com casquilho R7S, com projecção para o tecto, tem uma carrada de lúmen e dissipador em alumínio (acho que deve ter sido das primeiras a vir para o mercado com este encaixe) e não torna a sala tão clara como quando tinha a lâmpada em halogéneo. O consumo dessa lâmpada é bastante menor, mas tive de começar a dar uso a um aplique de parede que antes raramente utilizava. Ainda só não a troquei por uma mais recente porque não são propriamente baratas, mas já troquei outros apliques de parede que tinham o mesmo casquilho ainda que de largura menor, e aqui notei melhoria. Falo em cerca de 3 ou 4 anos de diferença nas lâmpadas, mas nota-se uma evolução no nível de luminosidade.

A idade pode ser um factor na qualidade da lâmpada, talvez. Mas se calhar a diferença está na "clareza" da luz, se é que me estou a fazer entender. mesmo led, existe mais amarelo ou mais branco como deves saber....

A idade pode ser um factor na qualidade da lâmpada, talvez. Mas se calhar a diferença está na "clareza" da luz, se é que me estou a fazer entender. mesmo led, existe mais amarelo ou mais branco como deves saber....

Assim de cabeça, facilmente se encontram 6 tons (temperatura) de branco à venda, para iluminação LED comercial.

As lâmpadas T8 LED de 120cm que tenho visto têm entre os 1500 e os 1700lm, o seu gasto é cerca de metade das fluorescentes mas o custo também é bastante superior. Não tinha noção que as fluorescentes emitiam uma luminosidade tão alta (mesmo que não sejam os 3350lm), mas a ser assim os LED ficam a gastar metade mas também dão cerca de metade da iluminação que tenho agora. Acaba por não ser vantajoso.
Não é bem assim. Nos valores das T8 fluorescentes tens que considerar que ela emite luz a 360 graus. Ao contrário das LED. Por isso a tua armadura é refletora, para devolver parte da luz que vai para cima. Nesse processo perder sempre luminosidade. Em relação ao consumo poderás ter que incluir o consumo do balastro. Isto se não for eletrónico. Um convencional pode chegar aos 50% mais de consumo. Portanto a diferença para os LEDs pode ser mais significativa.
Se ainda quiseres mudar para LED tenta manter a temperatura de luz. Podes ver na própria lâmpada fluorescente. Há-de ter uma referência tipo 765, 840. Observa apenas a terminação. 65 são 6500 graus kelvin. E o 40 são...?! Certíssimo!
O primeiro número tem a ver com outra coisa. Mas um bom LED anda na casa dos 8 ou 9. Não te preocupes muito com isso.
Se fores comprar fluorescente leva este código para te venderem igual. Senão ficas com um arco irís!

A minha experiência pessoal é que troquei duas de 36W por duas LED do mesmo tamanho, com a maior luminosidade que encontrei (não me recordo agora extamente dos Lm, mas acho que no conjunto eram mais de 4000Lm. ).

Não é que se note uma diferença dramática, mas é bastante visível que as fluorescentes davam mais luz. Estas de LED tem uma cor mais clara, mas iluminam menos.

A minha experiência pessoal é que troquei duas de 36W por duas LED do mesmo tamanho, com a maior luminosidade que encontrei (não me recordo agora extamente dos Lm, mas acho que no conjunto eram mais de 4000Lm. ).

Não é que se note uma diferença dramática, mas é bastante visível que as fluorescentes davam mais luz. Estas de LED tem uma cor mais clara, mas iluminam menos.
Normalmente em troca de T8 para LED há uma redução de luminosidade. Mas não é para metade como os luméns declarados parecem fazem crer.
De qualquer forma com balástros convencionais compensa mudar.

Fui comprar uma lâmpada normal de 36w da Osram e por acaso traz descritos os lúmen, 3350. As lâmpadas de LED que estavam ao lado com o mesmo comprimento (não reparei bem mas parece-me que vi 14w) tinham 1600lm. Claramente unidireccionais pois tinha instruções de encaixe específico.

Fui comprar uma lâmpada normal de 36w da Osram e por acaso traz descritos os lúmen, 3350. As lâmpadas de LED que estavam ao lado com o mesmo comprimento (não reparei bem mas parece-me que vi 14w) tinham 1600lm. Claramente unidireccionais pois tinha instruções de encaixe específico.

A menos que tenhas LEDs virados para todos os lados, nunca podes ter uma 'lâmpada LED' a fazer o mesmo que uma fluorescente[;)]

boas,

quero substituir um dia as lâmpadas originais por umas de LED, que modelos são compatíveis com as H4 recomendadas pelo fabricante?

thanks
d84190b8af42b21e944c60abb6decff4.jpg

As tubulares LED iluminam a 180 graus as outras 360. Na prática tens de multiplicar os lúmen das led por 2 acaba por dar o mesmo. Na garagem do prédio foram todas trocadas por led e não notei qualquer diferença a nível de luminosidade, nem mais nem menos.

boas,

quero substituir um dia as lâmpadas originais por umas de LED, que modelos são compatíveis com as H4 recomendadas pelo fabricante?

thanks
d84190b8af42b21e944c60abb6decff4.jpg

Não querendo ser desmancha-prazeres, parece-me que este tópico é mais pra iluminação caseira e não automóvel, mas ainda bem que encontraste a resposta que querias

Sr. Dr.,o meu marido está a enlouquecer de certeza.
Então porquê?
Deita-se e tem a mania que é um frigorífico.
Não ligue,deixe andar.
Pois,o problema é que dorme de boca aberta e,com a luz,não consigo adormecer.

Back