" Tu conduzes como um imbecil "

Por isso é que para além das rotundas serem uma coisa perfeitamente estúpida, não servem para nada!
Claro, esqueci-me do pato bravo que as construiu...

como sabes Viseu é a terra das rotundas, por isso falo com a sabedoria de um mestrado no assunto, e digo-te: Benditas rotundas

2cruqh.jpg

[:D]

Sim, sim...
Nos EUA também acham isso...

Por acaso acham... pelo menos os estudos científicos sérios sobre o assunto.
https://nacto.org/docs/usdg/nchrprpt572.pdf

Não quer dizer que se construam muitas rotundas. A política e a ciência nem sempre andam de mãos dadas como nós sabemos de muitos outros exemplos.

Aqui ficam duas citações do estudo acima feito nos Estados Unidos:
"With the exception of conversions from all-way-stop–controlled intersections, where crash experience remainsstatistically unchanged, roundabouts have improved bothoverall crash rates and, particularly, injury crash rates in awide range of settings"

"Currently, drivers at roundabouts in the United Statesappear to be somewhat tentative, using roundabouts less efficientlythan models suggest is the case in other countriesaround the world." - é normal, não estão habituados

No entanto - "In addition, because the LOSthresholds for other unsignalized intersections appear to beappropriate for roundabouts, similar design standards for allunsignalized intersections (stop-controlled and roundabout)may also be appropriate"

Tradução, as rotundas são mais seguras que cruzamentos. Os am

Muita gente não sabe que nas rotundas é obrigado a ceder passagem aos carros que lá circulem independentemente da via em que circulem.

Até pode estar um carro na via da esquerda, mas isso não me permite entrar na via da direita...

E em situacoes de transito intenso, como faz :confused:

São a coisa mais estúpida que se inventou!
Eventualmente seria uma coisa útil se apenas tivessem uma única via...
Portanto, mais um que, como não sabe conduzir nas rotundas, desdenha delas.
Com uma faixa são todos os maiores, mas se envolve coisas complexas como espelhos e piscas... upa, upa.

Rotundas? Grande trabalheira contornar...

Se fosse em portugal tinha uma escultura pseudo-moderna no meio, que serviu para o presidente da camara dar dinheiro a um artista amigo e meter uma comissao no bolso, e lá se tinha destruido uma bela obra de arte

Sendo que a 'saída' perpendicular é para uma fabrica com direito a portão e tudo, conta como saída da rotunda? Ou a rotunda tem apenas 2 saídas?

Eu já ficava feliz se não tivessem passadeiras coladas às saídas...

Sim isso de porem passadeiras coladas às saídas é que é uma estupidez de todo o tamanho![8b]

Já vi um acidente à conta de alguém que travou numa dessas passadeiras. Claro que os condutores devem de estar atentos e dar a distancia suficiente para o carro da frente etc etc
Mas colocar passadeiras nas saídas é estar a chamar por essas situações!

E a seguir a um entroncamento é igual. Parece-me que se se deixasse mais espaço, seria mais seguro. Não sei se haverá alguma razão para as passadeiras estarem assim tão perto das rotundas/entroncamentos.

Outra coisa, tenho reparado ultimamente que há várias 2 situações de 2 vias em que é a da esquerda que suprime. Não me lembro de ter visto esta situação a não ser agora. Presumo que tenha a ver com questões de segurança e assim à primeira vista fico com a sensação que será, de facto, mais seguro.

E a seguir a um entroncamento é igual. Parece-me que se se deixasse mais espaço, seria mais seguro. Não sei se haverá alguma razão para as passadeiras estarem assim tão perto das rotundas/entroncamentos.

Outra coisa, tenho reparado ultimamente que há várias 2 situações de 2 vias em que é a da esquerda que suprime. Não me lembro de ter visto esta situação a não ser agora. Presumo que tenha a ver com questões de segurança e assim à primeira vista fico com a sensação que será, de facto, mais seguro.
Acho que fazem perto, porque se fizessem longe os peões atravessavam antes.

Em relação às supressão da vida da esquerda, só conheço um sítio: A4 antes do túnel do Marão (Sul/Norte).

Acho que fazem perto, porque se fizessem longe os peões atravessavam antes.

Em relação às supressão da vida da esquerda, só conheço um sítio: A4 antes do túnel do Marão (Sul/Norte).

Não é preciso ser a 200 mts, mas se se afastasse uns 20 mts devia ser o suficiente para evitar os embaraços que pode causar essa situação.

Este Verão passei por alguns na IP2 no trajecto da IC1 até Beja, e também em Fátima depois de sair da A1 para a zona sul.

Back