" Tu pedalas como um imbecil "

Olha nem de propósito;

Fonte: https://www.publico.pt/2019/03/29/s...r-pedalar-vai-parte-curriculo-escolar-1867220

Neste caso acrescentaria os adultos, como regra obrigatória.

Assim como, também este artigo. Ainda a semana passada, tive um bate boca com um grupo de ciclistas, na conversa e a ocuparem as duas faixas de rodagem. Obrigando, os carros a seguirem como se fossem para um velório...

Zc1x3xe.png

Fonte:
Atenção ciclista, conheça as novas regras e multas do Código da Estrada para os velocípedes

https://www.bomcondutor.pt/biblioteca/codigo-estrada#90

Esse artigo 90 está uma bela *****! Tem o ponto 2. a contradizer tudo o que foi dito na alínea 1.e)! E depois o conceito de "embaraço para o trânsito" é muito subjectivo! Um agente de autoridade pode achar, que uma situação é "embaraço para o trânsito", outro pode achar que não é! Enfim, leis à portuguesa!

Last edited:
Se um ciclista tem uma ciclovia e opta por circular na estrada porque pode...contribuindo para o efeito de estufa com as filas que desenvolve atrás de si...poderá o motociclista usar essa ciclovia vazia?

Se um ciclista tem uma ciclovia e opta por circular na estrada porque pode...contribuindo para o efeito de estufa com as filas que desenvolve atrás de si...poderá o motociclista usar essa ciclovia vazia?

Se quiseres pontos na carta, podes[:D]

Sempre no meio da estrada a dar á letra em paralelo com o colega... Tem algum jeito?! Eu quando andava na estrada de bicla tentava andar sempre o mais á direita possível para não estrovar e para ter mais chances de não ser tocado, o pessoal atualmente é ao contrário, reis e senhores da estrada. Quanto maior for o grupo mais se acham donos da estrada, deve ser o o efeito de grupo estilo ciganada.

Se vir um ciclista a atravessar numa passadeira montado na bicicleta (em lugar de a levar à mão), posso atropelar?

Se vir um ciclista a atravessar numa passadeira montado na bicicleta (em lugar de a levar à mão), posso atropelar?

E vais riscar o capot para quê? a não ser que tenhas um mata-vacas (limpa-ciclistas) instalado...
Como funciona o atravessamento de passadeiras? Temos duas situações distintas:
Nas passagens de peões, a condução de velocípedes por crianças até 10 anos é equiparada a um peão, podendo este realizar o atravessamento sem descer da bicicleta, já os ciclistas com idade superior a 10 anos têm termos do descer da bicicleta e realizar o atravessamento com a condução à mão da referida bicicleta, estando assim equiparados a peões. (Art. 104 do CE)
Nas passagens de velocípedes é diferente:
  • Os automobilistas são agora obrigados a dar prioridade às bicicletas nas passagens para velocípedes (sem estes terem que descer da bicicleta), à semelhança do que acontece nas passadeiras para os peões; se não cumprir, o automobilista fica sujeito a uma multa de 120 euros.
  • Mas ressalva-se, está agora estabelecido que os velocípedes não podem atravessar a faixa de rodagem sem previamente se certificarem que, tendo em conta a distância que os separa dos veículos que nela transitam e a respetiva velocidade, o podem fazer sem perigo de acidente, sendo sancionados com coima de 60 a 300 euros em caso de infração. (Art. 32 do CE)

E vais riscar o capot para quê? a não ser que tenhas um mata-vacas (limpa-ciclistas) instalado...
Como funciona o atravessamento de passadeiras? Temos duas situações distintas:
Nas passagens de peões, a condução de velocípedes por crianças até 10 anos é equiparada a um peão, podendo este realizar o atravessamento sem descer da bicicleta, já os ciclistas com idade superior a 10 anos têm termos do descer da bicicleta e realizar o atravessamento com a condução à mão da referida bicicleta, estando assim equiparados a peões. (Art. 104 do CE)
Nas passagens de velocípedes é diferente:
  • Os automobilistas são agora obrigados a dar prioridade às bicicletas nas passagens para velocípedes (sem estes terem que descer da bicicleta), à semelhança do que acontece nas passadeiras para os peões; se não cumprir, o automobilista fica sujeito a uma multa de 120 euros.
  • Mas ressalva-se, está agora estabelecido que os velocípedes não podem atravessar a faixa de rodagem sem previamente se certificarem que, tendo em conta a distância que os separa dos veículos que nela transitam e a respetiva velocidade, o podem fazer sem perigo de acidente, sendo sancionados com coima de 60 a 300 euros em caso de infração. (Art. 32 do CE)

Eu só queria saber se podia ou não.
Agora já sei que posso.
É sempre bom saber.

Há zonas de cruzamento de vias com as ciclovias que se torna um perigo de acidente. A má visibilidade e a velocidade a que circulam os intervenientes, mesmo que não estejam em excesso de velocidade, estão na primeira linha para tal.

Todas as semanas num determinado local tenho que atravessar uma ciclovia, e se de um lado vejo bem, do outro vejo bola...quer dizer, quando tenho o carro já atravessado na ciclovia vejo tudo...Tenho que parar o carro na via de circulação e avançar com cautelas e mesmo assim estou sujeito a que venha algum ciclista e não consiga travar ou desviar-se. Há coisas que não dá para entender.

Há gente muito inconsciente a andar na estrada! Mesmo que o ciclista não tenha razão, se fosse o teu filho também dizias uma tamanha alarvidade?

"Engraçade" que perguntes isso...

Na semana passada andei uns dias de bicicleta para o emprego, e numa rotunda mais complicada, optava por desmontar e atravessar com a burra a pé (sim, dou mau nome aos ciclistas [:D]) e mesmo assim, era complicado os carros pararem, mesmo depois de já ter começado a atravessar a primeira faixa...

Na semana passada andei uns dias de bicicleta para o emprego, e numa rotunda mais complicada, optava por desmontar e atravessar com a burra a pé (sim, dou mau nome aos ciclistas [:D]) e mesmo assim, era complicado os carros pararem, mesmo depois de já ter começado a atravessar a primeira faixa...

As rotundas são sempre complicadas com as passadeiras (seja o que for que esteja a atravessar nelas).
As passadeiras à entrada das rotundas não têm qualquer problema.
As passadeiras à saída das rotundas são um bocado idiotas, porque obriga o pessoal a parar dentro das rotundas, o que é MUITO perigoso (principalmente para quem está na passadeira).

Mas aquilo que me irrita é o pessoal das bicicletas se queixar de serem o elemento mais frágil na estrada (verdade), mas depois fazem a MRD de atravessar as passadeiras montados nas bicicletas (sem pensarem que os peões são o elemento mais fraco, principalmente crianças e idosos). Só ao estalo. Falta de respeito pela integridade física dos peões que usam as passadeiras. Não respeitarem os sinais nem me chateia tanto, usarem as passadeiras montados, irrita-me sobejamente.

Aconteceu-me em ambas...

Se à saída até entendo, na entrada não tinam desculpa (a visibilidade ali é mais que muita).

não me interessa saber se os ciclistas andam a 1.50mts ou 1.40mts, vim aqui já que abriram este tópico, para dizer que há 2 semanas vi, em direção a guimarães, ia eu na direção contrrária, para fafe, um ciclista a pedalar na via rápida... :sh)

Só um?! Fraquinho! Já cheguei a apanhar um grupo de 5 que entraram no nó de São Torcato em direção a Fafe, sendo que 2 deles ainda circulavam lado a lado!

Faço o mesmo se as pernas já tiverem cansadas e tiver noção que se precisar puxar na rotunda não vou lá[;)]

O segredo é colocares a bina do teu lado direito e espetares meia roda em cima da passadeira.

Faço o mesmo se as pernas já tiverem cansadas e tiver noção que se precisar puxar na rotunda não vou lá[;)]

O segredo é colocares a bina do teu lado direito e espetares meia roda em cima da passadeira.

Isso é o que faço (com cuidado, que só tenho aquela) [:D]

não me interessa saber se os ciclistas andam a 1.50mts ou 1.40mts, vim aqui já que abriram este tópico, para dizer que há 2 semanas vi, em direção a guimarães, ia eu na direção contrrária, para fafe, um ciclista a pedalar na via rápida... :sh)

Presumindo eu que o caminho é o mesmo que o Google Maps me indica — https://www.google.com/maps/dir/Fafe/Guimaraes/ —, não me parece que o ciclista tenha feito nada de errado ou ilegal. O ciclista só não podia andar lá se visse um dos sinais:

C4E.png
C4E - Trânsito proibido a peões, a animais e a veículos que não sejam automóveis ou motociclos
Indicação de acesso interdito a peões, a animais e veículos que não sejam automóveis nem motociclos com cilindrada superior a 50cm3.

C4F.png
C4F - Trânsito proibido a veículos de duas rodas
Indicação de acesso interdito a todos os veículos de duas rodas.
C3G.png
C3G - Trânsito proibido a velocípedes
Indicação de acesso interdito a velocípedes.
H24.png
H24 - Auto-estrada
Indicação de entrada numa auto-estrada, vigorando na mesma, por consequência, as regras de trânsito especialmente destinadas a esse tipo de vias.
H25.png
H25 - Via reservada a automóveis e motociclos
Indicação da entrada numa via destinada ao trânsito de automóveis e motociclos.

Penso não existir em todo o percurso indicado nenhum dos sinais que aqui enumerei. Será que estou enganado?

Last edited:
Presumindo eu que o caminho é o mesmo que o Google Maps me indica — https://www.google.com/maps/dir/Fafe/Guimaraes/ —, não me parece que o ciclista tenha feito nada de errado ou ilegal. O ciclista só não podia andar lá se visse um dos sinais:

C4E.png
C4E - Trânsito proibido a peões, a animais e a veículos que não sejam automóveis ou motociclos
Indicação de acesso interdito a peões, a animais e veículos que não sejam automóveis nem motociclos com cilindrada superior a 50cm3.

C4F.png
C4F - Trânsito proibido a veículos de duas rodas
Indicação de acesso interdito a todos os veículos de duas rodas.
C3G.png
C3G - Trânsito proibido a velocípedes
Indicação de acesso interdito a velocípedes.
H24.png
H24 - Auto-estrada
Indicação de entrada numa auto-estrada, vigorando na mesma, por consequência, as regras de trânsito especialmente destinadas a esse tipo de vias.
H25.png
H25 - Via reservada a automóveis e motociclos
Indicação da entrada numa via destinada ao trânsito de automóveis e motociclos.

Penso não existir em todo o percurso indicado nenhum dos sinais que aqui enumerei. Será que estou enganado?

Tem o C4E nos acessos.

Atenção que poderão existir outras entradas que não têm nenhum sinal a proibir bicicletas. (Estou a falar sem conhecer a estrada em questão).

Back