Tudo a roubar

Já para não falar que um Smart para o mesmo que uma "banheira" tipo Laguna...

Porque é que o valor pago não tem a ver com a área horizontal ocupada pelo veículo???

Porque é que os carros a gasóleo pagam menos de selo do que os carros a gasolina? [;)]

O que faria sentido era uma taxação por peso, mas lá está, não usamos todos a mesma estrada e não é por isso que estamos a pagar?

Porque é que os carros a gasóleo pagam menos de selo do que os carros a gasolina? [;)]

O que faria sentido era uma taxação por peso, mas lá está, não usamos todos a mesma estrada e não é por isso que estamos a pagar?

Essa do selo é outra, mas o que se discute aqui não é isso, isso fica para "outras núpcias"...

Taxação por peso? Não é mau, se fosses com o carro cheio, pagavas mais...

penso que devia ser tido em conta de facto o peso..........porque uma mota não dá o mesmo desgaste que um carro.........e um carro pequeno não dá o mesmo desgaste que um monovolume!

o peso seria mais coerente.................até porque , imaginem, um carro com 5 pessoas, pagaria mais....mas como era a portagem a dividir pelas 5 pessoas acabaria por compensar!

Aqui falasse e dá-se as opiniões de cada um,e está bem, e é para isso que existe o forum, mas gostaria que me explicassem com fundamento, como é que eles sabem a taxa que devem cobrar ao utilizadores?ou seja distinguem classe 1 e 2?

o peso seria mais coerente.................até porque , imaginem, um carro com 5 pessoas, pagaria mais....mas como era a portagem a dividir pelas 5 pessoas acabaria por compensar!

Tou mesmo a ver os putos no banco de trás: "Oh, pai, tenho fome!!!" e o pai: "Agora não, que ainda vamos ter de passar na portagem!!!"

Tou mesmo a ver os putos no banco de trás: "Oh, pai, tenho fome!!!" e o pai: "Agora não, que ainda vamos ter de passar na portagem!!!"

[:D] [:D] [:D]

ou então

"oh maria.....ou emagreces , ou então vou ter que te trocar, porque só tu aumentas-me as portagens em 1€"

ou então

"oH zé , vais pela A2 ou pela nacional?"

"epá....vou pela nacional porque a minha Maria engordou uns quilinhos"

[:D] [:)]

Aqui falasse e dá-se as opiniões de cada um,e está bem, e é para isso que existe o forum, mas gostaria que me explicassem com fundamento, como é que eles sabem a taxa que devem cobrar ao utilizadores?ou seja distinguem classe 1 e 2?

"As cabinas de portagem estão equipadas com sensores colocados no chão que identificam o número de eixos da viatura, e feixes que medem a altura vertical do primeiro eixo do veículo"

e leiam isto http://www.apfn.com.pt/Noticias/Fev2005/180205b.htm

para perceberem a cena no seu computo![:D]

Isso é normal ...sempre aconteceu essa diferenciação ...

Por ex o Novo Opel Antara ... é classe 2 nas portagens

Mas se pedirem o Kit da irmscher de suspensões ... já só paga classe 1 :)

:sh) Ainda pensei em não colocar a minha resposta, mas aqui vai:

De moto NUNCA pago portagem :sh) (o resto já sabem), não estou para pagar o mesmo que um veículo de 1000kg(no mínimo), quando a moto pesa menos de 200kg e só tem 2 rodas [:vm)] .

O teu amigfo pode por um capot de um pajero 2.5 e alterar o sitio do intercooler para outro local e ir à brisa nova revalidação das classes.

Sei pelo menos 1 pessoa q fez isso com um Pajero 2.8

Epá, desculpem lá mas vão para aqui muitas estórias...

Tivemos cá em casa um pajero 2.5 durante vários anos e algumas vezes na via verde com os solavancos e velocidade aquilo ultrapassava o tal 1,1m, mas no entanto era taxado classe 1 pois era para essa classe que o identificador da via verde estava programado. A única coisa que acontecia era acender a luz amarela mas a taxação sempre foi correcta, aquilo não mudava de classe só porque umas vezes passava do 1,1m e outras não.

Em relação ás motas, estas têm 30% de desconto se tiverem via verde. Deixem de dar desculpas esfarrapadas para não pagarem as portagens, se usam pagam como todos os outros! [8b] Atenção que também tenho carta A, não sou um ressabiado...

Deixo mais um exemplo curioso. Um pajero3.2 paga o mesmo que um autocarro da rede expressos. Um leva no máximo 5 pessoas, o outro leva 60.

:sh) Ainda pensei em não colocar a minha resposta, mas aqui vai:

De moto NUNCA pago portagem :sh) (o resto já sabem), não estou para pagar o mesmo que um veículo de 1000kg(no mínimo), quando a moto pesa menos de 200kg e só tem 2 rodas [:vm)] .

Também acho que devia uma classe à parte para as motos, mas não pagar não parece-me correcto...

A diferença dos jipes, infelizmente desde que me recordo que o critério é esse, dado essas coisas extraordinárias como ter ou não entrada de ar no capot, servir para definir a classe.

Epá, desculpem lá mas vão para aqui muitas estórias...

Tivemos cá em casa um pajero 2.5 durante vários anos e algumas vezes na via verde com os solavancos e velocidade aquilo ultrapassava o tal 1,1m, mas no entanto era taxado classe 1 pois era para essa classe que o identificador da via verde estava programado. A única coisa que acontecia era acender a luz amarela mas a taxação sempre foi correcta, aquilo não mudava de classe só porque umas vezes passava do 1,1m e outras não.

Em relação ás motas, estas têm 30% de desconto se tiverem via verde. Deixem de dar desculpas esfarrapadas para não pagarem as portagens, se usam pagam como todos os outros! [8b] Atenção que também tenho carta A, não sou um ressabiado...

Não são histórias.

Se tiveres via-verde a classe está no identificador e pagas a classe do identificador tal como relatas. Concordo.

Se NÃO tiveres via-verde a classe é definida pelo tal conjunto de sensores (o portageiro não é nenhuma enciclopédia de carros). E se a altura sobre o eixo da frente estiver no limite pode fazer errar os sensores!

Também acho que devia uma classe à parte para as motos, mas não pagar não parece-me correcto...

A diferença dos jipes, infelizmente desde que me recordo que o critério é esse, dado essas coisas extraordinárias como ter ou não entrada de ar no capot, servir para definir a classe.

A classe é definida através da altura do carro sobre o primeiro eixo, ninguém define classe 2 por ter uma entrada de ar. Se o gajo tem o "azar" de ter a entrada de ar sobre o primeiro eixo é que são outros 500.

Sugestões:

- Ter em atenção este caso quando se compra o carro/jipe/monovolume;

- Tirar a peça pindérica de plástico que na maior parte das vezes só está lá a enfeitar e deixar as ranhuras de ventilação normais.

Não são histórias.

Se tiveres via-verde a classe está no identificador e pagas a classe do identificador tal como relatas. Concordo.

Se NÃO tiveres via-verde a classe é definida pelo tal conjunto de sensores (o portageiro não é nenhuma enciclopédia de carros). E se a altura sobre o eixo da frente estiver no limite pode fazer errar os sensores!

Ok, my bad.

Back