tudo o que queria saber sobre GPL

citação:Originalmente colocada por nrsoftware

Será possivel extraie o gas da bilha tradicional para o deposito GPL?
Será compativel?

Abraço.

Com tta csa acabei por n te responder.

1º O q tas a perguntar, isso é proibido por lei, punivel com multa, extremamente perigoso.
2º A garrafa de propano está se cheia, a 8bar, se tiveres o teu reservatorio vazio, tens uma pressao mto inferior. vais conseguir encher até as pressoes se igualarem.

3º N deves ganhar nada c isso, mas amanha confirmo.

O que sei sobre o GPL é apenas por ser utilizador e por ter apanhado durante a utilização duas fases do desenvolvimento do GPL em Portugal e ter dois carros de tecnologias bem diferentes, portanto acho que é sempre bem vindo quem saiba mais do assunto e esteja na disposição de explicar, pois a desinformação sobre o GPL é muito grande.

Atesto o carro três vezes por semana e noto diferenças de consumos conforme as bombas onde faço o abastecimento, pelo que não me custa admitir que o GPL seja diferente de umas para as outras. Não são diferenças grandes, e no caso mais extremo cheguei a ter mais 30Km de autonomia.

Não sei se é verdade mas li algures que a BP variava a proporção propano/butano consoante a altura do ano.

O instalador que referi, foi proibido de abastecer carros do modo como fazia, não sei se foi multado, se a legislação entretanto mudou, já foi há muitos anos, não me lembro.

citação:Originalmente colocada por LM

Não sei se é verdade mas li algures que a BP variava a proporção propano/butano consoante a altura do ano.

E é verdade, mas n é só a BP q faz, A Galp no inverno tbem varia as quantidades para favorecer a vaporização. Mtas vezes, isso até uma decisão comercial pq se têm mais de butano ou de propano, e pq dá mais jeito gastar reservas de um ou de outro.

N se esqueçam q a qualidade do gás, embora respeite sempre a lei, nem sempre tem a mesma qualidade, até pq depende da rama de petróleo de onde veio.

N quero armar-me em como percebo mto disto, aliás n tenho nada a ver com GPL-Auto, mas trabalho tdos os dias com GPL, e estudei mto sobre gas, por isso apenas tentei dar uma pequena ajuda tentando explicar o pq da mistura.

Muitas vezes nas opiniões que aparecem por aqui, um dos defeitos apontados ao GPL é a perda de potência.

No meu caso e neste último carro, notei precisamente o contrário, dentro da cidade foi onde a diferença foi mais notória, acho que o carro ficou a responder com mais agilidade. Na estrada acho aque está igual ao que estava a gasolina.

Possivelmente isso deve-se à potencia de explosão do GPL ser semelhante à gasolina de 100 octanas, será?

Por acaso n sei o indice de octanas do GPL, mas posso tentar descobrir!
O poder calorifico do propano é é apenas um pco superior ao da gasolina, creio eu mas agora n estou a conseguir confirmar.
Normalmente a perda de potência n estava relacionada ca dificuldade em conseguir uma correcta mistura?
Essa dificuldade n foi ultrapassada com os sistemas modernos?
Aqueles para usar com carburador é que eram piores não eram?
Pessoal instalador, querem explicar?

No primeiro carro que tive a GPL a mistura era comandada no vaporizador. Era montado uma peça em forma de anel entre o filtro do ar e o carburador e o ar aspirado pelo motor é que "transportava" o GPL injectado por esse anel. Portanto essa combinação ar/GPL é que mandava no desempenho do carro.

Neste carro que tenho hoje, o sistema é bem diferente. Foram montados 4 injectores no colector de admissão, que são comandados por uma centralina própria que comanda toda a operação. Estes injectores coexistem com os injectores da gasolina e não altera em nada o funcionamento do carro a gasolina.

Esse é o sistema mais caro n é? É o sequencial, q basicamente é um sistema de injecçao igual ao de gasolina.
Os antigos q tinham esse vaporizador sao os q se tinham q afinar tipo fogao, a distancia do injector ao carburador era um dos parametros de afinaçao.

Ambos têm vaporizador, o kit aspirado que ainda existe hoje custa a preços médios €500. No entanto já existe um aspirado mas comandado por centralina e é uma solução mais perfeita para carros com carburador.

No primeiro carro que tive a afinação era num parafuso do vaporizador que regulava a entrada de gás no carburador. Agora continua a ser um vaporizador mas mais sofisticado.

O de injecção sequencial custou-me €1700. tem um funcionamento semelhante ao de origem do carro. Não sei se noutros carros acontece o mesmo, no meu não noto a diferença da passagem de gasolina pra GPL.

Quando ligo ele começa a trabalhar a gasolina, quando está frio demora aí uns 500 metros para mudar para GPL e essa mudança é imperceptível, só se nota na mudança de luzes no comutador de combustível.

Quem anda muito normalmente tem um carro a diesel. Muitos dos que têm carros a gasolina têm medo do gás, outros não fazem km suficientes para compensar, outros acham que é uma pena transformar os carros, pois são novos. Há uma grande variedade de motivos e desinformação.

Pessoalmente acho que os carros devem ser transformados logo que acabe a garantia, pois quanto mais recente for o carro mais facil será a adaptação ao novo combustível e pode tirar mais partido da maior longevidade do motor originada pelo funcionamento a GPL.

GPL

GPL

:((ESTUPIDO, ESTUPIDO, ESTUPIDO, três vezes estupido, obviamente não estava a falar de GPS, mas sim de GPL!!) :(

Boas,

O meu cunhado está a pensar em colocar GPL no carro e lembrei-me de vir aqui, ao muy digno fórum da Autohoje, perguntar opiniões de pessoas que: 1) já tenham efectuado semelhante operação para o mesmo modelo de carro 2) que tenham tido boas/más experiências com alguma oficina na àrea da grande Lisboa, de modo a eu poder encaminhá-lo para uma que seja de confiança.

Preços também seriam bem vindos mas não queria estar a abusar da v/boa vontade pelo que deixo ao critério de cada um.

Ah, o carro é um Peugeot 406, 1800cc.

saudações automóveis

Antes que fechem o tópico peça orçamento à Gruber. www.gruber.pt

Têm um técnico muito bom que estava numa conceituada firma do ramo e que se mudou para a Gruber há pouco tempo. Foi ele que modificou os meus carros e o trabalho ficou muito bem feito.

A firma é na zona industrial de Corroios.

O meu carro é um 1600cc com 102cv e foi 1700€. Nesta nova firma não sei o preço.

Já agora quantos km tem o carro

citação:Originalmente colocada por ESPRIT

citação:Originalmente colocada por nrsoftware

Será possivel extraie o gas da bilha tradicional para o deposito GPL?
Será compativel?

Abraço.

Com tta csa acabei por n te responder.

1º O q tas a perguntar, isso é proibido por lei, punivel com multa, extremamente perigoso.
2º A garrafa de propano está se cheia, a 8bar, se tiveres o teu reservatorio vazio, tens uma pressao mto inferior. vais conseguir encher até as pressoes se igualarem.

3º N deves ganhar nada c isso, mas amanha confirmo.

Tal como prometi:

Embora te volte a repetir q o q queres fazer é ilegal, é provavel q poupes dinheiro, por uma razao mto simples.

As garrafas para consumo domestico pagam 7 €/ton de ISP, e as de fase liquida (empilhadores e pó GPL-AUTO é o mesmo) pagam 103 €/ ton

Alguém consehue perceber?
É o incentivo do estado a usar combustiveis mais limpos. [8]

Espirit não sei se é bem assim, tenho ideia que o ISP anda nos 7,5 Cent. por Kg, isto porque andei aqui à tempos a pedir orçamentos para um deposito para minha casa.
E falando em factos uma botija de propano de 45Kg (que é o normal para autogas em Portugal) custa entre 73€ a 78€ 1Kg equivale a mais ou menos 2,1 litros o que dá 94,5l 1litro = 0,772€ ora o gpl está na galp a 0,593€.

citação:Originalmente colocada por hard

Espirit não sei se é bem assim, tenho ideia que o ISP anda nos 7,5 Cent. por Kg, isto porque andei aqui à tempos a pedir orçamentos para um deposito para minha casa.
E falando em factos uma botija de propano de 45Kg (que é o normal para autogas em Portugal) custa entre 73€ a 78€ 1Kg equivale a mais ou menos 2,1 litros o que dá 94,5l 1litro = 0,772€ ora o gpl está na galp a 0,593€.

Os dados são da Apetro
Mas pera q ja te confirmo

citação:Originalmente colocada por ESPRIT

citação:Originalmente colocada por hard

Os dados são da Apetro
Mas pera q ja te confirmo

Dados confirmadissimos
GPL-AUTO 104 €/ton
GPL Domestico 7,5€/ton

Como é que é feita a cobrança do imposto, o mesmo camião descarrega para domestico e para os postos.

E sendo assim ainda é pior porque com com o imposto muito mais alto 0,05€ por litro contra 0,004€ por litro do de botija e a diferença é de 0,18€ por litro a favor do gpl auto grandes ladrões (botija 0,77 gpl 0,59)

Voltar
Superior