Tudo sobre o Documento Único Automóvel - DUA

enfim, n da mesmo para perceber [:D]
Por acaso há coisas que metem vergonha a quem vive aqui.

Eu tenho tb um caso giro.

Um caso com 2 carros.

Um 00-AA-01 e um 00-AA-02

O 00-AA-01 é "mais velho" 5minutos. Pq foi registado 1º e depois o 02.

Então não é que o 01 recebeu o DUA e o 02 recebeu o Livrete+Registo de Propriedade!!!

Feitos no mesmo local, no mesmo dia, com 5 minutos de diferença e um carro registado depois recebe o domcumento antigo...

Que vergonha!

A ignorância não é desculpa... atenuante sim, desculpa não!

E quem não sabe pergunta a alguém que saiba...

João diz-me lá uma coisa.......tens a certeza que as seguintes averbações no DUA do teu carro estão certas?
-Numero de homologação do modelo
-Homologação nacional
-Peso máximo admissivel por eixo.
-Distancia entre eixos.
-peso bruto rebocavel s/ travão(em kg)
-Etc

Cumpts

João diz-me lá uma coisa.......tens a certeza que as seguintes averbações no DUA do teu carro estão certas?
-Homologação nacional
-Distancia entre eixos.
-Etc

Cumpts

É melhor pegares na fita métrica e ires medir a distancia entre eixos, para ver se está correcta, não vá o diabo tecelas [:)]

O que me assuta aqui é o Mondeo andar aí fora....

Já não são só os subaru (quase que não era descaracterizados...) e os 330d de matrícula pe, agora há muitos mais!!!

Vou abrir tópico sobre isto

Hahhh...fui "caçado" pelo Ford Mondeo nas seguinte situação....o Ford circulava na A2 e á frente para aí a uns +-2 Km circulava o carro da BT...quando paramos...o Ford ficou parado na berma a uns 100 metros de mim!
Depois da multa montaram a tenda novamente!
Mas só me devem ter apanhado a mim pois o transito era quase nulo!
Perguntei-lhes se não ligavam tambem ao tipo/modelo de carro que ia aquela velocidade,as condições meteriologicas que estava,o transito que era quase nulo e não estava a provocar perigo nenhum devido á A2 estar c/ pouco transito,etc..e a a resposta da BT foi que não...não faziam destinção de modelos/marcas.. e que nem que estivessem a passar carros de 2 em 2 horas(tal e qual) a unica coisa que fazem é por o radar nos 161Kmh e tudo o que aparecer a mais de 162kmh come!

Cumpts

Hahhh...fui "caçado" pelo Ford Mondeo nas seguinte situação....o Ford circulava na A2 e á frente para aí a uns +-2 Km circulava o carro da BT...quando paramos...o Ford ficou parado na berma a uns 100 metros de mim!
Depois da multa montaram a tenda novamente!
Mas só me devem ter apanhado a mim pois o transito era quase nulo!
Perguntei-lhes se não ligavam tambem ao tipo/modelo de carro que ia aquela velocidade,as condições meteriologicas que estava,o transito que era quase nulo e não estava a provocar perigo nenhum devido á A2 estar c/ pouco transito,etc..e a a resposta da BT foi que não...não faziam destinção de modelos/marcas.. e que nem que estivessem a passar carros de 2 em 2 horas(tal e qual) a unica coisa que fazem é por o radar nos 161Kmh e tudo o que aparecer a mais de 162kmh come!

Cumpts

bem, neste caso não se pode falar de caça à multa.

pq em condições normais, a 170 Km/h ias a mais 50 Km/h do que a velocidade legal e aí era com toda a certeza uma contra ordenação muito grave.

Eu neste caso considero meia caça á multa......não esquecer que não havia praticamente transito áquela hora,não chovia,não havia nevoeiro e só estava a por em perigo os mosquitos.

Foi efectuado um estudo na Alemanha há 2 anos em que foi costatado que os acidentes em AE neste país são nas zonas em que há limite de velocidade!
Isto quer dizer tudo![;)]
Acho que a BT deve ser dura e sem contemplações em estradas nacionais onde os limites são até 90Kmh...onde há peões..cruzamentos..entrocamentos..etc.

PS:Nunca aqui disse..mas os homens da BT até foram simpaticos na abordagem..e até me perguntaram pormenores sobre o E 270 CDi....onde o comprei...quantos cavalos tinha?..quanto custou?...problemas??Etc..
Cumpts

só grave... muito grave só acima de 180...

Como eu nunca tinha sido actuado por excesso de velocidade..acham que vou ficar sem carta durante uns tempos??Há aqui alguem que já lhe conteceu o mesmo e lhe tiraram a carta e por quanto tempo??
O que me preocupa mais é isso(a carta) agora os €€€€ que se lixem antes na BT que na Farmacia!

Hoje estive a falar com um pessoa conhecida e ele disse que foi multado perto de Montemor o Velho numa de zona de 80Kmh e ia a 131kmh no mes de Agosto de 2006..e diz que até hoje não lhe apareceu nada!

Cumpts

Última edição:
Como eu nunca tinha sido actuado por excesso de velocidade..acham que vou ficar sem carta durante uns tempos??Há aqui alguem que já lhe conteceu o mesmo e lhe tiraram a carta e por quanto tempo??
O que me preocupa mais é isso(a carta) agora os €€€€ que se lixem antes na BT que na Farmacia!

Hoje estive a falar com um pessoa conhecida e ele disse que foi multado perto de Montemor o Velho numa de zona de 80Kmh e ia a 131kmh no mes de Agosto de 2006..e diz que até hoje não lhe apareceu nada!

Cumpts
não te preocupes com a questão de ficar sem carta, vais receber uma carta da DGV a explicar tudo.
se nunca cometeste uma infração grave ou muito grave, vai ser assim:
-quando receberes a carta registada da dgv, vai lá estar escrito sucintamente que, ias em excesso de velocidade, etc... e que dá apreensão de carta de 1 mês a 1 ano( isto em caso de infração grave), e que ficas inibido de conduzir por xx tempo, mas como não cometeste infrações daquele tipo nos ultimos 2 anos, que a inibição de conduzir fica suspensa por 6 meses.
ou seja, não ficas com a carta apreendida, mas tens que ter muito cuidado nos 6 meses seguintes, para não seres apanhado em infrações graves ou muitos graves, porque depois a apreensão de carta, em vez de ser por 1 ou 2 meses (por ex.) passa a ser 3 ou 4.
espero ter elucidado.
cumps

não te preocupes com a questão de ficar sem carta, vais receber uma carta da DGV a explicar tudo.
se nunca cometeste uma infração grave ou muito grave, vai ser assim:
-quando receberes a carta registada da dgv, vai lá estar escrito sucintamente que, ias em excesso de velocidade, etc... e que dá apreensão de carta de 1 mês a 1 ano( isto em caso de infração grave), e que ficas inibido de conduzir por xx tempo, mas como não cometeste infrações daquele tipo nos ultimos 2 anos, que a inibição de conduzir fica suspensa por 6 meses.
ou seja, não ficas com a carta apreendida, mas tens que ter muito cuidado nos 6 meses seguintes, para não seres apanhado em infrações graves ou muitos graves, porque depois a apreensão de carta, em vez de ser por 1 ou 2 meses (por ex.) passa a ser 3 ou 4.
espero ter elucidado.
cumps

Obrigado[;)] ,espero que assim seja!!
É estilo liberdade condicional da carta!

Cumpts

Informação preciosa.[:cool:]

Aqui vai uma mais preciosa...como os Srºs da BT foram bastante amaveis na abordagem e ficamos um pouco á conversa(sobre o meu carro e tal..e toparam logo que me tinham tirado os 3[:)] ) eles informaram-me que o setpoint a colocar no radar depende da AE das condições meteriológicas e transito na hora...por exemplo na A1 é mais baixa...mas que não param ninguem acima de 140Kmh nas AE!!!
Portanto andem a 140Kmh que não chateiam(dizem eles)!!
Mas nunca é demais de fiar![;)]

Cumpts

Informação preciosa.[:cool:]

multacortadaxi0.jpg

-Homologação nacional
-Distancia entre eixos.
-Etc

Cumpts
Tenho, porquê?!

Tenho, porquê?!

Das duas uma...ou trabalhas na DGV(por isso essa certeza) ou já fostes a uma Inspecção e foste aprovado(por isso essa certeza)!!

É que pelo menos o nº de homologação nacional só eles sabem se está certo mais os centros de inspecção ao consultarem os dados informaticos da DGV!!

Fico feliz com essa certeza!![;)]

Cumpts

e tinhas pneus 255 à frente e 225 atrás! que cena! lá nem sabem que alguns carros que têm pneus de medidas diferentes sao os mais finos à frente e os mais grossos atrás! nem isso têm noçao...

maldita multa, nao é?

Voltar
Superior