Tudo sobre o Documento Único Automóvel - DUA

O gajo do stand tem o direito de pedir o que quiser pelo registo, não é obrigado a cobrar o valor exacto do mesmo. Para todos os efeitos está a prestar um serviço e pode cobrar por isso. Da mesma forma que um stand de veículos novos cobra 700€ ou mais pelas despesas de averbamento e transporte ou uma financeira, no fim do contrato cobra p. ex. 180€ para pôr o carro em teu nome. Achas que lhes custa mesmo isso??

Quanto ao registo em si, o registo de venda online fica por 20€.

Mas aqui ele ofereceu-se para o fazer.
O meu colega disse que ía tratar disso, mas o vendedor disse para não se preocupar que ele fazia, para apenas lhe enviar os 50€ depois.

No fundo o que lhe quis dizer foi que o registo ficava por 50€, e assim como simpatia que fazia ele e pronto. :sh)

Mas aqui ele ofereceu-se para o fazer.
O meu colega disse que ía tratar disso, mas o vendedor disse para não se preocupar que ele fazia, para apenas lhe enviar os 50€ depois.

No fundo o que lhe quis dizer foi que o registo ficava por 50€, e assim como simpatia que fazia ele e pronto. :sh)

Mas ele disse especificamente "online"? É que online é mais barato do que ao balcão (onde julgo que se manhtêm os 63€). Em relação a ser online, a lei diz que o vendedor pode debitar ao comprador o valor do registo de compra da viatura (33€).

Mas ele disse especificamente "online"? É que online é mais barato do que ao balcão (onde julgo que se manhtêm os 63€). Em relação a ser online, a lei diz que o vendedor pode debitar ao comprador o valor do registo de compra da viatura (33€).

Sim, eu estava lá e ele disse mesmo online
[;)]

Estou a ver que o vendedor ainda quer ganhar gorjeta... [8b]

Sim, eu estava lá e ele disse mesmo online
[;)]

Estou a ver que o vendedor ainda quer ganhar gorjeta... [8b]
Gorjeta? Está bem... então diz ao teu amigo para recusar a oferta e ir fzer ele a transferência ao balcão. Assim, em vez de dar "gorjeta" paga ainda mais 13€ e perde tempo na Conservatória [;)]

Gorjeta? Está bem... então diz ao teu amigo para recusar a oferta e ir fzer ele a transferência ao balcão. Assim, em vez de dar "gorjeta" paga ainda mais 13€ e perde tempo na Conservatória [;)]

Isso não está em causa...

Está em causa é o vendedor ter mentido, pois claramente disse que aquilo ficava por 50€. [;)]

Isso não está em causa...

Está em causa é o vendedor ter mentido, pois claramente disse que aquilo ficava por 50€. [;)]

Julgo que não se trata verdadeiramente de mentir porque se ele estiver a debitar prestação de serviços tem todo o direito de o fazer. Podia era ter sido mais explícito.

Mas nada como esclarecer isso com ele.

Dá para fazer também alterações (averbamento de novas medidas para ser mais especifico) num DUA existente online?

Não.

Pedidos possíveis online:
  • Alteração do Contrato de Locação Financeira
  • Alteração de Nome/Denominação e/ou Mudança de Residência/Sede
  • Apreensão Administrativa de Veículos
  • Cancelamento de registos na sequência do cancelamento de matrícula
  • Compra e Venda (Disposição Transitória)
  • Compra e Venda + Locação Financeira
  • Compra e Venda com Reserva de Propriedade
  • Compra e Venda
  • Extinção de Locação
  • Extinção de Reserva
  • Extinção de Locação + Compra e Venda
  • Extinção de Reserva + Compra e Venda
  • Locação Financeira
  • Registo Inicial de Propriedade
  • Transmissão da Locação (Cessão da posição de Locador)
  • Transmissão da Locação (Cessão da posição de Locatário)

Como não me apetece pesquisar nas páginas anteriores (ao menos sou sincero) coloco já a questão:

Num Leasing, o DUA fica na locadora, e o locatário anda com uma cópia?

Como não me apetece pesquisar nas páginas anteriores (ao menos sou sincero) coloco já a questão:

Num Leasing, o DUA fica na locadora, e o locatário anda com uma cópia?

Não. No Leasing o DUA é enviado ao locatário, ficando a locadora com uma cópia. No Renting/ALD é que o DUA fica na locadora.

Hum...

Parece que me vou ter de chatear com alguém...

Isso está "escrito" em algum lado?

Obrigado pela ajuda [;)]

Só se as coisas mudaram recentemente e ainda não me avisaram, mas até aqui o procedimento comum era esse (pelo menos nas financeiras com que trabalho). E que eu saiba não há nada escrito.

Carissimos,

Penso que posso incluir aqui a minha duvida.

Preciso de alterar o registo do eu carro para meu nome, está em nome do meu Pai.

Basta dirigir-me a uma loja do cidadão certo ?

E ja agora relativamente a seguro, pode ficar na mesma em nome do meu pai ou é necessário passar para meu nome ?

Duvida com o Livrete

Duvida com o Livrete

Boas pessoal, tenho uma duvida que possivelmente muita gente já teve.
Terminei de pagar o meu carro " finalmente uff " e agora lembreime que tinha uma nota da empresa a quem o emprestimo foi pedido.
As duvidas sao, a problema em manter a nota da firma? Como renovar o livrete para remover o dito nome da firma?

Boas pessoal, tenho uma duvida que possivelmente muita gente já teve.
Terminei de pagar o meu carro " finalmente uff " e agora lembreime que tinha uma nota da empresa a quem o emprestimo foi pedido.
As duvidas sao, a problema em manter a nota da firma? Como renovar o livrete para remover o dito nome da firma?
Fala com a financeira para que te seja enviado o documento para retirares a reserva de propriedade, no caso de crédito, ou para colocares o carro em teu nome, no caso de leasing.

Carissimos,

Penso que posso incluir aqui a minha duvida.

Preciso de alterar o registo do eu carro para meu nome, está em nome do meu Pai.

Basta dirigir-me a uma loja do cidadão certo ?

E ja agora relativamente a seguro, pode ficar na mesma em nome do meu pai ou é necessário passar para meu nome ?

Basta ires a uma loja da cidadão com o Modelo Único assinado pelos 2 e com os docuemntos da viatura.

Quanto ao seguro, para ser como deve ser deveria ficar em teu nome ou, para o manter em nome do teu pai, declarares-te como condutor habitual.

Basta ires a uma loja da cidadão com o Modelo Único assinado pelos 2 e com os docuemntos da viatura.

Quanto ao seguro, para ser como deve ser deveria ficar em teu nome ou, para o manter em nome do teu pai, declarares-te como condutor habitual.

humm...tenho ainda de fazer umas simulações para ver em quanto me fica o seguro.

Mas esse modelo unico para assinar, tenho de o requerer na loja do cidadão correcto ?

Voltar
Superior