Tudo sobre o Documento Único Automóvel - DUA

Documento único automóvel

Documento único automóvel

Entregaram-me o meu novo carro a 28 de Abril, desde então ainda não recebi o Documento Único Automóvel, tendo só recebido uma declaração da alfândega (ontem). Será normal demorar tanto?
Obrigado

2ª via do DUA

2ª via do DUA

Meus amigos,
assaltaram o carro da minha mãe. Levaram o DUA,a folha da inspecção e o comprovativo do pagamento do IUC. Alguém sabe quanto custa a 2ª via destes 3 documentos?

Obrigado

folha de inspecção - vais ao centro de inspecções onde foste e pedes uma 2ª via... tem custos, mas não sei quanto é...

IUC - acho que basta ires ao site e consultares a secção do IUC imprimires a folha que indica a matricula e o estado que tem que dizer "PAGA"

DUA - aí já deves ter que ir à DGV... também tem custos...

já apresentaste a queixa à policia? acho muito estranho terem levado essas cenas... cá pra mim é alguém que tem um carro igual mas sem docs ou com docs apreendidos... e troca-lhe a chapa de matricula... :sh) e pelo menos durante um ano pode estar safo...

Entregaram-me o meu novo carro a 28 de Abril, desde então ainda não recebi o Documento Único Automóvel, tendo só recebido uma declaração da alfândega (ontem). Será normal demorar tanto?
Obrigado
Eu recebi o documento da alfândega, acontece que diz lá que e válido por 1 mês após a data da matricula. Fez 1 mês em 9 maio, e ainda não recebi o dua. Podem-me multar? Ou há tolerância? Vem por carta registada? Estou a estranhar a demora.

Obrigado
O processo de averbamento leva em média 2 a 3 meses, dependendo se foi PP, financiamento e houve ou não abate de viatura.

Eu recebi o documento da alfândega, acontece que diz lá que e válido por 1 mês após a data da matricula. Fez 1 mês em 9 maio, e ainda não recebi o dua. Podem-me multar? Ou há tolerância? Vem por carta registada? Estou a estranhar a demora.

A DAV (declaração aduaneira de veículos) tem a validade de 60 dias (e não 30) após a data da matrícula.

Como disse antes, o processo de averbamento pode levar entre 2 a 3 meses, +/-. Neste período de tempo convém pedir uma declaração de circulação ao stand, que informe que a viatura X foi vendida a Y, na data Z, e que esta substitui os documentos enquanto se dá andamento ao processo de averbamento.

O DUA irá depois para a morada do proprietário (ou para a financeira), por correio normal.

Boas malta
Como ao pesquisar na net n encontrei nenhuma informação, cá vai.
Comprei uma Ibiza comercial proveniente de um particular que o tinha em nome da empresa...tanto eu como o vendedor não percebemos muito e lá preenchemos a declaração de compra e venda .
Agora a minha dúvida quais os documentos que preciso para ir à conservatoria por o carro no meu nome, basta carimbo da empresa na declaração de compra e venda?
Tenho os ducomentos originais do carro contrato compra e venda assinados e c/carimbo da empresa,basta isto?
Se me faltar alguma coisa falo com o anterior dono assim vou com a documentação pronta para não andar a perder tempo.
Agradecia a vossa ajuda pq esta segunda quero tratar de regularizar tudo.

Carissimos,

Penso que posso incluir aqui a minha duvida.

Preciso de alterar o registo do eu carro para meu nome, está em nome do meu Pai.

Basta dirigir-me a uma loja do cidadão certo ?

E ja agora relativamente a seguro, pode ficar na mesma em nome do meu pai ou é necessário passar para meu nome ?

Já vou tarde, mas deixo a dica.

Quando mudarem um carro de nome não vão à loja do cidadão!

Se tiverem cartão único podem tratar tudo a partir de casa e pagam 50% dos 63€.

Se passarem num notário devem pagar algures entre os 40-45€, já que eles também têm 50% de desconto.

Como é que sei?!?! Yep.. fui à loja do cidadão e só depois é que me disseram! [:D]

Já vou tarde, mas deixo a dica.

Quando mudarem um carro de nome não vão à loja do cidadão!

Se tiverem cartão único podem tratar tudo a partir de casa e pagam 50% dos 63€.

Se passarem num notário devem pagar algures entre os 40-45€, já que eles também têm 50% de desconto.

Como é que sei?!?! Yep.. fui à loja do cidadão e só depois é que me disseram! [:D]

Esqueceste-te de um pequeno pormenor. Para o fazer a partir de casa necessitas de ter cartão do cidadão e os códigos para o certificado digital. Sem isso nada feito.

Quanto ao notário ser mais barato que a loja do cidadão ou uma conservatória normal, é verdade, aliás, já o disse algures aqui no fórum. É que tal como quem pode fazer a partir de casa, também eles têm certificado digital, tendo desconto de 50%. Acresce depois uma comissão pelo serviço prestado.

Exactamente. No meu caso, tive de actualizar o DUA e a Carta de Condução, e a 50% de desconto por fazer em casa, o leitor do CC já ficou pago...

esse numero nao e o nº de registos pois eu tenho um punto de 95 que co prei este ano e diz 0 e tnho um delta que diz 9 - tambem gostava de saber o que e esse numero ja matutei imenso e nao sei mesmo o que seja

esse numero nao e o nº de registos pois eu tenho um punto de 95 que co prei este ano e diz 0 e tnho um delta que diz 9 - tambem gostava de saber o que e esse numero ja matutei imenso e nao sei mesmo o que seja

Se em vez de teres matutado tivesses lido o tópico já sabias.

Trata-se de um dígito de controle. Semelhante ao que aparece no teu BI, na carta de condução, ao último dígito do NIF, etc, etc, etc.

Ora bem,

tenho o carro com a morada antiga, como estava abatida a matrícula

fez-se a reposição, veio o dua com a morada antiga e acontece é que

agora há uma crise existencial que é, o seguro está com a morada nova e

a matrícula com a morada antiga.

Agora a pergunta é.. a conservatória dá algum papel a dizer como que deu entrada o processo de alteração de morada??
dado que demora 2 semanas mais coisa menos coisa a chegar a casa..[s)]

mas já agora qual é a multa que se paga por não ter a morada correcta no DUA? (é só pro caso do crime compensar..:sh))

Allo a todos,

PAara saberem e comentarem, hj mm fui a um notario na zona da Expo perguntar o valor da transferencia de propriedade dum veiculo que comprei entre particulares, ou seja, emissao de doc unico com novo dono que custa 63euros na loja do cidadao por ex.
Bem foi me informado q quando colocam no sistema o processo, a conservatoria gera lgo uma conta para pagar na hora de 33euros e que depois o trabalho do notario são 36euros, ou seja, total de 69euros!!! MAis caro...q loucura.
Ainda perguntei entao qual a razao dos notarios fazerem tb este serviço, visto q por ex perto ali do Maques de Pombal numa loja da conservatoira automovel se pode fazer muito mais rapido ate q na loja do cidadao e ate q no notario...a Sra não me soube justificar mas disse me q no total ali me custaria 69euros!

Bem, assim, vim me embora claro!
Se souberem algum notario na zona de Lisboa em q saibam mm q faz menos de 63euros digam-me que vou la, se nao terei de "arrotar" os 63...:S

Cumprimentooooooooooooooooos

PeterISEL

Allo a todos,

PAara saberem e comentarem, hj mm fui a um notario na zona da Expo perguntar o valor da transferencia de propriedade dum veiculo que comprei entre particulares, ou seja, emissao de doc unico com novo dono que custa 63euros na loja do cidadao por ex.
Bem foi me informado q quando colocam no sistema o processo, a conservatoria gera lgo uma conta para pagar na hora de 33euros e que depois o trabalho do notario são 36euros, ou seja, total de 69euros!!! MAis caro...q loucura.
Ainda perguntei entao qual a razao dos notarios fazerem tb este serviço, visto q por ex perto ali do Maques de Pombal numa loja da conservatoira automovel se pode fazer muito mais rapido ate q na loja do cidadao e ate q no notario...a Sra não me soube justificar mas disse me q no total ali me custaria 69euros!

Se souberem algum notario na zona de Lisboa em q saibam mm q faz menos de 63euros digam-me que vou la, se nao terei de "arrotar" os 63...:S

PeterISEL

Duvido que encontres mais barato que os 63..

Allo a todos,

PeterISEL

Já não recordo do nome do notário mas já me passou pelas mãos um registo que ficou por menos. 49€, se não estou em erro.

Viva.
Eu quero mudar os pneus do meu clio de 185/55 r15 por 195/50 r15.
Já tenho a declaração da Renault.
Alguém sabe qual modelo usado para este efeito?
Obrigado

Voltar
Superior