Tudo sobre o Documento Único Automóvel - DUA

Bom dia a todos.
Como se vê, venho desenterrar o tópico.

É o seguinte: ontem pús-me a vasculhar aqui o tópico desde o início e vi alguns posts que me suscitaram curiosidade sobre o DUA. Vai daí, também fui olhar melhor para o meu.

Quem o tem sabe que aquilo tem uma série de campos que não apareciam no livrete, no entanto tem lá um que, embora estivesse no livrete, no DUA tem uma descrição diferente, que é o campo do peso rebocável.

Alguém me consegue explicar o que raio é o pseo rebocável com travão e sem travão? (são os campos O.1 e O.2)

E já agora, no regime do motor (campos P.4 e U.2) aparece min-l. Todos nós sabemos, eu incluído, que o regime lá indicado está expresso em rpm. No entanto, só por curiosidade, gostaria que me explicassem o significado do min-l.

Cumps e bom ano[;)]

Quem puder esclarecer uma dúvida:

Após avaria do quadrante do meu automóvel, este foi trocado por outro (sucata) que tem cerca de 100.000km menos que o original.
Tenho factura do actual.

A minha questão é: como faço (e onde) para legalizar esta situação (quais os impressos e procedimentos/custos)

Obrigado

Quem puder esclarecer uma dúvida:

Após avaria do quadrante do meu automóvel, este foi trocado por outro (sucata) que tem cerca de 100.000km menos que o original.
Tenho factura do actual.

A minha questão é: como faço (e onde) para legalizar esta situação (quais os impressos e procedimentos/custos)

Obrigado

Não tens que fazer nada. Na IPO é que podem implicar com a diferença de kms, mas se tiveres a factura do quadrante basta apresentar e mais nada. Mas há locais onde infelizmente nem nisso reparam.

Boas pessoal, precisava de exclarecer uma duvida mas não sei se estou no tópico certo.
É o seguinte: eu preciso de fazer uma tranferencia de propriedade de um automovel e pelo que pesquisei dá para fazer online, mas no site onde procurei (automovel online) diz que o acesso é restrito a conservatórias.
Existe outro local? Pelo que vi mais em cima dá para fazer online e é bastante mais barato...alguem pode ajudar sff.
Obrigado

e nesse caso, é suposto queixarmo-nos a quem?

às finanças?

Bem... ainda estava a dormir.... não sei onde foi buscar o IMTT; devia estar a pensar na carta condução.....:sh)

Tal como a MrsX referiu, o local onde tratam disso é na Conservatória.[;)]

Última edição:
e nesse caso, é suposto queixarmo-nos a quem?

às finanças?
O prazo para receberes o DUA varia consoante a compra seja de um novo, usado, com ou sem financiamento.

Por lei o prazo é de 60 dias.

Se o prazo já passou tenta falar primeiro com o stand ou usa a linha informativa dos registos: 707 20 11 22. Pode tratar-se de um erro da conservatória.

O prazo para receberes o DUA varia consoante a compra seja de um novo, usado, com ou sem financiamento.

Por lei o prazo é de 60 dias.

Se o prazo já passou tenta falar primeiro com o stand ou usa a linha informativa dos registos: 707 20 11 22. Pode tratar-se de um erro da conservatória.

obrigado!

aínda não passaram 60 dias.

Aproveito este tópico para demonstrar o meu espanto pela celeridade com que me foi enviada uma 2ª Via do DUA por deterioração do anterior.

Requeri o mesmo no passado dia 07, 2ª feira, na Loja do Cidadão de Odivelas, e ontem, dia 11, 6ª feira, já tinha a carta com a 2ª via do correio.apr:)

Para requerer a 2ª via do DUA, basta preencher o documento que podemos encontrar online (modelo 10 do IMTT) e entregar numa loja do cidadão?

Não é possível entregar online?

Obrigado!

Para requerer a 2ª via do DUA, basta preencher o documento que podemos encontrar online (modelo 10 do IMTT) e entregar numa loja do cidadão?

Não é possível entregar online?

Obrigado!

Vê se dá por aqui :

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Paginas/IMTTHome.aspx

Depois de entrares , em baixo do lado esquerdo clica em serviço on-line, entras com as passwords das finanças e tens acesso ao pedido de segunda via. Não fui até ao fim mas, penso que dá para fazer.

Boa noite a todos,

Adquiri recentemente um Toyota Corolla 1.4 VVT-i num stand pelo que aínda tenho de fazer, num prazo de 30 dias após a compra, a mudança de nome do documento único. Tendo sido uma retoma feita no stand, ainda tem o nome do antigo dono no documento, e o que se passou é que perdi o documento por uns dias e quando dei com ele já estava feito em bocadinhos (é o que dá ter dois cães...[:D]). Poderá ter piada para quem lê mas na altura que o vi não achei graça nenhuma, e o que fiz logo foi colar todos os bocados com fita cola. Com muita sorte, as letras ficaram todas legíveis, mas o aspeto é degradável. Acham que, na loja do cidadão, vão aceitar o documento? Também tenho uma cópia antes do acidente, acham que dá para remediar?

Boa noite a todos,

Adquiri recentemente um Toyota Corolla 1.4 VVT-i num stand pelo que aínda tenho de fazer, num prazo de 30 dias após a compra, a mudança de nome do documento único. Tendo sido uma retoma feita no stand, ainda tem o nome do antigo dono no documento, e o que se passou é que perdi o documento por uns dias e quando dei com ele já estava feito em bocadinhos (é o que dá ter dois cães...[:D]). Poderá ter piada para quem lê mas na altura que o vi não achei graça nenhuma, e o que fiz logo foi colar todos os bocados com fita cola. Com muita sorte, as letras ficaram todas legíveis, mas o aspeto é degradável. Acham que, na loja do cidadão, vão aceitar o documento? Também tenho uma cópia antes do acidente, acham que dá para remediar?

O ideal seria ir ter com o antigo dono e fazer outro![;)]

O ideal seria ir ter com o antigo dono e fazer outro![;)]

Pois mas será realmente necessário, visto que vai ser um documento para "deitar fora" (pois logo de seguida vai para meu nome)? As letras e os números estão todos legíveis. E relembro que, após a compra, só tenho 30 dias para tratar disso. E já passaram 5...
... atrás do documento que afinal estava com os cães...

E chegar à loja do cidadão com o documento todo rasgado, com a desculpa mais velha do mundo "foi o cão que comeu", bem estou a imaginar a reação do(a) que me for atender[:)]

Pois mas será realmente necessário, visto que vai ser um documento para "deitar fora" (pois logo de seguida vai para meu nome)? As letras e os números estão todos legíveis. E relembro que, após a compra, só tenho 30 dias para tratar disso. E já passaram 5...
... atrás do documento que afinal estava com os cães...

E chegar à loja do cidadão com o documento todo rasgado, com a desculpa mais velha do mundo "foi o cão que comeu", bem estou a imaginar a reação do(a) que me for atender[:)]

Ah... afinal eu tinha percebido mal...
Eu estava a pensar que o documento rasgado era a declaração de venda e não o DUA!!
Sendo assim, não tens outra opção senão ir ao IMTT explicar a situação![;)]

Voltar
Superior