Tuning, qual a vossa opinião???

92 não é de nenhuma rede, 922 é phone-ix

quanto ao tuning, quem não vê a necessidade de ser bem regulamentado (o que é difícil de se fazer) não compreende bem as consequencias de uma liberalização.
se eu quiser montar umas motosserras na frente do meu carro, ninguém pode resmungar porque o carro está a meu gosto, é tuning [:D] ou então umas lâminas altamente afiadas... não fazem mal a ninguém :P "ah, mas isso já não pode ser, não se pode permitir isso!" então tem de se regulamentar o que se pode e o que não se pode fazer. e cada alteração tem de ser bem documentada e aprovada em homologação.
922 é Phone-IX.

92 é de Facto TMN. A TMN está a esgotar os 96 e pediu a aprovação a ANACOM.

A pedido da TMN, a ANACOM aprovou a gama de numeração ’92’ para os operadores móveis. A escolha foi feita por exclusão de partes e por razões de sequência e homogeneidade. A Anacom - Autoridade Nacional de Comunicações aprovou a gama de numeração «92» do Plano Nacional de Numeração (PNN) para o serviço móvel. O pedido foi feito pela TMN – operadora da PT em Abril, visando a atribuição de direitos de utilização de novos blocos de 10 mil números para o serviço telefónico móvel. A TMN afirma já ter uma taxa de ocupação de números atribuídos a clientes activos superior a 60% do total de recursos atribuídos. Esta foi uma das condições do pedido.

http://www.computerworld.com.pt/site/content/view/4537/40/

Mas já há 92 da TMN. E não há de outras redes. Por acaso pensei que a TMN tivesse conseguido o 92 em exclusivo.
Assim partilhado é absurdo.

E o Phone-Ix é exclusivamente 922.

Mas já há 92 da TMN. E não há de outras redes. Por acaso pensei que a TMN tivesse conseguido o 92 em exclusivo.
Assim partilhado é absurdo.
absurdo? mas com a portabilidade de números, já não interessa o indicativo. qualquer número para que ligas pode ser de qualquer rede... não é o indicativo que te vai ser garantia.

Na minha opinião, as coisas funcionariam assim:

- a homologação do acessório teria de ser feita pelo fabricante do mesmo, arranjando os modelos em causa para fazer os respectivos testes (já é procedimento regular actualmente).
- aplicação do acessório
- X dias para proceder a uma inspecção a fim de verificar se está correctamente aplicado
- aprovação e respectiva guia para proceder à legalização

Agora, isto de uma forma simples, prática, rápida e barata. Não é regulamentarem que se tem de fazer uma inspecção extra que custa uns 100 e tal euros..porra, não me admira que o crime compense neste país. Tenho ideia que as coisas passam-se mais ou menos assim na maioria dos países lá fora.

Não tenho nada contra quem queria aplicar um parachoques diferente mas desde que este tenha exactamente as mesmas caracteristicas do original, tais como o índice de protecção contra peões, fixação, etc.

já estou a ver o Falâncio a gritar em plena manif:

luta, luta, camarada tuner.
luta, luta, camarada tuner.
luta, luta sempre e contra a reacção...

[:D]

Tambem sei dessas teorias malucas do aquecimento [:D] Aldrabices!

Quanto ao filtro não é por poluição, é por ignorância.

Isso das barras AA eu aconselhava te a ires ver, uma coisa é meteres uma única AA entre os topos superiores, outra é começares a colocares AA's atrás, nomeadamente em cima que torna o carro saltitão.

E para rebaixamento é preciso sway bar, uma vez que a original passa a trbalhar com os end links em esforço e fora dos valores normais, valores esses onde embora sendo de metal supostamente não sofre nenhum desgaste. Uma vez rebaixado, a sua posição normal já está perto de um limite, logo perde caracteristicas e estraga-se com o tempo.
Loool...ai tu queres então dizer que temos que trocar a barra estabilizadora porque rebaixamos o carro, sinceramente não vejo porquê? É verdade que fica sujeita a maiores forças, mas uma barra estabilizadora(sway bar não é para nós, nós somos Portugueses) não é tão frágil assim e cumpre na perfeição o seu papel, aliás nem nunca tive relatos de uma barra estabilizadora que necessitasse de ser trocada, os casquilhos sim indubitavelmente necessitam de ser trocados por uns mais resistentes, uma vez que os de origem irão durar menos tempo conforme a rigidez do novo setup.
Quanto à barra AA atrás, devo dizer que isso é super relativo, a barra AA regra geral nunca é responsável pelo saltar da traseira, isso é dado pelo conjunto amortecedor-mola escolhido, quanto muito uma suspensão já de si dura e firme pode ficar ainda mais dura e firme, mas nada substancial, se conheces o funcionamento de uma barra AA, que não me parece ser o caso, saberás que ela actua de forma a que as torres dos amortecedores em forças laterais não cedam e fiquem sempre na posição de origem, isto exceptuando aqueles que usam a barra AA por forma a alterar um bocado o Camber do carro.
Quanto às admissões, o ar quente do motor é prejudicial sim senhor, isto não é um mito, é uma verdade absoluta, no entanto não é por isso ou pelo inverso que o carro vai perder 5 cv ou ganhar 5cv como alguns pensam.[;)]

92 não é de nenhuma rede, 922 é phone-ix

quanto ao tuning, quem não vê a necessidade de ser bem regulamentado (o que é difícil de se fazer) não compreende bem as consequencias de uma liberalização.
se eu quiser montar umas motosserras na frente do meu carro, ninguém pode resmungar porque o carro está a meu gosto, é tuning [:D] ou então umas lâminas altamente afiadas... não fazem mal a ninguém :P "ah, mas isso já não pode ser, não se pode permitir isso!" então tem de se regulamentar o que se pode e o que não se pode fazer. e cada alteração tem de ser bem documentada e aprovada em homologação.
LuísCapelo, ninguém quer um tuning TOTALMENTE LIVRE, estamos aqui a lutar apenas pela regulamentação do tuning, é que de momento tudo o que faças no carro, tudo o que alterares é proibido por lei, existe um artigo no código da estrada que diz que toda e qualquer alteração ás caracteristicas do automóvel é proibida, salvo o permitido em regulamento, regulamento esse que nunca saiu, caso não saibas até uma simples troca de jantes devia ser punida pela actual lei, o que não acontece.
Já agora digam-me também uma coisa, acham normal um carro antigo em tudo igual a um mais recente ter que andar com palas só porque as trazia de origem?:sh)
Acham normal nós não podermos andar com as mesmas medidas de jantes que os nossos colegas lá fora têm?
Acham normal, um Renault 5 alpine turbo chumbar na inspecção porque tem atrás uns autocolantes no vidro que já vinham de origem a tapar o vidro?
Acham normal o meu 106 1.5 d XA que é em termos de chassis e suspensão igual a um 106 XRA, só por ter vindo com um número diferente no livrete, não poder levar jante 14 como o outro?
O QUE NÓS PEDIMOS E QUEREMOS É APENAS A REGULAMENTAÇÃO DO TUNING, PORQUE DE MOMENTO NÃO EXISTE REGULAMENTAÇÃO, É TUDO ILEGAL. cumprs

Loool...ai tu queres então dizer que temos que trocar a barra estabilizadora porque rebaixamos o carro, sinceramente não vejo porquê? É verdade que fica sujeita a maiores forças, mas uma barra estabilizadora(sway bar não é para nós, nós somos Portugueses) não é tão frágil assim e cumpre na perfeição o seu papel, aliás nem nunca tive relatos de uma barra estabilizadora que necessitasse de ser trocada, os casquilhos sim indubitavelmente necessitam de ser trocados por uns mais resistentes, uma vez que os de origem irão durar menos tempo conforme a rigidez do novo setup.
Quanto à barra AA atrás, devo dizer que isso é super relativo, a barra AA regra geral nunca é responsável pelo saltar da traseira, isso é dado pelo conjunto amortecedor-mola escolhido, quanto muito uma suspensão já de si dura e firme pode ficar ainda mais dura e firme, mas nada substancial, se conheces o funcionamento de uma barra AA, que não me parece ser o caso, saberás que ela actua de forma a que as torres dos amortecedores em forças laterais não cedam e fiquem sempre na posição de origem, isto exceptuando aqueles que usam a barra AA por forma a alterar um bocado o Camber do carro.
Quanto às admissões, o ar quente do motor é prejudicial sim senhor, isto não é um mito, é uma verdade absoluta, no entanto não é por isso ou pelo inverso que o carro vai perder 5 cv ou ganhar 5cv como alguns pensam.[;)]

Olha lá, sabias que um chassis tem uma elasticidade estudada? Se sim, concerteza sabes que uma AA vai alterar a mesma, ficando menos elastico em alguns pontos. Ora bem, o carro fica mais incisivo mas menos tolerante, mais brusco. E sim, com AA traseira, especialmente a superior o carro fica mais intolerante a algumas coisas.

Antes de mais, o meu carro trazia AA de origem a frente quer em cima quer em baixo. depois experimentei montar uma traseira inferior o que, embora tivesse gostado do comportamento, tornou-o mas brusco a soltar a traseira. Depois disso exprimentei com AA traseira superior tambem, assim como outras pessoas que conheço e a opinião foi unanime, menos permissivo, mais rijo.

Quanto a sway, aconselho-te vivamente a estudar um pouco o modo de funcionamento da mesma, assim como a função e papel dos end links. Depois rebaixa o carro, verifica em que estado a mesma vai passar a trabalhar, e espanta-te como ficam os end links originais com a sway original a trabalhar em modo rebaixado.

é pela desinformação de muita gente que não apoio a legalização do tuning. Eu pouco sei, tenho algumas noções sobre o funcionamento das coisas mas chega para ficar chocado com o que vejo por aí e leio por aqui [:D]

LuísCapelo, ninguém quer um tuning TOTALMENTE LIVRE, estamos aqui a lutar apenas pela regulamentação do tuning, é que de momento tudo o que faças no carro, tudo o que alterares é proibido por lei, existe um artigo no código da estrada que diz que toda e qualquer alteração ás caracteristicas do automóvel é proibida, salvo o permitido em regulamento, regulamento esse que nunca saiu, caso não saibas até uma simples troca de jantes devia ser punida pela actual lei, o que não acontece.
Já agora digam-me também uma coisa, acham normal um carro antigo em tudo igual a um mais recente ter que andar com palas só porque as trazia de origem?:sh)
Acham normal nós não podermos andar com as mesmas medidas de jantes que os nossos colegas lá fora têm?
Acham normal, um Renault 5 alpine turbo chumbar na inspecção porque tem atrás uns autocolantes no vidro que já vinham de origem a tapar o vidro?
Acham normal o meu 106 1.5 d XA que é em termos de chassis e suspensão igual a um 106 XRA, só por ter vindo com um número diferente no livrete, não poder levar jante 14 como o outro?
O QUE NÓS PEDIMOS E QUEREMOS É APENAS A REGULAMENTAÇÃO DO TUNING, PORQUE DE MOMENTO NÃO EXISTE REGULAMENTAÇÃO, É TUDO ILEGAL. cumprs

Isso das jantes tem muito que se lhe diga. É preciso não só motor e chassis para jantes grandes e pneus largos, é preciso tambem peso, caso contrário o comportamente vai perder em prol da aderência. Depois é vê-los assim que o carro foge a andarem aos papeis. Há que fazer as coisas com pés e cabeça.

Quanto a jantes é por politicas de marca sendo a mais consensual permitir a homologação possivel até ao maximo que o modelo trouxe. como exemplo num 106 ser-te permitida a homolgação máxima da medida que veio com o GTi, se na Peugeot não funciona assim, na maioria julgo funcionar assim. é um bocado idiota não te deixarem averbar 14 [8b] agora 15 já acho bem que não permitam mas 14 até deviam obrigar [:D]

Era isso que gostava de saber, já perguntei e não teve resposta...

Afinal quais vão ser as alterações da lei?

Alguém as leu? Houve fuga de informação?

É que ir para a rua tipo histeria colectiva sem uma base sólida para argumentar parece-me patético.

Estou completamente de acordo, e também estou curioso em saber quais as alterações propostas em cima da mesa.
Sou completamente a favor de legislar o tuning desde feito adequadamente.
Em relação ao xuning nem me vou pronunciar, pois nem merece perder o meu tempo e o autor do tópico assim o pede.[;)]

aqui há algum tempo lembro-me de ler alguns posts do Eliselotus que reflectiam bem a minha opinião sobre isto.

que tem de homologar são os fabricantes de material e os vendedores.

se eu comprar umas jantes alpina, que tem de as homologar na TUV (ou no ADAC, não sei decor) é a alpina.

cumprimentos

Boas, esclarece-me só uma coisa, a quem te estás a referir quando dizes o que eu realcei?
No mundo das alterações automóveis existe um pouco de tudo, o problema é que as pessoas não sabem separar as coisas, mas já agora pergunto uma coisa, porque é que os carros japoneses podem ter kilos de fibra em cima e os nosso não? É por meteres um pára-choques em fibra diferente do de origem que o carro se vai comportar pior?! É que caso estejas a dizer isso, é um disparate total, porque no fundo a única coisa que te pode ter mudanças criticas no comportamento de um carro vulgar,é um aileron, os pára-choques podem dar origem a pequenas alterações mas nunca alterações que tornam a viatura perigosa, a não ser que os pára-choques sejam mal montados, ou em caso de atropelamento.

Ah bom, SÓ em caso de atropelamento, então estão à vontade para mudar isso, afinal de contas SÓ em caso de atropelamento é que poderá prejudicar alguém!

Depois querem ser levados a sério...

Pessoalmente ABOMINO o tuning amador!

Existem fortes razões para que não seja na sua larga maioria legal.

Alterações mecânicas( motor/chassis) e electronicas( chips, baterias) comprometem a integridade,e segurança do carro, dos seus ocupantes e de terceiros

não podem ser realizadas contra a folha de homologação do fabricante/estado, e seguramente não podem ser realizadas por qualquer zé da esquina/xico esperto.

Há uma razão para existirem folhas de homologação! Tudo que passe alem dela sem a devida autorização após estudo por parte de entidades competentes, é alteração criminosa e deve ser punida...

Querem personalizar os carros, que o façam ao abrigo das especificações do fabricante e das definições da lei, e tem muitas hipoteses de escolha.

A maioria dos praticantes dessa "modalidade" não tem o mínimo conhecimento intrínseco, nem habilitação nem competência para realizar essas alterações

São "engenheiros" de bancada, que nada sabem sobre o assunto, e ao levar avante as suas experiências, podem prejudicar gravemente quem circula na via publica.

Se querem brincar aos carrinhos alterados que os alterem para uso privado FORA das vias publicas...

Se querem brincar aos carrinhos na via publica tem que respeitar as leis e regulamentos que tentam assegurar o mínimo de condições de segurança para todos...

O problema é que muitas vezes as marcas falham na questão das homologações.

Um infeliz exemplo disso são a Citroën e a Peugeot que pura e simplesmente se recusam a homologar alterações que não tenham sido previstas nos modelos em questão.

Como por exemplo uma simples alteração da medida dos pneumáticos. Eu no meu carro tenho jante de 14 e devido à potência do motor, ele sofre de uma capacidade de tracção um pouco deficiente em piso molhado.

Por essa razão queria alterar a medida para 15 polegadas o que já comprovei que iria melhorar significativamente esse problema, e no entanto a marca não me dá homologação pura e simplesmente porque o modelo do meu carro nunca saiu para o mercado com jante de 15.

Voltar
Superior