Tuning, qual a vossa opinião???

O que é que isso interessa? Quem mete a barra aa não é para aumentar a segurança, agora todas as alterações tem que ser todas para aumentar a segurança? Parece-me que há uma fixação psicotica com a segurança, qualquer coisa que reduza a segurança mesmo que negligenciável é condenável? Se fosse assim garanto que os carros eram bem mais caros e muito mais parecidos com um avião.

Então é para quê? Sim, eu acho que todas as medidas para prejudicar a segurança de um veiculo depois do mesmo sair de fábrica são reprováveis, porque alem de estares a alterar a tua segurança, estás também a prejudicar a prejudicar a segurança dos demais utentes da via publica.

Pois, idealmente é. Mas enquanto a lei não é alterada...

Enquanto a lei não é alterada é cumprir, ou então, não se queixarem quando levam multas.

Então é para quê? Sim, eu acho que todas as medidas para prejudicar a segurança de um veiculo depois do mesmo sair de fábrica são reprováveis, porque alem de estares a alterar a tua segurança, estás também a prejudicar a prejudicar a segurança dos demais utentes da via publica.

Pois, então quando o carro sai de fábrica devias conserva-lo no vacuo, porque andar com ele prejudica a segurança, como tal é reprovavel e prejudica a segurança dos demais utentes da via publica. [;)]

Enquanto a lei não é alterada é cumprir, ou então, não se queixarem quando levam multas.

Se não concordo com a lei, queixo-me, haja multas ou não.

Isso não é assim 8 ou 80, e se perceberes alguma coisa de engenharia acho que percebes porque. Por exemplo os minis só tem homologados pneus 205/45/17 em jante 7x17 e no entanto no mini challenge usam jante 7,5x17 e pneu 215/40/17. E esta hein?

Com a suspensão de origem?

Boas,
eu pús 2 Barras AA num carro, não por qualquer motivo estético ou de tuning, mas sim para lhe melhorar o comportamento, óbviamente a segurança e ainda evitar que "rache" pelo facto de ter uns amortecedores melhores.

O carro está mais rígido, curva melhor e está mais seguro.

2009.02.15%20(115).jpg

2009.02.15%20(118).jpg

Pois, então quando o carro sai de fábrica devias conserva-lo no vacuo, porque andar com ele prejudica a segurança, como tal é reprovavel e prejudica a segurança dos demais utentes da via publica.

Estamos a falar de alterações a nível mecânico, se é para desconversar diz que começamos a falar de tremoços também.

Se não concordo com a lei, queixo-me, haja multas ou não.

Ok, fazes bem.

Mini Challenge, 1150 kgs. Não sei porque é que isso é relevante. Porque a combinação jante/pneu tanto é segura ali como no carro de estrada, e não é homologada, era apenas um exemplo simples.

É o que é relevante, se o carro não tiver peso como ele pode ter segurança a travar, daí não ser autorizado. Metes esses pneus e ele fica seguro até ao dia em que precisares de fazer um boa travagem, depois mudas de ideias. [:D]

Boas,
eu pús 2 Barras AA num carro, não por qualquer motivo estético ou de tuning, mas sim para lhe melhorar o comportamento, óbviamente a segurança e ainda evitar que "rache" pelo facto de ter uns amortecedores melhores.

O carro está mais rígido, curva melhor e está mais seguro.

2009.02.15%20%28115%29.jpg

2009.02.15%20%28118%29.jpg

Lá por curvar melhor não quer dizer que seja mais seguro, ao meteres amortecedores mais rijos estás a tirar segurança ao carro, experimenta numa estrada que não seja lisa a curvar ou a travar. A travar a fundo é que se vê a segurança, curvar todos curvam bem, tenho por experiência um corsa b que levou um aumento de potência e levou amortecedores melhores e jantes 15 com pneu 195, o carro curvava muito bem, o pior era quando derrapava um pouco ou precisava de travar a fundo.
[:D]

Lá por curvar melhor não quer dizer que seja mais seguro, ao meteres amortecedores mais rijos estás a tirar segurança ao carro, experimenta numa estrada que não seja lisa a curvar ou a travar. A travar a fundo é que se vê a segurança, curvar todos curvam bem, tenho por experiência um corsa b que levou um aumento de potência e levou amortecedores melhores e jantes 15 com pneu 195, o carro curvava muito bem, o pior era quando derrapava um pouco ou precisava de travar a fundo.
[:D]

Está sempre mais seguro.
Permite-me o benefício de quem tem e conhece o carro.
Para além disso é 2º carro; e só anda em tempo seco e em estradas em bom estado.
Aliás, nunca foi do meu espírito assapar em estradas degradadas ou em buracos; e talvez por isso também tenha sorte com os carros no que respeita a problemas.

Está sempre mais seguro.
Permite-me o benefício de quem tem e conhece o carro.
Para além disso é 2º carro; e só anda em tempo seco e em estradas em bom estado.
Aliás, nunca foi do meu espírito assapar em estradas degradadas ou em buracos; e talvez por isso também tenha sorte com os carros no que respeita a problemas.

Pois logo vi, não se pode fazer comparações com carros de pista. [:)][:)][:)][:)]

Pois logo vi, não se pode fazer comparações com carros de pista. [:)][:)][:)][:)]

Não é carro de pista. [;)]
A sério, a segurança cresceu a todos os níveis.
Até porque a travagem a fundo é apenas um dos aspectos da segurança.
E neste caso falamos de um carro com discos ás 4 rodas.
E está mais duro, mas não está "saltitão", está mais "seco".

Estamos a falar de alterações a nível mecânico, se é para desconversar diz que começamos a falar de tremoços também.

Estas a dizer que a segurança do carro não é reduzida com o uso? Como a força de atrito ainda não pode ser ignorada, eu diria que é... portanto seguindo a lógica anterior devia ser proibido, mesmo que a redução seja marginal.

É o que é relevante, se o carro não tiver peso como ele pode ter segurança a travar, daí não ser autorizado. Metes esses pneus e ele fica seguro até ao dia em que precisares de fazer um boa travagem, depois mudas de ideias. [:D]

Eu fico-me por aqui nesta discussão, o que dizes já não faz qualquer tipo de sentido.

Não é carro de pista. [;)]
A sério, a segurança cresceu a todos os níveis.
Até porque a travagem a fundo é apenas um dos aspectos da segurança.
E neste caso falamos de um carro com discos ás 4 rodas.
E está mais duro, mas não está "saltitão", está mais "seco".

Dizes que só anda em estradas em boas condições, presumi isso.

Então vai lá para as estradas irregulares e manda-te para as curvas e trava e depois vens dizer o que se passou.

Porquê !!! fácil meu caro, leis da física, até agora nada as contrariou, logo os carros não ficam de fora, caso ainda não acredites pergunta ao teu mecânico, concessionário, fabricante, eles até devem saber isso melhor que eu.
[:)][:)]

Que leis da física são essas e porque dizes que ficam menos seguros em situações extremas? Já pensaste que se calhar essas situações extremas ainda ficam mais longe com pneus maiores, relativamente a pneus menos largos?[;)]

Que leis da física são essas e porque dizes que ficam menos seguros em situações extremas? Já pensaste que se calhar essas situações extremas ainda ficam mais longe com pneus maiores, relativamente a pneus menos largos?[;)]

Em situações extremas refiro-me à suspensão vs pneus vs peso do carro.

Se tens mais área de pneu no chão, tens menos peso por cm2, logo a aderência também será menor apesar de ter mais área em contacto.

É assim tão dificil entender isto, basta verificar os tamanhos e larguras que os fabricantes utilizam nas várias gamas de veículos, e podem estar descansados que não sabem mais que eles, afinal eles é que os fizeram. [:)][:)][:)]

Em situações extremas refiro-me à suspensão vs pneus vs peso do carro.

Se tens mais área de pneu no chão, tens menos peso por cm2, logo a aderência também será menor apesar de ter mais área em contacto.

É assim tão dificil entender isto, basta verificar os tamanhos e larguras que os fabricantes utilizam nas várias gamas de veículos, e podem estar descansados que não sabem mais que eles, afinal eles é que os fizeram. [:)][:)][:)]

Estás a fazer confusão. Mantendo o mesmo peso o atrito estático será maior com o aumentar da superfície, portanto esse argumento não é válido.

Voltar
Superior