Tuning, qual a vossa opinião???

Acho que estamos completamente atrasados em relação a esta questão do tuning mas também não se deve legalizar como esta gente quer.

Para eles tuning é começar por remover as letras do carro (ainda estou para perceber qual a finalidade de remover em todos os carros), panela Remus (para fazer barulho), parachoques e saias em fibra (mais uma vez não sei qual a finalidade de meter aquela fibra toda) e eventualmente um aileron (de preferência enorme e mais alto que o tejadilho do carro).

Querem legalizar esta fantochada? [:vm)]

Sem as letras do carro ainda posso viver. Panela Remus a fazer uma barulheira, principalmente à noite, quando os mânfios saiem do café e têm de arrancar sempre abrir. Parachoques ranhosos, de uma qualidade extremamente duvidosa, não obrigado pois eu ando na estrada e não quero levar com restos. O aileron a mesma coisa.

O engraçado é que estas porcarias só serviram para assassinar completamente a estética do carro e torná-lo aerodinâmicamente instável. Alguém acredita que os parachoques são feitos tendo em conta o fluxo de ar em andamento, derivações do fluxo para arrefecer o intercooler, motor e travões? E o aileron atrás, algum dia é montado com o ângulo certo para produzir a "downforce" ideal?

Acho bem que legalizem a instalação de jantes maiores (desde que obedeçam ao perímetro), instalação de travões melhores, molas, amortecedores, barra AA, etc. mas que tudo tenha sido homologado para o modelo em questão. Ficaríamos todos a ganhar com isso.

Cumprimentos.

Acho que estamos completamente atrasados em relação a esta questão do tuning mas também não se deve legalizar como esta gente quer.

Para eles tuning é começar por remover as letras do carro (ainda estou para perceber qual a finalidade de remover em todos os carros), panela Remus (para fazer barulho), parachoques e saias em fibra (mais uma vez não sei qual a finalidade de meter aquela fibra toda) e eventualmente um aileron (de preferência enorme e mais alto que o tejadilho do carro).

Sem as letras do carro ainda posso viver. Panela Remus a fazer uma barulheira, principalmente à noite, quando os mânfios saiem do café e têm de arrancar sempre abrir. Parachoques ranhosos, de uma qualidade extremamente duvidosa, não obrigado pois eu ando na estrada e não quero levar com restos. O aileron a mesma coisa.

O engraçado é que estas porcarias só serviram para assassinar completamente a estética do carro e torná-lo aerodinâmicamente instável. Alguém acredita que os parachoques são feitos tendo em conta o fluxo de ar em andamento, derivações do fluxo para arrefecer o intercooler, motor e travões? E o aileron atrás, algum dia é montado com o ângulo certo para produzir a "downforce" ideal?

Acho bem que legalizem a instalação de jantes maiores (desde que obedeçam ao perímetro), instalação de travões melhores, molas, amortecedores, barra AA, etc. mas que tudo tenha sido homologado para o modelo em questão. Ficaríamos todos a ganhar com isso.

Cumprimentos.

ora ai está o problema que vai ser criado!

como é que essa homologação vai ser feita? temos carros antigos, carros novos, carros raros, carros clássicos, carros isto e carros aquilo, a homologação vai ser muito dificil, e já estou a ver que com a vontade que por cá se tem em relação a isso, esquece!

a homologação na melhor das hipoteses vai dar ao mesmo que as peliculas........., monopolização de uma marca

Pessoalmente ABOMINO o tuning amador!

Existem fortes razões para que não seja na sua larga maioria legal.

Alterações mecânicas( motor/chassis) e electronicas( chips, baterias) comprometem a integridade,e segurança do carro, dos seus ocupantes e de terceiros

não podem ser realizadas contra a folha de homologação do fabricante/estado, e seguramente não podem ser realizadas por qualquer zé da esquina/xico esperto.

Há uma razão para existirem folhas de homologação! Tudo que passe alem dela sem a devida autorização após estudo por parte de entidades competentes, é alteração criminosa e deve ser punida...

Querem personalizar os carros, que o façam ao abrigo das especificações do fabricante e das definições da lei, e tem muitas hipoteses de escolha.

A maioria dos praticantes dessa "modalidade" não tem o mínimo conhecimento intrínseco, nem habilitação nem competência para realizar essas alterações

São "engenheiros" de bancada, que nada sabem sobre o assunto, e ao levar avante as suas experiências, podem prejudicar gravemente quem circula na via publica.

Se querem brincar aos carrinhos alterados que os alterem para uso privado FORA das vias publicas...

Se querem brincar aos carrinhos na via publica tem que respeitar as leis e regulamentos que tentam assegurar o mínimo de condições de segurança para todos...

Cumprimentos.
Tambem acho apr:) (tunning sim) mas com limites...

Se preferes que os outros decidam por ti, estás à vontade.[:p]

Motronic, ainda não percebi essa de outros decidirem por mim... eu sei que já tentaste explicar, mas acredita que ainda não entendi...

Se quiseres chamar lerdo, ignorante ou coisas que tal, à vontade, mas não vais ler mais nada meu aqui...

Em relação aos assinalados, não há tuning que o justifique. Não se podem alterar as dimensões exteriores, e acabou-se (é assim em todo o lado). Quanto ao resto, para além de não ter nada a ver com tuning, honestamente, acho que não tens nada a ver com isso!:rolleyes:

Se não há tuning qu o justifique, isso não sei, mas sei que vejo disso aos montes...

Não se podem alterar dimensões exteriores, mas não me parece que a maior parte deles saibam disso...

Quanto ao não ter nada a ver com isso, é discutível, porque a única (felizmente) vez que vi essa magnífica obra que é a bola de espelhos na traseira de uma A4 sw, aquilo tinha uns neons que refletiam para todo lado na bola de espelhos... e eu não estou para ser encadeado por essas pane******

Excesso de rigidez estrutural conseguida por meio das barras AA é bom mas para autodromo, para as nossas estradas é um perigo, por isso concordo em parte que o tuning não seja legalizado dada a desinformação sobre muita coisa.

Filtros cónicos como muita gente monta = porcaria

Amortecedores + molas rebaixamento, sem troca de sway bar e casquilhos tambem nao presta.

Eu legalizaria algumas coisas em alguns carros e mediante uma IPO B mas especializada.

Muita gente troca de amortecedores por outros ditos desportivos e julga que fez a compra da vida uma vez que os compara com os originais velhos

Cumprimentos.
Boas, esclarece-me só uma coisa, a quem te estás a referir quando dizes o que eu realcei?
No mundo das alterações automóveis existe um pouco de tudo, o problema é que as pessoas não sabem separar as coisas, mas já agora pergunto uma coisa, porque é que os carros japoneses podem ter kilos de fibra em cima e os nosso não? É por meteres um pára-choques em fibra diferente do de origem que o carro se vai comportar pior?! É que caso estejas a dizer isso, é um disparate total, porque no fundo a única coisa que te pode ter mudanças criticas no comportamento de um carro vulgar,é um aileron, os pára-choques podem dar origem a pequenas alterações mas nunca alterações que tornam a viatura perigosa, a não ser que os pára-choques sejam mal montados, ou em caso de atropelamento.

O tuning deve ser regulamentado, para evitar algumas aberrações que vemos por ai. Só deve ser aprovado para ser utilizado para modificações material devidamente homologado.
Algum tuning é benefico para o aumento da segurança dos veiculos.
A regulamentação deve ser bastante explicita, de modo a não deixar espaço para se poder utilizar lacunas na lei e que garanta o bom funcionamento dos veiculos e a sua segurança, sem alterações ás especificações da marca construtora do veiculo.

Excesso de rigidez estrutural conseguida por meio das barras AA é bom mas para autodromo, para as nossas estradas é um perigo, por isso concordo em parte que o tuning não seja legalizado dada a desinformação sobre muita coisa.

Filtros cónicos como muita gente monta = porcaria

Amortecedores + molas rebaixamento, sem troca de sway bar e casquilhos tambem nao presta.

Eu legalizaria algumas coisas em alguns carros e mediante uma IPO B mas especializada.

Muita gente troca de amortecedores por outros ditos desportivos e julga que fez a compra da vida uma vez que os compara com os originais velhos
Hum....não concordo contigo, umas barras AA nunca são um perigo, uma instalação e afinação deficiente das mesmas, juntamente com uma condução imprudente da parte do condutor isso sim pode ser um perigo.
A troca de amortecedores + molas somente, chega perfeitamente, o problema é que com este novo setup o carro vai precisar mais depressa de novos casquilhos.
A inspecção B é totalmente escusada numa grande parte das alterações,basta seguir o modelo da maioria dos países europeus em que tu só podes instalar peças homolgadas para a viatura em questão, e como é óbvio essas peças são estudadas desde logo para o modelo em questão.
Quanto aos filtros cónicos, de facto muita gente monta os filtros mal(demasiado expostos ao ar quente vindo do motor), no entanto não vejo qual o problema aqui, poluição?!! Se é verdade que existe poluição, muitas coisas que se dizem por ai acerca das mudanças climáticas são autenticas aberrações, e eu sei do que falo pois é a minha área.[;)]

Boas, esclarece-me só uma coisa, a quem te estás a referir quando dizes o que eu realcei?
No mundo das alterações automóveis existe um pouco de tudo, o problema é que as pessoas não sabem separar as coisas, mas já agora pergunto uma coisa, porque é que os carros japoneses podem ter kilos de fibra em cima e os nosso não? É por meteres um pára-choques em fibra diferente do de origem que o carro se vai comportar pior?! É que caso estejas a dizer isso, é um disparate total, porque no fundo a única coisa que te pode ter mudanças criticas no comportamento de um carro vulgar,é um aileron, os pára-choques podem dar origem a pequenas alterações mas nunca alterações que tornam a viatura perigosa, a não ser que os pára-choques sejam mal montados, ou em caso de atropelamento.
Acho que disseste tudo...

O tuning deve ser regulamentado, para evitar algumas aberrações que vemos por ai. Só deve ser aprovado para ser utilizado para modificações material devidamente homologado.
Algum tuning é benefico para o aumento da segurança dos veiculos.
A regulamentação deve ser bastante explicita, de modo a não deixar espaço para se poder utilizar lacunas na lei e que garanta o bom funcionamento dos veiculos e a sua segurança, sem alterações ás especificações da marca construtora do veiculo.
Concordo, mas acrescentaria uma inspecção especial para aqueles que quisessem ir mais longe nas alterações, por forma a averiguar a qualidade e segurança das alterações.[;)]
No fundo o que pedia é que não caissem em estéreotipos, porque muitos dos "tuners" como eu, que nem frequento,nem gosto de show cars(vulgo xuning) apenas querem ou melhorar o comportamento, ou motor, e na maioria dar um ar mais "limpo" ao carro.
Se alguém quiser avaliar o meu projecto não tenho medo de o mostrar, podem ver aqui, assim talvez desmestifique um pouco o conceito de "tuner" existente:http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=47095

Hum....não concordo contigo, umas barras AA nunca são um perigo, uma instalação e afinação deficiente das mesmas, juntamente com uma condução imprudente da parte do condutor isso sim pode ser um perigo.
A troca de amortecedores + molas somente, chega perfeitamente, o problema é que com este novo setup o carro vai precisar mais depressa de novos casquilhos.
A inspecção B é totalmente escusada numa grande parte das alterações,basta seguir o modelo da maioria dos países europeus em que tu só podes instalar peças homolgadas para a viatura em questão, e como é óbvio essas peças são estudadas desde logo para o modelo em questão.
Quanto aos filtros cónicos, de facto muita gente monta os filtros mal(demasiado expostos ao ar quente vindo do motor), no entanto não vejo qual o problema aqui, poluição?!! Se é verdade que existe poluição, muitas coisas que se dizem por ai acerca das mudanças climáticas são autenticas aberrações, e eu sei do que falo pois é a minha área.[;)]

As barras AA dd que me lembre nunca foram ilegais, se forem homolgadas para o veículo, e n sejam das "artesanais".

em relação ás homolgações, nem tudo é homolgado, exemplo de muito material como discos ventilados, pinças de travao melhores e outros.

exemplo tenho um xsara 1.4, e quero meter o sistema de travagem do 2.0, em que é q comprometo a segurança neste aspecto?

Tambem sei dessas teorias malucas do aquecimento [:D] Aldrabices!

Quanto ao filtro não é por poluição, é por ignorância.

Isso das barras AA eu aconselhava te a ires ver, uma coisa é meteres uma única AA entre os topos superiores, outra é começares a colocares AA's atrás, nomeadamente em cima que torna o carro saltitão.

E para rebaixamento é preciso sway bar, uma vez que a original passa a trbalhar com os end links em esforço e fora dos valores normais, valores esses onde embora sendo de metal supostamente não sofre nenhum desgaste. Uma vez rebaixado, a sua posição normal já está perto de um limite, logo perde caracteristicas e estraga-se com o tempo.

As barras AA dd que me lembre nunca foram ilegais, se forem homolgadas para o veículo, e n sejam das "artesanais".

em relação ás homolgações, nem tudo é homolgado, exemplo de muito material como discos ventilados, pinças de travao melhores e outros.

exemplo tenho um xsara 1.4, e quero meter o sistema de travagem do 2.0, em que é q comprometo a segurança neste aspecto?
Se meteres bomba e servo freio assim como um repartidor especifico não tem problema!

Razão suficiente para nunca serem homologados!
Eu compreendo-te, mas nesta matéria permite-me que discorde, é que eu sinceramente acho que os peões é que deveriam ter cuidado e as estradas deviam ser reformuladas, com passagens superiores em locais mais congestionados, etc etc, porque quanto a mim não devia ser o carro a ter o papel de proteger os peões, aliás eu acho que com algum cuidado por parte dos peões o número de acidentes descia bastante, mas pronto.
Dou-te um exemplo, os meus pais costumam ir andar à noite, no entanto foi preciso eu chatear-lhes a cabeça para levarem os coletes reflectores com eles, há imenso pessoal que não respeita isto, há imenso pessoal que anda de bicicleta sem qualquer tipo de luz, há imenso pessoal que nem sequer sabe andar na estrada pelo lado correcto, depois são os automóveis e os condutores que têm a culpa pela elevada sinistralidade a este nivél.:sh)

Já agora 92 é TMN, 922 é que é Phone-Ix. Não sei pq é que a anacom fez assim, mas eles lá devem ter as suas razões.
92 não é de nenhuma rede, 922 é phone-ix

quanto ao tuning, quem não vê a necessidade de ser bem regulamentado (o que é difícil de se fazer) não compreende bem as consequencias de uma liberalização.
se eu quiser montar umas motosserras na frente do meu carro, ninguém pode resmungar porque o carro está a meu gosto, é tuning [:D] ou então umas lâminas altamente afiadas... não fazem mal a ninguém :P "ah, mas isso já não pode ser, não se pode permitir isso!" então tem de se regulamentar o que se pode e o que não se pode fazer. e cada alteração tem de ser bem documentada e aprovada em homologação.

Última edição:
Eu compreendo-te, mas nesta matéria permite-me que discorde, é que eu sinceramente acho que os peões é que deveriam ter cuidado e as estradas deviam ser reformuladas, com passagens superiores em locais mais congestionados, etc etc, porque quanto a mim não devia ser o carro a ter o papel de proteger os peões, aliás eu acho que com algum cuidado por parte dos peões o número de acidentes descia bastante, mas pronto.
Dou-te um exemplo, os meus pais costumam ir andar à noite, no entanto foi preciso eu chatear-lhes a cabeça para levarem os coletes reflectores com eles, há imenso pessoal que não respeita isto, há imenso pessoal que anda de bicicleta sem qualquer tipo de luz, há imenso pessoal que nem sequer sabe andar na estrada pelo lado correcto, depois são os automóveis e os condutores que têm a culpa pela elevada sinistralidade a este nivél.:sh)

Concordo em parte:

SE o para choques original do veiculo, continha no seu desenho e aplicação especificações com vista a melhorar os índices de protecção a peões como cada vez existem mais, o para choques que o for substituir deveria ter que OBRIGATORIAMENTE obedecer a esse índice de protecção.

Não se deveria de modo algum, preterir mecanismos de segurança em relação a opções puramente estéticas.

Concordo, mas acrescentaria uma inspecção especial para aqueles que quisessem ir mais longe nas alterações, por forma a averiguar a qualidade e segurança das alterações.[;)]
No fundo o que pedia é que não caissem em estéreotipos, porque muitos dos "tuners" como eu, que nem frequento,nem gosto de show cars(vulgo xuning) apenas querem ou melhorar o comportamento, ou motor, e na maioria dar um ar mais "limpo" ao carro.
Se alguém quiser avaliar o meu projecto não tenho medo de o mostrar, podem ver aqui, assim talvez desmestifique um pouco o conceito de "tuner" existente:http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=47095
Não vi o teu DB todo, vi só 1 ou 2 alterações.

Quando metes equipamento do Clio Rs2000 estás a meter equipamento feito pela marca e feito para este carro (modelo/chassi etc etc). Neste caso penso que não há qq problema.

As jantes por exemplo, nem sempre um maior tamanho é mais benéfico para o carro. E se a marca legaliza X medidas, esses têm de ser mantidas.
Em relação às marcas das jantes, devem ser homologadas pela CE ou assim qq coisa, que respeitem qualidade de construção e materiais.

Pq o que não faltam por ai são jantes de 18 19 20'' todas XPTO mas como são caras o pessoal compra réplicas de baixa qualidade que não têm qq homologação nem padrões de qualidade de material. E que podem partir e causar algum acidente.

Relembro um caso que andou por ai de um dono de um Lambo em Itália (se não estou em erro). Que se despistou em AE e partiu o carro todo. Uma das jantes estava partida a meio. Jantes que eram after-market que ele tinha colocado uns tempos antes. O dono do carro culpava a marca e um travão de disco de se ter partido e partido a jante e causado o despiste.

A marca fez testes e não homologou as jantes que indicou como não serem compatíveis para o modelo. E retirou as culpas do acidente.

Foi a jante? Foi op travão de disco? Nunca saberemos. Mas o que se sabia é que as jantes não estavam homologadas pela marca e não eram de nenhuma marca de renome!

Voltar
Superior