Tuning, qual a vossa opinião???

Determinadas alterações estruturais dos carros podem comprometer a integridade tanto dos utilizadores dos carros como das outras pessoas que circulam nas estradas.

Acho q estás a fazer confusao.. pq o carro em si n faz mal a ninguem.. agr kem o conduz.. isso é diferente.. Porque ha mt pessoal do tuning que n anda a criar situaçoes perigosas nas estradas.

Como em muitas outras coisas, no meio, é q está o equilibrio.
Há ainda algumas coisas q podem perfeitamente ser legalizadas, e outras q devem ser irradiadas.

Quanto À imagem de street-racers, eu sempre ouvi uma frase de um amigo, q se aplica aqui:
- Eu só ponho um preservativo se for *****.
N quer dizer q seja street-racer, mas é para experimentar o q se fez.

Eu penso que cada um podia fazer aquilo que quizesse do carro, desde que n ultrapassase certos limites. Limites esses que n deve ser tão duros!! Se um carro é rebaixado, tem uma jante maior ou pneu mais largo, vidros escuros ou uns kits esteticos todos pirosos, isso fica ao gosto das pessoas. Porque a mim não vai mudar em nada a minha vida nem se isso for legalizado!!

Quanto ao tuning estár ligado ao azeite galo, pá... os carros vem de fabrica com certas formas que foram estudadas por engenheiros de desing, com um proposito de assim o ser. Tudo bem que por vezes pequenos toques são uma mais valia para a imagem do carro. O problema é que a grande maioria das pessoas que alteram os carros (na estetica) não são engenheiros de design nem fazem a minima ideia do que é uma imagem de marca, bonita e harmoniosa. E fazem aquelas obras estranhas que costumamos ver prai.. mas isso já é problema de quem o faz!!! Se querem andar na rua com um ''carimbo'' de parolos e pobres (de educação) isso é com eles.

Talvez por isso respeite mais o street race já que a grande maioria das modificações destinam-se a melhorar as caracteristicas do carro! Quem tem um bom carro quer testa-lo!! Ngm compra um carro veloz pra passear o cão... gosta de ter uns certos momentos de adrenalina ao volante do seu carro. E esses pequenos picas de rua sempre vão existir. O que não posso concordar é gente que corre nas ruas sem nenhuma consciencia ou respeito pelos outros. Ha que tentar fazer o mais seguro possivel, pelo menos prós outros!! Criar espaços pra isso acredito que ajudasse (mas resolver o problema isso n resolve)

Mas pro bem ou para o mal, as pessoas devem ser livres pra fazer o que querem!! Se exagerarem (no tuning ou no street race) sejam homens e mulheres pra aguentar a consequencia.

Acho q estás a fazer confusao.. pq o carro em si n faz mal a ninguem.. agr kem o conduz.. isso é diferente.. Porque ha mt pessoal do tuning que n anda a criar situaçoes perigosas nas estradas.

Se o carro atropelar alguém e a altura ao solo, pára-choques, capot, etc. estiverem alterados pode haver ainda mais problemas para o peão. Depois temos também as normas ambientais por causa das alterações ao motor.

Eu sei que o pessoal do tuning não cria situações perigosas, eu até acho que aquela malta que tem os carros todos engalanados são uns mariquinhas na estrada, é o preço a pagar por terem peças de substituição mais caras (acho eu). [:D]

Como em muitas outras coisas, no meio, é q está o equilibrio.
Há ainda algumas coisas q podem perfeitamente ser legalizadas, e outras q devem ser irradiadas.

Quanto À imagem de street-racers, eu sempre ouvi uma frase de um amigo, q se aplica aqui:
- Eu só ponho um preservativo se for *****.
N quer dizer q seja street-racer, mas é para experimentar o q se fez.

a ideia é mesmo essa.. ser ponderado nas coisas!! no caso do tuning não tem porque proibir umas sais pro carro, ou uns farois diferentes, mas tb n se deve permitir que uma pessoa desenhe a pamela anderson nua no carro (n que me importasse mas...) no caso do street race é bem mais complicado! e quem anda a fazer corrigas ilegais pondo em risco a vida de 3º's deve ser julgado, e bem julgado.

Determinadas alterações estruturais dos carros podem comprometer a integridade tanto dos utilizadores dos carros como das outras pessoas que circulam nas estradas.

Há alterações piores e até passam nas inspecções: ainda há 2 semanas atrás ouvi uma conversa (numa esplanada) entre dois "chapeiros" que discutiam como se cortava um carro a meio para soldar a frente (ou traseira) de outro carro e as experiências que cada um tinha nessa área. Numa só palavra: arrepiante ...

O problema é que há alterações que podem alterar de tal forma o comportamento dinâmico de um automóvel que o podem tornar perigoso, mesmo em mãos experientes ...

Sobre a "legalização" ... não entendo: é SEMPRE possível pedir uma homologação às alterações efectuadas numa viatura, seja ela qual for ... Ergo, o "tunning" já é legal.

O que me parece é que a ideia dos tunners/xunners de "legalização" será algo do estilo: "Se eu meter peças homologadas, o carro está legal".
Ora isto é um perfeito absurdo e, honestamente, espero que nunca assim seja.

"V"

O governo n pode criar espaços para todos os vicios e generos de pessoas. Tds nos temos conhecimentos das quantias avultadas que rodam nessas corridas ilegais, muitas vezes apostam-se os proprios livretes. Se ha assim tanto dinheiro, então essas mesmas pessoas deveriam organizar-se para alugar um espaço desses, com abulancia, bombeiros, etc..

Acho que 1º, o tuning e o streetracing nada têm a ver um com o outro, apesar de podermos ver espécimes em ambos os "ambientes".

Em Portugal, e não só, o tuning propriamente dito é praticado por meia dúzia de pessoas seriamente...depois há muitos que até podem fazer/ter algo tuning mas o que têm mais é personalização/estética/ICE

Devido a isso, e a certas aberrações e exageros que se encontram, começou-se a conotar tuning mais a azeite e xunaites [:)] Mas tuning normalmente nem se vê [;)]

Quanto à sua legalização, seja tuning mecânico ou estético...acho que devia ser possível aos proprietários fazerem alterações aos seus carros, mas obrigatoriamente deveriam vir descriminadas no livrete do carro -> após inspecção obrigatória a essas mesmas alterações!

Muito ao estilo que se passa na Alemanha

É razoável a lei que temos? Há demasiadas restrições sobre as eventuais modificações nos carros? Deveriam ser toleradas certo tipo de modificações, mesmo qur não homologadas pelas marcas? deveria haver uma liberalização total? E já agora, acham que o tuning tem a imagem colada aos street racers e ao azeite galo?

de forma bruta a minha resposta é:
sim
nao
bom ai ja a resposta ja nao é tao simples, mas talvez, com bastantes restriçoes.
socorro, era a desgraça[:D]
99% to tunnig que se ve nao tem a imagem ligada ao azeite galo, é puro azeite galo do mais virgem.
Acho inevitavel a ligaçao ao street racer, porque mt´s dos participantes são tb afincados consumidores de azeite

Última edição:
Acho que 1º, o tuning e o streetracing nada têm a ver um com o outro, apesar de podermos ver espécimes em ambos os "ambientes".

Em Portugal, e não só, o tuning propriamente dito é praticado por meia dúzia de pessoas seriamente...depois há muitos que até podem fazer/ter algo tuning mas o que têm mais é personalização/estética/ICE

Devido a isso, e a certas aberrações e exageros que se encontram, começou-se a conotar tuning mais a azeite e xunaites [:)] Mas tuning normalmente nem se vê [;)]

Quanto à sua legalização, seja tuning mecânico ou estético...acho que devia ser possível aos proprietários fazerem alterações aos seus carros, mas obrigatoriamente deveriam vir descriminadas no livrete do carro -> após inspecção obrigatória a essas mesmas alterações!

Muito ao estilo que se passa na Alemanha

Concordo perfeitamente ctg, mas cm ja foi dito aki... e se houver um acidente?? Não houve engenheiros com formações para a segurança e mais num sei o ke... k estudaram horas e horas para desenvolver um carro seguro para o condutor e para os que circulam nas estradas??

É complicado isto.

Mas por outro lado... existem carros antigos nas garagens guardados, com para choques que arrebentam com qualquer um, n é? [:D]

Estava eu refastelado no sofa a ver tv qdo aparece uma reportagem sobre o BRAGA TUNING SHOW com agumas entrevistas.
Entre muitas das coisas que foram ditas (uns tratando melhor a língua de Camões do que outros) houve duas que me captaram a atenção: 1ª o apelo constante à legalização e o queixume generalizado de não poderem andar nas estradas lusas com os carros modificados (ao contrário da vizinha Espanha) e a 2ª o querem distanciar-se da imagem dos street-racers.
O que é que acham sobre isto? É razoável a lei que temos? Há demasiadas restrições sobre as eventuais modificações nos carros? Deveriam ser toleradas certo tipo de modificações, mesmo qur não homologadas pelas marcas? quais? ou deveria haver uma liberalização total? E já agora, acham que o tuning tem a imagem colada aos street racers e ao azeite galo?Há uma caça ao tuning?concordam?

Acho e, de certa forma, concordo que a maioria dos tuners praticam uma condução bastante agressiva.
Tenho uma garagem de tuning praticamente do outro lado da rua, e 90% dos carros que saem de lá, arrancam a queimar pneu e andam às voltas ao quarteirão a velocidades loucas, já para não falar que deixam o carro parado no meio da rua, ou em cima do passeio, e o resto das pessoas que dê a volta ou que passe por cima.

Eu acho que a lei que devia continuar assim, 99% do que aqui vejo é só azeite e poluição sonora [:vm)]

Se fosse da BT arranjava uma cadeirinha e entretinha-me a mandar parar o pessoal que de lá sai... ao fim do mês estava bem na vida.

Nesta historia do tuning o que me faz confusão é a malta que gasta dinheiro em peças das quais participa com 20% para o estado e na maioria n pode ser montada legalmente nos carros. É que nem se ve pelo menos nos media as casas que vendem esses produtos a manifestarem se para a legalização.

É como tudo uma matéria de difícil enquadramento.

Será que rebaixar o carro e meter umas jantes XXL não torna um carro mais perigoso? Se se houver um atropelamento, será que pelo facto de estar rebaixado esse mesmo carro não respeite algumas das diversas normas de segurança rodoviária?

Outra grande questão é a de fazer alterações aos motores. Um carro X tem um motor 2L. Depois vem faz-se um tuning e mete-se um turbo e mais umas tretas e mudam-se os filtros de ar e os escapes e pumba, tem-se logo mais não sei qtos cavalos. E as emissões de carro? Será que são maiores, menores? Porque todo o sistema tributário muda se se alterar as premissas que são os consumos e emissões de CO2.

Eu acho que nao deviam ser permitidas alteraçoes de mau gosto, ve se cada um por ai que meu deus...era pegar lhes fogo ou manda los de uma ribanceira abaixo!
Agora mais a serio acho que sim devia ser mais facil legalizar certas coisas, se o carro é nosso porque nao? tendo sempre em conta que o nivel de segurança para os ocupantes do carro e para o resto se mantenha pelo menos
Acho ridiculo por exemplo um gajo trocar os travoes do carro para travar mais e melhor e na inspecção ja ficam a olhar...
Ja la fui ao braga tuningshow 2x mas este ano pensei para mim"sera que quero ir ver mais azeite?" e a resposta foi NAO! ja se ve o suficiente na estrada, no inicio penseva que nestas concentrações havia mais bom gosto e bom senso mas ja aprendi que nao, sao so os meus carros que se costuma ver na estrada

Sendo ou não de mau gosto, toda e qualquer alteração deveria cumprir requisitos legais bastante apertados. Alterações permitidas sim, mas garantindo que são feitas respeitando toda a legislação em vigor (nacional e europeia aplicável).

A questão da segurança é um item mto importante mas tb se aplica a carros sem ser modificados: ou seja, se eu tiver um carro com os pneus quase carecas, ou com as pastilhas quase a travar no ferro, ou negligenciar a iluminação, etc toda uma panoplia de factores tb n me torno um factor de risco acrescido para os outros condutores! n quero com isto defender o tuning, apesar de achar que neste campo há várias divisões: na 1ª divisão militam as bombas, ou seja, a viatura desportiva xpto do futebilista ou empresario bem sucedido que efectua alterações pouco visiveis exteriormente mas bastante caras noutros componentes internos. normalmente toda a gente desculpa a malta da 1ª e ate acha bem artilhar mais as bombas... depois temos várias divisões inferiores ate acabarmos no fundo, as regionais, onde pululam os exemplares com varios anos de vida,tipo unos e ax (sem desprimor para estes modelos) com alterações esteticas exteriores mais espalhafatosas e internas de cariz /eficacia mais duvidosa. é como tudo na vida: ou há guito ou não há. mas tb pode haver guito e mau gosto. contudo, o mau gosto esta mais conotado com as regionais :)

Nesta historia do tuning o que me faz confusão é a malta que gasta dinheiro em peças das quais participa com 20% para o estado e na maioria n pode ser montada legalmente nos carros. É que nem se ve pelo menos nos media as casas que vendem esses produtos a manifestarem se para a legalização.

Podes usar essas peças e serviços apenas fora das vias publicas.[;)]

Voltar
Superior