Tuning, qual a vossa opinião???

Atenção: para mim segurança não é apenas curvar como é para o "normal tuga", para mim segurança é todo o comportamento do carro seja em qualquer piso e o mais importante é mesmo a imobilização do veiculo, disse "normal tuga" porque para muitos a segurança é o curvar melhor, no entanto não quer dizer que o carro seja mais rápido a imobilizar.

Tens carta há quantos anos mesmo?

Os carros podem ser legalizados. É só tratar disso.

Claro que ninguém quer porque os carros estão ilegais.

As pessoas é que não sabem ou fazem que não sabem, mas as peças legais e o design dos carros cumpre normas muitos apertadas em caso de acidente e atropelamentos. A maioria dos carros alterados altera estes pontos que podem causar graves problemas num acidente! :sh)

Exacto.

Gosto dos carros a 100% como vêm de origem e mesmo assim já vêm com problemas de sobra. Por causa desta onda do xuning fico estupefacto como até a opel já mandou cá pra fora o corsa opc que mais parece um carro xunado, cada vez é mais dificil distinguir-se o tuning do xuning...

queres que te escreva aqui a diferença entre xuning e gosto pessoal? o Corsa OPC é xuning? abre a pestana "Dr.", porque acho que andas de olhos fechados... eu tambem nao gosto de outros carros e nao digo que sao xuning... [8b]

queres que te escreva aqui a diferença entre xuning e gosto pessoal? o Corsa OPC é xuning? abre a pestana "Dr.", porque acho que andas de olhos fechados... eu tambem nao gosto de outros carros e nao digo que sao xuning... [8b]

É tudo muito relativo, em Portugal quase tudo é xuning, se formos para inglaterra ou frança a ideia é bastante diferente.
Em Portugal estamos algo atrasado e tendemos a exagerar nas coisas.
Exemplo: um carro de origem vem com pneu 165/65r13;
-se alguém meter um pneu 195/50 r15 dizem que fica inseguro;
-mas se alguém meter um pneu 145/70r13 também fica inseguro;
O problema é que não existe meio termo, arranjam-se coisas parvas que nem lembram aos bons engenheiros, no caso acima descrito provavelmente alguém iria dizer que o desgaste com pneu 195 iria ser superior, que o handling do carro ficaria profundamente abalado, que em piso molhado o carro ficaria muito mais perigoso, tudo isto são exageros da realidade, tanto para um lado como para o outro, mas como tudo acho que explicar isto ou não explicar vai dar ao mesmo porque os fanáticos que nunca conduziram um carro alterado, que nunca foram a um trackday, que nunca testaram diferentes setups, irão sempre adoptar o mesmo discurso. cumprs

mas como tudo acho que explicar isto ou não explicar vai dar ao mesmo porque os fanáticos que nunca conduziram um carro alterado, que nunca foram a um trackday, que nunca testaram diferentes setups, irão sempre adoptar o mesmo discurso. cumprs

Mas qual é a parte que voces não entendem que os carros matriculados são feitos para andar ma estrada!... Com chuva, com buracos, lombas acidentes e atropelamentos... Com a alteração x o carro até curva melhor, mas PODE ficar a travar pior, PODE aumentar a propensão a aqua planning, não acham que isso deve ser verificado de forma técnica e com base em critérios cientificos.

Que eu saiba ninguém é incomodado por alterar um carro de pista. Compram um atrelado e andam com ele para a pista que quiserem. Fazem uma no quintal, mas para andar com ele na estrada a segurança do carro é o somatório da segurança para o condutor + a segurança para os restantes transeuntes, se curva melhor mas tem uma barra AA que faz com que o capon não absorva da forma mais eficiente a energia de um atropelamento; NÃO OBRIGADO!...

Mas qual é a parte que voces não entendem que os carros matriculados são feitos para andar ma estrada!... Com chuva, com buracos, lombas acidentes e atropelamentos... Com a alteração x o carro até curva melhor, mas PODE ficar a travar pior, PODE aumentar a propensão a aqua planning, não acham que isso deve ser verificado de forma técnica e com base em critérios cientificos.
.

Alguem disse que não? Agora qual é o sentido só as peças da marca é que serem homologadas e todas as outras serem um caso especial? O que é que isso faz à concorrência? O que é que a falta de concorrência faz ao mercado? Andam a UE a passar multas à Microsoft por limitar a concorrência, e andamos nós a passar legislação altamente castradora da concorrência. Não faz sentido nem tecnicamente nem economicamente, e só esse o meu argumento.

PS: Essa questão do PODE também tem muito que se lhe diga.. andar com o carro também PODE diminuir a sua segurança, e não é por causa disso que é proibido andar de carro ou que as pessoas andam mais a pé. Se a segurança fosse assim tão importante que não pudesse ser minimamente prejudicada pela alteração/funcionamento os carros eram feitos duma maneira totalmente diferente, por exemplo como os aviões. Afinal de contas um carro com homologação de 175/50/13 com pneus 215/30/18 não tem a mesma pontuação no euroncap?

Que eu saiba ninguém é incomodado por alterar um carro de pista. Compram um atrelado e andam com ele para a pista que quiserem. Fazem uma no quintal, mas para andar com ele na estrada a segurança do carro é o somatório da segurança para o condutor + a segurança para os restantes transeuntes, se curva melhor mas tem uma barra AA que faz com que o capon não absorva da forma mais eficiente a energia de um atropelamento; NÃO OBRIGADO!...

Em relação ao primeiro ponto, acho sim. Por isso é que deveria ser possível fazer essas verificações técnicas. Neste momento, na prática, não podes.

Em relação ao segundo, a barra AA nada tem a ver com a energia dissipada num atropelamento. A não ser que atropeles um poste da edp.

Tão pouco influencia a capacidade de absorção de energia do capot.[;)]

Não disse o contrário, apenas acho que a lei está correcta porque defende que são os fabricantes que devem fazer as alterações em segurança, se repararem até têm o cuidado em aumentar o peso do carro para se tornar seguro, que por outras mãos não era tido em conta, além de todo o equipamento que tem para testes de todas as alterações, esta é a parte que vocês não estão a entender.

Desculpa que te diga, mas não percebes nada disto. O pessoal já desfez todos os teus argumentos e explicou o porquê de não estarem certos ao longo de várias páginas, mas se não queres compreender vale mais dizeres.

Mas podes sempre fazer um teste: Põe-te num carro a 100Km/h e trava a fundo. E depois põe 5 pessoas nesse carro e volta a travar a fundo, e vê qual travou no menor espaço!

Podes fazer o mesmo numa curva, e vê em que situação é que consegues dar a curva mais depressa.

Não sou adepto de tuning, seja qual for o tipo de modificação que se faça. E não sou contra quem o faça, desde que saibam o que estão a fazer.

Como eu não tenho conhecimentos nessa área, não mexo no meu carro. Se quisesse mais potente, pagaria mais para isso (na marca). Se quisesse mais afinado para uma condução desportiva, pagaria mais por opções (na marca) que me proporcionassem isso. De outra forma, isto é, a fazer por fora, teria que me inteirar muito bem das coisas. Mas como, genericamente, não é uma coisa que me interesse muito, abstenho-me de modificar o carro.

Mas podes sempre fazer um teste: Põe-te num carro a 100Km/h e trava a fundo. E depois põe 5 pessoas nesse carro e volta a travar a fundo, e vê qual travou no menor espaço!
a resposta talvez seja surpreendente

Distâncias de travagem (teste l'automobile)

Peugeot 107
Condutor/Com 260 kg adicionais
50 km/h 11m 11
100: 44 42
130: 75 72

Passat 2.0 Tdi:
Condutor/Com 370 kg adicionais
50 km/h 10m 11
100: 41 41
130: 67 70

Bmw 320 d (Abril 2005)
Condutor/Com 370 kg adicionais
50 km/h 10m 10
100: 39 40
130: 64 64

dependendo do carro e da sua distribuição de pesos, acrescentar peso até pode encurtar a distância de travagem.

Luis... essas comparações não fazem muito sentido... Compara a distância de travagem no mesmo carro, não em carros diferentes.

Por exemplo:
Peugeot 107
Condutor/Com 260 kg adicionais
50 km/h 11m 11
100: 44 42
130: 75 72

Peugeot 107
Condutor/Com 450 kg adicionais (+3 pessoas)
50 km/h ???
100: ???
130: ???

Os resultados, sem mexer no sistema de travagem, deverão ser favoráveis ao mais leve, não?

não leste bem os valores...
o primeiro número é só com o condutor, o segundo é com o condutor e mais peso (peso é peso, não interesse se são pessoas ou batatas).
o 107 travou melhor com o carro mais pesado.

jcpr, tens ai os valores da travagem só com o condutor e com o condutor + 260 kgs no mesmo carro. A conclusão que eu tiro é que levar pessoas em certos carros prejudica marginalmente a segurança, portanto na perspectiva de muitos devia ser ilegal e só deviam estar homologados para 1 pessoa.

não leste bem os valores...
o primeiro número é só com o condutor, o segundo é com o condutor e mais peso (peso é peso, não interesse se são pessoas ou batatas).
o 107 travou melhor com o carro mais pesado.

Não querendo pôr em causa a qualidade do teste, mas não estou a ver nenhuma explicação física para tal acontecer.

Mais peso => Mais energia a dissipar. Como é que pode travar em menos espaço?

Alguém me pode elucidar?

Não querendo pôr em causa a qualidade do teste, mas não estou a ver nenhuma explicação física para tal acontecer.

Mais peso => Mais energia a dissipar. Como é que pode travar em menos espaço?

Alguém me pode elucidar?

Isto também está dependente do sistema de travagem e do eixo traseiro, em certos carros com sistemas de travagem fortes há uma benéce em ter mais peso uma vez que a traseira fica mais pesada o carro tem mais aderência e logo ele trava marginalmente melhor.[;)]
Vou ainda relatar aqui uma curiosidade tuning, o meu 106 1.5d conta de origem com pneus 165/65 r13, há alguns anos atrás eu tinha-lhe metido jante de ferro 15 com pneus 195/50, o resultado era fantástico. O carro como não tinha abs e tinha uma travagem muito potente, com o peso e aderência acrescidas pelas jantes 15 ele ficava com uma travagem excelente ao ponto de uma vez, numa das minhas histórias mais bizarras, eu ter tido que fugir a um maluco na AE e o que me safou (a par de alguma sorte) foram travagens a fundo a 160km/h rápidas e seguras, coisa que com o setup de origem nem sonhem em tentar. A nivél de segurança activa, o carro curvava muito muito bem, mas perdia a diversão de ter a traseira a serpentear.cumprs

Última edição:
Voltar
Superior