citação:Originalmente colocada por jcpr
Acho que há por aí muitos mitos urbanos.
Primeiro, devo desde já dizer que sou o feliz proprietário de um bom plasma (considerado por muitos como um dos melhores), o Pioneer 436-XDE. Logo a minha opinião pode ser ligeiramente influenciada.
Ponto nº1
Mito
Os plasmas não precisam, nem podem, ser carregados. Isso é completamente falso!
Ponto nº2
As comparações.
Durante a minha missão de comprar um TV fino, vi muita coisa, experimentei muita coisa (LCD's, Plasmas, com fonte de antena partilhada ou unica, com DVD interlaçado, progressivo e escalado). Mas aprendi que é extremamente injusto comparar um LCD de 1500€ com um Plasma de 5.000€, e vice-versa. Alguns de vós apontam os LCD da Bravia como a 5ª maravilha e que os plasma não valem nada, o mesmo se passando com Plasmas da Pioneer e lcds. Se têm que comparar, e devem fazê-lo, comparem coisas com as mesmas caracteristicas.
Quando estiverem a ver os tvs, peçam para ver também imagens de DVD, mas peçam para utilizarem sempre o mesmo leitor de DVD's (marca/modelo). O próprio leitor DVD é um dos elementos que mais influencia a qualidade de imagem. O que vocês pensam ser a qualidade do ecran pode simplesmente ser a qualidade do leitor. Existem leitores de 30€ e de mais de 5.000€. Não acreditam que a qualidade é a mesma, pois não?
Ponto nº3
Qualidade
A qualidade do CRT é, para já, intocavel. Nenhuma das alternativas se compara com eles. Mas algumas das coisas que por aí foram ditas não correspondem à realidade que testemunhei. Dentro da mesma gama, os plasmas tinham uma qualidade superior aos LCD. Se alguém tiver um LCD Bravia 40" e o quiser comparar com a minha Pioneer, é muito bem vindo. Eu fiz essa comparação, e na minha opinião, a qualidade do Pioneer é substancialmente superior.
Ponto nº4
HDTV
Alguns se perguntam sobre a necessidade ou não de ter uma TV HD-Ready. A questão não é se vai ou não haver TV de alta-resolução. A questão é quando. Se vocês gostam de trocar de TV como trocam de carro (de 4 em 4 anos), esse assunto pode não ser tão importante quanto isso. Para mim, que espero trocar de TV daqui a uns 10-15 anos, esse assunto é importante. A HDTV está a aparecer em força nos States e já há umas coisas a serem feitas também na Europa.
Existe maior benificio para quem tem recepção por satélite, porque actualmente, apenas este meio disponibiliza canais em HD.
Se acham que a HD ainda vem longe, deixem-me dar-lhes os calendários de alguns aspectos/eventos importantes:
- A TPS vai disponibilizar um pacote de canais em HD a partir de Abril/Maio. Outros se seguirão.
- Os jogos olimpicos de inverno, em Turim, estão a ser transmitidos em HD.
- A final da liga dos campeões vai ser transmitida em HD.
- Todo o campeonato do mundo vai ser transmitido em HD.
Se nunca viram uma transmissão em HD não sabem o que estão a perder! A qualidade de imagem é simplesmente fenomenal. A diferença é semelhante À diferença de uma imagem de 1 mega-pixel para uma de 5 mega-pixeis. Os detalhes, a imagem, tudo... é de ficar de boca aberta.
Já agora, não é preciso que a saida do receptor seja digital (HDMI ou DVI) para tirar partido da HDTV. É preciso sim que o receptor consiga lidar com o sinal de HDTV e que tenha, pelo menos, uma saída por componentes (YPbRb/RGB). Aliás, desafio qualquer pessoa a identificar, entre dois TVs identicos e dois leitores de DVD identicos, qual o que está a mostrar o DVD por via digital, e qual o está a passar por via dos componentes.
Existem já alguns receptores de satélite que permitem utilizar HDTV. Infelizmente (e ao contrário do que aqui foi dito) a Dreambox não é um desses. Existe o QualiTV e o Inverto, que são mais conhecidos, mas outras propostas surgem todos os meses.
A Dreambox vai lançar o seu em Abril/Maio (DM8000).
Ponto nº5
Sony deixa Plasmas
A verdadeira razão pela qual a Sony deixou o mercado dos plasmas foi porque nunca conseguiu fazer um único plasma de qualidade aceitavel (já nem digo boa). Foi massacrada pela critica especializada, porque embora em termos de design fosse muito interessante, em termos de qualidade de imagem, todos os modelos da Sony apresentavam deficiencias importantes.
Não tem nada a ver com o facto do LCD ser ou deixar de ser melhor ou pior, ser o futuro ou não.
Ponto nº6
Vida de um Plasma.
Não podemos viver fixados no ano 2002. Nessa altura, os plasmas tinham tempos médios de vida de cerca de 10.000 horas (1 ano e meio se vissem TV 24h/24h, 4 anos e meio se vissem TV a uma média de 6 horas por dia). Actualmente, praticamente todos têm tempos de vida esperados de mais de 60.000 horas (7 anos a 24/24h, 27 anos a uma média de 6 horas por dia).
Quanto ao queimar certas zonas do ecran é verdade, SE ficarem muuuitas horas seguidas com uma imagem estática no ecran. Aliás, o mesmo problema acontece nos CRTs.
Espero ter ajudado à discussão, sobretudo eliminando mitos.
Um abraço.
Zé