TV Plasma - O tópico

E mais: aquela treta do "inserir frames entre cada frame" só faz os filmes parecerem vídeos caseiros!

Os filmes devem ter os "24 frames por segundo" de sempre (tal como no cinema de película). Mais que isso faz suavizar DEMASIADO as imagens, fazendo os filmes parecerem televisão em directo (30 frames por segundo).

Não sei explicar isto muito bem... alguém percebeu o que eu quero dizer? :confused:

nota: felizmente o meu plasma Panasonic 42" não sofre desta "suavização exagerada" presente em muitos televisores (LCD ou plasma... penso que depende do processador de imagem de cada marca de TV)

O Plasma tem melhores cores, contraste real e ângulos de visibilidade do que qualquer LCD com o mesmo preço e tamanho.

O LCD advém dos monitores de computador, que foram feitos sobretudo para apresentar imagens paradas, e serem vistas de frente.

Em cenas maioritariamente escuras, (a grande maioria de cenas em filmes são assim), os Plasmas gastam menos energia do que os LCD.

Estou muito contente com o meu Panasonic 42".

Não recomendo Plasmas full HD porque o gasto de energia é muito maior em relação ao (discutível) benefício dos píxeis extra. Resultados atingidos por testes da DECO-Pro Teste.

Mas não é isso que vejo nos consumos, ainda não vi um Plasma que gaste menos que um LCD de dimensões idênticas.

Onde te baseias para diseres isso?

Mas não é isso que vejo nos consumos, ainda não vi um Plasma que gaste menos que um LCD de dimensões idênticas.

Onde te baseias para diseres isso?

Não tires as coisas do contexto...!

Eu disse: para cenas escuras, o plasma gasta menos, logo se vires muitos filmes em que as cenas são escuras (a grande maioria dos filmes são assim), então o Plasma gasta menos.

Se um plasma e um LCD do mesmo tamanho emitirem constantemente um ecrã em branco, o Plasma gasta mais do que o LCD.

Se for um ecrã preto, o Plasma gastará muito menos que o LCD.

Nota: em ambos os casos, o LCD gastará a mesma energia.

Bem, já está na sala ! [:cool:]

Afinal não fui para o Panasonic TX-P42U10E mas sim para o TX-P42G10.

Os meus contactos aconselharam-me este, visto ser um equipamento que apesar de ser pouco mais caro, é substancialmente melhor.

Atendendo a que tenho TV cabo apenas analógica, fiquei espantado com a recepção do sinal. Muito bom para analógico, provando que o sintonizador é bom, ao contrário do que vejo com muita frequência.

Em DVD, e como o meu não faz upscalling nem tem saída HDMI, liguei por video componente, dado que o DVD faz saída de sinal em video progressivo.
Acho que a qualidade é bastante boa e ainda não é agora que o Blu-Ray se vai tornar imperativo.

Fiquei bastante espantado com a qualidade ligado ao WDTV. Sempre pensei que um filme em XVID reproduzido num ecrã deste tamanho (atenção que estou a 2 metros) fosse uma porcaria, já que no monitor (LCD) do PC noto bastante a compressão.
Fiquei agradavelmente surpreendido pela qualidade que se consegue atingir com tanta compressão.
O WDTV a reproduzir filmes em 720p naturalmente faz o plasma "brilhar" muito mais, mas devo ter um problema de firmware no meu WDTV que causa problemas em streams HD.

Resumindo, para um Plasma de venda a público um pouco acima dos 1000 euros (1.100 - 1500), recomendo-o sem reservas, pelo menos por enquanto.

Agora vou ver um filme. [:cool:]

Não tires as coisas do contexto...!

Eu disse: para cenas escuras, o plasma gasta menos, logo se vires muitos filmes em que as cenas são escuras (a grande maioria dos filmes são assim), então o Plasma gasta menos.

Se um plasma e um LCD do mesmo tamanho emitirem constantemente um ecrã em branco, o Plasma gasta mais do que o LCD.

Se for um ecrã preto, o Plasma gastará muito menos que o LCD.

Nota: em ambos os casos, o LCD gastará a mesma energia.

[:D] Epá, li na diagonal, já percebi. [;)]

Ola, eu vou precisar comprar uma tv para a sala e até concordo com vocês que estes novos plasmas têm imagens muito melhores mas..

Tenho medo de avançar para a compra de um plasma porque parece que precisam de muitos mais cuidados comparando com um lcd

- Precisam de 200 horas de rodagem :(
- Se eu quiser ver fotos na tv, como são imagens estáticas posso queimar alguma coisa!? (burn in)
- E os logotipos dos canais tambem la ficam marcados se tiverem muito tempo?

Plasma vs LCD no estado actual é como gasolina vs gasóleo.

Eu sou daquelas pessoas que nao consegue ver LCD.

Vou a casa de muitos amigos e tenho azar que nos que tem LCD descubro sempre.

Mas nao sou anti LCD. So que o LCD tem caracteristicas que eu nao consigo aturar

Por exemplo, nao vi nenhum LCD que consiga mostrar pessoas com pele e imperfeiçoes na cara.

PArece sempre tudo cheio de maquilhagem. Mesmo videos feitos por camaras domesticas.

Essa artificialidade choca-me. Pronto, sou picuinhas ;D

Isso que falam varia muito da fonte, do tuner do LCD, do processamento que a televisão coloca em cima da imagem que recebe, etc.
Não conheço nenhum LCD que tenha uma imagem boa mal sai da caixa, geralmente convém perder uns minutos em cada dia para procurar o melhor ajuste de imagem possível, ora se aumenta o nível de "noise reduction", ou se activa/desactiva os filtros de movimento, 100Hz, "color enhancers", etc.
O que noto tanto nas lojas como na casa das pessoas é que se limitam a escolher uma das afinações pré-definidas do fabricante e assunto arrumado, claro que quem gosta realmente de imagem e vê algo assim dá logo conta que algo não está bem, até porque dependendo da luminosidade da sala (há salas com mais luz natural e outras mais escuras por natureza) a mesma afinação no mesmo televisor pode resultar muito bem num sítio e pessimamente noutro.
Tenho um LCD LG dos pequenos na cozinha, coisa mesmo barata, de origem tem uma imagem péssima, mas após dois ou três ajustezinhos ficou com uma imagem muito agradável.

Cumprimentos

Plasma vs LCD no estado actual é como gasolina vs gasóleo.

Já tinha pensado nessa analogia (não sei se a escrevi aqui).
Mas há uma diferença: os entendidos e entusiastas do video (os correspondentes aos audiófilos no audio) preferem quase sempre o Plasma.

Os motivos são exactamente estes:

Eu sou daquelas pessoas que nao consegue ver LCD.

Vou a casa de muitos amigos e tenho azar que nos que tem LCD descubro sempre.

Mas nao sou anti LCD. So que o LCD tem caracteristicas que eu nao consigo aturar

Por exemplo, nao vi nenhum LCD que consiga mostrar pessoas com pele e imperfeiçoes na cara.

PArece sempre tudo cheio de maquilhagem. Mesmo videos feitos por camaras domesticas.

Essa artificialidade choca-me. Pronto, sou picuinhas ;D

Resumindo:

O LCD tem uma imagem forte, berrante. No meio de uma loja com plasmas, em determinadas situações eles vão sobressair.
Só que não é uma imagem natural. É uma imagem forçada.

Eu quando vou a casa de amigos meus que têm LCD, a primeira coisa que noto é a artificialidade dos LCD (as pessoas parece que têm a cara borrada com maquilhagem), o facto de ser agressivo para os olhos (aqui é possível ajustar a imagem para diminuir este efeito, se bem que à custa de ter menos contraste), e o preto não é preto, é azul.

Ainda hoje estive na Media Markt a ver tv's, e topei os LCD a léguas por causa dessa característica.

Precisamente rca33,

sou um viciado em som e imagem em casa, quando comprei o meu plasma, mandei alinhar alguns modelos de lcd junto aos de plasma. mandei desligar as luzes e fiz as afinações ao meu gosto. meti a dar um filme em blu-ray... quando olhei para os lcd pensei que estavam a gozar comigo. :sh) e estamos a falar de televisões full hd, de modelos recentes/actuais.

foi nesse dia que compreendi aquelas pessoas que compravam lcds e volta e meia estavam a metê-los na arrecadação e a voltar com os velhinhos crt. sempre que vou a casa de alguem que tenha um lcd a dar da tvcabo (p.e.) é de ficar completamente pasmado. é uma atrocidade para os olhos que não há memória.

ainda está para nascer a televisão que bata uma Kuro :D

Última edição:
ainda está para nascer a televisão que bata uma Kuro :D
LUXETV_Meo_800600_b.jpg

Ola, eu vou precisar comprar uma tv para a sala e até concordo com vocês que estes novos plasmas têm imagens muito melhores mas..

Tenho medo de avançar para a compra de um plasma porque parece que precisam de muitos mais cuidados comparando com um lcd

- Precisam de 200 horas de rodagem :(
- Se eu quiser ver fotos na tv, como são imagens estáticas posso queimar alguma coisa!? (burn in)
- E os logotipos dos canais tambem la ficam marcados se tiverem muito tempo?

Corres tanto risco em danificares o ecrã de um plasma Panasonic como corrias com o teu velhinho CRT.

P.S.: com o teu velhinho CRT nunca te preocupaste com Burn-in... pois não?[;)]

Podes estar descansado.

Última edição:
Estou longe de ser entendido na matéria.

Mas por exemplo as novas gamas da Samsung já com backlight em LED penso que em termos de pretos em nada fica a dever a um plasma!

Não consigo ver onde é que vocês encontram assim tantas diferenças, sendo o plasma sempre melhor. :sh)

Mas por exemplo as novas gamas da Samsung já com backlight em LED penso que em termos de pretos em nada fica a dever a um plasma!

Não consigo ver onde é que vocês encontram assim tantas diferenças, sendo o plasma sempre melhor. :sh)

Sobre os LED da Samsung, se olhares muito bem... o tal "negro" é... verde! Está melhor que os LCD mas... plasma é plasma.

Imagina então numa sala escura a ver um filme... Batman verde?

Eu tenho um plasma e um lcd. E há duas coisas em que o plasma perde: ambientes com muita luz e no Verão não é nada agradável ter um plasma a aquecer a sala.

Em relação à durabilidade dos plasmas acho que 100.000 horas chegam e estou a falar de um plasma de 2008, os mais recentes devem ter ainda mais longevidade

Voltar
Superior