Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
citação:Originalmente colocada por monicamelo
citação:Originalmente colocada por DêCêIi
Vocês têm consciência de que o CE apenas contempla uma (e única) situação onde é possível ultrapassar pela direita, não sabem [?]
Quando o veículo que vai à nossa frente, vai virar à esquerda, se chega ao eixo da via (coisa rara...) e deixa espaço suficiente para que o veículo que vem atrás possa... Ultrapassar. Certo?
citação:Originalmente colocada por xicos perto
Uma ultrapassagem é considerada como tal, qdo temos que fazer um desvio do carro que nos precede.
Um exemplo:
![]()
A situação A é considerada uma ultrapassagem, na situação B não.
Poderia ainda haver uma situação C, no caso de o condutor da viatura simbolizada com rectangulo verde fazer o desvio pela direita e regressar a esquerda, que tambem seria considerada uma ultrapassgem.
Mas, claro que como andamos centenas nas estrada e nem todos tem a mesma maneira de ver as coisas, o ideal é olhar sempre e varias vezes para os espelhos e jogar a defesa, é preferivel não mudar de faixa de rodagem do que arriscar um choque, o que é exactamente o contrario do que se vê por essas estradas fora.
Mtas vezes vamos perto do carro da frente em trafego compacto e mesmo assim de vez em quando aparece alguem que se mete, isso é arriscar uma batidela por trás.
citação:Originalmente colocada por DêCêIi
Vocês têm consciência de que o CE apenas contempla uma (e única) situação onde é possível ultrapassar pela direita, não sabem [?]
Quando o veículo que vai à nossa frente, vai virar à esquerda, se chega ao eixo da via (coisa rara...) e deixa espaço suficiente para que o veículo que vem atrás possa... Ultrapassar. Certo?
citação:Originalmente colocada por MGomes
citação:Originalmente colocada por arct
...é um facto..essas "ultrapassagens" são realmente um perigo...
infelizmente ainda se veem bastantes casos desses...
Mais triste é ver as pessoas circular constantemente na faixa do meio e na da esquerda.
Não estou a dizer que foi o caso aqui relatado.
Mas o facto é que as pessoas teimam em conduzir à inglês.
E quem circula regularmente na A1, entre sobretudo o Carregado e Santarém percebe perfeitamente o que estou a dizer.
Chama-se lei e é para cumprircitação:Originalmente colocada por gemeop
concideram ultrapassar a direita quando em que situaçao, é que nao compreendo entao se o carro q vai na do meu lhe apetece ir a 50 nós temos de ir a 40 na faixa da direita so para nao ser considerado ultrapassagem? nao compreendo, desculpem mas ninguem é obrigado a ir a passo de caracol so pq o outro n faz nada..
citação:Originalmente colocada por joao
Chama-se lei e é para cumprircitação:Originalmente colocada por gemeop
concideram ultrapassar a direita quando em que situaçao, é que nao compreendo entao se o carro q vai na do meu lhe apetece ir a 50 nós temos de ir a 40 na faixa da direita so para nao ser considerado ultrapassagem? nao compreendo, desculpem mas ninguem é obrigado a ir a passo de caracol so pq o outro n faz nada..
Se tiveres numa estrada de dois sentidos separados por traço contínuo, e no teu sentido tiveres uma árvore caída. Não podes pisar o traço contínuo para transpor o obstáculo até que um agente regulador de trânsito te dê essa indicação!
Depois como é óbvio existe o bom senso e sensatez (que é o que falta a muita besta que teve a sorte de comprar a carta). Tal como na minha situação passavas o traço contínuo e ninguém te iria mandar parar por isso, na situação que descreves também ninguém o fazeria.
citação:Originalmente colocada por MGomes
citação:Originalmente colocada por arct
...é um facto..essas "ultrapassagens" são realmente um perigo...
infelizmente ainda se veem bastantes casos desses...
Mais triste é ver as pessoas circular constantemente na faixa do meio e na da esquerda.
Não estou a dizer que foi o caso aqui relatado.
Mas o facto é que as pessoas teimam em conduzir à inglês.
E quem circula regularmente na A1, entre sobretudo o Carregado e Santarém percebe perfeitamente o que estou a dizer.
O que eu acho é que até que se parta para uma atitude radical, a ultrapassagem pela direita, devem-se comtemplar outras etapas, nomeadamente: esperar que o veiculo acabe de ultrapassar e retome a faixa, avisar com avisos luminosos, esparar mais um pouco... E depois caso seja mesmo necessário, e com todas as precauções, realizar-se a manobra. Caso seja realmente de todo necesssário.
citação:Originalmente colocada por K2000
Moral da história, isto não é tão fácil como parece e poderia ser _sempre_ evitado com bom senso e civismo. Vou repetir-me mas aqui vai novamente:
Podemos até ter toda a razão do mundo, mas na estrada não estamos sozinhos e temos de estar sempre a contar com as asneiras/distrações dos outros condutores, e eles com as nossas, caso contrário, o nosso belo automóvel pode ir "cús" "#$%&/!
Mas diz-me uma coisa. Já alguma vez pegaste num carro, já leste um código de estrada, mesmo uma versão muito descatualizada?citação:Originalmente colocada por -
Antes de tudo os meus pesames, a familia mais que todos devem estar a passar pelo inferno eh.
Quanto a isto:
citação:Originalmente colocada por Carlos.L
A pessoa era experiente, o carro bom.
Sorte danada. [8]
Se era experiente a sua postura não demonstrou tal, visto ter cometido uma serie de erros e "presunções".
- Ultrapassou e deixou-se ficar na fila da direita (é moda cá em Portugal)
- Não confirmou se viria algum carro atrás aquando a realização da manobra e retorno à faixa da esquerda (e pelo que dás a enteder também não sinalizou).
Acho que isto que aconteceu não tem nada a ver com falta de sorte, mas sim com excesso de confiança e desrespeito pelo codigo.
O facto de ter um "carro bom" também não faz milagres, que eu saiba o condutor é a peça chave.
Não estou a dizer que o que o outro condutor fez é correcto ou não (até porque duvido que a história quanto a esse esteja "toda" contada), agora o que o teu amigo fez foi bem bem bem pior e resultou no que resultou.
citação:Originalmente colocada por joao
Eu não me vou prenunciar mais sobre o facto do que é ultrapassagem ou não! Quem defende coisas como o que "xicos perto" ou o "jcpr" disseram, só pode ser fruto de muita imaginação[8)]
(...)
citação:Originalmente colocada por gemeop
quero la saber, sempre que alguem estiver na faixa do meio e eu for normalmente na faixa da direita passo normalmente!
citação:Originalmente colocada por Vânia Morais
citação:Originalmente colocada por gemeop
quero la saber, sempre que alguem estiver na faixa do meio e eu for normalmente na faixa da direita passo normalmente![:0][8]
Sem comentários possíveis![8)]