Ultrapassar pela direita em AE - Perigo !

CarlosL

New member
Na semana passada recebemos uma triste notícia.

Pessoas conhecidas que vinham na sua viagem de fim de férias do Algarve, vinham na A2 a conduzir normalmente.
Ultrapassam uma viatura e não encostam logo à direita, talvez por distração ou por método - muito em voga, diga-se.
Ao fazer a manobra para encostar à faixa de direita dá-se conta que está a ser ultrapassado nessa faixa, assusta-se e corrige a trajectória, mandando o carro contra os rails.
A viatura ultrapassa os rails indo para a via contrária, batendo de frente com outro veículo.

Resultado: Morte do condutor, ferimentos na mulher e 2 crianças.

Apesar de ser terminantemente proíbido a ultrapassagem pela direita nas AE há muita gente que insiste em fazê-lo. Também já o fiz uma ou outra vez, porque o camelo que vai à frente está a e*****r e para não chatear mais, lá vai.

Nunca mais irei fazê-lo. [8)]

O uso correcto dos espelhos também dá bons resultados... Ainda assim nunca confiando e espreita-se sempre...

Lamento o sucedido.

Carlos.L se virmos de um ponto de vista legal.

Os teus conhecidos infringiram 2 regras... O outro apenas uma...

É obrigatório circular na via mais á direita, e só se pode mudar de faixa com a devida sinalização e com os devidos cuidados.

Não desculpa a atitude de ultrapassagem pela direita, mas a ultrapassagem tb não desculpa o acidente!

A ultrapassagem é quando mudas de faixa certo? nesse caso teria de o passar pela direita e depois retornar á faixa do meio.. eu por norma faço isso vou na minha faixa e nela continuo.. ou tenho de mudar DUAS faixas para ultrapassar alguém que vai a passear na faixo do meio?
citação:Originalmente colocada por SilverArrow

É obrigatório circular na via mais á direita, e só se pode mudar de faixa com a devida sinalização e com os devidos cuidados.

Não desculpa a atitude de ultrapassagem pela direita, mas a ultrapassagem tb não desculpa o acidente!

citação:Originalmente colocada por cromados

usem os espelhos, olhem por cima dos ombros, não culpem quem vai na faixa da direita

O principal é encostarem-se à direita mal acabem de ultrapassar, ou quando têm 3 faixas, andarem o mais à direita possível... Enquanto o pessoal não cumprir isso....
Eu geralmente ultrapasso muita gente pela direita, pois ninguem se arruma, todos pensam que a estrada é só deles...

Quanto a erra família, os meus sentimentos...

Antes de mais os meus sentimentos à família.
Acho que é sempre preferivel fazer sinais de luzes ou buzinar, em vez de cometermos a asneira de ultrapassar-mos alguém pela direita, eu sei q por vezes é chato (principalmente se eu for no 320d do meu pai) estar a via direita livre e ir alguém na da esquerda só por q lhe apetece, dá vontade de passar, mas pelo exemplo descrito coisas destas podem acontecer, usar os espelhos e os piscas não custa nada

...é um facto..essas "ultrapassagens" são realmente um perigo...

infelizmente ainda se veem bastantes casos desses...

triste o caso em particular...
:(

citação:Originalmente colocada por Baiones

São situações que nunca nos passam pela cabeça serem possiveis de acontecer...

Penso que também pensarás nessa (remota) possibilidade, tal como eu o faço quando tenho que recorrer a esse expediente que é a ultrapassagem (ilegal) pela via da direita.

Mas este caso trouxe-me à memória uma ultrapassagem que me fizeram há uns 2 anos logo na entrada de uma auto-estrada. Tinha eu terminado de ultrapassar o outro veículo que antes vinha à minha frente, quando reparo pelo retrovisor direito num Impreza azul escuro sem pirilampos (mas da polícia, deu para notar quando passaram ao lado).

Claro que a grande diferença de potência entre os 2 veículos não permitiu sequer esboçar qualquer problema e o Subaru, enfiando-se quase pelo "buraco da agulha", depressa me deixou bem para trás. Também é verdade que utilizo, por norma, os espelhos e isso permitiu-me deixar o outro concluir então seguramente a sua manobra, mas há sempre uma ou outra ocasião na vida em que a norma não é cumprida e aí pode dar-se um desfecho infeliz, como parece ter sido este caso presente, aliado talvez a alguma precipitação, inexperiência ou susto.

Enfim, mais um número na estatística fria e mais um homem que não era apenas um número no seio da sua família. Isto de conduzir podia ser uma coisa tããão simples...

citação:Originalmente colocada por Garrett

A ultrapassagem é quando mudas de faixa certo? nesse caso teria de o passar pela direita e depois retornar á faixa do meio.. eu por norma faço isso vou na minha faixa e nela continuo.. ou tenho de mudar DUAS faixas para ultrapassar alguém que vai a passear na faixo do meio?
citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Sentimentos aos visados.

Quanto à parte em destaque, ultimamente as minhas viagens (quase diárias) em auto-estrada são um martírio. Porquê? Porque faço dezenas de vezes, em cada viagem de 50 Km, essa manobra. É incrível. Às vezes, nas zonas de 3 faixas, as pessoas devem pensar que estou maluco. Mas não, apenas estou a conduzir na faixa da direita, passar duas faixas para ultrapassar, voltar à direita. Mais uns minutos, e repete-se tudo outra vez. Vezes sem conta.

Aumentar o meu risco, e o deles, apenas porque “a da direita é para os camiões”. Ás vezes só apetece… não escrevo mais.

citação:Originalmente colocada por DL

citação:Originalmente colocada por Baiones

São situações que nunca nos passam pela cabeça serem possiveis de acontecer...

Penso que também pensarás nessa (remota) possibilidade, tal como eu o faço quando tenho que recorrer a esse expediente que é a ultrapassagem (ilegal) pela via da direita.

Mas este caso trouxe-me à memória uma ultrapassagem que me fizeram há uns 2 anos logo na entrada de uma auto-estrada. Tinha eu terminado de ultrapassar o outro veículo que antes vinha à minha frente, quando reparo pelo retrovisor direito num Impreza azul escuro sem pirilampos (mas da polícia, deu para notar quando passaram ao lado).

Claro que a grande diferença de potência entre os 2 veículos não permitiu sequer esboçar qualquer problema e o Subaru, enfiando-se quase pelo "buraco da agulha", depressa me deixou bem para trás. Também é verdade que utilizo, por norma, os espelhos e isso permitiu-me deixar o outro concluir então seguramente a sua manobra, mas há sempre uma ou outra ocasião na vida em que a norma não é cumprida e aí pode dar-se um desfecho infeliz, como parece ter sido este caso presente, aliado talvez a alguma precipitação, inexperiência ou susto.

Enfim, mais um número na estatística fria e mais um homem que não era apenas um número no seio da sua família. Isto de conduzir podia ser uma coisa tããão simples...
</u>
Simples e divertida...

ja me aconteceu foi na A1 zona alverca penso eu..um pouco antes da cimenteira direcçao norte,zona de 3 faixas, ao ultrapassar pela faixa mais á esquerda um veiculo que circulava na faixa do meio, no fim de o ultrapassar e começar a esconstar á direita,quando me aproximo ainda da faixa do meio, um outro veiculo que ultrapassou o mesmo carro que eu mas pela faixa mais a direita, desside ir pra faixa do meio ao mesmo tempo que eu..foi por pouco que nao chocamos.

os meus sentimentos a familia

cumps

citação:Originalmente colocada por Suarez

Mas o outro vinha em circulação na direita ou em ultrapassagem? É que são coisas diferentes

Pois são. E isso já deu n páginas de discussão da outra vez. Para mim só é ultrapassagem se houver mudança de faixa.

Para mim basta-me o óbvio. Passar pela direita é perigoso portanto não o faço. Chama-se a isto condução defensiva.

A verdade é que se tiver um acidente por passar pela direita, o saber que o outro tipo devia ir na faixa da direita é um fraco consolo.

Edit: Lamento o sucedido. :(

Voltar
Superior