Uma pergunta algo estúpida... Algália.

quando um tipo é operado eles normalmente metem isso ja com a anestesia tomada(quando a operaçao é mais demorada teem de por)
das vezes que ja fui operado nunca me meteram felizmente

A algalia deve ser usada mediante a necessidade..
Tudo o que quiseres saber sobre algálias podes perguntar..trabalho com elas diariamente..há dias que chego a algaliar 10 doentes..
Inclusivé já algaliei o meu pai e segundo ele não lhe doeu..;)..mas o segredo está no uso de gel lubrificante e anestésico..e no treino ..
..e não..normalmente não se usa anestesia..a não ser que seja algaliado durante uma cirurgia..e nem toda a gente usa gel lubrificante para algaliar..por isso é que é doloroso..
Por vezes,em casos de patologia prostática ou uretral pode ser bastante doloroso mesmo [|)]

Vou falar por experiencia própria.

Já fui algaliado duas vezes.
A primeira após um acidente, em que quando dei por mim no hospital já tinha essa coisa enfiada. Não me lembro de nada.

A segunda vez foi após uma cirurgia para extracção de ferros de uma perna, em que não podia sair da sala de recobro sem antes ter urinado. Como a anestesia para a operação deve ter sido forte, não urinava por mim, e tiveram que me algaliar. Desta lembro-me perfeitamente e posso dizer que não é nada agradável.

O retirar da algalia também não é agradável!

citação:Originalmente colocada por miguel santos

sim a argalia é metida pelo canal onde passa a urina(nao me lembro do nome) e normalmente nao se da anestesia nenhuma para essas coisas

pelo meato urinário

citação:Originalmente colocada por PePa

A internet é uma coisa maravilhosa:

Afinal a bolsinha é cheia com agua

esquema
foley.gif

Só eu para andar a pesquisar isto na net a estas horas [:0]

Espero não ter ferido a susceptibilidade de ninguém com a imagem.

cheia com agua e depois faz-se pressão para retirar os coagulos!os doentes têm muitas dores!não é a minha especialidade mas conheço bem a técnica!pois a minha mulher têm que as fazer!

Ao início não sabia quem era essa tal de Algália (pensei que fosse uma gaja boa! :D:D:D), mas à medida que fui lendo percebi o que era!

Ora bem, então eu já fui também algaliado há ca. de 4 anos, também após uma operação, em que tinha uma vontade danada de urinar, mas não saía nada. Bom, tenho a dizer que, se a sensação não é nada agradável, também é esquisita, porque não é "bem" aquilo que designamos habitualmente por "dor". É a dor típica de uma agulha a entrar no braço: uma dor muito fina e extremamente localizada. Tudo isso misturado com a vontade enorme de urinar, torna tudo ainda mais desconfortável, porque parece que vamos mijar aquilo tudo a qualquer momento, e dá aquela sensação de quando estamos muito apertados e parece que não vamos aguentar! :D:D:D
Por acaso tenho a dizer que a enfermeira que me fez isso era um autêntico sonho: linda, mas tão meiga, gentil e humilde ao mesmo tempo... "ainda bem" que só fiquei mais 2 dias no hospital, senão ia ser "complicado", lol.
Mas garanto-vos que no momento em que estão a fazer aquilo, a última vontade que vão ter é a de ter uma erecção, nem que fosse a Pamela Anderson em tronco nu a colocar aquilo!!!
[:o][:o][:o]
No meu caso, para além da enfermeira que a colocou, estava ainda uma auxiliar a ajudar, porque é como digo, o pior nem é a dor em si mas aquela sensação estranha de estar um objecto fino e comprido a entrar pelo nosso corpo adentro! Eu para aguentar, não precisei de gritar, mas agarrei-me com quanta força pude ao colchão da cama (até arranquei os lençóis todos!!!! [:o][:o][:o])

(VLopes, 6ª feira poderei explicar-te tudo ao pormenor, se quiseres!) ;):D :D :D :D :D :D :D :D

realmente este e' daqueles topicos que um gajo se encolhe todo so de o ler.

E' a chamada "dor colectiva" que os homens tem:D

Eu uma vez tive uma operacao de 5h e nao sei se fui algaliado ou nao... mas pelo menos quando sai do bloco nao tinha nada, portanto se o fui... nao senti. E ainda bem

Para alem do gel anestesico que deve sempre ser utilizado e principalmente introduzido no proprio meato (ultimamente o gel vem numa seringa mas sem agulha, não se preocupem, para ser irrigado directamente no canal que é a uretra), a posição com que se pega no pénis tb é importante porque deve ser puxado no sentido da cabeça (nada de piadas brejeiras, vamos la) para "desfazer" a curvatura caracteristica da uretra e a introdução da algália não doer tanto. Mas posso dizer-vos que há mtos homens onde é extremamente dificil introduzir uma algalia, quer por terem problemas de prostata quer por terem um meato "o buraco do penis" mto estreito.
Já agora, para assustar mais um pouco: Sabem qual é a principal tecnica para introduzir uma algalia num doente que tenha uma prostata mto dilatada e não consiga urinar? É introduzir um dedo no anús até se conseguir palpar a próstata (é verdade, consegue-se chegar lá, acreditem ou não) e "puxá-la" ao mesmo tempo que, com a outra mão se vai tentando introduzir a algália no pénis.`É impressionante mas mais impressionante é a cara de alivio dos homens que estão as vezes um dia inteiro sem urinar, com a bexiga completamente cheia... Acreditem que na altura ficam mesmo agradecidos por a urina sair e nem pensam que lhes metemos um dedo no rabo. Portanto é tudo relativo.

Não é so para homens..as mulheres também usam..
E ha pessoas (devido a padecerem de certas patologias) que tem que realizar auto algaliações intermitentes..tipo de 3 em 3horas..
A dor provocada pela algália é uma sensação de desconforto absoluto,mas em muitos doente que estão em retenção ourinária (como foi o caso de muitos testemunhos aqui,embora que nestes casos fosse para evitar que isso acontecesse)é um alívio total,principalmente quando têm a bexiga cheia de coágulos que impedem a normal passagem de urina..e quando não se consegue algaliar tem que ser introduzida uma cistostomia..é uma algalia de baixo calibre que é introduzida directamente para a bexiga via abdominal..

Bem,isso a sangue frio é tenebroso [|)]

Eu convivo com doenças que afectam muito o psicológico dos homens,e ao início também andava sempre a pensar "e se me acontecesse amim?!"..e só vos digo..ha cada doença..[xx(]

no parto da minha filha a maria foi algalida porque foi com epidoral, segundo ela mais estranho era urinar ao pé de toda gente.
logico que não sentio dores.bendita epidoral....

citação:Originalmente colocada por sgarcsa

E ha pessoas (devido a padecerem de certas patologias) que tem que realizar auto algaliações intermitentes..tipo de 3 em 3horas..
A dor provocada pela algália é uma sensação de desconforto absoluto,mas em muitos doente que estão em retenção ourinária (como foi o caso de muitos testemunhos aqui,embora que nestes casos fosse para evitar que isso acontecesse)é um alívio total,principalmente quando têm a bexiga cheia de coágulos que impedem a normal passagem de urina..e quando não se consegue algaliar tem que ser introduzida uma cistostomia..é uma algalia de baixo calibre que é introduzida directamente para a bexiga via abdominal..

Eu convivo com doenças que afectam muito o psicológico dos homens,e ao início também andava sempre a pensar "e se me acontecesse amim?!"..e só vos digo..ha cada doença..[xx(]

É por estas e por outras que eu não dava para enfermeiro ou médico. Não suporto a dor e o sofrimento humanos ou mesmo dos animais. :(:(:( [8)]

Sim, na cesariana que fiz, também fui algaliada. Confesso que não faço ideia como se processa, pois a epidural já fazia efeito:)

Bem dita epidural!;)

Serviço de urologia??
eu vinha cá dar o meu contributo, afinal lido com isto diáriamente, mas já te adiantaste:)

Por acaso, é nestas alturas que se vê mesmo a utilidade deste fórum.

Sabia mais ou menos o que era, mas nem sabia como se escrevia ao certo - não é uma palavra que use no dia-a-dia (felizmente, creio eu). Agora estou perfeitamente elucidado.

O meu OBRIGADO a todos por me tirarem esta dúvida.[^] Pode ser cultura inútil e até pode ser que nunca necessite de tal coisa, mas... o saber não ocupa lugar. E, de qualquer forma, é sempre irritante quanto temos dúvidas destas e não conseguimos arranjar respostas.

Nota: O facto de eu não saber sequer como se escrevia a palavra impossibilitou-me de encontrar a resposta na net.

citação:Originalmente colocada por Joana M

Serviço de urologia??
eu vinha cá dar o meu contributo, afinal lido com isto diáriamente, mas já te adiantaste:)

Podes dar o teu contributo na mesma..e nunca será informação a mais..será sempre uma visã odiferente da realidade..

Se calhar até trabalhamos no mesmo serviço e não sabemos..[}:)][}:)]

Já me fizeram 2 vezes, e não é experiência que recomendo :D Da segunda vez custou-me mais pois tive que ficar a noite toda com aquilo e só me foi retirada no outro dia às 11h, faz uma impressão do catano quando tiram. Ainda por cima da segunda vez apanhei uma infecção à pala da argália que andei a urinar quase sangue. Que trauma :D

Serviço de urologia??

Podes dar o teu contributo na mesma..e nunca será informação a mais..será sempre uma visã odiferente da realidade..

acho que não, eu trabalho no HPH e tu se não me engano no HGSA, certo?

Serviço de urologia??

acho que não, eu trabalho no HPH e tu se não me engano no HGSA, certo?

Certo..;)

Tenho aí uma colega..a MAria João..de Bragança..

Back