Urgente Defeito Grave No Motor Dos C4

Esse ainda esta dentro do aceitavel..visto que foi utilizado por 50 pessoas diferentes, em condiçoes de exigencia extrema..

Eduardomaio, pensa la comigo..ate tens o mesmo nome que eu! LOL. Este topico foi feito para criar um apelo a quem tem estes modeos, e para partilahr convosco o problema. Esperamos respostas, e nao intervençoes que visam praticamente chamar-nos mentirosos. Se nao corroboras na nossa opiniao, é porque tens conhecimentos superiores a todos nos. E se os tens, partilha entao conosco o teu ocnhecimento, e explica-nos o que se passa com estes carros. Estamos todos curiosos para saber. Assim aplicas os teus conhecimentos apresentando uma alternativa a esta teoria, e nao passando o tempo a tentar encontrar falsidade nisto tudo. Porque vou repetir mais uma vez..nos temos C4, por isso nao temos intençao nenhuma, nem felicidade nenhuma no meio disto tudo.

monicamelo devido exactamente ao elevado custo que teria a resoluçao de todas estas situações é que não querem assumir isto cmo um problema!esse motor é o primeiro motor e não o tal que esta a dar problemas. o defeito está no motor ter sido apenas colocado na carroçaria e ñ terem pensado nesses pequenos promenores que agora dão barraca

paparazzi_ mas eu já vos disse, a marca tem razão. A potência do motor é medida com ele fora do carro, é a potência máxima útil que o motor tem. Agora onde é aplicado e o rendimento que dai vem já é diferente.

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

paparazzi_ mas eu já vos disse, a marca tem razão. A potência do motor é medida com ele fora do carro, é a potência máxima útil que o motor tem. Agora onde é aplicado e o rendimento que dai vem já é diferente.

essa agora nao percebi..

entao eu fazia um motor, q fora do carro debita 200cv, anuncio como q tenha os 200cv, mas depois dentro do carro q eu vendo o motor so consegue desenvolver 50cv.. nao sera publicidade enganosa, pelo menos?=

mas não foi já aqui dito que a potência não era medida à roda? Sendo assim, o que podemos fazer? Eu acho mal, porque um motor não serve para nada em si, precisa de um carro, mas se as marcas medem a potência do motor de forma independente do chassis, então realmente, pode ser jogo sujo, mas têm razão :(

citação:Originalmente colocada por telmauto

O bluff dos motores franceses em relação à potência é uma história muito antiga, ocorrendo o inverso nos alemães e japunas...
ai o que tu foste dizer...
s207.gif
run for cover.:D:D

Carissimos, sou eu o utilizador que se começou a aperceber dos problemas relactivos a potências com os Citroen C4. Desde já esclareço vários pontos:

1º: O motor do carro tem 110 Cavalos, sem qualquer sombra de dúvida.
2º: No teste de portência que realizei quando me apercebi dos problemas, na realidade o carro debitou 87 Cavalos
3º: A citroen França respondeu que a potência real do carro só poderia ser medida com o motor fora do carro, visto debaixo do capot existirem vários factores que tiram potência ao carro e enumerou: Caixa de velocidaes, ar condicionado, temperatura dentro do capot, etc.
4º: O teste de potência foi efectuado na banca mais calibrada do país, a banca da tecnauto. Esta banca de rolamentos além de ser a preferida para os carros da BT, tem uma ventoinha gigante que está sempre em alto funcionamento projectando pela grelha frontal ar a 120Km/h. Esta banca apesar de tudo não é certificada, aliás nenhuma banca de rolamento em portugal é. Os únicos testes de motor certificados em portugal só os que se retira o motor do carro e se coloca no chamado "cavalo". Este teste ronda os 2000 Euros.
5º: Já chegamos à conclusão do que se passa em conjunto com alguns mecânicos... A admissão de ar do carro encontra-se praticamente fechada sendo que o ar que entra no motor do carro é viciado e sofre o efeito de estufa... por mais eficaz que seja o intercooler, nao consegue arrefecer a entrada de ar no turbo.
6º: Visto o ar que passa na sonda de segurança colocada antes do turbo ter muitas vezes com o calor exterior mais de 30º, o turbo por segurança perde pressão (se perguntarem à citroen, este facto é confirmado do sistema de segurança).
7º: Foi realizado novo teste de potência pela oficina de aveiro da citroen nesta mesma casa, mas desta vez com o computador de diagnóstico ligado ao carro e verificou-se esse problema de sobreaquecimento da sonda.
8º: Mesmo após a oficina ter reportado este facto à citroen Portugal e por sua vez citroen frança, o caso foi ignorado porque implicaria provavelmente mexidas na entrada de ar e investimento d aparte da marca.
9º: Este problema só se verifica em dias com mais de 23/24º, depois de alguns km com o carro e em dias em que o sol bate na chapa do carro antes do teste.
10º: Este problema só se verifica pra já que eu tenha conhecimento com os carros citroen c4 visto o arejamento do local de entrada de ar no motor ser de ventilação deficiente.

Penso que poderá ter ficado algo mais por dizer, mas tenho um documento em pdf a explicar tudo o que se passa, de cerca de 200kb... se a administração do forum permitir, coloco em anexo.

Se alguém tiver alguma dúvida que queira esclarecer, pode-me enviar mail que com todo gosto responderei

Cumprimentos

aracnaman, se isso é um problema de concepção devia verificar-se em todos os carros com esse motor, certo???

Porque é que se acontece nalguns casos pontuais?

Proque os restantes casos não foram à banca de potência nestas condições... posso-te dizer sem confirmação oficial que quase todos os carros fabricados desde janeiro deste ano com a nova geometria têm este problema... como o problema não é permanente e só se verifica mediante algumas situações específicas, o consumidor poryuguês não se dá ao trabalho de gastar 45 Euros para fazer um teste de potência ao seu veículo.
Sabes como descobri o problema? Sou de aveiro e faço a autoestrada do algarve uma vez por semana por compromissos laborais... todo o final de inverno e primavera o carro smepre fez essa autoestrada entre os 185 e o 202... nas descidas da serra chegou a atingir muitas vezes 214km/h... de repente quando começou o verão o carro não tinha este rendimento... posso-te dizer que a semana passada voltei a fazer de novo a autoestrada com as condições mais "frscas" que se verificarem em portugal e o carro voltou a ter o mesmo rendimento... Reconheço que não são muitas as pessoas neste país a pisar o risco como eu e a precisar de uma máquina rápida e afinada pra trabalhar, mas se começares a testar carros vais verificar estes factos...

É como já disse a algumas pessoas... depende das pessoas confirmarem ou não este facto. O que interessa no meu caso é que na própria citroen já têm alguns casos destes não declarados (digo isto porque apesar do que os olhos vêm e ouvidos ouvem, não há provas escritas de tal). Depende de voçês quererem realmente verificar se a vossa viatura se comporta assim ou não... de manhã, com o frio parece um carro de corridas e quando o sol começa a aquecer e a temperatura sobe acima dos 24, o carro começa a não responder como respondia de noite ou de manhã... tenho mais dois carros com turbo a diesel, um alemão e um japonês e isto não se verifica...

Cumprimentos

Quanto ao C4 do meu pai não deve haver problemas, ele é anterior a Jan/06. É de Out/05 e ainda tem o IC na posição "antiga".

Agora não compreendo é a posição da Citroën, conhecer um problema e não querer resolvê-lo! Essa posição da não resolução parte de quem? Oficina? Citroën Portugal? Citroën França?

Julgo que tem que sair da Citroen França. Espero que depois desta explicaçao mais clarificadora, pessoas como eduardomaio fiquem esclarecidos quanto a veracidade deste problema. Eu nao levei o meu carro ao banco, ainda poderei levar, mas esta altura sinceramente nao é a melhor..vou entrar na faculdade, a mensalidade é de 80contos, fora gasoleo, e tudo isso..mas tudo o que eu puder ajudar relativamente a entrar em contacto com revistas ou seja o que for, vou ajudar. Porque embora nao tenha feito um teste no meu carro, ele é de janeiro deste ano, e por isso passa-se o mesmo, e quer ver esta stuaçao resolvida. Parece-me a mim que se concretizar a publicaçao na revista turbo, a tv é sempre um meio positivo nesta luta. Das duas uma..ou resolvem, ou nao vendem carros. Se venderem, é porque os consumidores sao fracos, ou sao ricos para investir mal o dinheiro.

A resposta foi da citroen frança, através da citroen portugal. Sem querer desprestigiar as instituições, normalmente tudo o que refere garantias tem de ter o aval da citroen portugal, que por sua vez neste tipo de casos tem de pedir assaitência à citroen frança. As oficinas e isto digo por experiência própria e no caso da Rangel e Oliveira Lda Em aveiro, tudo tem feito para resolver o problema e ajudar o cliente, mas neste caso, de garantia, nada podem fazer senão seguir as indicações da citroen portugal...

Se realmente as coisas são assim, tentem então outros meios de pressão, pode ser que se a coisa começar a ser divulgada a Citroën resolva a questão.

Há conhecimento de casos no estrangeiro???

A questão não se coloca em resolver o problema, porque para a citroen França, que é quem manda, o carro não se encontra com qualquer problema. O carro na banca de potência até podia dar 20 Cavalos, desde que no chamado teste do "cavalo" com o motor fora do carro ele debitasse 110 Cavalos. este é o argumento deles... Como é obvio não vou gastar 2000Euros a fazer o referido teste quando sei de antemão que o carro ira debitar os publicitados 110 Cavals... a minha questão é o facto de na publicidade me não avisarem qual a potência da roda do carro... pk se assim fosse não teria comprado o carro (Isto indo de encontro aos argumentos deles). O estranho no meio disto tudo é ter feito o 1º teste em condições normais e o carro debitar 87 cavalos e no segundo teste congelou-se o sensor de temperatura e de imadiato se realizou o teste, dando desta vez 103 Cavalos... passados uns minutos e de novo em condições normais fez-se de novo o mesmo teste e deu de novo os referidos 87 cavalos. A minha questão é o porque de no computador da citroen que foi levado para estes testes estar a dar uma temperatura elevada... que técnicamente e dito pela própria citroen por questõaes de segurança a partir dos 30º acciona o sistema de segurança do turbo, reduzindo a potência do carro. A explicação é a falta de refrigeração do ar que entra no turbo.
Como estes dados só estão disponíveis na citroen, como devem imaginar, e não saõ facultados a ninguém, a citroen pode-se escudar em que realmente o motor tem os referidos 110 cavalos e que quando o tempo aquece um pouco, ser normal o carro perder perfomance... visto nas condições de medição obrigadas pela lei portuguesa, o carro em verdade tem os referidos cavalos de potência... aliás, a citroen para se justificar enviou o decreto de lei (Decreto-Lei n.º 64/2001 de 20 de Fevereiro.)Quem quiser tb o disponibilizo.

Cumprimentos

antónio Paiva

Voltar
Superior