Carissimos, sou eu o utilizador que se começou a aperceber dos problemas relactivos a potências com os Citroen C4. Desde já esclareço vários pontos:
1º: O motor do carro tem 110 Cavalos, sem qualquer sombra de dúvida.
2º: No teste de portência que realizei quando me apercebi dos problemas, na realidade o carro debitou 87 Cavalos
3º: A citroen França respondeu que a potência real do carro só poderia ser medida com o motor fora do carro, visto debaixo do capot existirem vários factores que tiram potência ao carro e enumerou: Caixa de velocidaes, ar condicionado, temperatura dentro do capot, etc.
4º: O teste de potência foi efectuado na banca mais calibrada do país, a banca da tecnauto. Esta banca de rolamentos além de ser a preferida para os carros da BT, tem uma ventoinha gigante que está sempre em alto funcionamento projectando pela grelha frontal ar a 120Km/h. Esta banca apesar de tudo não é certificada, aliás nenhuma banca de rolamento em portugal é. Os únicos testes de motor certificados em portugal só os que se retira o motor do carro e se coloca no chamado "cavalo". Este teste ronda os 2000 Euros.
5º: Já chegamos à conclusão do que se passa em conjunto com alguns mecânicos... A admissão de ar do carro encontra-se praticamente fechada sendo que o ar que entra no motor do carro é viciado e sofre o efeito de estufa... por mais eficaz que seja o intercooler, nao consegue arrefecer a entrada de ar no turbo.
6º: Visto o ar que passa na sonda de segurança colocada antes do turbo ter muitas vezes com o calor exterior mais de 30º, o turbo por segurança perde pressão (se perguntarem à citroen, este facto é confirmado do sistema de segurança).
7º: Foi realizado novo teste de potência pela oficina de aveiro da citroen nesta mesma casa, mas desta vez com o computador de diagnóstico ligado ao carro e verificou-se esse problema de sobreaquecimento da sonda.
8º: Mesmo após a oficina ter reportado este facto à citroen Portugal e por sua vez citroen frança, o caso foi ignorado porque implicaria provavelmente mexidas na entrada de ar e investimento d aparte da marca.
9º: Este problema só se verifica em dias com mais de 23/24º, depois de alguns km com o carro e em dias em que o sol bate na chapa do carro antes do teste.
10º: Este problema só se verifica pra já que eu tenha conhecimento com os carros citroen c4 visto o arejamento do local de entrada de ar no motor ser de ventilação deficiente.
Penso que poderá ter ficado algo mais por dizer, mas tenho um documento em pdf a explicar tudo o que se passa, de cerca de 200kb... se a administração do forum permitir, coloco em anexo.
Se alguém tiver alguma dúvida que queira esclarecer, pode-me enviar mail que com todo gosto responderei
Cumprimentos