Usas o start/stop??

Usas o start/stop??

• Ligado

Votos: 23 37,1%
  • Desligado

Votos: 36 58,1%
  • Ligado porque não dá para desligar.

Votos: 3 4,8%

• Total de eleitores
    62

TMoura

Well-known member
Boas pessoal,

Não me consigo habituar a este sistema. Para mim é estranho ter o carro sempre a desligar e a ligar. Em termos futuros não sei se será muito bom para a mecânica.

Tenho desligado o sistema.

O que fazem com os vosso carros?

como é óbvio a sondagem é para quem possui carros com este sistema.

sempre que posso desligo esse atrapalhador de condução e gastador de componentes.

os Toyota HSD não dá para desligar, mas é um sistema diferente.

já o E 300 H que tive, só achei piada durante algum tempo - mais tarde não podia ver isso a funcionar.

no B da maria, é o primeiro botão que pressiono mal ligo o carro [:vm)]

Não respondo à sondagem porque não tenho em nenhum carro.

Sempre que ando em algum que tem, o que é frequente, desligo essa porcaria, detesto isso.

V7, tens de comprar um.

mais tarde ou mais cedo vamos todos acabar num carro desses [8b]

eu acho que o que se poupa em combustível não merece ser gasto em baterias ( mais caras até ), motores de arranque e sabe-se lá mais o que vem agregado [:vm)]

No Ford KA como ando com ele muito em cidade, anda sempre ligado, já no Mazda 6 desligo sempre porque só faço estradas principais ou ando fora da cidade, num carro grande não gosto do sistema ligado.

Não me levem a mal, mas já está provado que a poupança em combustível é de cerca de 10% em cidade, que é onde se tira partido deste sistema. Além disso, temos ainda uma muito provável redução de escalão das emissões, baixando o IUC. Portanto, deve dar, pelo menos para a diferença no custo das baterias (aponto para muito mais que isso, mas isso também depende do custo das baterias e do tempo de duração das mesmas).

Depois os vaticínios...ok, deve desgastar mais alguns componentes. Acho indiscutível, mas significa o quê mesmo em termos de custo? Um motor de arranque num carro sem S/S também não avaria? Há estatísticas que digam que nos carros com este sistema este, ou outro componente, avaria mais cedo? Se o sistema funcionar bem, estes componentes têm que estar preparados para lidar com estas solicitações. O contrário não faz sentido.

Respondendo ao tópico, eu uso o sistema, mas faço-o com atenção. Se me apercebo que vou parar por breves instantes, não deixo o motor desligar.

Tenho cá para mim que é para as marcas sacarem mais algum em baterias, motores de arranque, alternadores...um gajo para poupar 1 litro de combustível deve ser preciso 2 meses e 800 re-ignições em cima...

E a mãe natureza agradece mais não sei quantas milhares de baterias a darem o berro mais cedo...:rolleyes: Parece aquela estória da velha que tinha duas galinhas, uma saudável e uma doente e matou a saudável para fazer canja de galinha para a que estava doente ficar melhor...[:D]

Como os percursos que faço não incluem cidade (ou melhor para/arranca) desligo sempre. O carro não é meu, embora o conduza com frequência também me faz confusão...

Cump.

Não me levem a mal, mas já está provado que a poupança em combustível é de cerca de 10% em cidade, que é onde se tira partido deste sistema. Além disso, temos ainda uma muito provável redução de escalão das emissões, baixando o IUC. Portanto, deve dar, pelo menos para a diferença no custo das baterias (aponto para muito mais que isso, mas isso também depende do custo das baterias e do tempo de duração das mesmas).

Depois os vaticínios...ok, deve desgastar mais alguns componentes. Acho indiscutível, mas significa o quê mesmo em termos de custo? Um motor de arranque num carro sem S/S também não avaria? Há estatísticas que digam que nos carros com este sistema este, ou outro componente, avaria mais cedo? Se o sistema funcionar bem, estes componentes têm que estar preparados para lidar com estas solicitações. O contrário não faz sentido.

Respondendo ao tópico, eu uso o sistema, mas faço-o com atenção. Se me apercebo que vou parar por breves instantes, não deixo o motor desligar.
E o preço das consultas e tratamentos?? Ninguém tem paciência!!

Era preferivel inventarem um sistema que diminui-se as rpm a um minimo possivel do que estar sempre a tratar com o motor de arranque e baterias.

Por acaso, tenho isto no meu mas quando vejo que vou estar parado apenas por segundos fico com o pé na embraiagem e assim ele não se desliga... posso estar a gastar embraiagem é verdade.

Ainda tenho de ponderar e falar com um mecânico para perceber exactamente como aquilo funciona e logo vejo se desativado o sistema ou não.

Boas!

Desligo-o quando vou para o pára arranca, como por exemplo na ida para o trabalho no trânsito matinal da Ponte 25 de Abril.
Ligar e desligar umas 50 vezes, e às vezes assim que se desliga tem de voltar a ligar passados 1 ou 2 segundos, não deve dar saúde nenhuma ao sistema.
Num dia normal de trânsito nesse percurso matinal de Fernão Ferro/Lisboa, a média de paragem acumulada marcada no contador S/S era de 5 ou 6 minutos e se o carro em ralenti gasta +-0,6L/hora... eu iria poupar 0,05L nessas paragens, ou seja 0.65€.
Considerando o preço de uma bateria Start Stop, dependendo da marca do carro e da bateria, mas que anda por volta dos 150 euros as mais baratas... prefiro não abusar do sistema.

Fora dessa situação em particular, deixo-o actuar.

Hasta

Era preferivel inventarem um sistema que diminui-se as rpm a um minimo possivel do que estar sempre a tratar com o motor de arranque e baterias.

Por acaso, tenho isto no meu mas quando vejo que vou estar parado apenas por segundos fico com o pé na embraiagem e assim ele não se desliga... posso estar a gastar embraiagem é verdade.

Ainda tenho de ponderar e falar com um mecânico para perceber exactamente como aquilo funciona e logo vejo se desativado o sistema ou não.

Para isso tens os hibridos...

Hasta

Depende. O único carro onde tolero usar isso é num automático porque praticamente não sinto o efeito da coisa. O último onde utilizei foi num Smart mhd de 71cv e até funcionava bem.

Agora no A1 é o primeiro botão a clicar mal arranco o carro. Já o tentei colocar desligado por default (via vagcom) mas sem sucesso pois fico com um erro no CB. Aquilo ligado deve dar-me um gasto muito maior mecanicamente que aquilo a que se propõe a poupar em combustível. E mesmo em combustível duvido muito pois quando ele "arranca" parece que fica amorfo e a tendência de ir abaixo outra vez é elevada. Acho muito mal optimizado.

O custo das baterias também é Astronómico. Perguntei na oficina o diferencial de custo numa bateria normal vs uma que suporte S&S e a resposta foi que ia de 150 a 200€ de diferença!

A parte boa do start-stop, é que mesmo desactivado, se por acaso eu deixar o carro ir abaixo só preciso de carregar na embraiagem que o motor arranca sozinho novamente.

Acho mais engenhoso e proveitoso a história do Cylinder on demand...

Última edição:
Voltar
Superior