Usas o start/stop??

Usas o start/stop??

• Ligado

Votes: 23 37.1%
  • Desligado

Votes: 36 58.1%
  • Ligado porque não dá para desligar.

Votes: 3 4.8%

• Total voters
    62

TMoura

New member
Boas pessoal,

Não me consigo habituar a este sistema. Para mim é estranho ter o carro sempre a desligar e a ligar. Em termos futuros não sei se será muito bom para a mecânica.

Tenho desligado o sistema.

O que fazem com os vosso carros?

como é óbvio a sondagem é para quem possui carros com este sistema.

sempre que posso desligo esse atrapalhador de condução e gastador de componentes.

os Toyota HSD não dá para desligar, mas é um sistema diferente.

já o E 300 H que tive, só achei piada durante algum tempo - mais tarde não podia ver isso a funcionar.

no B da maria, é o primeiro botão que pressiono mal ligo o carro [:vm)]

Não respondo à sondagem porque não tenho em nenhum carro.

Sempre que ando em algum que tem, o que é frequente, desligo essa porcaria, detesto isso.

V7, tens de comprar um.

mais tarde ou mais cedo vamos todos acabar num carro desses [8b]

eu acho que o que se poupa em combustível não merece ser gasto em baterias ( mais caras até ), motores de arranque e sabe-se lá mais o que vem agregado [:vm)]

Isso é uma treta que poupa(pouco) combustivel e gasta muita bateria. O meu não tem felizmente, mas se tivesse andava sempre off.

No Ford KA como ando com ele muito em cidade, anda sempre ligado, já no Mazda 6 desligo sempre porque só faço estradas principais ou ando fora da cidade, num carro grande não gosto do sistema ligado.

Essa coisa além de me enervar profundamente, desgasta baterias, alternadores, motores de arranque e quiçá mais combustível.

OFF

Não me levem a mal, mas já está provado que a poupança em combustível é de cerca de 10% em cidade, que é onde se tira partido deste sistema. Além disso, temos ainda uma muito provável redução de escalão das emissões, baixando o IUC. Portanto, deve dar, pelo menos para a diferença no custo das baterias (aponto para muito mais que isso, mas isso também depende do custo das baterias e do tempo de duração das mesmas).

Depois os vaticínios...ok, deve desgastar mais alguns componentes. Acho indiscutível, mas significa o quê mesmo em termos de custo? Um motor de arranque num carro sem S/S também não avaria? Há estatísticas que digam que nos carros com este sistema este, ou outro componente, avaria mais cedo? Se o sistema funcionar bem, estes componentes têm que estar preparados para lidar com estas solicitações. O contrário não faz sentido.

Respondendo ao tópico, eu uso o sistema, mas faço-o com atenção. Se me apercebo que vou parar por breves instantes, não deixo o motor desligar.

Tenho cá para mim que é para as marcas sacarem mais algum em baterias, motores de arranque, alternadores...um gajo para poupar 1 litro de combustível deve ser preciso 2 meses e 800 re-ignições em cima...

E a mãe natureza agradece mais não sei quantas milhares de baterias a darem o berro mais cedo...:rolleyes: Parece aquela estória da velha que tinha duas galinhas, uma saudável e uma doente e matou a saudável para fazer canja de galinha para a que estava doente ficar melhor...[:D]

Como os percursos que faço não incluem cidade (ou melhor para/arranca) desligo sempre. O carro não é meu, embora o conduza com frequência também me faz confusão...

Cump.

Não me levem a mal, mas já está provado que a poupança em combustível é de cerca de 10% em cidade, que é onde se tira partido deste sistema. Além disso, temos ainda uma muito provável redução de escalão das emissões, baixando o IUC. Portanto, deve dar, pelo menos para a diferença no custo das baterias (aponto para muito mais que isso, mas isso também depende do custo das baterias e do tempo de duração das mesmas).

Depois os vaticínios...ok, deve desgastar mais alguns componentes. Acho indiscutível, mas significa o quê mesmo em termos de custo? Um motor de arranque num carro sem S/S também não avaria? Há estatísticas que digam que nos carros com este sistema este, ou outro componente, avaria mais cedo? Se o sistema funcionar bem, estes componentes têm que estar preparados para lidar com estas solicitações. O contrário não faz sentido.

Respondendo ao tópico, eu uso o sistema, mas faço-o com atenção. Se me apercebo que vou parar por breves instantes, não deixo o motor desligar.
E o preço das consultas e tratamentos?? Ninguém tem paciência!!

Era preferivel inventarem um sistema que diminui-se as rpm a um minimo possivel do que estar sempre a tratar com o motor de arranque e baterias.

Por acaso, tenho isto no meu mas quando vejo que vou estar parado apenas por segundos fico com o pé na embraiagem e assim ele não se desliga... posso estar a gastar embraiagem é verdade.

Ainda tenho de ponderar e falar com um mecânico para perceber exactamente como aquilo funciona e logo vejo se desativado o sistema ou não.

Boas!

Desligo-o quando vou para o pára arranca, como por exemplo na ida para o trabalho no trânsito matinal da Ponte 25 de Abril.
Ligar e desligar umas 50 vezes, e às vezes assim que se desliga tem de voltar a ligar passados 1 ou 2 segundos, não deve dar saúde nenhuma ao sistema.
Num dia normal de trânsito nesse percurso matinal de Fernão Ferro/Lisboa, a média de paragem acumulada marcada no contador S/S era de 5 ou 6 minutos e se o carro em ralenti gasta +-0,6L/hora... eu iria poupar 0,05L nessas paragens, ou seja 0.65€.
Considerando o preço de uma bateria Start Stop, dependendo da marca do carro e da bateria, mas que anda por volta dos 150 euros as mais baratas... prefiro não abusar do sistema.

Fora dessa situação em particular, deixo-o actuar.

Hasta

Era preferivel inventarem um sistema que diminui-se as rpm a um minimo possivel do que estar sempre a tratar com o motor de arranque e baterias.

Por acaso, tenho isto no meu mas quando vejo que vou estar parado apenas por segundos fico com o pé na embraiagem e assim ele não se desliga... posso estar a gastar embraiagem é verdade.

Ainda tenho de ponderar e falar com um mecânico para perceber exactamente como aquilo funciona e logo vejo se desativado o sistema ou não.

Para isso tens os hibridos...

Hasta

Depende. O único carro onde tolero usar isso é num automático porque praticamente não sinto o efeito da coisa. O último onde utilizei foi num Smart mhd de 71cv e até funcionava bem.

Agora no A1 é o primeiro botão a clicar mal arranco o carro. Já o tentei colocar desligado por default (via vagcom) mas sem sucesso pois fico com um erro no CB. Aquilo ligado deve dar-me um gasto muito maior mecanicamente que aquilo a que se propõe a poupar em combustível. E mesmo em combustível duvido muito pois quando ele "arranca" parece que fica amorfo e a tendência de ir abaixo outra vez é elevada. Acho muito mal optimizado.

O custo das baterias também é Astronómico. Perguntei na oficina o diferencial de custo numa bateria normal vs uma que suporte S&S e a resposta foi que ia de 150 a 200€ de diferença!

A parte boa do start-stop, é que mesmo desactivado, se por acaso eu deixar o carro ir abaixo só preciso de carregar na embraiagem que o motor arranca sozinho novamente.

Acho mais engenhoso e proveitoso a história do Cylinder on demand...

Last edited:
Back