Usas o start/stop??

Usas o start/stop??

• Ligado

Votes: 23 37.1%
  • Desligado

Votes: 36 58.1%
  • Ligado porque não dá para desligar.

Votes: 3 4.8%

• Total voters
    62
No que ando maioritariamente ao fim de semana uso sem problemas, nos outros não tenho. A única coisa que me faz confusão é pensar nos efeitos que aquilo pode ter a longo prazo na saúde do carro, mas como não é meu...

Era preferivel inventarem um sistema que diminui-se as rpm a um minimo possivel do que estar sempre a tratar com o motor de arranque e baterias.

Por acaso, tenho isto no meu mas quando vejo que vou estar parado apenas por segundos fico com o pé na embraiagem e assim ele não se desliga... posso estar a gastar embraiagem é verdade.

Ainda tenho de ponderar e falar com um mecânico para perceber exactamente como aquilo funciona e logo vejo se desativado o sistema ou não.

Curiosamente, na moto tenho uma "box" que faz isso, embora o intuito seja outro que não economia...

Cump.

Sempre ligado, excepto em:

- AE: não dá jeito nenhum vir a ripar e parar na portagem e o carro desligar-se, é contra producente;
- cidade com trânsito muito, muito denso: naqueles momentos em que se avança um/dois metros de cada vez e a cada 5/10 segundos, para além de um desgaste superior, causa desconforto.

Eventualmente o sistema poderá ter algum interesse sim, mas em carros a gasolina de grande cilindrada que mesmo estando ao ralenti ainda têm um consumo notório, agora num económico utilitário actual a diesel, acho um absurdo total.

Eventualmente o sistema poderá ter algum interesse sim, mas em carros a gasolina de grande cilindrada que mesmo estando ao ralenti ainda têm um consumo notório, agora num económico utilitário actual a diesel, acho um absurdo total.

É um absurdo poupar recursos naturais e sobretudo é completamente absurdo reduzir as emissões de poluentes ou CO2... [8b]

Desligado. E raramente encontro pertinência para um sistema desses no tipico trânsito de portugal. É sempre corrido , com paragens relativamente curtas (segundos).

Além disso, acho um sistema intrusivo e muito pouco inteligente (mas isso pode ser do meu caso, claro).

Last edited:
É um absurdo poupar recursos naturais e sobretudo é completamente absurdo reduzir as emissões de poluentes ou CO2... [8b]
Atendendo ao combustivel poupado com esse sistema, sim, é um absurdo, por isso é que a maior parte dos condutores que têm esse sistema o desligam, não é o meu caso porque não tenho nenhum.

Ligado, a menos que seja pára-arranca na cidade, ou paragens mt curtas onde deixo a embraiagem fundo.

Confesso que aprecio o silencio nas paragens.

Admito que se os carros fossem meus, procuraria saber um pouco melhor o impacto na bateria, etc.

Uso ligado excepto quando ando de médios ligados. Não gosto muito que o carro ligue/desligue com as luzes ligadas.

Desligo sempre mal ligo o carro. Detesto essa treta...

Se alguém tiver conhecimento como/onde desactivar - andar sempre desligado, ou conhecer alguém que o tenha feito, por mim agradecia o testemunho!

O meu Leon também tem isso e anda sempre desligado, só tenho pena de não dar para desactivar por omissão. Assim escusava de ter de estar sempre a carregar no botão quando ligo o carro.

A minha carrinha não tem disso.

No entanto quando falam e criticam em gastos de componentes era bom que se informassem, queixam-se que são mais caros, mas esquecem-se de porque é que são mais caros, é claro que são componentes para aguentar o esforço!

É um sistema útil desde que a caixa não seja manual. Até pode ser apenas sequencial como a "softtip" do Smart F2 mk1 e 2.

Numa manual em pára-arranca, é boa para fazer do condutor um massarico.

Back