Usas o start/stop??

Usas o start/stop??

• Ligado

Votes: 23 37.1%
  • Desligado

Votes: 36 58.1%
  • Ligado porque não dá para desligar.

Votes: 3 4.8%

• Total voters
    62
Só se é no 3008, a minha usa o mesmo sistema e dá para desligar o ss.

Botão eco off.

b916ff4efefe73c06ef928b65d333647.jpg

Sim, o meu tem esse botão, só que eu não considero isso o start stop [:D] isso para mim é a desactivação do motor electrico, o que para quem compra um carro hibrido, não faz sentido [:D]
Só o uso no Verão, para ligar o A/C e refrescar o carro antes de arrancar. Em pleno Alentejo dá um jeitaço [;)]

Deve dar uma boa saúde na 2ºcircular na hora de ponta!
Eu não tenho, mas penso que é daquelas coisas que se poupa de um lado e gastasse do outro.
Mesmo no trânsito intenso, o facto de andar sempre a ligar/desligar pode fazer com que o motor não chegue à temperatura normal de funcionamento e não será isso mais prejudicial ?

A minha carrinha tem quase 4 anos e 75.000km e anda sempre ligado.

Se está frio, na fase do arranque da garagem e em muitas situações que aqui dizem que incomodam o SS nem trabalha.

Em rotundas, se quando param metem em ponto morto ele desliga, mas acho que quem chega a rotunda e tenha que parar mete a 1ª para arrancar o mais rápido possivel.

Os que acham que os outros arrancam lento nos semaforos por causa do SS dá-me vontade de rir. Com o carro parado carrego na embraiagem o mais rápido que consigo e meto a 1ª e o SS é sempre mais rápido que eu. Quando vou a largar a embraiagem o motor já está mais que a trabalhar.

Em filas muito grande basta desligar meia dúzia de vezes que fica logo desactivado.

Não vejo nenhuma razão para o desactivar.

Deve dar uma boa saúde na 2ºcircular na hora de ponta!
Eu não tenho, mas penso que é daquelas coisas que se poupa de um lado e gastasse do outro.
Mesmo no trânsito intenso, o facto de andar sempre a ligar/desligar pode fazer com que o motor não chegue à temperatura normal de funcionamento e não será isso mais prejudicial ?

A generalidade (ou todos mesmo) dos veículos equipados com este sistema tem inúmeros parâmetros em que a própria gestão do motor é quem manda no S&S. Motor frio, bateria fraca, AC ligado, entre outras situações, são variáveis que condicionam obrigatoriamente o funcionamento do S&S. A centralina está programada para que uso do S&S seja o menos nefasto e desagradável possível, dentro dos parâmetros que pode controlar.
Ou seja nas situações acima destacadas o S&S nem funciona.

Desde que tenho carro e já la vao uns 40anos , sempre tiveram Star / Stop, (manual ) comandado por mim , sitios onde posso desligar , sinais luminosos prolongados , longas filas etc., é Stop na hora , só reparei um motor de arranque num Punto que tive , e foi apenas limpeza e luibrificção , nada mais, gosto de ver por exemplo agora de inverno, nas filas paradas , o pessol de médios ligados , estou-me referir PARADO, (Iluminar a traseira do outro) escovas limpa-vidros a trabalhar , desembacidores , não ha mais nada se não mais ligavam,quando nessas siuações o que mais necessita de energia é o ventilador do radiador.Desde que se justifique só se ganha parar o motor, combustivel , desgaste, e ganha o ambiente.

Embora a mecânica de um carro possa ser uma matéria algo complexa, saber como funcionam alguns componentes e sistemas, como o motor de arranque do sistema Start & Stop, poderá evitar dissabores e até refletir-se na carteira, pela positiva, no final do mês. Neste artigo vamos explicar mais em detalhe este sistema moderno e como tirar o máximo partido dele. Antes de mais é importante saber que o motor de arranque de um sistema Start & Stop é bastante diferente de um tradicional ou “não-automático”. Este sistema moderno apresenta muitas vantagens e a ideia por detrás do conceito é muito interessante. A grande vantagem é que é possível desligá-lo e usar o carro da forma mais convencional possível. Poderá encontrá-lo não só nos motores a gasóleo e a gasolina, mas até mesmo nos híbridos. O que é o sistema Start & Stop? Em termos muitos simplistas, o sistema Start & Stop é um sistema de arranque/paragem automática. Quando se encontra ligado, este desliga o motor quando para, por exemplo, num semáforo vermelho e liga-o novamente quando pisa a embraiagem e engrena uma mudança. Em termos práticos, este sistema faz a gestão do motor, verificando se existem mudanças engatadas, se as rodas estão em rotação e se a bateria possui carga suficiente, mas não só! Principais vantagens Quem optar por este sistema pode esperar encontrar um motor de arranque e um alternador com maior durabilidade e ainda mais robustos que os tradicionais. Esta é a primeira grande vantagem, mas as principais e mais conhecidas são sem margem de dúvida o consumo menor de combustível e a redução significativa das emissões de CO2, que em alguns casos pode chegar aos 10%. O Start & Stop é particularmente útil na condução em cidade, onde o para/arranca constante e prolongado é responsável, por exemplo, pelo desgaste rápido da embraiagem, por consumos muito altos e pela emissão muito elevada de gases tóxicos. Transmissão automática Nos automóveis que possuem transmissão automática o sistema Start & Stop funciona de um modo ainda mais simples. Assim, para desligar o motor de forma automática, basta pisar o travão. De forma inversa, tirar o pé do travão permite acionar e arrancar o motor.

Na VW
Como funciona?
Existem dois tipos de Start & Stop: o primeiro é baseado no sistema de partida convencional, que tem como principais alterações a introdução de um motor de partida mais robusto e uma central eletrônica para gerenciar o sistema e “dizer” quando o motor tem que desligar ou ligar. Esse é o tipo de sistema do gênero mais utilizado atualmente, por ser o de menor custo no desenvolvimento, fabricação e implantação.
Já o segundo baseia-se no alternador, que substitui o motor de partida e faz um trabalho inverso, girando o motor através da correia.
Quando é dada a partida no motor, ele fica responsável por gerar rotação para os componentes do sistema e, a partir do momento em que o motor entra em funcionamento, ele passa a gerar eletricidade como um modelo tradicional.
Mas, para que o Start & Stop possa entrar em funcionamento existem algumas regras. O veículo, por exemplo, precisa estar parado e com a rotação do motor em marcha lenta. No caso de carro com câmbio manual, o pedal da embreagem deve estar acionado, já para automóveis com transmissão automática, o freio deve estar pressionado e, além disso, a temperatura ambiente e do motor devem estar dentro do normal.

Eu uso sem problemas e pelo que tenho lido não influencia nem desgasta prematuramente nada. Se não o querem usar é desligar ou engana-lo. O ss funciona quando o carro vai para ponto morto e se trava.

Costumo fazer um uso racional deste sistema, ou seja só uso se prever que vou parar por algum tempo. Uso por exemplo em alguns semáforos que já conheço (nos "desconhecidos" não o faço por achar que vou perder tempo no arranque e embaraçar o transito), ou em algumas situações de pára-arranca em que o fluxo de trânsito é previsível (em Vila Real tem dado jeito[:p]).

Uma outra situação em que uso é aquando dou boleias ao pessoal e eles têm coisas na mala (a paragem é curta, mas ainda assim eles conseguem demorar desde o desapertar do cinto, ao abrir a porta, até ao chegar a mala[:D])

Ocasionalmente uso quando saio do carro numa situação muito particular: por vezes quando saio de casa para ir levar o lixo (que fica a caminho do meu destino e perto de casa, mas ainda assim a uma distância que não apetece ir a pé[:D]).

No entanto digo que este sistema deve ser usado com moderação. Por exemplo quando ainda tem o motor frio prefiro não utilizar, ou quando estou num subida/descida íngreme (por motivos de segurança), ou como já referi, no caso de haver algum transito não o uso para não embaraçar, ou até mesmo que seja num para arranca de poucos segundos. Outro exemplo é quando paro numa portagem, prefiro não usar, e ja agora também imediatamente após ter exigido mais pelo motor.

E para os utilizadores que dizem que desgasta componentes, concordo parcialmente, pois penso que com a evolução do conceito alguns dos componentes sujeitos a maior stresse devem ter evoluído. Não acho que um carro que usava este sistema como "conceito" estava tão bem preparado como um carro mais actual.

Só para finalizar, acho que o uso deste sistema depende de cada um e do uso que se fará dele. Acho que não devia haver tanto "hate", pois quem não gostar que o considere como um extra de um "pack" qualquer de coisas inúteis, junto das luzes automáticas[:)]

Cumprimentos e bom post OP e irmandade FAHO

Back