Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

citação:Originalmente colocada por ttripp

chegou a minha X vez de chatear quem sabe!

o oleo marca norauto sendo proveniente da elf é um oleo mais fraco em termos de aditivos?

o carro em questão é um golf3 1.9td com perto de 200mil kms e com motor reparado á 5mil kms, levou valvulas touches e tdo o que merecia na cabeça...

devo deixar este oleo (norauto 5w40 ACEA B3\B4) ???
se sim que outro oleo me aconselharia (se seguir a regra dos três "b´s" melhor bom, bonito e barato)

mto obrigado e os meus parabens pela dedicação em ajudar tanta gente
Quanto à qualidade dos oleos Norauto não me vou pronunciar, pois já foi discutido aqui pelo forum e como não tenho dados de analise para comentar não o vou fazer.
O oleo Norauto segundo dizem provêm da Elf, o que não quer dizer que é um oleo Elf, apenas é embalado um "produto" para uma empresa com o nome Norauto.
Depois, gostava de saber o porque da reparação do motor (estou curioso de qual a causa),pois 200000 kms não é muito?
Se acha que está satisfeito com esse oleo Norauto 5W40, acho que deve continuar a usar pois a graduação está correcta. Se fosse eu colocaria o Bp visco 7000 5W40 Sport ou o Cepsa mega synth 5W40 pois costumam estar de acordo com essa regra dos 3 "B"s. Embora o preço seja bem mais alto que esse Norauto...
Um abraço.

Surgiu-me agora uma dúvida em relação ao tipo de óleo mais adequado.
Li uma vez algures que o semi-sintetico protege melhor quando andamos muito em autoestrada, semrpe a puxar pelo motor. Mas era em relação a carros normais, não a desportivos. Isto é mesmo verdade?

Tinha interesse nisto para o meu dci65cv que anda muito com pé a fundo e leva o recomendado elftd10w-40. Está bem protegido com um semi ou o sintético é melhor para andar com o pedal no fundo (NOTA: pedal no fundo não significa altas velocidades... significa o que o dci65cv pode dar :D :D ).

citação:Originalmente colocada por jeff

citação:Originalmente colocada por ttripp

chegou a minha X vez de chatear quem sabe!

o oleo marca norauto sendo proveniente da elf é um oleo mais fraco em termos de aditivos?

o carro em questão é um golf3 1.9td com perto de 200mil kms e com motor reparado á 5mil kms, levou valvulas touches e tdo o que merecia na cabeça...

devo deixar este oleo (norauto 5w40 ACEA B3\B4) ???
se sim que outro oleo me aconselharia (se seguir a regra dos três "b´s" melhor bom, bonito e barato)

mto obrigado e os meus parabens pela dedicação em ajudar tanta gente
Quanto à qualidade dos oleos Norauto não me vou pronunciar, pois já foi discutido aqui pelo forum e como não tenho dados de analise para comentar não o vou fazer.
O oleo Norauto segundo dizem provêm da Elf, o que não quer dizer que é um oleo Elf, apenas é embalado um "produto" para uma empresa com o nome Norauto.
Depois, gostava de saber o porque da reparação do motor (estou curioso de qual a causa),pois 200000 kms não é muito?
Se acha que está satisfeito com esse oleo Norauto 5W40, acho que deve continuar a usar pois a graduação está correcta. Se fosse eu colocaria o Bp visco 7000 5W40 Sport ou o Cepsa mega synth 5W40 pois costumam estar de acordo com essa regra dos 3 "B"s. Embora o preço seja bem mais alto que esse Norauto...
Um abraço.

n encontrei nada na busca que fiz por oleos norauto... tenho de ver melhor isso...

a causa da reparação foi mesmo a pollie da combotas que ao partir o travão descordenou tdo.. o meu carro é importado e marca 167mil... eu disse perto de 200mil pk n sei se realmente é de fiar a kilometragem marcada:)

obrigado pelas dicas e vou investigar esses oleos que me disse...
fiquei meio intrigado com a questao de os oleos serem das mesmas marcas mas de qualidade inferior e não quero prejudicar o carro de forma alguma com o oleo norauto...

mto obrigado pelo esclarecimento.

Bom, chegou a minha vez de colocar uma pergunta ao jeff (o verdadeiro serviço publico :) )
Tenho um Citroen Saxo de 2000 à volta dos 110000Km.
A Citroen diz para usar o Total Quartz 7000. E um pouco caro....
Tenho andado a meter Shell Helix Diesel Plus 10W40. Cumpre as especificações do fabricante.
Mas como a Shell n vende garrafões de 5L estou a pensar em mudar para a Cepsa (do que conheço é a unica q vende 5L). O problema e q no site da CEPSA diz para usar:
1) STAR TDI-GTI 15W40
2) PLATINUM 15W40

Não percebo, no manual do carro diz para usar 10W40. Ha qq coisa q me esta a escapar [8)] .....
Já agora q "opinião" tens do Helix Plus ?

Cumps

citação:Originalmente colocada por jeff

Eu talvez ficaria por esse 10W40, pois o motor já deve estar com uma folga tipica de um 15W40 e quando entrar o 5W40 pode já ser fino demais... Mas é uma questão de experimentar.:)
Um abraço.

Mais uma vez Jeff, muito obrigado. Acho que vou seguir o teu conselho. Se experimentar é só daqui a uma ou duas mudas.
Um abraço
Miguel

citação:Originalmente colocada por larturlp

Bom, chegou a minha vez de colocar uma pergunta ao jeff (o verdadeiro serviço publico :) )
Tenho um Citroen Saxo de 2000 à volta dos 110000Km.
A Citroen diz para usar o Total Quartz 7000. E um pouco caro....
Tenho andado a meter Shell Helix Diesel Plus 10W40. Cumpre as especificações do fabricante.
Mas como a Shell n vende garrafões de 5L estou a pensar em mudar para a Cepsa (do que conheço é a unica q vende 5L). O problema e q no site da CEPSA diz para usar:
1) STAR TDI-GTI 15W40
2) PLATINUM 15W40

Não percebo, no manual do carro diz para usar 10W40. Ha qq coisa q me esta a escapar [8)] .....
Já agora q "opinião" tens do Helix Plus ?

Cumps
:) A Cepsa aconselha esse oleo pois é realmente um dos melhores lubrificantes do mercado, muito embora um pouco caro. É o oleo mais polivalente que conheço pois é da nova geração de lubrificantes que permite mudanças mais alargadas que qualquer oleo mineral, pois tem muitos aditivos sintecticos.Nesse motor consegue os 10000 kms, o mesmo que o Shell 10W40. Consegue estabilizar o consumo de oleo e tambem manter a temperatura estavel mais facilmente que o Shell 10W40. Não quer dizer que o Shell seja má escolha.
Quanto à lata ser de 5 Litros ultimamente tenho visto garrafões de 4 Lts, mas acho que é só nos sintecticos. Agora é uma questão de numeros: o Cepsa 15W40 Tdi-Gti, Cepsa Star 10W40 e Shell Helix Plus Diesel. Eu escolhia pela qualidade/preço o 15W40 Tdi-Gti.
O Shell Helix Plus Diesel é um lubrificante contraditorio pois numas coisas é mesmo muito bom, mas noutras [8][8][8][8][8], principalmente na limpeza do motor.
Mas deves meter aquilo que te deixar mais de consciencia tranquila, destes 3.
Um abraço.

Entao achas q a mudança de 10W40 para 15W40 n traz problemas?
Nao sabia q o Helix n era la grande coida na limpeza do motor [8] [8]
Sempre a aprender :)

ttripp

Essa situação é "comum" nesses carros infelizmente não és o único.
Pelo que me disseram isso verifica-se porque o pessoal que muda as correias nem sempre faz o trabalho como deve ser feito.

Boa tarde a todos

Jeff, antes de mais obrigado pelas tuas participações, vinha perguntar o seguinte:

qual o óleo mais indicado para um 307 2.0hdi 110cv?
É que na peugeot varia... para 20000km já puseram total 10w40, castrol txt 10w40 e total 5w40.

Que tal o Castrol GTD 5w40 magnatec?? É adequado? e para 20000km?

O carro tem neste momento 115000km e não consome óleo aparentemente

citação:Originalmente colocada por filipe8

Boa tarde a todos

Jeff, antes de mais obrigado pelas tuas participações, vinha perguntar o seguinte:

qual o óleo mais indicado para um 307 2.0hdi 110cv?
É que na peugeot varia... para 20000km já puseram total 10w40, castrol txt 10w40 e total 5w40.

Que tal o Castrol GTD 5w40 magnatec?? É adequado? e para 20000km?

O carro tem neste momento 115000km e não consome óleo aparentemente
O oleo mais adequado é um bom oleo 5W40, tendo em conta os oleos já utilizados. Esse Castrol não é uma boa escolha pois a sua formula já esta demasiado ultrapassada e nesse exigente motor não é uma boa escolha. Não aguenta de forma nenhuma 20000 kms, pois não tem a caracteristica de long drain.
O facto de na marca usarem esses 10W40 deve-se ao facto de em algumas unidades iniciais o oleo ter tendencia a desaparecer e com esses 10W40 diminuia o consumo. Mas era uma solução de recurso, não é o oleo indicado!
Um abraço.

Antes de mais obrigado pela informação;)

Quando dizes motor exigente estás a referir-te a quê concretamente? Características que o óleo deva ter?
Um óleo, como o meu carro rodou, txt 10w40 ou o total 10w40 deve perder muitas propriedades ao fazer 20000km ou nem por isso

Um abraço

citação:Originalmente colocada por filipe8

Antes de mais obrigado pela informação;)

Quando dizes motor exigente estás a referir-te a quê concretamente? Características que o óleo deva ter?
Um óleo, como o meu carro rodou, txt 10w40 ou o total 10w40 deve perder muitas propriedades ao fazer 20000km ou nem por isso

Um abraço
Estou-me a referir as exigencias desse motor ao nivel do lubrificante e suas caracteristicas. Esse é um motor que ou deve usar um 5W40 ou um 0W40 e nunca um 10W40. Com o Txt ainda acredito que consiga manter as qualidades embora não seja a opção correcta, agora o total não me parece que faça tanto, talvez os 15000...
Mas volto a dizer que não interessa os kms, mas sim o tipo de protecção que o motor tem de ter face à camada fina de lubrificante que tem de existir na parede das camisas. Nesse motor só é possivel com um 5W40 ou 0W40. No seu caso não opte pelo 0W40 mas sim pelo 5W40. A Peugeot assim o exige de fabrica.
Um abraço.

Jeff, os conselhos do site da cepsa são de fiar? Aconselham para o clio dci um 10w-40 e para um c3 hdi um 5w-40. O melhor para o motor 1.4hdi é mesmo um 5w-40?

citação:Originalmente colocada por Pcustodio

Jeff, os conselhos do site da cepsa são de fiar? Aconselham para o clio dci um 10w-40 e para um c3 hdi um 5w-40. O melhor para o motor 1.4hdi é mesmo um 5w-40?
São de fiar, mas apenas com os produtos deles. A mesma graduação noutra marca pode já não ser a indicada. Exemplo: Audi A6 1.9 Tdi 110 Cv Cepsa Tdi-gti 15W40. Na Bp é o Bp Visco 7000 5W40 e não o Visco Diesel 15W40.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por Pcustodio

Na Bp recomendam visco 7000 5w40 para todos os que vi... desde carros com 15 anos até carros modernos.
Esses já não se cansam a fazer nada...:D:D:D
Copiaram e mal o site da Cepsa. [8][8][8][8]
Um abraço.

Voltar
Superior