Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

citação:Originalmente colocada por RICHARD

olá jeff,
ainda á 2 anos embalavam tudo, entretanto mudaram???
claro que me estava a referir aos TDI que pedem a 505.01
um bom semi-sintéctico de uma marca conhecida serve perfeitamente para a grande parte dos automóveis

atenção: o óleo normalmente é efectuado após xxxx km, mas sei de uma história onde a pessoa utilizava um óleo cepsa numa pick-up com cabine de refrigeração, e durante o dia deixava sempre o motor a trabalhar para refrigerar, mesmo quando ia almoçar. O motor avariou pq o óleo se desgastou rapidamente.
Foi enviada uma amostra para a cepsa e a conclusão do laboratório era que o óleo estava muito desgastado fruto de uma intensa utilização,e ainda faltavam mais de 5000 km para a mudança de óleo, recomendaram nestes casos utilizar horas de trabalho do motor e não km percorridos.
Se for o caso de alguém fica recomendação
Isso é claro que funciona assim. Num camião de obras publicas é sempre por horas de trabalho em conjunto com os kms pois passam grande parte do tempo a trabalhar parados. É uma questão de bom senso.:)

Boas!

Como estamos sempre a aprender, ao dar uma vista de olhos no tdiclub.com, eles referem que se pode utilizar óleo 506.01 no lugar do 505.01, sendo que o 506.01 é melhor a nível de protecção do motor. Isto em motores que tenham de trocar de óleo aos 15.000km, sem estarem preparados para o sistema long-life.
Será mesmo assim, os óleos 506.01 poderão ser usados nestes casos, com melhorias na protecção do motor?
Em caso de assim ser, o castrol 506.01 será um excelente óleo, tal como o 505.01?

Um abraço

Boas,

Estou a ver que o Jeff continua por cá a dar grandes ajudas ao pessoal. Lembras-te de termos falado sobre a utilização do TXT 10W40 semi-sintético que me colocaram na muda intermédia dos 10mil kms?

Pois...devido a outras coisas que por agora não me vou alongar, pretendo usar outro óleo...o que recomendas? (desculpa mas já não me lembro do que me tinhas recomendado anteriormente).

O meu carro é o Civic Type-R, a ideia é que o óleo dure os 20mil kms (provavelmente menos pois eu faço menos do que isso por ano...faço cerca de 16-18mil) e que suporte as condições daquele motor...que corta às 8300rpms e que faz rotações como nós comemos bolos...lololol.

Quero a protecção máxima nessas condições. Da Castrol o que há? A especificação do manual apenas fala de um Shell 5w40 100% sint., mas a Honda anda a usar apenas Castrol devido a acordos.

O Castrol RS 5w40 é bom? Há melhor?

citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

Boas,

Estou a ver que o Jeff continua por cá a dar grandes ajudas ao pessoal. Lembras-te de termos falado sobre a utilização do TXT 10W40 semi-sintético que me colocaram na muda intermédia dos 10mil kms?

Pois...devido a outras coisas que por agora não me vou alongar, pretendo usar outro óleo...o que recomendas? (desculpa mas já não me lembro do que me tinhas recomendado anteriormente).

O meu carro é o Civic Type-R, a ideia é que o óleo dure os 20mil kms (provavelmente menos pois eu faço menos do que isso por ano...faço cerca de 16-18mil) e que suporte as condições daquele motor...que corta às 8300rpms e que faz rotações como nós comemos bolos...lololol.

Quero a protecção máxima nessas condições. Da Castrol o que há? A especificação do manual apenas fala de um Shell 5w40 100% sint., mas a Honda anda a usar apenas Castrol devido a acordos.

O Castrol RS 5w40 é bom? Há melhor?
Já tens uma PM. Um abraço.

Escolher um Oléo:

Ver especificação API, para motores a gasolina:
API: SA,SB,...,SL (Quanto maior a ultima letra melhor).

para motores a gasoleo:
API: CA,CB,...,CH (Quanto maior a ultima letra melhor).

Quanto ao indice de inverno vulgo (5w).

Nós no nosso país chega-nos muito bem o 15W, quando a oleos sintéticos entre dois com a mesma especificação API (Supondo um CF) por exemplo 5W40 ou 10W40 escolham o mais barato.

O que interessa é terem a ultima especificação e depois terem atenção ao indice superior (40; 50; 60) devem respeitar neste caso o indicado pela marca.
Quanto ao indice de inverno não se metam em loucuras, porque no nosso país nunca temos temperaturas abaixo de -10C.[EDITADO]

Os oleos têm que respeitar normas por isso desde que tenham a melhor especificação (API) que consigam encontrar estão bem servido.
Leiam com atenção o rotulo de várias embalagens. Não há inconveniente em comprar em hipermercados desde que se leia o rótulo da embalagem.

Muitos locais em Portugal registam temperaturas abaixo de zero... até os locais mais quentes...

E API não é a única especificação. Pelo menos a maioria das marcas ignora essa especificação nos manuais e requer outras tais como as da mercedez, volkswagen, porsche, a acea... até o pior oleo que ja vi respeita a norma API, mas as outras não.

Para além disso, a diferença entre um 5w, 10w ou 15w não é só no Inverno. Motores diferentes requerem fluidez de oleo diferente e há quer ter em conta a kilometragem que dura o oleo.

Nem eu disse que é a unica. Mas é provavelmente a mais generalizada. Se vamos entrar por aí, só deves comprar o oleo recomendado pela marca, é só ler o manual da viatura.

Quanto às temperaturas, o que é que a temperatura ser abaixo de 0 tem a ver com o que disse.

Imagina que num:
10W tens 3500 cst a -20C
e num
15W tens 3500 cst a -15C

(Estes dados estão correctos, "cst" é a unidade de viscosidade)

Achas que compensa comprar o 10W para o nosso país?? O que dizes de um 5W??

Caso do 5W 3500 cst a -25C...

Quem gosta de gastar dinheiro até pode comprar um 0W... Mas não ganha nada com isso...

Eu referi a temperatura abaixo de 0 porque no seu comentário referiu que em Portugal não havia temperaturas abaixo dos 10.

Em relação à especificação API, tanto não deve ser a mais generalizada que é a aquela que as marcas não mencionam. Assim por alto recordo-me de imediato da VW505.00, acea a3/b3/b4. Agora API CF ou qualquer coisa, não me recordo de haver uma marca a pedir.

Ainda em relação ao 5w ou ao 10w, repito que não conta apenas a temperatura minima. São óleos com propriedades diferentes para fins diferentes e para automóveis diferentes.
Um carro cujo motor atinje altas rotações e por consequencia grandes temperaturas, não me parece que esteja muito protegido com um 15w. É que um 15w é um óleo mineral...

citação:Originalmente colocada por Pcustodio

Eu referi a temperatura abaixo de 0 porque no seu comentário referiu que em Portugal não havia temperaturas abaixo dos 10.

Peço desculpa queria dizer -10...

citação:
Em relação à especificação API, tanto não deve ser a mais generalizada que é a aquela que as marcas não mencionam. Assim por alto recordo-me de imediato da VW505.00, acea a3/b3/b4. Agora API CF ou qualquer coisa, não me recordo de haver uma marca a pedir.

Estava-me a referir aos fabricantes de oleos e não às marcas de automoveis, parece-me a mim que todas as embalagens têm a especificação API mas nem todas têm a da VW.
Em todo o caso é uma especificação muito usada no mercado da engenharia mecânica auto ou não.
Por acaso conheço perfeitamente as outras.

citação:
Ainda em relação ao 5w ou ao 10w, repito que não conta apenas a temperatura minima. São óleos com propriedades diferentes para fins diferentes e para automóveis diferentes.
Um carro cujo motor atinje altas rotações e por consequencia grandes temperaturas, não me parece que esteja muito protegido com um 15w. É que um 15w é um óleo mineral...

O ser 15W ou 10W não tem nada a ver com mineral ou sintético. Há oleo 15W40 sintético só que não se vende em Portugal(foi me garantido por que trabalha na area), porque como nos abastecemos na Europa onde a maioria dos paises têm temperaturas negativas e neva de inverno, acaba por sair mais barato consumir o que todos consomem.

Mesmo sabendo que o 15W é o indicado para o nosso país devido ao intervalo de temperaturas/viscosidade, tambem sei que se encontrar um sintético destes é muito mais caro que um 5W/10W... Agora entre estes dois compra-se sempre o mais barato, claro que quando digo isto refiro-me a que ambos sejam sintéticos ou ambos sejam semi-sintéticos, sendo ambos com a especificação (API) mais elevada.

Só por curiosidade: quem no seu perfeito estado de juizo vai fabricar um "sintectico" 15W40 quando é tão facil usar a base mineral para o mesmo efeito, gastando muito mais na produção?

Eu compreendo isso, disseram-me que há, nunca vi no mercado e claro que fabricar para o mercado português não compensa.
Mesmo que visse à venda não comprava porque deve ser mais caro que um 5W ou 10W.

Mas a questão disto é o fundamento das coisas e não o mercado, na minha optica interessa saber o que estamos a comprar e sabermos que quandos nos dizem que o 0W é o melhor do mercado percebermos que para o nosso país não é. Agora não compreendo é o porque de comprar um 0W ou um 5W em Portugal a não ser que o preço seja inferior.
Refiro-me à situação de quando um gajo vai ao hiper comprar.

Porque as concessões compram o mais barato, seja 0W, 5W, 10W desde que a especificação corresponda àquilo que eles têm que usar.
Só compreendo a compra de 0W/5W se realmente fôr mais barato que um 10W semelhante (mesma especificação/os dois sintéticos/ os dois semi..)

citação:Originalmente colocada por pedrosousa

Eu compreendo isso, disseram-me que há, nunca vi no mercado e claro que fabricar para o mercado português não compensa.
Mesmo que visse à venda não comprava porque deve ser mais caro que um 5W ou 10W.

Mas a questão disto é o fundamento das coisas e não o mercado, na minha optica interessa saber o que estamos a comprar e sabermos que quandos nos dizem que o 0W é o melhor do mercado percebermos que para o nosso país não é. Agora não compreendo é o porque de comprar um 0W ou um 5W em Portugal a não ser que o preço seja inferior.
Refiro-me à situação de quando um gajo vai ao hiper comprar.

Porque as concessões compram o mais barato, seja 0W, 5W, 10W desde que a especificação corresponda àquilo que eles têm que usar.
Só compreendo a compra de 0W/5W se realmente fôr mais barato que um 10W semelhante (mesma especificação/os dois sintéticos/ os dois semi..)
Vai ai muita confusão. Aconselho a ler o topico desde o inicio para tirar umas ideias mais claras. Essas ideias estão bastante erradas.

Jeff é impressão minha ou tem alguma ligação ao mercado dos lubrificantes?
Por curiosidade, em caso afirmativo, quais as funções que desempenha?

citação:Originalmente colocada por 127_Sport

Já agora qual é o óleo aconselhado para o 330d e qual a kilometragem a percorrer.
Obrigado.
Deve utilizar um 0W30 com aprovação Longlife Bmw, mas depende do ano do veiculo, motor e do sistema de medição para saber qual a aprovação. Quanto a kms depende do avisador e este varia com o tipo de condução, mas normalmente ronda os 20 a 25 mil kms. É um motor que se deve ter redobrados cuidados ao nivel do lubrificante pois é muito sensivel. Um abraço.

citação:Originalmente colocada por pedrosousa

Jeff é impressão minha ou tem alguma ligação ao mercado dos lubrificantes?
Por curiosidade, em caso afirmativo, quais as funções que desempenha?
As minhas funções são reprodutoras.:D:D:D:D
Apenas digo que nas minhas funções do dia a dia não penso noutra coisa. Não tenho funções comerciais!

A viatura com esse oleo no verão não vai ter tendencia a gastar mais um pouco de oleo quando se roda a altas rotações??

A marca recomenda esse oleo para paises quentes como o nosso??

[EDIt]: Bem me parecia que conhecia a sua conversa.

Em todo o caso o 0w30 é o Oleo que a BMW usa nas oficinas de marca.

Voltar
Superior