Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Boas

Um óleo 5W30 aguenta mais que um ano? Tem neste momento cerca de 8000Km e não está totalmente escuro. O percurso é cerca de 50% trajectos curtos em cidade e o resto em estrada aberta/AE. Estou inclinado para mudar agora mas quero saber a vossa opinião.
No manual manda mudar todos os anos com este óleo ou de 6 em 6 meses caso seja o 10W40 e se os trajectos forem só citadinos.
O motor é de um Astra G 1.4.
E já agora, qual é a média de preço de um bom 5W30?

os óleos sejam eles quais forem perdem as propriedades com o tempo. daí mudar de ano a ano

Se fazes apenas 8000km num ano para q meter 5w30? Dá-me impresão que isso é um óleo long life (para fazer 30000km) mas isso é para quem anda mto

nao me parece o caso.

Esse motor funciona bem até com o 10W-40 mas a qualidade dos óleos não se compara, um 5W-40 sintético é bem melhor.

Isso aguenta um ano e qualquer coisa sem problemas mas não convém forçar mais que isso.

Abraço.

os óleos sejam eles quais forem perdem as propriedades com o tempo. daí mudar de ano a ano

Se fazes apenas 8000km num ano para q meter 5w30? Dá-me impresão que isso é um óleo long life (para fazer 30000km) mas isso é para quem anda mto

nao me parece o caso.

Este ano esteve mais ou menos parado. Faz-se mais que isso, mas não, não chega aos 15000Km limite.
A razão da escolha do 5w30 é que o carro ainda não tem muitos quilómetros, com o 5W30 também não tenho que me preocupar se ando muito em cidade, também é melhor para os arranques a frio no Inverno e também porque talvez consiga a um preço quase igual ao 10W40.

Mas se me puderem dizer quanto custa em média 5l de um bom 5W30, agradeço. Em hipermercados costumo ver é o 10W40 e 0W30.

Astra 2.0Dti

Astra 2.0Dti

Bem..ainda cheguei à página 20 e pouco mas tive de desistir. :)

Que oleo recomendam em 10w40 para um carro diesel? NEste momento uso o Castrol Magnatec "geral" (mesmo preço do Magnatec Diesel, que não havia em stock)?

Obrigado

Que oleo recomendam em 10w40 para um carro diesel? NEste momento uso o Castrol Magnatec "geral" (mesmo preço do Magnatec Diesel, que não havia em stock)?

Obrigado

O Castrol Magnatec é 5w40 ou 5W30 e não 10W40.

De qu ano é o teu carro?

Obrigado

Boas,

No meu uso o Shell Helix Plus 10W40 e estou bastante satisfeito...

E arranja-se por vezes a um preço muito bom mesmo apr:)

Cumprs [;)]

Boas,

pedia-vos ajuda para o seguinte oleo.

Tenho um furgão marca iveco daily TD 2800cc e 125cv versão 35C13 unijet maxi rudado duplo de 2001.

Tenho usado o BP vanellus C6 global 15W40

Especificações: http://amtulld001.bp.com/bpglis/lub...9C813D9F1E63F54E80256E550042DAB6?OpenDocument

O problema é encontrar este oleo, nem o mecanico tem, nem nenhum posto de abastecimento da bp de sesimbra, vila amelia(quinta do conde), fernão ferro, casal do marco, barreiro, inclusive em fernão ferro é distribuidor directo da bp e não tem, no barreiro na Alves e Rui, tambem são fornecedores e tambem não tem.
Nos hipers é escusado porque normalmente só tem oleos para ligeiros, este oleo é para veiculos pesados.

Alguem me pode ajudar onde encontrar este oleo na zona da margem sul?

Obrigado

Ajuda sobre oleo para AUDI TT QUATTRO

Ajuda sobre oleo para AUDI TT QUATTRO

Boas caros amigos, comprei a dias uma embalagem de 5 litros de de oleo Elf Evolution, o oleo excede as seguintes normas A5/B5 e API SL/CF

Gostava de saber se posso usar este oleo com segurança no meu audi TT (225cv) visto este oleo nao ter na embalagem as especificaçoes dos construtores, o oleo é de viscosidade 5W30.

Cumps, Gonçalo

Boas,

No meu uso o Shell Helix Plus 10W40 e estou bastante satisfeito...

E arranja-se por vezes a um preço muito bom mesmo apr:)

Cumprs [;)]

pois ... eu nao... fico triste por ver pedacitos de metal no fundo da tina para onde escorro o oleo...
helix plus nunca mais... é mt mau para motores acima de 1.4 ...

mais a dizer sobre a minha experiencia com oleos no carro...
mas tem de ficar para amanha :)

fica apenas a pergunta chave:

Qual o verdadeiro substituto do Castrol TXT SOFTEC PLUS 5W-30 ?????????

O Magnatec C3 concerteza não é --- ja aki foi dito que é pior que o helix ultra 5W40e eu ja expereimntei o Magnatec normal 10W40.. tb jurei para nunca mais, por isso fica assente que é tanga da

É dezenas de paginas atras foi dito que o Castrol TXT SOFTEC 5W-30 já existia noutra marca...
Óra qual era essa marca e para qual oleo evolui??????

Se alguem tiver conhecimentos ou ideias, agradecia a dica.

Aki fica a lista de alterações oficial
http://drop.io/download/48c71e86/c8...ao_denominacao_castrol_auto_47681e1081f8c.pdf
Que acham????

Cumps

Última edição:
continuando...

bem ... de momento tou com mobil 1 0W40 Protection formula...
tava a 47€ no station marche... "Porreiro pá!". ;) Mais recentemente vi que o preço subiu ate ao mesmo do Visco 7000 Sport e Helix Ultra, Esso Ultron, Edge Sport +- 65 €

é afamado como sendo "o melhor 5W30 da Mobil" ... mas isto é reputação ja ganha desde 2006 (salvo erro) la fora no estrangeiro e os testes demonstram sempre elevados valores de ferro presentes no oleo usado... coisa que desgosto... o castrol nesse aspecto nao tem esse problema.

este oleo ainda me deixa receoso de "revar" as rpm.. pois é um oleo para manter o motor limpo e nao evaporar... enquanto que o castrol é mais para
elevadas rotações mas ... desaparece mais facilmente...
o shell nem se fala ainda desapare mais, "todos" se queixam... e nao é limpo como adverte... o mobil 1 sim. TBN sp acima de 10...= limpesa

de notar que... qualquer oleo sintetico ou nao... aos 7500 ja nao oferece a mesma proteção do oleo virgem... nao sei o que o Jeff tem a dizer sobre isso...
para mim sao factos... oleos 10000 km é arriscar e aos 15000 ... enfim... não é o meu caso por isso n opino mais... basta ouvir os motores novos a "shear"
parecem mais lixadeiras. para terem o exemplo mais de perto, oiçam o motor do smart de perto... akele barulho .. correias e polias nao deve ser concerteza
...enfim... é so para perceberem o que quero dizer.

as so mais 1 nota:
Vim do helix plus normal 10W40 (DASS!) .......para o Mobil 1 0W40 ... notou.se logo a diferença... "la fora" confirmam é um oleo que da uma soltura ao motor
notavel... isto ate medio regime... em altas (acima 4500), as impressoes são boas para motores relativamente novos, eu confirmo... desde o ralenti o motor claramente mais solto.

Voltando ao TXT Softec... as minhas suspeitas a uns meses, era que esse oleo ainda existe, nas oficinas da BMW... como OEM BMW LL01 !!!

Se alguem puder confirmar... Agradecia.

LOL

Boas caros amigos, comprei a dias uma embalagem de 5 litros de de oleo Elf Evolution, o oleo excede as seguintes normas A5/B5 e API SL/CF

Gostava de saber se posso usar este oleo com segurança no meu audi TT (225cv) visto este oleo nao ter na embalagem as especificaçoes dos construtores, o oleo é de viscosidade 5W30.

Cumps, Gonçalo

eu diria que nao.
visto que para esse motor ... existe especificamente a norma VW 503 01
e plas specs nao o respeita.

mais... pela viscosidade ... diria q esse Elf é muito fino a quente...

por acaso é o parecido com que tou a procura... bom pro inverno cidade e andamento calmo em percursos curtos

mas se quiseres experimentar e ver o efeito... (nada como testar lol)
.. "penso" que possas fazer o inverno com ele desde q nao andes "a abrir"
e no maximo ... bem chegando a abril do proximo ano, mudar.

M@xwell tens toda a razão no que dizes.Usei em 30.000kms o Castrol TXT Softec 5w40, e tinha-o como um excelente oleo.

Em 10.000kms consumia 1/1.5L num carro que faz 8500rpm (Honda Vtec).

Com o seu fim anunciado passei para o shell ultra, ja la vao duas mudas e é uma valente piiiiiiii....em termos de consumo passou para o dobro ou ainda mais, e o proprio oleo pareçe bem mais liquido.

Neste momento estou a ponderar a troca para o BP 7000 Sport já na proxima muda....volta Softec!!!!

Ajuda

Ajuda

Boas gostaria de dar a todos desde já os parabens pela existencia deste topico. É simplesmente excelente.

Aproxima-se agora a hora da mudança de oleo no meu carro. Gostaria de saber qual o melhor oleo para um BMW 320d 150cv de 2002 com 110.000kms já que na oficina bmw descobri que me andavam a colocar o oleo alternativo de referencia LL98 em vez do correcto LL01.

Ajuda p.f.
desde já obrigado

eu diria que nao.
visto que para esse motor ... existe especificamente a norma VW 503 01
e plas specs nao o respeita.

mais... pela viscosidade ... diria q esse Elf é muito fino a quente...

por acaso é o parecido com que tou a procura... bom pro inverno cidade e andamento calmo em percursos curtos

mas se quiseres experimentar e ver o efeito... (nada como testar lol)
.. "penso" que possas fazer o inverno com ele desde q nao andes "a abrir"
e no maximo ... bem chegando a abril do proximo ano, mudar.

boas, obrigado pela resposta. Em relaçao a viscosidade é uma das recomendadas pela Audi para este motor sendo a mais aconselhada ate o 0W30... Por isso comprei este oleo, mas ainda nao o meti por algum receio relativamente as normas VW...

Boa tarde a todos.

A minha Mondeo está com quase 80000Kms, tem 2 anos, tenho feito revisões com muda de óleo a cada 20000Kms. Estou a ponderar seriamente em deixar de ir à marca, entre outras razões, o fecho do concessionário perto de mim, e a falta de confiança nos concessionários Ford. O que indicam será um oleo 5W30, qual a vossa opinião? Devo continuar? Continuo a mudar de 20 em 20K?
O motor é o 2.2 155cv TDCI

» Marco... com 1,5 L/10000km, ainda aceitava ficar com no helix... mais uns tempos... principalmente se andares sem catalizador... n ha problema de

esse motor ... ao contrario do irmao mais novo... (o 1.6 menos potente abaixo desse)... é mt mais flexivel e duravel

»
Boas gostaria de dar a todos desde já os parabens pela existencia deste topico. É simplesmente excelente.

Aproxima-se agora a hora da mudança de oleo no meu carro. Gostaria de saber qual o melhor oleo para um BMW 320d 150cv de 2002 com 110.000kms já que na oficina bmw descobri que me andavam a colocar o oleo alternativo de referencia LL98 em vez do correcto LL01.

Ajuda p.f.
desde já obrigado

uhm...
é este portanto...
http://www.tds.castrol.com.au/pdf\5041_SLX_Professional_BMW_LL01_119394_2006_09.pdf

a partida diria que nao ha problema, mas n tenho certezas nem experiencia.

Nesse boletim;
A chamada de atenção que é clara é que ... esse oleo BMW LL01 não é compativel com as aplicações que requerem LL04.

Entao..
Provavelmente o oleo que deves aplicar é o que ando a procura tambem apesar que o motor do meu carro nao requer "LongLife Oil" mas penso que nao seja

portanto o obvio será usar Castrol Edge 0w30... é LL01
tava no station marche a 100 euros.

se encontrarem mais barato na zona de leiria digam, que vou logo comprar!! :P

» cmax...
o recomendado actualmente é "TXT Softec Plus A1" ... "castor oil" + 1 vez
e 5w30 ... curiosamente graduação é muito tipica dos ford
e tambem a que procuro ... o 0W30 tambem me servira suponho.

mas pelo nome esse oleo é especifico... eu procuro o "TXT Softec Plus" sem o "A1"

como vês tem um nome MUITO interessante para mim...lol
estou a procura a ver onde há e quais os compativeis...
ja deu para ver que tem umas specs muito "unicas".

mas tenho de confirmar se é o mesmo ou nao

ha a venda no estrangeiro em varios sites, mas isso é como sempre "filme".

Voltar
Superior