Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

jeff,
antes de mais devo dizer que agradeço a tua disponibilidade e prontidão para clarificares as questões do ppl.

O meu caso é o seguinte:
Tenho um C-Max que fez a revisão dos 20000 kms no stand moderno em lisboa. Não sei qual foi o óleo colocado mas na factura vinha Cepsa 10W40, 5 Lt a 8€ o litro.
A minha questão é se este óleo realmente dura os 20000 kms como a marca indica para intervalos entre revisões.

PS: Faço 80% de AE a utilizando a faixa entre as 2500 e as 3000 rpm.

citação:Originalmente colocada por LFAST

Jeff,
Para a VW Sharan 1.p TDI 130 CV o CASTROL SLX 0w30 penso que é o mais aconselhável. Confirmas ? Agora precisava de uma dica para o preço/litro e onde se pode adquirir ?
Boas. Se o carro tiver o serviço variavel esse é o oleo indicado, bem como mais algumas marcas com o mesmo nivel e aqui o oleo é practicamente o mesmo entre estas marcas, porque a produção é a mesma. É o caso da Bp, Castrol e Cepsa. É uma questão de preço. Agora se for de serviço normal, deve-se usar o Bp Visco Special V 5W40 ou o Cepsa Star 5W40 Tdi Synth.
Sitios não sei.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por kreisp

jeff,
antes de mais devo dizer que agradeço a tua disponibilidade e prontidão para clarificares as questões do ppl.

O meu caso é o seguinte:
Tenho um C-Max que fez a revisão dos 20000 kms no stand moderno em lisboa. Não sei qual foi o óleo colocado mas na factura vinha Cepsa 10W40, 5 Lt a 8€ o litro.
A minha questão é se este óleo realmente dura os 20000 kms como a marca indica para intervalos entre revisões.

PS: Faço 80% de AE a utilizando a faixa entre as 2500 e as 3000 rpm.
Boas. O oleo durar dura os 20 mil mas não nesses motores, mas tanto a gasolina como a diesel não deveria ser esse o oleo mas sim o 5W30 Eco Synthetic para ter a correcta lubrificação. Nesse motor eu não andaria os 20 mil mas apenas 10000 kms. Mas a nivel de vida futura e de uma correcta protecção do motor para os 20 mil só mesmo o Eco Synthetic. Só se te facturaram um e meteram o correcto, mas duvido.
Na proxima eu mudava aos 10000 kms para o Eco Synthetic pois este tem bastante relevancia nos consumos de combustivel.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por Delta1300

Ok, 1 dos popós ja ta resolvido.

Que oleo aconselharias para um Delta HF turbo de 1988 (o meu outro carro) .
Apesar de desportivo, a condução que tenho com ele é meramente de passeio. Por exemplo, uma primeira opção e uma opção de supermercado, ou seja, mais facil de arranjar. :)

Boas. Para esse motor é correcto aplicar um bom 15W40 (se fosse novo hoje diria um 10W40). Esquece oleos sintecticos a 100%. Só faz mal ao motor.
Um abraço.

Ok Jeff. Obrigado.
Não sei porque razão os 100% podem fazer mal ao motor. Será da baixa viscosidade? Falta geral de aditivos?
Julgo que o BP Visco 15W40 mineral (não é o 3000, é o mais barato), é aquele a q te referes como bom mineral para além do Castrol Protection ou Cepsa GTI TDI .
Aquele que encontrar, será o que vou usar em ambos os carros. Tanto no HF, como no Ibiza.

Mais uma vez, obrigado.

Ok Jeff. Obrigado.
Não sei porque razão os 100% podem fazer mal ao motor. Será da baixa viscosidade? Falta geral de aditivos?
Julgo que o BP Visco 15W40 mineral (não é o 3000, é o mais barato), é aquele a q te referes como bom mineral para além do Castrol Protection ou Cepsa GTI TDI .
Aquele que encontrar, será o que vou usar em ambos os carros. Tanto no HF, como no Ibiza.

Mais uma vez, obrigado.
Não deve ser aplicados pois são demasiado finos para manter a lubrificação no ciclo de combustão. O Bp é o 2000 (gasolina) e Diesel para o gasoleo.
Um abraço.

Mas os motores mais recentes a diesel ja têm folgas muito curtas, daí uns usarem 0w30 ou 0w40. ou 5w40... A diferença so esta no arranque a frio praticamente. A quente a viscosidade será a mesma.
Mas lá está. Os oleos de baixa viscosidade nao têm como objectivo facilitar e proteger no arranque a frio? Fiquei confuso :)

Mas os motores mais recentes a diesel ja têm folgas muito curtas, daí uns usarem 0w30 ou 0w40. ou 5w40... A diferença so esta no arranque a frio praticamente. A quente a viscosidade será a mesma.
Mas lá está. Os oleos de baixa viscosidade nao têm como objectivo facilitar e proteger no arranque a frio? Fiquei confuso :)
Nem tudo se resume a folgas e arranque a frio. O motor é que exige qual o tipo de oleo e qual as funções a exercer. Mas a tua questão não está bem explicada.

citação:Originalmente colocada por jeff

Jeff,
Para a VW Sharan 1.p TDI 130 CV o CASTROL SLX 0w30 penso que é o mais aconselhável. Confirmas ? Agora precisava de uma dica para o preço/litro e onde se pode adquirir ?
Boas. Se o carro tiver o serviço variavel esse é o oleo indicado, bem como mais algumas marcas com o mesmo nivel e aqui o oleo é practicamente o mesmo entre estas marcas, porque a produção é a mesma. É o caso da Bp, Castrol e Cepsa. É uma questão de preço. Agora se for de serviço normal, deve-se usar o Bp Visco Special V 5W40 ou o Cepsa Star 5W40 Tdi Synth.
Sitios não sei.
Um abraço.
Jeff,
Boas
Primeiro um muito obrigado.
Fiquei com uma duvida:
o que é que significa serviço variavel (tem a ver com longlife ?), acrescento que a graduação 0w30 foi indicada pela marca.
Sitios não sabes, ok e preços aproximadamente ?

Jeff,
tenho mais uma questão:

o Fuchs 0w30 longlife que é o que a marca põe deve ser trocado ao fim de 15000 Km ou faz mais ?

[8][8D]

Boas
EXCELENTE Post.
"Jeff" estás de serviço[8D]

1º: oleo Castrol SLX 0w 30 é um bom oleo?
2º: o meu carro está com 3000Km, o computador indica q a proxima revisão deve ser feita daqui a 13.000Km. Axam q como é a primeira revisão devo mudar o oleo antes? (tipo aos 5.000Km ou 6.000Km)
3º: é aconselhavel fazer intervalos de mudança de oleo mais curtos, tipo de 10.000Km em 10.000Km (visto o motor já estar alterado "Works")?

O carro em questão é um Mini Cooper S Works e o oleo q usa é o Castrol SLX 0w 30.

Desde já obrigado.
Hasta

Jeff,
tenho mais uma questão:

o Fuchs 0w30 longlife que é o que a marca põe deve ser trocado ao fim de 15000 Km ou faz mais ?

[8][8D]
Boas. Se a marca coloca esse oleo é porque tem o serviço longlife aplicado ao automovel. Os kms são dados pelo computador de bordo e é normal durar 25000 kms, mas já vi durar 40000 kms mas depende da condução, muita cidade pelo meio faz menos kms mas devem sempre seguir o que o computador de bordo indica pois tem sensores magneticos que analisam o estado do oleo. Quanto a preços já vi desde os 50 € aos 150€, claro preços de venda a publico sem descontos. Já vi uma vez esses oleos num hiper, mas já não me lembro onde foi.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por MiniBimmer

Boas
EXCELENTE Post.
"Jeff" estás de serviço[8D]

1º: oleo Castrol SLX 0w 30 é um bom oleo?
2º: o meu carro está com 3000Km, o computador indica q a proxima revisão deve ser feita daqui a 13.000Km. Axam q como é a primeira revisão devo mudar o oleo antes? (tipo aos 5.000Km ou 6.000Km)
3º: é aconselhavel fazer intervalos de mudança de oleo mais curtos, tipo de 10.000Km em 10.000Km (visto o motor já estar alterado "Works")?

O carro em questão é um Mini Cooper S Works e o oleo q usa é o Castrol SLX 0w 30.

Desde já obrigado.
Hasta
O Castrol Slx 0W30 é realmente um bom oleo. Não deve mesmo fazer a revisão antes pois o motor ainda está em rodagem e polimento. Não é necessario fazer nenhuma assistencia antes, isto se a "alteração" foi feita pela marca.
Um abraço.

Boas
Obrigado pela ajuda "Jeff".

A alteração é feita pela JCW e montada pela BMW com garantia de fabrica.
A minha duvida de mudar o "oleo da rodagem" antes é só por causa das particulas de aluminio q possa haver no motor. Mas se n é aconselhado, é dinheiro q se poupa.

Bem vou te "chatear" com mais duas perguntas:
1ªEntre o Castrol SLX e o TXT Softec, qual consideras melhor?
2ªNo meu outro carro (BMW 318IS 140cv com 100.000Km), estou a usar o Castrol Softec 5w 40. Axas indicado para este carro ou aconselhas outro?

Mais uma vez obrigado.

Para esse motor o Slx é mais indicado. Ambos são bons oleos.
No 318IS estás bem entregue, se sempre usou sintecticos. Esse motor é de habituação, pois se não consome oleo em demasia está mais do que perfeito.
Um abraço.

Jeff:
Fiquei confuso com a questão da viscodidade, só.
Repara que me dizes que os oleos finos nao garantem lubrificação no ciclo de combustão.
Depois disso, eu referi que sao usados em carros recentes, porque a folga da parede do piston é bem mais fina nos carros recentes, daí ser necessário um oleo mais fino.
No meu caso, isso nao se aplica, já que a folga é maior. Certo?

Relativamente ao arranque a frio, os oleos mais finos (5w40, por exemplo), geralmente facilitam-no, sendo a quente iguais a outros (15w40. por exemplo também). É verdade? Então porque nao usar sempre 5W40 no meu caso?

Coincidencia, nestes ultimos posts (antes deste), já referes aquele 0w30 como um bom oleo. Claro, estavas-te a referir que os oleos sinteticos nao sao bons ... apenas para motores como o meu, com tecnologia mais antiga, sendo no entanto apropriados para outros veículos.

Espero que agora esteja mais claro :)

Ok Jeff. Obrigado.

Mais uma vez, obrigado.
Não deve ser aplicados pois são demasiado finos para manter a lubrificação no ciclo de combustão. O Bp é o 2000 (gasolina) e Diesel para o gasoleo.
Um abraço.

Jeff:
Fiquei confuso com a questão da viscodidade, só.
Repara que me dizes que os oleos finos nao garantem lubrificação no ciclo de combustão.
Depois disso, eu referi que sao usados em carros recentes, porque a folga da parede do piston é bem mais fina nos carros recentes, daí ser necessário um oleo mais fino.
No meu caso, isso nao se aplica, já que a folga é maior. Certo?

Relativamente ao arranque a frio, os oleos mais finos (5w40, por exemplo), geralmente facilitam-no, sendo a quente iguais a outros (15w40. por exemplo também). É verdade? Então porque nao usar sempre 5W40 no meu caso?

Coincidencia, nestes ultimos posts (antes deste), já referes aquele 0w30 como um bom oleo. Claro, estavas-te a referir que os oleos sinteticos nao sao bons ... apenas para motores como o meu, com tecnologia mais antiga, sendo no entanto apropriados para outros veículos.

Espero que agora esteja mais claro :)

Ok Jeff. Obrigado.

Mais uma vez, obrigado.
Um abraço.
Eu só disse falando especificamente no motor em causa, pois isto não tem nada de uma formula universal. Só não garante nesses motores mais antigos, nos mais modernos é mesmo necessario usar oleos "finos". Estes "finos" podem facilitar o arranque a frio, pois dispersam mais depressa que os outros, mas a diferença para os minerais de hoje é mesmo muito pouca e não causa nenhum tipo de problema. Se queres mesmo arrancar mais facilmente aposta é em meter gasolina ou diesel, porque pelo oleo não perdes.:D:D:D. Não deves usar o 5W40 porque não é o oleo adequado para esses motores, principalmente no capitulo do desgaste interno, que é dos mais importantes factores de longevidade do motor.
Um abraço.

Bem me pareceu ;) Faz sentido !

Obrigado Jeff, pelas dicas. 15w40 BP Mineral deverá ser a opção tanto para o Ibiza, como para o HF. Um para diesel, outro para gasolina ;)
Ou Cepsa/Castrol se encontrar.

Boas
Mto obrigado Jeff.
Sim o 318IS sp andou com oleos 100%sinteticos, mas sp com diferentes marcas.
Já andou com Mobil 1; depois BP Visco Sport; Bardahl Technos e agora Castrol Softec... Pertendo manter este ultimo. Tb penso q seja o melhor oleo dos q já usou. Estou certo?
O consumo é normal...

Hasta

Voltar
Superior