Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

citação:Originalmente colocada por jeff

citação:Originalmente colocada por LFAST

Jeff,
tenho mais uma questão:

o Fuchs 0w30 longlife que é o que a marca põe deve ser trocado ao fim de 15000 Km ou faz mais ?

[8][8D]
Boas. Se a marca coloca esse oleo é porque tem o serviço longlife aplicado ao automovel. Os kms são dados pelo computador de bordo e é normal durar 25000 kms, mas já vi durar 40000 kms mas depende da condução, muita cidade pelo meio faz menos kms mas devem sempre seguir o que o computador de bordo indica pois tem sensores magneticos que analisam o estado do oleo. Quanto a preços já vi desde os 50 € aos 150€, claro preços de venda a publico sem descontos. Já vi uma vez esses oleos num hiper, mas já não me lembro onde foi.
Um abraço.
Jeff,
Agradecido mais uma vez.
Entre o Fuchs e o Castrol (0w30 longlife)qual escolherias ?

citação:Originalmente colocada por MiniBimmer

Boas
Mto obrigado Jeff.
Sim o 318IS sp andou com oleos 100%sinteticos, mas sp com diferentes marcas.
Já andou com Mobil 1; depois BP Visco Sport; Bardahl Technos e agora Castrol Softec... Pertendo manter este ultimo. Tb penso q seja o melhor oleo dos q já usou. Estou certo?
O consumo é normal...

Hasta
São oleos de bastante qualidade todos, embora o Bardahl não seja do melhor no controlo da temperatura mas não compromete ninguem.O Mobil One só mesmo o 5W50. O Castrol é uma boa opção e muito completo, mas o factor preço tambem pode contar e se calhar encontra-se mais barato dos outros...
Um abraço.

Jeff,
tenho mais uma questão:

o Fuchs 0w30 longlife que é o que a marca põe deve ser trocado ao fim de 15000 Km ou faz mais ?

[8][8D]
Boas. Se a marca coloca esse oleo é porque tem o serviço longlife aplicado ao automovel. Os kms são dados pelo computador de bordo e é normal durar 25000 kms, mas já vi durar 40000 kms mas depende da condução, muita cidade pelo meio faz menos kms mas devem sempre seguir o que o computador de bordo indica pois tem sensores magneticos que analisam o estado do oleo. Quanto a preços já vi desde os 50 € aos 150€, claro preços de venda a publico sem descontos. Já vi uma vez esses oleos num hiper, mas já não me lembro onde foi.
Um abraço.
Jeff,
Agradecido mais uma vez.
Entre o Fuchs e o Castrol (0w30 longlife)qual escolherias ?
Sem duvida nenhuma o Castrol. O Fuchs (raio de nome deram á marca) não é tão avançado e posso dizer que o oleo já se encontra desactualizado para alguns serviços longlife. Mesmo em aditivos não há comparação possivel. Mas deve ser bem mais barato.
Um abraço.

Boas
Mais uma vez mto obrigado.
Estou completamente esclarecido.
Vou continuar com o Castrol... agora com a chega do Mini, o 318IS vai começar a mudar o oleo de ano a ano... n vai ser por Km...

Hasta

Ora viva

Que grande pachorra para aturar este pesoal todo :D

Já li isto quase tudo, já devia estar na camita porque amanhâ é dia de trabalho, mas pronto para não ser diferente aqui vão as minhas duvidas já que pelo que vejo cada caso é quase um caso unico.

1- Tenho um Honda N600 de 73 com bastantes kms (sabe deus quantos)mas em bom muito bom estado, O que devo colocar lá dentro para que o carrito dure mais 30 anitos?
2 - a Mesma pergunta mas para um BMW 325i de 87 com 200 000 kms

é que com esta minha mania de carros velhos ando sempre à toa com o melhor sangue que lhes posso dar... e por aqui os exemplos são sempre para carros menos andados e com menos anos.

O meu problema não é propriamente o custo mas sim o melhor e o que aguente mais tempo, se não não faço mais nada na vida do que mudar oleo... Já me bastam as inspecções [8]

citação:Originalmente colocada por jaafa

Ora viva

Que grande pachorra para aturar este pesoal todo :D

Já li isto quase tudo, já devia estar na camita porque amanhâ é dia de trabalho, mas pronto para não ser diferente aqui vão as minhas duvidas já que pelo que vejo cada caso é quase um caso unico.

1- Tenho um Honda N600 de 73 com bastantes kms (sabe deus quantos)mas em bom muito bom estado, O que devo colocar lá dentro para que o carrito dure mais 30 anitos?
2 - a Mesma pergunta mas para um BMW 325i de 87 com 200 000 kms

é que com esta minha mania de carros velhos ando sempre à toa com o melhor sangue que lhes posso dar... e por aqui os exemplos são sempre para carros menos andados e com menos anos.

O meu problema não é propriamente o custo mas sim o melhor e o que aguente mais tempo, se não não faço mais nada na vida do que mudar oleo... Já me bastam as inspecções [8]
Boas. Há por ai umas boas maquinas. Esse Honda é já um carro de colecção.[^]
Esses dois modelos devem usar o mesmo oleo: um bom 20W50 para 5000 kms, mas para que dure um pouco mais podes por um 15W40 mas tem de ter a caracteristica de Long Drain para até 9000 kms. Eu só conheço um comprovado: o Cepsa Star Tdi-Gti 15W40. Mas tens de estar atento ao consumo de oleo pois não sei o estado interior deles nem o tratamento dado.
Um abraço.

Já agora mais uma pergunta:
Sempre usei o Bardahl XTC Syntronic nos motores CDI e tenho-me dado muito bem, no SLK 200 K utilizo o Mobil 1, no entanto fui fazer a revisão à Audi de um TT quattro 225 cvs Kitado e colocaram Castrol Fórmula RS 0W 40, o que achas desta opção?
Muito obrigado...

Troquei o meu clio por um 307 1.4 hdi ;)

Os gajos na peugeot metem visco 5000 para 20000, mas a marca recomenda 5w40.
Vou pedir para meterem visco 7000 sport mas de qualquer modo, isto aguenta os 20000?

citação:Originalmente colocada por Koelhone

Já agora mais uma pergunta:
Sempre usei o Bardahl XTC Syntronic nos motores CDI e tenho-me dado muito bem, no SLK 200 K utilizo o Mobil 1, no entanto fui fazer a revisão à Audi de um TT quattro 225 cvs Kitado e colocaram Castrol Fórmula RS 0W 40, o que achas desta opção?
Muito obrigado...
Boas. Quanto ao uso desse Castrol F. Rs 0W40 é acertada quanto à graduação do oleo pois é exactamente essa principalmente quando o motor foi alterado. O oleo cumpre perfeitamente o que lhe é exigido por esse motor. No Slk estas bem entregue e nos Cdi ai talvez não tão bem, mas se não há problemas é continuar.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por Pcustodio

Troquei o meu clio por um 307 1.4 hdi ;)

Os gajos na peugeot metem visco 5000 para 20000, mas a marca recomenda 5w40.
Vou pedir para meterem visco 7000 sport mas de qualquer modo, isto aguenta os 20000?
Aguentar aguenta pois o 5000 é dos melhores sintecticos do mercado. Mas nesse motor não me parece que faça grande trabalho depois dos 12 a 13 mil kms. É muito mais correcto a aplicação desse Visco 7000 Sport.

jeff,

Já que és o consultor de serviço aproveito para te perguntar a tua opinião face ao uso do Cepsa Star Mega Synthetic 5W40 em dois motores que andam cá por casa (C220 cdi e A170 cdi) sendo que anteriormente o concessionário de assistência era outro onde metiam em ambos um óleo 10W40 (salvo erro era Mobil).

O C220 cdi rodou cerca de 170 mil km's com 10w40 e o A170 cdi rodou 40 mil. Ambos mudam de 20 em 20 mil.

citação:Originalmente colocada por JNuno

jeff,

Já que és o consultor de serviço aproveito para te perguntar a tua opinião face ao uso do Cepsa Star Mega Synthetic 5W40 em dois motores que andam cá por casa (C220 cdi e A170 cdi) sendo que anteriormente o concessionário de assistência era outro onde metiam em ambos um óleo 10W40 (salvo erro era Mobil).

O C220 cdi rodou cerca de 170 mil km's com 10w40 e o A170 cdi rodou 40 mil. Ambos mudam de 20 em 20 mil.
Boas. Esses motores devem usar um bom 10W40 que pode-se esticar até aos 20000 kms, mas na verdade só deveriam fazer 15000 por uma questão de segurança devido à variavel tipo de condução. Desportiva 15000 Calma-20000. Quanto ao uso do Mega Synth pode ser utilizado e até protege melhor durante os 20000 mas o motor pode mesmo começar a comer oleo (0,5 Lts por 2000 kms), isto dependendo claro está do estado do motor. No 220 Cdi eu já não mudava do 10W40. No 170 Cdi podes mudar e até é a altura certa por volta dos 40000. O 170 não gasta oleo, praticamente. Com esse Cepsa eu fazia 22 mil kms.
Um abraço.

Boas. Esses motores devem usar um bom 10W40 que pode-se esticar até aos 20000 kms, mas na verdade só deveriam fazer 15000 por uma questão de segurança devido à variavel tipo de condução. Desportiva 15000 Calma-20000. Quanto ao uso do Mega Synth pode ser utilizado e até protege melhor durante os 20000 mas o motor pode mesmo começar a comer oleo (0,5 Lts por 2000 kms), isto dependendo claro está do estado do motor. No 220 Cdi eu já não mudava do 10W40. No 170 Cdi podes mudar e até é a altura certa por volta dos 40000. O 170 não gasta oleo, praticamente. Com esse Cepsa eu fazia 22 mil kms.
Um abraço.

O 220 cdi com 190 mil km's está de facto a gastar algum óleo, mas quem anda com ele também não o poupa minimamente, desde tiradas de AE a fundo a cidade em estilo Rally. [xx(][xx(]

Já o 170 cdi gastou um pouquinho de óleo ao inicio e desde que ando com o Mega Synth nunca mais o nivel baixou (desde à 12 mil kms).

Obrigado pelo conselho;).

Um abraço,

Boas,
Li quase o topic todo (n li a pag 8 e 9) e sem duvida k n poxo dispensar uma sabedoria destas! :p

Jeff: Eu smp usei o oleo BP Visco 7000Sport 5w40 , tenho uma A4 1.9TDI 110cv cm 270mil kms e efectuo mudanças de oleo de 20 em 20mil kms(as vezes um pouco mais) normalmente mudava o filtro de oleo so de 40 em 40 mil(2as em 2as mudas de oleo) erro esse k corrigi(de qq maneira gostava k me explica se se tera feito mto mal ao motor).
Neste momento mudei a correia e la foram mais 4L de BP... mas aplikei lhe um aditivo de base ceramica k afirma proteger o motor e ajudar no arranke a frio...

A minha kestao é : conhece estes aditivos ceramicos? Faram mal ao motor? O BP k estou a usar é o melhor para o meu motor?

Cumps

citação:Originalmente colocada por Artur Costa

Boas,
Li quase o topic todo (n li a pag 8 e 9) e sem duvida k n poxo dispensar uma sabedoria destas! :p

Jeff: Eu smp usei o oleo BP Visco 7000Sport 5w40 , tenho uma A4 1.9TDI 110cv cm 270mil kms e efectuo mudanças de oleo de 20 em 20mil kms(as vezes um pouco mais) normalmente mudava o filtro de oleo so de 40 em 40 mil(2as em 2as mudas de oleo) erro esse k corrigi(de qq maneira gostava k me explica se se tera feito mto mal ao motor).
Neste momento mudei a correia e la foram mais 4L de BP... mas aplikei lhe um aditivo de base ceramica k afirma proteger o motor e ajudar no arranke a frio...

A minha kestao é : conhece estes aditivos ceramicos? Faram mal ao motor? O BP k estou a usar é o melhor para o meu motor?

Cumps
Boas. Em intervalos tão grandes nesse motores (eu tambem tenho um 1.9 tdi) não se deve deixar de mudar o filtro de oleo, pois quando se faz a mudança o oleo velho já se encontra demasiado sobrecarregado com a poluição da combustão. Faz mal pois ao mudar o oleo e não o filtro, este estará cheio de impurezas vindo do combustivel e logo contaminará o oleo novo não o deixando actuar como devia e deixando desprotegidas zonas importantes tais como camisas e principalmente o Turbo, que acumula muita sujidade e pode prender as pás. Foi uma boa alteração no habito.
Conheço varios e posso dizer que é completamente imprevisivel o efeito a ter, pois ao se misturar dois lubrificantes (oleo de motor e aditivo) o resultado pode ser bom como extremamente mau. O oleo de motor é fabricado com uma formula com equilibrios entre aditivos e com doses exacta, ora ao introduzir um complemento aditivo vamos desiquilibrar completamente a formula e o resulta é completamente imprevisivel. Ainda não descobri um unico aditivo que melhore universalmente um oleo de motor de varias marcas e que mantenha o equilibrio de funcionamento do motor.
Eu nunca usaria um aditivo no oleo.
Agora aditivos para gasolina e diesel já é outra historia.
Um abraço.

Obrigado pela resposta ;)
O turbo foi mudado aos 265mil , n por ter partido mas sim por segurança e melhoria das prestaçoes.
O aditivo de oleo é aplicado a kente cm o motor a trabalhar e foram aplicados 200ml nos 4L k tinha.DEixei cerca de 20minutos ao relanti e dps segui viagem.
Ate agr ja fiz 1000km e nao notei nd , irei ver amanha de manha antes de sair o nivel e cor do oleo se mudou.
Daquilo k li do aditivo ceramico akilo nao é mais k um liquido cm pekenas esferas de ceramica cm propriedades magneticas k vao andar em conjunto cm o oleo (nao se vao fundir) e agarrar as paredes do motor.
Se estiver interessado e visto ser o seu trabalho ainda sobrou 50ml do producto se o kiser "ver" estaja a vontade eu sou do porto tb.

Cumps

Boas
Sou eu mais uma vez, surgem sp mais duvidas[8D]
Jeff, desculpe lá mais uma vez vir por esta forma o "chatear". A minha questão é a seguinte:
A Temperatura do oleo do meu motor anda normalmente entre os 80º e os 90º em andamento normal (entre as 4.000rpm e as 5.000rpm).
Em transito sobe ligeiramente, mas nda de especial (no maximo deve chegar aos 95º). Penso ser normal este comportamento, ou estou errado?
Agora qd passo das 5.000rpm a temperatura do oleo sobe... nc subio mais dos 110º pk qd lá chega eu tiro o pé (circulo entre as 4.000rpm e as 5.000rpm) e a temperatura volta para para valores entre os 80º e os 90º.
Qual a temperatura maxima q o oleo pode atingir sem acontecer nada de mto grave?

Nota: O carro é um Cooper S Works, faz 6.900rpm até ao Red Line e o manometro de temperatura do oleo marca até aos 160º. Qd mais o oleo aquece mais a pressão baixa, o q é normal. O oleo q corre n motor é o Castrol SLX 0w 30. O carro tem 3.000Km ( n sei se seráimportante para o caso).

Desde já obrigado.
Hasta

boas aqui vai uma pergunta tenho um daewoo matiz já com 160.000, usei quase sempre oleo 10w40, semi sintetico , mas ultimamente notei que ele consome já um pouco de oleo , qual o oleo que aconselha já agora , barato e bom , como dizem , para aumentar para ??w50

Voltar
Superior