Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Boas pessoal, gostava de fazer uma pergunta: tenho um mitsubishi colt de 98 com 150.000klms, e uso habitualmente o visco 5000.
No entanto reparei que ele ja consome um bokado de oleo, nada de alarmante, ao fim de 10.000klms ja falta um litro de oleo; no entanto gostaria de saber se existe algum oleo mais adequado, e o que acham do castrol gtx magnatec 10/40.
Thanks!!

O Visco 5000 é dos melhores oleos disponiveis por ca na gama 10w40

O Visco 5000 é dos melhores oleos disponiveis por ca na gama 10w40

É o que me consta, no entanto pelos lados onde vivo, não e muito facil de encontrar a não ser nos postos de abastecimento (a preços obviamente exorbitantes) e como o carro ja consome um bokadinho gostava de saber se existe algum oleo mais adequado, ou se os oleos tipo visco 3000, castrol gtx magnatec são bons oleos, já que pelo menos são mais faceis de encontrar à venda e mais baratos.

Epá gostaria que quem me pudesse ajudar me ajudasse.

Tenho um carro com 18 anos o VW Golf Mk2 1.6 GTD que tem 180.000kms, cada vez mais me anda a consumir oleo. Tenho usado o oleo Castrl GTX Diesel 15W-40. Será que devo mudar para um oleo ainda mais viscoso e qual a marca melhor? Já que tenho sempre que controlar o nivel e acerta-lo com o oleo que tenho sempre guardado. Costumo mudar o oleo de 6 meses em 6 meses (media de 8000 kms). Compro este oleo no intermarche e não sei até que ponto não poderei estar a cometer um erro com este oleo que lhe tenho andado a pôr.

Obrigado. :sh)

o castrol 15w40 é oleo é volatil... evapora sozinho .... ainda mais com o andamento que praticas

com o "BP Visco 3000 Diesel" ou o 5000 e deixas de ter problemas de ter de acrescentos

se quiseres gastar mais dinheiro
mobil1 5W50 ou visco 7000 sport 5w40

com esse ultimo poupas tambem o consumo de gasoleo

O Castrol Edge é um óleo ao nível do Cepsa Star Syntetic e BP Visco 7000?
sim claro senao mesmo melhor

oleos castrol lubrificam MUITO bem mas evaporam
os BP n evaporam "mesmo nada" e lubrificam bem
cepsa --- o Jeff não está por casa para informar lol

Da gama 10w40 aquele que consegues melhores preços deve ser o Shell Plus 10w40, pois costumam fazer imensas promos os hipers e norauto

Shell Plus 10w40 - oleo mt mau para altas rotações, bastante sujo,
bom portanto para fazer rodagens de motores acabados de ser reconstruidos ou reparados (troca de capas e segmentos, etc)

Última edição:
Duvida!!!

Duvida!!!

Tenho uma duvida que gostaria que alguém me podesse esclarecer...

Tenho um Seat com o motor 1.9tdi (sem filtro particulas). Na primeira revisão do carro colocaram-me óleo 5W30, que pelo que me informei é Long Life, no entanto no stand disseram-me que nos proximos 15.000km teria de lá passar para mudar óleo novamente[8b].

Porquê o uso de um óleo Long Life quando é para mudar de 15.000 em 15.000 km's ?

Qual os melhores óleos para estes motores (marca/especificação) (para revisões de 15 em 15000km's)?

Tenho uma duvida que gostaria que alguém me podesse esclarecer...

Tenho um Seat com o motor 1.9tdi (sem filtro particulas). Na primeira revisão do carro colocaram-me óleo 5W30, que pelo que me informei é Long Life, no entanto no stand disseram-me que nos proximos 15.000km teria de lá passar para mudar óleo novamente[8b].

Porquê o uso de um óleo Long Life quando é para mudar de 15.000 em 15.000 km's ?

Qual os melhores óleos para estes motores (marca/especificação) (para revisões de 15 em 15000km's)?

Exactamente.. trata-se de um long life.. pelo q aguenta 30000kms ou 2 anos entre intervalos.. agora prende-se aqui um problema.. é q pelo q percebi o carro é novo... e nos primeiros km's tende a gastar mto óleopelo que aos 15000km já é provavel q o nível não esteja propriamente no sitio indicado... daí terem-te dito para passares lá aos 15000.. digo eu ;)

nesse motor aconselha-se um 5w40 100% sintetico respeitando norma 505.01 (se não me falha a memória)
Normalmente na Seat usam Repsol e é tb o que recomenda o fabricante; eu uso Repsol Elite e é bastante bom tt em frio como em quente e o barulho do motor é bastante suave

Exactamente.. trata-se de um long life.. pelo q aguenta 30000kms ou 2 anos entre intervalos.. agora prende-se aqui um problema.. é q pelo q percebi o carro é novo... e nos primeiros km's tende a gastar mto óleopelo que aos 15000km já é provavel q o nível não esteja propriamente no sitio indicado... daí terem-te dito para passares lá aos 15000.. digo eu ;)

nesse motor aconselha-se um 5w40 100% sintetico respeitando norma 505.01 (se não me falha a memória)
Normalmente na Seat usam Repsol e é tb o que recomenda o fabricante; eu uso Repsol Elite e é bastante bom tt em frio como em quente e o barulho do motor é bastante suave

Sim é novo, tem 20.000km's.

A questão é mesmo essa, a Seat diz que na revisão dos 30.000km's é mesmo para mudar o óleo. Depois de 5.000km's com este óleo o nível praticamente não variou nada.
Para mim a recomendação da Seat pouco conta (não quero com isto dizer que a Repsol seja má), apenas acho que não passa de markting para o mercado interno (Seat > Espanhola; Repsol > Espanhola), tal como fazem todas as outras marcas nas suas recomendações (Renault, Elf; etc...).

Qual a grande diferença entre um 5W30 e 5W40?

o castrol 15w40 é oleo é volatil... evapora sozinho .... ainda mais com o andamento que praticas

com o "BP Visco 3000 Diesel" ou o 5000 e deixas de ter problemas de ter de acrescentos

se quiseres gastar mais dinheiro
mobil1 5W50 ou visco 7000 sport 5w40

com esse ultimo poupas tambem o consumo de gasoleo

sim claro senao mesmo melhor

oleos castrol lubrificam MUITO bem mas evaporam
os BP n evaporam "mesmo nada" e lubrificam bem
cepsa --- o Jeff não está por casa para informar lol

Shell Plus 10w40 - oleo mt mau para altas rotações, bastante sujo,
bom portanto para fazer rodagens de motores acabados de ser reconstruidos ou reparados (troca de capas e segmentos, etc)

Do que tenho falado com o pessoal, quase sempre me recomendam o oleo que agora estou a utilizar, o visco 5000; e plo que sei o visco 3000 é menos viscoso, e provavelmente com aditivos de menor qualidade, mas nao creio que compense, uma vez que a diferença de preços entre ambos nao e muita, falei no castrol magnatec pq me pareceu uma escolha equilibrada, tendo em conta o seu preço e caracteristicas.

Sim é novo, tem 20.000km's.

A questão é mesmo essa, a Seat diz que na revisão dos 30.000km's é mesmo para mudar o óleo. Depois de 5.000km's com este óleo o nível praticamente não variou nada.
Para mim a recomendação da Seat pouco conta (não quero com isto dizer que a Repsol seja má), apenas acho que não passa de markting para o mercado interno (Seat > Espanhola; Repsol > Espanhola), tal como fazem todas as outras marcas nas suas recomendações (Renault, Elf; etc...).

Qual a grande diferença entre um 5W30 e 5W40?

metes o óleo que quiseres desde q vá de encontro à norma exigida.. se fizeres mtos km's podes continuar a usar o long life.. eu embora faça mtos km's prefiro mudar de 15000/15000 e uso 5w40 pois axo que é um óleo q se adapta melhor à nossa temp e portanto aguenta-se bastante bem tt de verão como de inverno

A viscosidade do óleo mede-se aos 100º e não quer dizer q o long-life tenha menor que o 5w40; mas tb existem diferenças entre óleos de diferentes marcas; como não faço ideia de qual é a viscosidade cinemática de cada um já é dificil entrar por esse campo..

a diferença essencial é q um tens de mudar aos 15000/1 ano o outro 30000 ou 2 anos

Última edição:
Boas pessoal,

Tenho reparado que o óleo Shell Helix Plus 10W40 não é grande coisa...e é o que ando a usar [8b] (Clio II phase I 1.9D 09/2000 com 170000Km).

Sendo assim qual o melhor óleo que recomendam para ele? BP Visco 5000? Castrol EDGE Turbo Diesel (pelo que dizem é muito bom este óleo)?

Não queria era um óleo que estivesse sempre a acrescentar todos os 1000km :sh)

Obrigado pela ajuda...

Cumprs [;)]

Boas,

Tenho um Citroen Xsara 1.6I 16V 110Cv de 2003, com 150 mil Km e na última mudança de óleo resolvi mudar e meter o Shell Helix Ultra 5W40 (sintéctico) em vez do habitual Total Quartz 9000 (sintéctico). Devo dizer que com 10mil km percorridos noto que existe um consumo exagerado de óleo que nunca tinha acontecido anteriormente.

Como mudo o óleo de 10 em 10 mil Km (está na altura) e o carro já tem 5 anos acham que devo manter um óleo sintéctico ou passar para um semi-sintéctico? A razão de lhe ter colocado sempre óleo sintéctico é que muitas vezes levo o "bicho" aos limites ;) E, já agora que marca?

Obrigado.

Última edição:
Boas pessoal,

Tenho reparado que o óleo Shell Helix Plus 10W40 não é grande coisa...e é o que ando a usar [8b] (Clio II phase I 1.9D 09/2000 com 170000Km).

Sendo assim quais destes óleos recomendam para ele?

BP Visco 3000 4L -> €17,50
BP Visco 5000 4L -> €39
ELF Turbo Diesel 5L -> €39,95

Ambos são 10W40 e o ELF já tem ACEA B4.

Se acham que existem melhores por volta deste preço por favor dêem a vossa opinião.

Cumprs [;)]

Boas,

Tenho um Citroen Xsara 1.6I 16V 110Cv de 2003, com 150 mil Km e na última mudança de óleo resolvi mudar e meter o Shell Helix Ultra 5W40 (sintéctico) em vez do habitual Total Quartz 9000 (sintéctico). Devo dizer que com 10mil km percorridos noto que existe um consumo exagerado de óleo que nunca tinha acontecido anteriormente.

Como mudo o óleo de 10 em 10 mil Km (está na altura) e o carro já tem 5 anos acham que devo manter um óleo sintéctico ou passar para um semi-sintéctico? A razão de lhe ter colocado sempre óleo sintéctico é que muitas vezes levo o "bicho" aos limites ;) E, já agora que marca?

Obrigado.

Pq não manteres o Total Quartz 9000?? se te deste sempre bem com ele mantém... mudar para uma graduação mais grossa por agora axo q nao faz sentido; lá pros 200000kms

Boas pessoal,

Sendo assim quais destes óleos recomendam para ele?

BP Visco 3000 4L -> €17,50
BP Visco 5000 4L -> €39
ELF Turbo Diesel 5L -> €39,95

Ambos são 10W40 e o ELF já tem ACEA B4.

Se acham que existem melhores por volta deste preço por favor dêem a vossa opinião.

Cumprs [;)]

Pq é q vais usar um óleo para Turbinados qd tens um atmosférico?
os 4L chegam para fazer a muda de óleo?
Desses q referes pela diferença de preço diria-te para ires para o 3000... mas sempre usaste o mm óleo e só agora é q começou a consumir mais?

Voltar
Superior