Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Eles no papel escreveram proxima manutanção 20000 mil kms depois mas no painel de instruções a contagem decrescente ficou de 30 mil kms. Com este óleo dá-me ideia que o motor consome óleo pois o nivel já está baixo 15 mil kms depois...
cump

sendo o motor 2.2 não há nada a temer... ao chegar aos 20000 é ir lá e se precisar acertar o nivel... faz bem os 30000km

O facto de beber óleo está pela mudança de marca de oleo; talvez o melhor será voltar ao anterior

Qual deste óleos é melhor??

Opção 1:
ACEA A3/B3/B4; API SL/CF; MB 229.3; VW502 00/505 00; BMW LL 98 e Porsche; GM-LL-B-025

Opção 2: SAE 5W-40, ACEA B3/B4, API CF, 9.55535-N2 CONTRACTUAL TECHNICAL REFERENCE N°F515.D06, MB 229.3, VW 505.00, VW 502.00, GM-LL-B-025

Depois digo a marca para não haver opiniões viciadas...ehehehe

cump

Qual deste óleos é melhor??

Opção 1:
ACEA A3/B3/B4; API SL/CF; MB 229.3; VW502 00/505 00; BMW LL 98 e Porsche; GM-LL-B-025

Opção 2: SAE 5W-40, ACEA B3/B4, API CF, 9.55535-N2 CONTRACTUAL TECHNICAL REFERENCE N°F515.D06, MB 229.3, VW 505.00, VW 502.00, GM-LL-B-025

Depois digo a marca para não haver opiniões viciadas...ehehehe

cump

pela specs são iguais.. e ambos serão 5w40
o facto de um poder destacar-se face ao outro só sabendo a marca..

Um é selenia Wr 5W-40
O outro é o BP Visco 7000 Sport 5W 40.

Uma vez que é para um fiat 1.3 multijet s calhar o BP ideal até era o Viscp 7000 Turbo Disel 0W-40??

cump

Se reparares nas caracteristicas, ambos cumprem as especificações API CF (correspondentes aos motores diesel), portanto o 5W40 serve perfeitamente para o teu GPunto.

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=16734

selenia mt BOM, e especifico para aplicações "touches hidraulicas"

e sendo chamado WR .. wide range...indica que, como o BP 7000 sport é Wide range... o seja indicado para uma "vasta gama de aplicações" seja em termos de temps ou caracteristicas proprias dos motores, implica, ter de ter boa qualidade.

(já agora...)
qual é a gama de preço do selenia WR 5W-40 que se arranja por aí? sabes? .. Obrigado

Óleo Dexelia

Óleo Dexelia

Boa tarde.

Alguém sabe onde posso comprar em Portugal óleo Dexelia em garrafões de 5 litros ? Nos concessionários Mazda só vendem garrafas de 1 litro...

Obrigado

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=16734

selenia mt BOM, e especifico para aplicações "touches hidraulicas"

e sendo chamado WR .. wide range...indica que, como o BP 7000 sport é Wide range... o seja indicado para uma "vasta gama de aplicações" seja em termos de temps ou caracteristicas proprias dos motores, implica, ter de ter boa qualidade.

(já agora...)
qual é a gama de preço do selenia WR 5W-40 que se arranja por aí? sabes? .. Obrigado

entre 30€ 40€ 2 Litros.

cump

Alguém sabe por quanto me fica uma embalagem de 1 litro de óleo Galp Formula 1 (acho que é este o nome). Isto se se venderem nesta quantidade.

Também penso que adicionar 1 litro ao meu carro deve chegar. Presumo que não leve mais de 3-4 litros. Falamos de um Corsa C 1.3CDTi.

Boa tarde.

Alguém sabe onde posso comprar em Portugal óleo Dexelia em garrafões de 5 litros ? Nos concessionários Mazda só vendem garrafas de 1 litro...

Obrigado

E não são caras na Mazda... Eu para o meu carro comprei 5w30 marca FORD no Feu Vert. 5 Litros por 36 Euros. As especificações são as mesmíssimas do Dexelia Ultra (não fosse Ford). Já se for o Dexelia ultra DPF, a conversa é outra.

O 5w40 é muito útil.

Nunca se sabe quando vais apanhar 30 graus negativos ao arrancar em Portugal. [:D]

Mas o que é que isso tem a ver?!

Por volta de 90% do desgaste num motor ocorre ao arrancar, quando o óleo não está à temperatura ideal de funcionamento. Mesmo os óleos 0W e 5W são demasiado viscosos à temperatura ambiente para lubrificarem o motor nos primeiros minutos de funcionamento, quer estejas na Sibéria ou em Portugal, apesar de superiores aos demais (10W, 15W e por aí fora).

Por exemplo, um 15W 40 e um 5W 40 a 100 ºC têm uma viscosidade de 12.5 centistokes (min.), mas a 40 ºC o 5W anda pelos 24 cSt's (demasiado viscoso para lubrificar perfeitamente o motor) e o 15W pelos 30 cSt's (ainda pior, como é óbvio)... Mas se tu dizes que não é útil... [:D]

Hoje levei o meu carro Toyota carina 3 1600 de cilindrada a mudar o óleo.
Levei a uma oficina multimarcas que trabalha com lubrificantes total.
O problema é que eles meteram-me o 9000 Quartz 5W40, que penso ser um óleo bom demais para o meu carro até porque paguei quase 50€ por 3.5 litros.
Dentro da total que óleo aconselham para o meu carro tendo em conta que ele é a GPL ( se isto valer de alguma coisa).

cump

Mas o que é que isso tem a ver?!

Por volta de 90% do desgaste num motor ocorre ao arrancar, quando o óleo não está à temperatura ideal de funcionamento. Mesmo os óleos 0W e 5W são demasiado viscosos à temperatura ambiente para lubrificarem o motor nos primeiros minutos de funcionamento, quer estejas na Sibéria ou em Portugal, apesar de superiores aos demais (10W, 15W e por aí fora).

Por exemplo, um 15W 40 e um 5W 40 a 100 ºC têm uma viscosidade de 12.5 centistokes (min.), mas a 40 ºC o 5W anda pelos 24 cSt's (demasiado viscoso para lubrificar perfeitamente o motor) e o 15W pelos 30 cSt's (ainda pior, como é óbvio)... Mas se tu dizes que não é útil... [:D]

Desde quando ???

Se isso fosse verdade, todos os fabricantes aconselhavam óleos 0w30 ou semelhantes e não é isso que acontece.

A viscosidade do óleo é escolhida em função da temperatura ambiente, que não é uma classificação do motor mas sim uma classificação universal de óleos.

Há motores que por tolerâncias podem exigir óleos com outras características (e aí entra as normas MB, VW, API e afins), mas genéricamente não há necessidade nenhuma desses exageros.
Aliás, como efeito colateral, muitos deles ficam a consumir óleo.

Isto é tudo muito bonito e a publicidade dos óleos conta histórias da carochinha muito bem, mas a prática é que os velhos 190d com 1 milhão de kms não andavam com óleos topo de gama como existem agora.

Mas a realidade é esta:

engine_oil_grades.jpg

Já agora, já me aconteceu a mim e a outras pessoas que conheço ficarem com as válvulas a bater nos primeiros segundos de funcionamento do motor depois de meterem óleos com pouca viscosidade a frio. Ou seja, existem limites (que variam de motor para motor) para o ideal de óleo a frio.

Última edição:
Voltar
Superior