Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Boa noite Malta,

Tenho uma E61 LCI de 177cv com N47D20A (de 11/2007), e estou novamente à procura do melhor óleo e respetiva graduação. O uso é maioritário em cidade (semana) e auto estrada (fim de semana). Eu sempre usei Castrol Edge 0W40, contudo, estou a espreitar o Motul 8100 X-Clean + EFE C2/C3 0W30. É melhor, pior?

Nota: vou meter um motor usado, de origem conhecida. O meu, de origem, acabou por morrer aos 403K Km (problema de injetores - 4 cilindro sem compressão). O anterior dono metia-lhe o Castrol Edge 0W30 e não sei se deva manter esta graduação...

Podes continuar. É normal o cilindro mais longe da bomba de óleo no n47 ir à vida.

Esses motores em usados valem ouro.

Podes continuar. É normal o cilindro mais longe da bomba de óleo no n47 ir à vida.

Esses motores em usados valem ouro.

O motor morreu na sequência de problemas de injetores. Desde os 80k km que meti maioritariamente Repsol, 2 a 3 depósitos com E10 e depois intercalado com Simples. Nunca tive problemas. Nestes últimos 30 mil, mudei para Galp para aproveitar cupões de desconto e estou convencido que a Galp me ficou cara (Galp, nunca mais)... E sim, estes motores, mesmo carregados de Km´s, pedem valores absurdos por eles. Tive a sorte de apanhar o motor de uma carrinha conhecida que infelizmente teve perda total após acidente.

O motor morreu na sequência de problemas de injetores. Desde os 80k km que meti maioritariamente Repsol, 2 a 3 depósitos com E10 e depois intercalado com Simples. Nunca tive problemas. Nestes últimos 30 mil, mudei para Galp para aproveitar cupões de desconto e estou convencido que a Galp me ficou cara (Galp, nunca mais)... E sim, estes motores, mesmo carregados de Km´s, pedem valores absurdos por eles. Tive a sorte de apanhar o motor de uma carrinha conhecida que infelizmente teve perda total após acidente.

tanto ia morrer com galp como com outra marca...

tanto ia morrer com galp como com outra marca...

Na empresa onde trabalho, existem mais de 50 viaturas e temos cartões de 4 marcas de combustível.
Do que sei e eu presenciei um deles, sempre que houve problemas devido a combustíveis, lá estava a Galp. Se são coincidências, não sei...

Na empresa onde trabalho, existem mais de 50 viaturas e temos cartões de 4 marcas de combustível.
Do que sei e eu presenciei um deles, sempre que houve problemas devido a combustíveis, lá estava a Galp. Se são coincidências, não sei...

É viés de confirmação. As marcas têm que passar testes de qualidade, se houvesse uma que realmente desse problemas não estava no mercado há decadas.

O motor já tinha mais de 400 mil KM, assumo que os injetores também, passaram a sua vida útil simplesmente.

400000km com os mesmos injetores CR sem revisão é pedir problemas.

Colocava o Diesel Spulung a cada 30k km, sempre com a troca do filtro combustível. Também nunca tive problemas de FAP, a não ser uma vez que estava com o modulo de pre-aquecimento das velas danificado. O resto, já informei anteriormente. Mas sim, compreendo o que querem transmitir

Os motores gasóleo/gasolina são sujos. Por mais mezinhas que façam, vai estar sujo.

Hoje tirei 862gr de carvão só na admissão de um motor diesel. Sim..pesei...
Mas é verdade que os carros a diesel usados em cidade entopem mais que os diesel que andam em autoestrada?

Ou é porque os carros que andam em cidade por norma fazem menos KMS por viagem e por isso não chegam a aquecer bem e por isso ficam com mais carvão?

Se um carro por norma só andar em cidade sei que deve trocar o óleo mais cedo mas deveria também ter outra viscosidade do óleo?

Mas é verdade que os carros a diesel usados em cidade entopem mais que os diesel que andam em autoestrada?

Ou é porque os carros que andam em cidade por norma fazem menos KMS por viagem e por isso não chegam a aquecer bem e por isso ficam com mais carvão?

Se um carro por norma só andar em cidade sei que deve trocar o óleo mais cedo mas deveria também ter outra viscosidade do óleo?

Mais tempo em baixa rotação, logo EGR a recircular muito escape para a admissão. Em estrada aberta andará mais nas rotações médias/altas e a EGR quase fechada, logo o carvão que ainda não empedrou com o fluxo maior de ar vai para a combustão. Tudo isto piora se o turbo tiver alguma fuga de óleo.... o que é normal com o uso/idade, que agrava esse colar da fuligem.

Um carro que faz só cidade enquadra-se nos padrões de uso extremo, logo deve-se seguir o manual para essas situações (tipicamente encurta o espaço de troca de óleo e filtro para metade).

Mudar de viscosidade? Os óleos actuais já são bastante finos em frio (0W, 5W) não há muito para baixar a não ser que andes de 15W40 ou 10W40 em carros do século passado.

Se fosses um racer e usasses o carro 90% do tempo em AE em regimes médios/altos, tipo +3000rpms, aí faria sentido passar de um W30 para um W40... mas nem só de viscosidade se faz um óleo. Convém saber se respeita o resto das exigências do motor, tipo HTHS, cinzas, etc, etc

Concordo sim , na questão de que um carro que anda constantemente em cidade acabe mais entupido na admissão do que um carro que anda maioritariamente em autoestrada pelas razões já em cima citadas .

Agora , um carro que já tenha demasiada crosta na admissão, não vai limpar esse carvão numa simples viagem na autoestrada como rezam alguns mitos por aí , nunca acreditei nesta teoria nem um bocadinho.

Quem já limpou ou abriu uma admissão cheia de carvão de um diesel sabe muito bem disso .[;)]

Também concordo que é um mito, não é uma tirada mais forte que vai "tirar o carvão", aliás também não acredito que um motor com carvão consiga ter alguma melhoria com muitas tiradas de auto estrada.

É mais evitar as baixas rotações com pouca carga de acelerador, especialmente nos motores de injeção direta. Há muitos vídeos sobre este tema.

É o que já foi referido, além de que e como também indicado, a EGR a dadas rotações fecha por completo, logo e se andar a "médio/alto" regime, já estará em situações em que a dita está fechada, logo o "objectivo" de a limpar nem acaba por ocorrer.

Isso nada tem a ver com o combustível...
400 mil são 400mil e injetores são peças de desgaste que não duram para sempre....

Um carro com 5w30 que precisa levar um toque para atestar, tem sido um filme para arranjar 1L de 5w30. Pergunta, há problema se comprar 5w40 para fazer esse reatesto, ou deve seguir-se escrupulosamente o 5w30? Daqui a pouco tempo será para fazer revisão, portanto é uma solução de "desenrasque".

Back