Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Boas a todos

É bom verificar que o serviço continua activo.
Aproveito para informar que o óleo Cepsa Mega Synth 5W40 e o 10W40 custam cerca de 25€ em Espanha no Feuvert. Quem precisar de mais infos diga.
Um abraço

citação:Originalmente colocada por MiguelCarromeu

Boas a todos

É bom verificar que o serviço continua activo.
Aproveito para informar que o óleo Cepsa Mega Synth 5W40 e o 10W40 custam cerca de 25€ em Espanha no Feuvert. Quem precisar de mais infos diga.
Um abraço
Bons preços, sim senhor.:(
Mesmo o Mega Synth 5W40???? É excelente. Lá para o final da semana dou lá um salto.

Estive a ver o site do Feuvert, estão mais marcas a bom preço e até 9 de julho.

Aproveito o post para esclarecer uma dúvida :D

É frequente a recomendação de selenia para motores do grupo fiat. Este tipo de recomendação também é válida para outras marcas, como por exemplo, renault-elf, psa-total? Ou nestes dois casos por exemplo, mais vale optar pelas melhores marcas frequentemente mencionadas?

Agora com esta história do feuvert.. compensa mais a viagem se se trouxer mais do que uma embalagem... há um limite de validade para oleos dentro das embalagens fechadas?

citação:Originalmente colocada por Pcustodio

Estive a ver o site do Feuvert, estão mais marcas a bom preço e até 9 de julho.

Aproveito o post para esclarecer uma dúvida :D

É frequente a recomendação de selenia para motores do grupo fiat. Este tipo de recomendação também é válida para outras marcas, como por exemplo, renault-elf, psa-total? Ou nestes dois casos por exemplo, mais vale optar pelas melhores marcas frequentemente mencionadas?
Na minha opinião não. Eu optava por outras. Mas cada um é que sabe.
Fica bem.

Agora com esta história do feuvert.. compensa mais a viagem se se trouxer mais do que uma embalagem... há um limite de validade para oleos dentro das embalagens fechadas?
Existe, mas é bastante longo desde que a embalagem esteja em condições estaveis de temperatura e seladas.

citação:Originalmente colocada por jeff

Existe, mas é bastante longo desde que a embalagem esteja em condições estaveis de temperatura e seladas.

Óptimo! Então é só juntar mais interessados e as despesas com a viagem ficam insignificantes ;)

EDIT: Ida e volta são 26€ de portagens e uns 25€ de gasóleo. É preciso trazer muitas embalagens para compensar uma viagem de propósito.

Boas
Voltei Jeff para chatear mais um pouco :)

Depois da minha ultima pergunta e tendo em conta a tua resposta... de imediato capacitei-me q o SLX no meu motor n vai fazer mais de 10.000Km. Apesar de indicar q deve ser mudado aos 16.000Km eu vou fazer as mudas de 10.000Km em 10.000Km. Acho q n tenho nada a perder, pelo contrario certo?!

Tenho lido sp este topico, pois acho o oleo um elemento fundamental no carro (motor). Li atras q n recomendavas um 0w 30 num Renault e para ter em atenção neste Verão q ia fritar... fiquei preocupado... eu uso um 0w 30...n me digas q o meu motor tb vai fritar :(

Tb li q para cada motor aconselhas uma viscosidade de oleo, para o meu (1.6l 210cv de origem Chrisler\BMW e Kit JCW), o q aconselhas?

Abraço
Hasta

citação:Originalmente colocada por MiniBimmer

Boas
Voltei Jeff para chatear mais um pouco :)

Depois da minha ultima pergunta e tendo em conta a tua resposta... de imediato capacitei-me q o SLX no meu motor n vai fazer mais de 10.000Km. Apesar de indicar q deve ser mudado aos 16.000Km eu vou fazer as mudas de 10.000Km em 10.000Km. Acho q n tenho nada a perder, pelo contrario certo?!

Tenho lido sp este topico, pois acho o oleo um elemento fundamental no carro (motor). Li atras q n recomendavas um 0w 30 num Renault e para ter em atenção neste Verão q ia fritar... fiquei preocupado... eu uso um 0w 30...n me digas q o meu motor tb vai fritar :(

Tb li q para cada motor aconselhas uma viscosidade de oleo, para o meu (1.6l 210cv de origem Chrisler\BMW e Kit JCW), o q aconselhas?

Abraço
Hasta
Boas. O 0W30 não vai fritar nesse teu motor porque ele já foi construido para usa-lo.:D
Eu já não te disse qual era a viscosidade para esse motor?:D Ano de construcção,aplicação...
Um abraço.

Boas
One more time mto obrigado Jeff.
Estive a ler os post´s anteriores e o q me aconselhas-t foi q devia manter este oleo, visto a marca o recomendar e a ter em atenção aos tempos de muda do mesmo :)
Pelo q percebi este oleo peca pela durabilidade, no resto até deve ser bomzito :)

Abraço
Hasta

Viva Caro Jeff!

Tenho 3 questões que gostava que me esclarecesses.
Para o 525 tds (E39), disseste-me à tempos que poderia optar entre o Mega Synt da Cepsa 5w40 ou o Total 9000 5w40, porque eram muito semelhantes. Actualmente uso ELF Excellium 5w40 (é do grupo, não é?)e estou a pensar mudar, por uma questão de preço, para o Total 9000. No entanto, em 16000 Km consumiu 1,5 litros. É normal?

Achas que devo mudar para um 10w40, por exemplo, ou um 10w30m (o manual diz que se pode usar...) ou outro, atendendo ao consumo?

Uma outra questão: aos 16000 Km, como estava no minímo, reabasteci com 1 litro do Elf, naturalmente; tinhas-me dito que deveria mudar o óleo entre os 15 e os 22 mil e a luz da revisão acendeu agora aos 16700. Devo mudar já ou como fiz este reabastecimento posso ir até aos 20000 km?

Finalmente quero perguntar-te quais os óleos/valvolina que devo colocar no diferencial e na caixa de velocidades e de quanto em quanto tempo devo fazer esta mudança?

citação:Originalmente colocada por Alfasaxo

Viva Caro Jeff!

Tenho 3 questões que gostava que me esclarecesses.
Para o 525 tds (E39), disseste-me à tempos que poderia optar entre o Mega Synt da Cepsa 5w40 ou o Total 9000 5w40, porque eram muito semelhantes. Actualmente uso ELF Excellium 5w40 (é do grupo, não é?)e estou a pensar mudar, por uma questão de preço, para o Total 9000. No entanto, em 16000 Km consumiu 1,5 litros. É normal?

Achas que devo mudar para um 10w40, por exemplo, ou um 10w30m (o manual diz que se pode usar...) ou outro, atendendo ao consumo?

Uma outra questão: aos 16000 Km, como estava no minímo, reabasteci com 1 litro do Elf, naturalmente; tinhas-me dito que deveria mudar o óleo entre os 15 e os 22 mil e a luz da revisão acendeu agora aos 16700. Devo mudar já ou como fiz este reabastecimento posso ir até aos 20000 km?

Finalmente quero perguntar-te quais os óleos/valvolina que devo colocar no diferencial e na caixa de velocidades e de quanto em quanto tempo devo fazer esta mudança?
Boas. É normal esse consumo. Não deves mudar, pelo menos até a coisa ser mais grave.:D
Eu mudava mais cedo, pois a partir dos 15000 o consumo deverá aumentar.
Para a caixa e diferencial a coisa é diferente, lê isto do site da Bp:
Caixas de velocidades manuais: unidades de rótulo laranja com as palavras 'ATF Oil', Autran MBX / Autran DX III unidades de rótulo verde com as palavras 'Special Oil', Consultar os Serviços Técnicos. os rótulos estão localizados junto à tampa do reservatório do óleo
h. Caixas de velocidades manuais. Unidades com rótulo amarelo com as palavras 'MTF-LT-1', Autran LTF Unidades sem rótulo, Energear SHX-M 75W-90. Os rótulos estão localizados junto à tampa do reservatório do óleo.
Diferencial(ais) Energear SHX 75W-90
Assim já ficas com uma ideia.
Abraço.

...óleo Cepsa Mega Synth 5W40 e o 10W40 custam cerca de 25€ em Espanha no Feuvert...

Jeff,

Sabe o porque desta disparidade nos preços em relação a portugal? Existe mesmo cartelização de preços nesta actividade?

citação:Originalmente colocada por vitor_rocha

...óleo Cepsa Mega Synth 5W40 e o 10W40 custam cerca de 25€ em Espanha no Feuvert...

Jeff,

Sabe o porque desta disparidade nos preços em relação a portugal? Existe mesmo cartelização de preços nesta actividade?
Não existe uma cartelização de preços, pois acho que esses preços são promocionais em que a margem é mesmo muito baixa. O 10W40 a esse preço até acredito agora o 5W40... só ver com os meus proprios olhos. Portugal sofre um pouco dos custos de transporte das mercadorias para os armazens centrais para depois seguirem o rumo normal até aos consumidores. Existe neste momento um regulador de mercado que são os hipers. No dia que os hipers começem a descer preços o mercado fica como em Espanha. Depois Portugal não compra grandes quantidades de embalagens de 4/5 Lts, é mais bidões e assim retira alguma competitividade as embalagens mais pequenas. Mas brevemente as coisas podem mudar na zona norte e Centro... para melhor...;)

citação:Originalmente colocada por jeff

Bons preços, sim senhor.:(
Mesmo o Mega Synth 5W40???? É excelente. Lá para o final da semana dou lá um salto.

Sim, mesmo esse. Eu costumo comprar sempre o óleo em Espanha. E é claro que compensa se trouxermos logo mais de uma embalagem.
Se alguém quiser saber onde é o Carrefour/Feuvert em Badajoz diga que eu coloco mais informações. E não precisam de gastar dinheiro em portagens pois a nacional direito a Elvas - passando por Pegões, Vendas Novas, Montemor, Arraiolos, Estremoz - é excelente e quase sem trânsito.

Um abraço

humm... assim sem portagens basta trazer uma embalagem que já paga a viagem e tudo o resto é lucro.
Miguel, sabe as outras marcas também estão a esse preço baixo? BP, elf, total... é que se assim for trago oleo para os amigos e a viagem fica mais barata.

Voltar
Superior