Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

citação:Originalmente colocada por jeff

citação:Originalmente colocada por mandrade

oi jeff!
o bp visco disel 3000 10w40 serve para o Land cruiser 90 para 10000km?

obrigado e um abraco
Serve bem, embora o 5000 seja melhor, mas se arranjas bom preço no 3000 Diesel usa-o até aos 12000 kms. É um motor grande, logo não é tão esquisito a nivel de oleos.
Um abraço.

jeff neste momento arranjo na feira nova aqui no barreiro o visco
3000 10w40 a 30Euros os 4 litros e o visco disel 3000 a 34 euros
qual o melhor?

um abraco e obrigado

citação:Originalmente colocada por Flyer

Exacto jeff, depende do motor, mas assim sendo como é q uma empresa como a BP refere no seu catálogo online q para o 1.7D da isuzu usar o visco7000??

Isso é q me está a fazer confusao ;)

Já sei q gostas da Cpesa, no entanto, preferia n trocar de marca de óleo, visto q já uso este há uns anitos...recomendas entao um visco5000 ? (10W-40 penso) ou será melhor optar por um 5W-40 (n sei se na BP há!)

PS: nem eu te pedi para comentares, eu é q n percebo nada disto, e até eu já estou a achar o discurso do rapaz da BP algo dúbio....

Obrigado
Eu gosto tanto da Cepsa como da Bp, Castrol,Elf, Total, XPTO,... desde que apresentem um produto equilibrado e até agora são das melhores relações preço qualidade. O Visco 5000 é uma excelente opção. O 5W40 da Bp não é tão boa opção. Mas se achas que o motor está como deve ser com o 0W40 deixa rolar.
Um abraço.

Epah se o 5W-40 ou 10W-40 da BP n é bom kal aconselhas? ou melhor de q marca aconselhas?

Não fará mal mudar de marca de óleo assim bruscamente??

Thankx

oi jeff!
o bp visco disel 3000 10w40 serve para o Land cruiser 90 para 10000km?

obrigado e um abraco
Serve bem, embora o 5000 seja melhor, mas se arranjas bom preço no 3000 Diesel usa-o até aos 12000 kms. É um motor grande, logo não é tão esquisito a nivel de oleos.
Um abraço.

jeff neste momento arranjo na feira nova aqui no barreiro o visco
3000 10w40 a 30Euros os 4 litros e o visco disel 3000 a 34 euros
qual o melhor?

um abraco e obrigado
O oleo é o mesmo, mas por via das tuas duvidas compras o 3000 Diesel porque o teu é diesel.:)

Exacto jeff, depende do motor, mas assim sendo como é q uma empresa como a BP refere no seu catálogo online q para o 1.7D da isuzu usar o visco7000??

Isso é q me está a fazer confusao ;)

Já sei q gostas da Cpesa, no entanto, preferia n trocar de marca de óleo, visto q já uso este há uns anitos...recomendas entao um visco5000 ? (10W-40 penso) ou será melhor optar por um 5W-40 (n sei se na BP há!)

PS: nem eu te pedi para comentares, eu é q n percebo nada disto, e até eu já estou a achar o discurso do rapaz da BP algo dúbio....

Obrigado
Eu gosto tanto da Cepsa como da Bp, Castrol,Elf, Total, XPTO,... desde que apresentem um produto equilibrado e até agora são das melhores relações preço qualidade. O Visco 5000 é uma excelente opção. O 5W40 da Bp não é tão boa opção. Mas se achas que o motor está como deve ser com o 0W40 deixa rolar.
Um abraço.

Epah se o 5W-40 ou 10W-40 da BP n é bom kal aconselhas? ou melhor de q marca aconselhas?

Não fará mal mudar de marca de óleo assim bruscamente??

Thankx
Eu não me exprimi bem. O oleo 5W40 é bom, mas não é para esse motor. A opção correcta é o 5000. Dentro dos 10W40 é dos melhores. Mudar a marca não é o problema. Agora passares de um 0W40 para um 10W40 normalmente não se deve fazer directamente, mas como o Visco 5000 é Sintectico, não há problema.
Um abraço.

10W40 não há com essa especificação, pelo menos que eu conheça, pois essa especificação leva a lubrificantes com caracteristicas de economia sintectica, só existentes em 100% sintecticos e bastante complexos. Marcas, por mim, são as do costume. Usa um bom 5W40 com a norma 229.3 ou 229.5 mas essa vai ser dificil de encontrar, pelo menos, para já. Um abraço.

Olá Jeff,
após muita pesquisa encontrei um óleo 10W30 229.3 é de uma marca america pouco conhecida (pelo menos na europa) Delphi.

No fim de semana coloquei um 5W40 229.3 100% sintético desta marca no classe A da minha mulher.
O carro tinha levado um oleo que desconfio que não seria o indicado numa oficina da "esquina", e estava já com pouco oleo (acendeu a luz por alguns instantes numa curva), embora ainda faltasse 12.900 km (em 20.000km) para a revisão.
Curiosamente não fiz reset ao intervalo de revisão mas o intervalo passou para automáticamente para os 15.500 km. A principal diferença que notei desde logo foi no barulho do motor que baixou considerávelmente.

Ao comparar este oleo com o Mobil1 reparei que têm as mesmas especificações, mas com uma diferença enorme no preço...
Comprei a um amigo de uma estação de serviço que me fez a preço de custo, 27€ por um garrafa de 5 litros!

O que achas? Coloco as especificações para poderes ver!

Dados do oleo:

Prestige Plus
SAE 5W-40
API SL/CF
ACEA A3/B3/B4
VW 502.00/505.00
MB 229.3
BMW Long LIife-98
PORSCHE LL-B-025

Prestige
SAE 10W-40
API SL/SJ/CF
ACEA A3/B3
VW 500.00/505.00
MB 229.3
BMW SPECIAL OIL
PORSCHE GL

Prestige Plus
SAE 5W-40
API SL/CF
ACEA A3/B3/B4
VW 502.00/505.00
MB 229.3
BMW Long LIife-98
PORSCHE LL-B-025

Prestige
SAE 10W-40
API SL/SJ/CF
ACEA A3/B3
VW 500.00/505.00
MB 229.3
BMW SPECIAL OIL
PORSCHE GL

Isto não são os dados tecnicos, é o grau de viscosidade e as respectivas aprovações. Não é isto que faz um oleo melhor ou pior. Mas é um principio...
229.3 há na maioria das marcas.
Não há comparação possivel com o Mobil 1!
Agora na brincadeira: esse oleo novo é praticamente igual ao usado inicial! Passou de 12900 para 15500!:D:D:D:D:D

Prestige Plus
SAE 5W-40
API SL/CF
ACEA A3/B3/B4
VW 502.00/505.00
MB 229.3
BMW Long LIife-98
PORSCHE LL-B-025

Prestige
SAE 10W-40
API SL/SJ/CF
ACEA A3/B3
VW 500.00/505.00
MB 229.3
BMW SPECIAL OIL
PORSCHE GL

Isto não são os dados tecnicos, é o grau de viscosidade e as respectivas aprovações. Não é isto que faz um oleo melhor ou pior. Mas é um principio...
229.3 há na maioria das marcas.
Não há comparação possivel com o Mobil 1!
Agora na brincadeira: esse oleo novo é praticamente igual ao usado inicial! Passou de 12900 para 15500!:D:D:D:D:D
Se o oleo é práticamente igual, então isso já é uma boa noticia, pois o outro custou 15€ o litro e este é cerca de 5€ o litro.
:)
No proximo fim de semana vou mudar o oleo ao classe C, fazer o reset ao intervalo de revisão, e ver qual é o novo intervalo que aparece...
Um abraço,
Pedro.

Jeff: Tenho um duvida!!! (outra :p )
Neste momento tenho uma modificaçao no carro k n sei se estara a fazer bem, o termostato esta smp aberto ao maximo.
Isto significa k na pratica a circular a ate 140kmh o oleo n paxa dos 80ºC e se for a "pastar" vai a 70ºC... a minha pergunta é se o oleo lubrifica melhor o motor a 90ºC ou a estes 70 80ºC ?
Sei k agr no verao n faz mto mal andar assim e no inverno vou voltar a por "stock". Mas precisava de saber se faz bem ao motor ou é pior.
O oleo ja sabes , é o BP Visco 7000Sport

Cumps

citação:Originalmente colocada por Artur Costa

Jeff: Tenho um duvida!!! (outra :p )
Neste momento tenho uma modificaçao no carro k n sei se estara a fazer bem, o termostato esta smp aberto ao maximo.
Isto significa k na pratica a circular a ate 140kmh o oleo n paxa dos 80ºC e se for a "pastar" vai a 70ºC... a minha pergunta é se o oleo lubrifica melhor o motor a 90ºC ou a estes 70 80ºC ?
Sei k agr no verao n faz mto mal andar assim e no inverno vou voltar a por "stock". Mas precisava de saber se faz bem ao motor ou é pior.
O oleo ja sabes , é o BP Visco 7000Sport

Cumps
A temperatura de funcionamento tende na maioria dos automoveis a rondar os 90º. Eu considero que o oleo se encontra numa boa temperatura entre os 70º a 95º, mas em esforço acima disto já tem de ser um bom oleo para estar a trabalhar como deve ser. A lubrificação começa desde que se liga o motor, mas dependendo do oleo este só atinge a melhor lubrificação apartir dos 70º.
Estas bem entregue com o Sport 7000.
Um abraço.

Já agora aprovito essa deixa para te perguntar:
Jeff, num carro que so tenha manometro da temperatura da agua, qd é que eu sei que a temperatura do oleo já está no "ponto"?
Acho uma perfeita estupidez um gajo ter a temp. da agua e não ter a do oleo, que é tanto ou mais importante...

citação:Originalmente colocada por ChegalhaVara

Já agora aprovito essa deixa para te perguntar:
Jeff, num carro que so tenha manometro da temperatura da agua, qd é que eu sei que a temperatura do oleo já está no "ponto"?
Acho uma perfeita estupidez um gajo ter a temp. da agua e não ter a do oleo, que é tanto ou mais importante...

Eu tenho os dois manometros e noto k qd a agua xega a 70 o oleo ja esta a 60 , uma temperatura ja +/- segura para puxar.
O ideal é qd o ponteiro tiver ja nos 90ºC!

Cumps

Caro jeff

Tenho um Opel Corsa 1.7 DTI de 2001 com cerca 80 000K e desde o fim da garantia que leva com BP Visco 7000 0W40, que segundo a leitura de algumas paginas deste post não é a graduação correcta e deveria ser sim um 5W40 .

Não quero fazer mais do que 10.000k no máximo 12 000K, pq estive a fazer umas contas e por cada 60k a 120k faço 20 arranques a frio pois todos os dias faço 4 pequenas viagens de 4 a 5 minutos e os restantes 60k a 120k é ao fim de semana na auto estrada e é sempre a fundo, para alem disto o carro dorme na garagem estrela no norte!
Segundo o que sei isso é um uso extremo e gastar 50 eurois num BP ou MOTUL cada 10.000k esta fora de questão, não por opção mas sim por necessidade, pois o dinheiro esta caro!

A questão é a seguinte depois de ter falado com quem me vende o óleo ele sugeriu uma marca que não é muito conhecida made in USA " AMALIE " em 5W40 sintético , por quase metade do preço de qualquer Visco 7000 , será que para fazer 10 000K ou mudar de 6 em 6 meses este óleo é uma boa opção ou terei melhor dentro deste preço.

Abraço

citação:Originalmente colocada por dti 2001

Caro jeff

Tenho um Opel Corsa 1.7 DTI de 2001 com cerca 80 000K e desde o fim da garantia que leva com BP Visco 7000 0W40, que segundo a leitura de algumas paginas deste post não é a graduação correcta e deveria ser sim um 5W40 .

Não quero fazer mais do que 10.000k no máximo 12 000K, pq estive a fazer umas contas e por cada 60k a 120k faço 20 arranques a frio pois todos os dias faço 4 pequenas viagens de 4 a 5 minutos e os restantes 60k a 120k é ao fim de semana na auto estrada e é sempre a fundo, para alem disto o carro dorme na garagem estrela no norte!
Segundo o que sei isso é um uso extremo e gastar 50 eurois num BP ou MOTUL cada 10.000k esta fora de questão, não por opção mas sim por necessidade, pois o dinheiro esta caro!

A questão é a seguinte depois de ter falado com quem me vende o óleo ele sugeriu uma marca que não é muito conhecida made in USA " AMALIE " em 5W40 sintético , por quase metade do preço de qualquer Visco 7000 , será que para fazer 10 000K ou mudar de 6 em 6 meses este óleo é uma boa opção ou terei melhor dentro deste preço.

Abraço
Boas. Ora bom preço esse "Amalie"! Vejamos BP Visco 7000 5W40 = 35€ (30€ com descontos) quase metade é 20 €!!!:D
Se o preço do "Amalie" é até aos 30€ vale a pena, pois não deve comprometer o motor, mas se for mais não vale a pena, mais vale colocar um bom oleo.
Um abraço.

Jeff....esperei a resposta da Ford para te pedir ajuda...assim sendo:

Q óleo recomendas para um 1.6 TDCi/HDi ? (Ford Focus) pq já enviei mail p a Ford p lhes perguntar se preconizavam uma mudança de óleo extra aos 2 ou 3 mil km devido a limalhas e tal....

Q recomendas para o pópó? já agora dá me duas hipóteses, a MELHOR e a preço/qualidade please :D

PS: a ford diz q um 5w-30 semi-sintético da ford é o usado....

Obrigado

Jeff....esperei a resposta da Ford para te pedir ajuda...assim sendo:

Q óleo recomendas para um 1.6 TDCi/HDi ? (Ford Focus) pq já enviei mail p a Ford p lhes perguntar se preconizavam uma mudança de óleo extra aos 2 ou 3 mil km devido a limalhas e tal....

Q recomendas para o pópó? já agora dá me duas hipóteses, a MELHOR e a preço/qualidade please :D

PS: a ford diz q um 5w-30 semi-sintético da ford é o usado....

Obrigado
Boas Flyer. É assim: esse 5W30 é mesmo necessario, não tentes andar com outras graduações. A melhor solução é: Cepsa Star Eco Synthetic 5W30! Isto é mesmo o produto indicado, pois têm as caracteristicas de economia correctas. Existe outro 5W30 na Cepsa mas não o deves utilizar.
O oleo da Ford é semi-sintectico????? Eles são cá uns artistas![8]
Não existem muitas petroliferas a produzir este oleo. Eu neste momento não me estou a lembrar de outra marca, talvez a Total, Elf que são do mesmo grupo...
um abraço.

Obrigado Jeff...já agora..onde posso encontrar esse Cepsa?...só em estações de serviço? ou há em mais places?

Já agora..n posso ir á FORD (tenho de ir pq está na garantia) e pedir p me meterem o cepsa pois n? (tenho de ver se me passam entao p um sintético deles!) pq andar 2 anos de semi sintético e depois passar p sintético...akilo começa a beber óleo :(

Fica aki o email q me enviaram...

"Exmo Senhor
Agradecemos desde já o seu e-mail, o qual foi alvo da nossa melhor atenção.

No seguimento da situação apresentada gostaríamos de esclarecer que qualquer mudança de óleo antes do limite máximo indicado pelo construtor nunca é prejudicial.

No entanto para a viatura em questão a Ford recomenda que se efectue as mudanças de óleo todos os anos ou a cada 20.000 km, o que ocorrer primeiro. No entanto, caso utilize a sua viatura em condições extremas (calor, frio, ambientes nocivos, etc) recomendamos ainda que se reduza estes intervalos se. Deste modo, uma mudança de óleo extra aos 2.500 km não é prejudicial para o seu automóvel.

O óleo indicado para o seu Ford Focus 1.6 TDCi é o 5W30, um óleo semi-sintéctico da Ford, sendo necessários cerca de 3,8L (com filtro) para efectuar a mudança.

No que concerne aos custos das mudanças de óleo, uma vez que a Ford Lusitana não possui oficinas, não possuimos esta informação pelo que sugerimos o contacto comum Cone«cessiona´rio da Rede Ford.

Poderá encontrar os contactos da rede de Concessionários Ford em www.ford.pt .

Caso surja qualquer situação que pretenda esclarecer o Centro de Relações com Clientes encontra-se disponível para responder a todas as questões que pretenda colocar.

Sem outro assunto de momento, com os melhores cumprimentos"

citação:Originalmente colocada por dti 2001

Caro jeff

Abraço
Boas. Ora bom preço esse "Amalie"! Vejamos BP Visco 7000 5W40 = 35€ (30€ com descontos) quase metade é 20 €!!!:D
Se o preço do "Amalie" é até aos 30€ vale a pena, pois não deve comprometer o motor, mas se for mais não vale a pena, mais vale colocar um bom oleo.
Um abraço.

BP Visco 7000 5W40 a 35€ [:0]:([:0]:(
Diga-me onde... que amanhã vou la com o tractor :D:D:D
Gostava mesmo e saber onde é que esta essa promoção.

O AMALIE esta por 35€, mas mais val gastar mais uns trocos antes de [8][8][8]

Jeff obrigado
Um abraço ao Forum

Obrigado Jeff...já agora..onde posso encontrar esse Cepsa?...só em estações de serviço? ou há em mais places?

Já agora..n posso ir á FORD (tenho de ir pq está na garantia) e pedir p me meterem o cepsa pois n? (tenho de ver se me passam entao p um sintético deles!) pq andar 2 anos de semi sintético e depois passar p sintético...akilo começa a beber óleo :(

Fica aki o email q me enviaram...

"Exmo Senhor
Agradecemos desde já o seu e-mail, o qual foi alvo da nossa melhor atenção.

No seguimento da situação apresentada gostaríamos de esclarecer que qualquer mudança de óleo antes do limite máximo indicado pelo construtor nunca é prejudicial.

No entanto para a viatura em questão a Ford recomenda que se efectue as mudanças de óleo todos os anos ou a cada 20.000 km, o que ocorrer primeiro. No entanto, caso utilize a sua viatura em condições extremas (calor, frio, ambientes nocivos, etc) recomendamos ainda que se reduza estes intervalos se. Deste modo, uma mudança de óleo extra aos 2.500 km não é prejudicial para o seu automóvel.

O óleo indicado para o seu Ford Focus 1.6 TDCi é o 5W30, um óleo semi-sintéctico da Ford, sendo necessários cerca de 3,8L (com filtro) para efectuar a mudança.

No que concerne aos custos das mudanças de óleo, uma vez que a Ford Lusitana não possui oficinas, não possuimos esta informação pelo que sugerimos o contacto comum Cone«cessiona´rio da Rede Ford.

Poderá encontrar os contactos da rede de Concessionários Ford em www.ford.pt .

Caso surja qualquer situação que pretenda esclarecer o Centro de Relações com Clientes encontra-se disponível para responder a todas as questões que pretenda colocar.

Sem outro assunto de momento, com os melhores cumprimentos"
Boas. Deves encontrar isso nas Precision ou noutras do genero, alem desses locais. Podes pedir para colocarem o Cepsa levando de casa. Podem não gostar mas fazem o serviço, mas há casas que não se importam. Não vai começar a comer oleo, pois a graduação é a mesma.
Um abraço.

jeff, ao ler a pergunta do Flyer e a resposta dada pela Ford Lusitana bem como a tua fiquei com uma dúvida:

Tinha ideia que os fabricantes empregam nos motores saídos de fábrica, óleo com características optimizadas para a rodagem do motor e que esse óleo tem uma quilometragem mínima obrigatória ou, pelo menos aconselhável, para que o motor fique devidamente "acamado".

É mesmo assim? Ou estou a fazer confusão?

E se é mesmo assim, 2500-3000km será já uma quilometragem suficiente para esse óleo especial cumprir a sua missão?

Voltar
Superior