Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

citação:Originalmente colocada por nfh

Jeff, após ler as 31 páginas deste tópico, gostaria que me esclarecesses sobre o seguinte: tenho uma break Megane II com o motor 1.5dci 100cv. Já vi por aí alguns posts sobre motores dci, mas se não estou em erro a versão é a de 65cv, um pouco diferente da minha.

O óleo preconizado pela Renault para este motor é o Elf 10W40 TurboDiesel, com a seguinte especificação (segundo o site oficial da Elf):
ACEA B3/B4, API CF, VW 505.00; MB p.229.1; RENAULT Diesel engine

Os intervalos de manutenção em condições normais são de 30.000Km.

A minha questão é a seguinte: tomando em consideração o motor em causa, parece-te que este óleo é o mais indicado?
Conheço pessoas que optaram por usar o Elf Excellium LDX 5W40 em detrimento do 10W40 TurboDiesel. Parece-te uma melhor opção para garantir 30.000Km de intervalo em segurança entre mudanças de óleo, ou não vale a pena a diferença de preço?
Na verdade esse motor no momento de saida usava esse 10W40. Actualmente é aconselhado o 5W40 para aguentar melhor para esse 100 Cv e cumprir 30000kms. Vale a pena a diferença no caso desse motor.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por RICA

JEFF,no caso do 1.3 Multijet que marcas boas existem com o valor 5w-40w,na tua opnião?Tenho colocado o Selénia na marca....

Obrigado.
Selenia nos Fiat costuma ser uma boa opção, de resto é o mesmo do costume...

Boas Jeff !

E o tal Amsoil , conheces ? Nao deves ter visto a minha pergunta!
É que estou bastante curioso com aquele oleo ! Ja conheco alguns carros que passaram a deixar de gastar oleo ..

citação:Originalmente colocada por Vogal

Boas Jeff !

E o tal Amsoil , conheces ? Nao deves ter visto a minha pergunta!
É que estou bastante curioso com aquele oleo ! Ja conheco alguns carros que passaram a deixar de gastar oleo ..
O Amsoil é como outras marcas, virado para o mercado norte-americano. Não estão tão desenvolvidos para os novos motores europeus como outras marcas europeias. É uma marca de muito fraca representação em Portugal. Já foi testado um 10W40 da marca em 2001 e os resultados foram medianos e não eram estaveis na temperatura. O facto de reduzir o consumo a zero nem sempre é um bom resultado...
Mas não invalida de ser uma marca de renome mundial e ter produtos de qualidade, que não me posso pronunciar sem os testar mesmo todos.
Quem gostar deve usar.
Um abraço.

Boas Jeff,

Tenho uma peugeot 307 1.6 a gasolina com 32.000Km ano 2002 e na peugeot colocaram o BP Visco 5000 10w40.
Este óleo dura 30 mil Km?

Que que oleo aconselha para este carro?

Um Abraço,

citação:Originalmente colocada por JMP

Boas Jeff,

Tenho uma peugeot 307 1.6 a gasolina com 32.000Km ano 2002 e na peugeot colocaram o BP Visco 5000 10w40.

Um Abraço,

As revisões da Peugeot são aos 20 mil ;)

citação:Originalmente colocada por jeff

citação:Originalmente colocada por Joao S

citação:Originalmente colocada por Pcustodio

Jeff, alguém te agradeceu no fórum geral pelo teu trabalho aqui. Por isso agora vais ter mais clientela! :D

...De certeza que vai....:)

Eu tenho uma duvida geral e uma "particular".

- Houve um mecanico que abriu uma oficina ha cerca e um ano na minha rua.Ele trabalha muito com oleos da marca CAT(Caterpillar).Ele disse-me maravilhas daquele oleo...será mesmo bom?

-Tenho um Stilo Abarth com poucos km(4000) e o oleo que usou foi o Selenia 20k. A conselho de um engenheiro da Fiat o aconselhavel é mesmo usar um totalmente sintectico neste caso o Selenia Racing.Qual a tua opinião!?

Thanks e desculpa o massacre!
:)
O oleo CAT é bom para o fim que foi criado: maquinas e equipamentos de obras e afins. Agora motores de ligeiros...[8][8][8]
A aplicação correcta é o 10W40. Pode-se usar um lubrificante 100% sintectico 5W40 mas não é o ideal. Esse Selenia 20 K está correctamente aplicado até aos 20000 kms dependendo da condução. Se for para uso em competição esse Racing é uma opção, agora para o dia a dia não.
Um abraço.

Esse tal mecanico trabalha muito com jipes tanto novos como antigos(discovery de 1969 por exemplo) e acredito que o oleo CAT seja bom para essas maquinas e concordo plenamente contigo quando dizes que não é o melhor para motores ligeiros.

Em relação ao meu caso, embora seja para utilização em dia-a-dia o motor daquele carro atinge temperaturas altissimas(funcionamento normal)o que faz com que o oleo tambem fique a uma temperatura elevada principalmente em cidade e em altas velocidades.

Muito obrigado pelo esclarecimento.

Isto faz-me lembrar o Diario da Maria mas na versão Auto [}:)]

citação:Originalmente colocada por JMP

Boas Jeff,

Um Abraço,
Boas. Esse Bp é um excelente oleo mas no maximo faz 20000 kms nesse motor. Para fazer os 30000 kms deve mudar para um 100% Sintectico 5W40.
Um abraço.

Boas a todos.

Parabéns por este fabulástico tópico, e o modo como as questões são respondidas. Estou deveras surpreendido com a "bagagem" do Jeff.

Jeff, gostava de colocar uma questão.
Tenho um Ford Focus 1.4 de 1999 (gasolina), tem 60.000Km. O óleo usado, e recomendado pela oficina da marca, tem sido o Castrol TXT 10-40W. Há umas semanas atrás fiz uma mudança de óleo e filtro e fui para o Castrol GTX Magnatec 10W-40.

A pergunta é: fiz bem? este óleo é adequado ao motor? E qual o intervalo entre mudanças?

Um abraço.

citação:Originalmente colocada por dcm

Boas a todos.

Parabéns por este fabulástico tópico, e o modo como as questões são respondidas. Estou deveras surpreendido com a "bagagem" do Jeff.

Tenho um Ford Focus 1.4 de 1999 (gasolina), tem 60.000Km. O óleo usado, e recomendado pela oficina da marca, tem sido o Castrol TXT 10-40W. Há umas semanas atrás fiz uma mudança de óleo e filtro e fui para o Castrol GTX Magnatec 10W-40.

A pergunta é: fiz bem? este óleo é adequado ao motor? E qual o intervalo entre mudanças?

Um abraço.
Boas. Logo a partida mudaste para muito pior. Intervalo com esse oleo é de 10000 kms. O correcto é um 5W30 para 20000.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por jeff

citação:Originalmente colocada por dcm

Boas a todos.

Um abraço.
Boas. Logo a partida mudaste para muito pior. Intervalo com esse oleo é de 10000 kms. O correcto é um 5W30 para 20000.
Um abraço.

Pelos vistos meti água. O preço era exactamente o mesmo e esta referência era mais recente pelo que depreendi, embora mal, que fosse melhor. [8][8][8][8]

Fui até à página da Castrol e não encontrei nenhum 5W30 http://www.castrol.com/castrol/sectiongenericarticle.do?categoryId=82915272&contentId=6008622

Jeff, que marca e referência recomenda?

Muito obrigado pela ajuda.

Já agora fica aqui a minha pergunta relativamente ao 206 1.9d de 2000 comercial....qual é o melhor opção....agora levou um visco 3000 e diz o mecanico que faz 10mil km.....nao faço a minima ideia de como é a muda de oleos e revisoes na pug pois os gajos nao querem dar as revisoes que o carro fez na marca. E nao sei o que levou, vai ter de haver batatada com os tipos pois foi comprado em segunda mão.

mas provavelmente deve ser um 10W-40 tipo visco 5000 nao?
Mobil s 10w-40?
txt 10w-40?
outro...

citação:Originalmente colocada por jorgeeusebio

Ola Jeff. Tenho o golf 1.9 tdi de 115 cv, de 2001, qual o oleo indicado para este motor.Neste momento esta com o oleo castrol txt 10w40?
Sei que na vag aconselham oleo 505.01 e encontrei recentemente num castrol txt com a indicação 505.01 tdi.Seráum bom oleo? Que conselho das?
Epá , desculpa lá que me passou. Fizeste bem em relembrar.
Esse Castrol Txt 505.01 é o oleo correcto para o teu motor. É um excelente oleo, mas um pouco caro. Existe o Tdi Synth da Cepsa que é mais barato e tambem muito bom. Deves arranjar mais barato e se estiveres perto de Espanha compra que é mesmo muito barato.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por Prozi

Já agora fica aqui a minha pergunta relativamente ao 206 1.9d de 2000 comercial....qual é o melhor opção....agora levou um visco 3000 e diz o mecanico que faz 10mil km.....nao faço a minima ideia de como é a muda de oleos e revisoes na pug pois os gajos nao querem dar as revisoes que o carro fez na marca. E nao sei o que levou, vai ter de haver batatada com os tipos pois foi comprado em segunda mão.

mas provavelmente deve ser um 10W-40 tipo visco 5000 nao?
Mobil s 10w-40?
txt 10w-40?
outro...
Boas. Esse Visco 3000 Diesel dá para esses 10000 kms. A graduação do oleo aconselhado é 10W40. Se quiseres um pouco melhor, Visco 5000 ou Castrol Txt 10W40 ou mesmo Cepsa Star Synthetic 10W40 para 15000 kms.
Um abraço.

[/quote]
Boas. Esse Visco 3000 Diesel dá para esses 10000 kms. A graduação do oleo aconselhado é 10W40. Se quiseres um pouco melhor, Visco 5000 ou Castrol Txt 10W40 ou mesmo Cepsa Star Synthetic 10W40 para 15000 kms.
Um abraço.
[/quote]

pelo que depreendo das tuas palavras este motor não estraga muito os oleos...se não me engano já ouvi dizer aqui no forum que o visco 5000 fazia uns 12000...mas tb já vi casos em que diziam que fazia 20000km...e agora fiquei um pouco na duvida. Que me dizes acerca disto...provavelmente tem a haver com este motor. Dizem que é fiavel e robusto...e já conta com 125mil km e é da minha namorada.
Eu como tenho um corsa isuzu 1.7d deduzo que o tipo de motor nao seja mt diferente a nivel de oleos e revisoes. Pelo menos devem levar a ultima especificação B3 que se nao me engano é de 96.

Voltar
Superior