Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

citação:Originalmente colocada por 407 Coupé

Aproveito também para pedir a opinião dos experts nesta matéria sobre qual será o óleo recomendado para um Renault Mégane Fase 2 1.4 16v 95cv. O carro está de momento com 80.000kms e acho que o ultimo óleo que ele levou foi o 10w40 (não fui eu que o meti nem paguei).
Desde já obg. :D
Pode-se usar um bom 10W40 para 15000 kms neste motor, mas o indicado é um 5W40 para 25000 kms.
Um abraço.

Jeff, obrigadão pela rápida resposta.

Ora bem não faço questão de manter o 5W-40 até porque no manual como tu dizes e bem diz 10W-40. Não me importo de antecipar as mudas para 10.000 até por andar muito em cidade.
Continuavas com o 5W-40 (Cepsa Mega Synthetic 5W40) ou mudavas para o 10W40 (Cepsa Star synthetic 10W-40)? Vou procurar esses que falas no tópico ;).

Obrigado novamente.

P.S. Só espero que ainda me safe da mudança das touches!

citação:Originalmente colocada por jeff

citação:Originalmente colocada por 407 Coupé

Aproveito também para pedir a opinião dos experts nesta matéria sobre qual será o óleo recomendado para um Renault Mégane Fase 2 1.4 16v 95cv. O carro está de momento com 80.000kms e acho que o ultimo óleo que ele levou foi o 10w40 (não fui eu que o meti nem paguei).
Desde já obg. :D
Pode-se usar um bom 10W40 para 15000 kms neste motor, mas o indicado é um 5W40 para 25000 kms.
Um abraço.

Obrigado! Abraço! [^]

Boa noite jeff.

Para a Passat TDI injector-bomba cá da casa, tenho usado o BP Special V 5W40 505.01
Tb cheguei a procurar o Castrol TXT 505.01 que penso que é exactamente o mesmo óleo que o BP, mas como o preço é mais caro qq coisa, continuei a usar o BP.

Entretanto descobri o TXT 505.01 em espanha http://www.elrincondelautomovil.com/b2c/index.php?page=pp_productos.php&tipo=1&md=1&codf=27 que fica por cerca de 11 eur/litro já com portes... enquanto cá, custa mais do dobro...!

A questão é pq é que o TXT vindo de espanha é tão barato...?
E o TXT é realmente o mesmo óleo que o Special V como tenho ouvido dizer?

Muito obrigado, desde já.

Nep.

citação:Originalmente colocada por jbranco

citação:Originalmente colocada por hpventura

Já agora, eu tb so cheguei a este topico agora !

Para o sistema VW Longlife os unicos oleos q cumprem as especificações VW são so o BP Visco Longlife II 0W-30 e o Cepsa Star Eco 0w-30, ou há mais algum ?!
Castrol LongLife II
... e numa revisão feita hoje usaram um óleo que eu nem sabia que existia: Galp Formula Longlife III (26,50+IVA 1 litro)

Edit: E acabo de descobrir que o óleo é 5W-30 (e não 0W-30 como era hábito) e cumpre a norma 507 (e não a 506.1).

Entretanto a Castrol também lançou o Castrol EDGE 5W-30 em substituição do Longlife II (0W-30)

A Galp ainda não tem informação no seu site mas a Castrol já tem: http://www.castrol.com/castrol/productdetailmin.do?categoryId=9004868&contentId=7008962

Não percebo nada disto...

Boas,

estou a utilizar este Galp, conforme instruções do concessionário, e até agora a unica alteração que tenho notado é que o intervalo para a manutenção tem reduzido rapidamente. Mas há aqui um factor que tem de ser considerado pois praticamente desde que acrescentei com este Galp não tenho "saido da cidade".
Em termos de motor não noto (pelo menos até agora) rigorosamente qq diferença.
Abraço

Boas, jeff.
Precisava se uma ajudinha, tenho um amigo que méte MOBIL 1 0W40 Turbo Diesel, num Opel Astra 2000DTI e num Corsa 1.7 DTI, faz em ambos 30 000K e diz que o consumo é minimo, no maximo 0.5l nos 30 000K.
Como eu lhe disse que já me aconselhas-te para o meu Corsa um bom 10w40 ou 5W40 ele pediu-me para perguntar qual a tua opinião sobre a graduação e qualidade deste óleo.

obrigado e um abraço.

Boa tarde Jeff.

Na Ford disseram-me que o óleo Ford XR+ 10w40 era mineral. Confirmas esta informação? É que na embalagem não faz referência a esse facto.
Mais disseram que o óleo Ford 5w30 era semi-sintético (contrariamente a outros óleos 5w30).

Já agora, para Ford Focus 1.8 TDDI, que óleo aconselhas?

Obrigado.

Boas jeff e restantes companheiros,

Ora bem hoje já mudei o óleo, mas embora fosse na Cepsa o óleo que acabei por meter foi o ELF COMPETITION STI 10W40 semi-sintético.

Data sheet do óleo:

http://www.lubadmin.com/upload/produit/FichePDF/lang_1/1008.pdf

Ora bem meti este mas estou um bocado desconfiado a ver vamos. Como vi que Total, Cepsa e Elf vem do mesmo sítio (este foi tirado de tambor), decidi experimentar este precisamente pela diferença de preço para o Cepsa Mega Sintético 5W40. Aonde fiz o serviço, este último estava a 12€/Lt e paguei pelo Elf 6,50€/Lt (usa 4 litros com filtro). Se vir que não se dá bem neste motor, então deixo fazer alguns km e mudo para o “mega 5w40”. Para já vou ver o tal barulho das válvulas. Com o anterior óleo fazia os 12500 sem gastar óleo (pelo menos que fosse visível pela vareta). Com este se vir que está a dar-se bem altero ou para 10000 ou para 7500 os intervalos, embora o conselho do homem fosse fazer os 10000 controlando pela vareta o possível consumo.
Se puderes deixar a tua opinião em relação ao óleo e aos intervalos, agradeço desde já, para ver se não fiz borrada a meter este “aceite” lá para dentro.

Obrigado mais uma vez e um abraço

citação:Originalmente colocada por nep

Boa noite jeff.

Para a Passat TDI injector-bomba cá da casa, tenho usado o BP Special V 5W40 505.01
Tb cheguei a procurar o Castrol TXT 505.01 que penso que é exactamente o mesmo óleo que o BP, mas como o preço é mais caro qq coisa, continuei a usar o BP.

Entretanto descobri o TXT 505.01 em espanha http://www.elrincondelautomovil.com/b2c/index.php?page=pp_productos.php&tipo=1&md=1&codf=27 que fica por cerca de 11 eur/litro já com portes... enquanto cá, custa mais do dobro...!

A questão é pq é que o TXT vindo de espanha é tão barato...?
E o TXT é realmente o mesmo óleo que o Special V como tenho ouvido dizer?

Muito obrigado, desde já.

Nep.
Não é bem o mesmo, mas quase...
O Txt mais barato em Espanha depende do desconto que se arranja e do local onde se arranja, exactamente como cá...:D
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por Jô

citação:Originalmente colocada por hpventura

Já agora, eu tb so cheguei a este topico agora !

Para o sistema VW Longlife os unicos oleos q cumprem as especificações VW são so o BP Visco Longlife II 0W-30 e o Cepsa Star Eco 0w-30, ou há mais algum ?!
Castrol LongLife II
... e numa revisão feita hoje usaram um óleo que eu nem sabia que existia: Galp Formula Longlife III (26,50+IVA 1 litro)

Edit: E acabo de descobrir que o óleo é 5W-30 (e não 0W-30 como era hábito) e cumpre a norma 507 (e não a 506.1).

Entretanto a Castrol também lançou o Castrol EDGE 5W-30 em substituição do Longlife II (0W-30)

A Galp ainda não tem informação no seu site mas a Castrol já tem: http://www.castrol.com/castrol/productdetailmin.do?categoryId=9004868&contentId=7008962

Não percebo nada disto...

Boas,

estou a utilizar este Galp, conforme instruções do concessionário, e até agora a unica alteração que tenho notado é que o intervalo para a manutenção tem reduzido rapidamente. Mas há aqui um factor que tem de ser considerado pois praticamente desde que acrescentei com este Galp não tenho "saido da cidade".
Em termos de motor não noto (pelo menos até agora) rigorosamente qq diferença.
Abraço
Boas Jô, anda tudo bem. Então esse serviço Longlife passou a ser short life, tal como te tinha dito!:D:D:D
Bons kms e um abraço.

citação:Originalmente colocada por RF

Boas, jeff.
Precisava se uma ajudinha, tenho um amigo que méte MOBIL 1 0W40 Turbo Diesel, num Opel Astra 2000DTI e num Corsa 1.7 DTI, faz em ambos 30 000K e diz que o consumo é minimo, no maximo 0.5l nos 30 000K.
Como eu lhe disse que já me aconselhas-te para o meu Corsa um bom 10w40 ou 5W40 ele pediu-me para perguntar qual a tua opinião sobre a graduação e qualidade deste óleo.

obrigado e um abraço.
Boas. É normal esse consumo com esse oleo tal como a maioria dos outros 0W40 nesses motores. O problema é tecnico, pois o tempo de ciclo é grande demais para manter a camada protectora... bem fico por aqui senão não saio daqui hoje. A qualidade deixa um pouco a desejar... mas serve para alguns motores. A recomendação do 5W40 é bem melhor.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por omar

Boa tarde Jeff.

Na Ford disseram-me que o óleo Ford XR+ 10w40 era mineral. Confirmas esta informação? É que na embalagem não faz referência a esse facto.
Mais disseram que o óleo Ford 5w30 era semi-sintético (contrariamente a outros óleos 5w30).

Já agora, para Ford Focus 1.8 TDDI, que óleo aconselhas?

Obrigado.
Boas. Isso já cá andou noutro topico e vi algumas certezas duvidosas.:D
Eu conheço esse produto muito bem. Esse 10W40 é realmente de base mineral com bastante aditivação que muitos dizem ser semi-sintectico, eu chamo-lhe mineral. O 5W30 é um sintectico (mas não a 100%, ainda tem aditivos minerais em proporção relevante, logo pode-se dizer que é um semi-sintectico).
O recomendado é mesmo o 5W30 como o Ford, mas encontras o 5W30 da Cepsa que é melhor mas deve ser mais caro.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por joguinhas

Boas jeff e restantes companheiros,

Ora bem hoje já mudei o óleo, mas embora fosse na Cepsa o óleo que acabei por meter foi o ELF COMPETITION STI 10W40 semi-sintético.

Data sheet do óleo:

http://www.lubadmin.com/upload/produit/FichePDF/lang_1/1008.pdf

Ora bem meti este mas estou um bocado desconfiado a ver vamos. Como vi que Total, Cepsa e Elf vem do mesmo sítio (este foi tirado de tambor), decidi experimentar este precisamente pela diferença de preço para o Cepsa Mega Sintético 5W40. Aonde fiz o serviço, este último estava a 12€/Lt e paguei pelo Elf 6,50€/Lt (usa 4 litros com filtro). Se vir que não se dá bem neste motor, então deixo fazer alguns km e mudo para o “mega 5w40”. Para já vou ver o tal barulho das válvulas. Com o anterior óleo fazia os 12500 sem gastar óleo (pelo menos que fosse visível pela vareta). Com este se vir que está a dar-se bem altero ou para 10000 ou para 7500 os intervalos, embora o conselho do homem fosse fazer os 10000 controlando pela vareta o possível consumo.
Se puderes deixar a tua opinião em relação ao óleo e aos intervalos, agradeço desde já, para ver se não fiz borrada a meter este “aceite” lá para dentro.

Obrigado mais uma vez e um abraço
Boas. Então foste para o Elf?! Bem, não ficas mal servido, embora não seja o melhor mas serve muito bem para 10000 kms. O conselho dele é normal na Elf, quanto ao consumo.
Um abraço.

Pois o factor "euris" falou mais forte. Mas o meu principal problema é o tal problema das touches e como tal preferi começar por baixo, e como no manual diz 10W40 para as nossas temperaturas, preferi em desconhecimento de causa "folow the book".
Hum, quer dizer que fiz mais ou menos borrada, ou seja o Cepsa Mega 5W40 se calhar devia morar lá dentro...
Mais importante que tudo é que deve ser melhor que o anterior Galp, penso eu de que, mas se pensas que é melhor o sintético a este na próxima é desse que vai, custe o que custar.
Para já e pelo o que notei a pouco é mais silêncioso a frio, com o anterior ouvia-se um barulho mais metálico, com este é mais abafado. Pode ser de ser novo ainda.
Vais-me desculpar por ser chato, mas nestes coisas detesto facilitar.
Mais uma vez e agora para ser diferente, thank you very much Mr. jeff.

Um abraço

citação:Originalmente colocada por joguinhas

Pois o factor "euris" falou mais forte. Mas o meu principal problema é o tal problema das touches e como tal preferi começar por baixo, e como no manual diz 10W40 para as nossas temperaturas, preferi em desconhecimento de causa "folow the book".
Hum, quer dizer que fiz mais ou menos borrada, ou seja o Cepsa Mega 5W40 se calhar devia morar lá dentro...
Mais importante que tudo é que deve ser melhor que o anterior Galp, penso eu de que, mas se pensas que é melhor o sintético a este na próxima é desse que vai, custe o que custar.
Para já e pelo o que notei a pouco é mais silêncioso a frio, com o anterior ouvia-se um barulho mais metálico, com este é mais abafado. Pode ser de ser novo ainda.
Vais-me desculpar por ser chato, mas nestes coisas detesto facilitar.
Mais uma vez e agora para ser diferente, thank you very much Mr. jeff.

Um abraço
Entendes-te mal! Acho que mudas-te bem! Boa Sorte.;)

Caro Jeff,

Um familiar meu tem uma Seat Alhambra 1.9TDI de 90cv com cerca de 140 mil km. Desde o início que usou o Castrol GTX3 15W40 mudando em intervalos de 7500 km. Apesar de cumprir a norma VW exigida para este motor parece-me não ser o óleo mais indicado. Será boa ideia, agora após todos estes km, estar a mudar para um semi-sintético 10w40, por ex.?

Desde já muito Obrigado.

citação:Originalmente colocada por jeff

Entendes-te mal! Acho que mudas-te bem! Boa Sorte.;)

Nesse caso, my mystake
s148.gif
.

Abraço ;)

Allo jeff...

Ao fim de tanto tempo de abrir este topic continua de vento em poupa ;)

Mais uma muda de TXT Softec, desta vez cm foi feita na Honda os tipos queriam dar-me a volta para por o Shell Ultra...eu disse que não, era este e mais nada. Chatos os tipos da Honda.

citação:citação:
--------------------------------------------------------------------------------
Originalmente colocada por RF

Boas, jeff.

obrigado e um abraço.

--------------------------------------------------------------------------------

Boas. É normal esse consumo com esse oleo tal como a maioria dos outros 0W40 nesses motores. O problema é tecnico, pois o tempo de ciclo é grande demais para manter a camada protectora... bem fico por aqui senão não saio daqui hoje. A qualidade deixa um pouco a desejar... mas serve para alguns motores. A recomendação do 5W40 é bem melhor.
Um abraço.

jeff obrigado pela ajuda [^]
Abraço

Boa tarde jeff,

pelo que pude constatar nas fichas técnicas, o novo Castrol Edge 5W40 505.01 http://www.castrol.com/castrol/productdetailmin.do?categoryId=9004873&contentId=7009125 já se aproxima mais do Special V, certo?!

Já agora, mais uma questão: para um TDI 90 cv de '94 com 270.000 Km que tem gasto sempre Mobil Super S 10W40, que consome cerca de 750 ml de óleo aos 10.000 Km, haverá inconveniente em passar para o Visco 5000 que tb é 10W40, mas muito superior, como tenho vindo a constatar aqui no fórum?

Obrigado.

Nep.

Voltar
Superior