Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

citação:Originalmente colocada por jeff

citação:Originalmente colocada por Jô

citação:Originalmente colocada por jbranco

citação:Originalmente colocada por jbranco

citação:Originalmente colocada por hpventura

Já agora, eu tb so cheguei a este topico agora !

Para o sistema VW Longlife os unicos oleos q cumprem as especificações VW são so o BP Visco Longlife II 0W-30 e o Cepsa Star Eco 0w-30, ou há mais algum ?!
Castrol LongLife II
... e numa revisão feita hoje usaram um óleo que eu nem sabia que existia: Galp Formula Longlife III (26,50+IVA 1 litro)

Edit: E acabo de descobrir que o óleo é 5W-30 (e não 0W-30 como era hábito) e cumpre a norma 507 (e não a 506.1).

Entretanto a Castrol também lançou o Castrol EDGE 5W-30 em substituição do Longlife II (0W-30)

A Galp ainda não tem informação no seu site mas a Castrol já tem: http://www.castrol.com/castrol/productdetailmin.do?categoryId=9004868&contentId=7008962

Não percebo nada disto...

Boas,

estou a utilizar este Galp, conforme instruções do concessionário, e até agora a unica alteração que tenho notado é que o intervalo para a manutenção tem reduzido rapidamente. Mas há aqui um factor que tem de ser considerado pois praticamente desde que acrescentei com este Galp não tenho "saido da cidade".
Em termos de motor não noto (pelo menos até agora) rigorosamente qq diferença.
Abraço
Boas Jô, anda tudo bem. Então esse serviço Longlife passou a ser short life, tal como te tinha dito!:D:D:D
Bons kms e um abraço.

Boas Jeff,

ainda não tinha dito nada porque tenho andado pouco com o bicharoco! Mas como surgiu a duvida...
Bem, bate tudo certo com o que tu me tinhas indicado, andei pouco mais de 3000km por isso não sei se estou a consumir mais ou menos quantidade, o que de facto se alterou foi o tipo de condução que como disse tem sido 99.999% cidade (IC19 com fartura....)
Por este andar julgo que a primeira revisão será pelos 20.000....
Jeff, quando chegar à altura da manutenção é certo que me irão colocar este óleo, mas há ou haverá alguma forma de eu "medir" a diferença entre o 0-30 e o 5-30? Pergunto isto porque não tenho qq conhecimento técnico das implicações futuras no motor desta alteração e por outro lado gosto de estimar o que tenho entendes?

Em breve vou fazer uns kms para mudar de ares dps voltarei a dar noticias
Abraço

citação:Originalmente colocada por nep

Boa tarde jeff,

pelo que pude constatar nas fichas técnicas, o novo Castrol Edge 5W40 505.01 http://www.castrol.com/castrol/productdetailmin.do?categoryId=9004873&contentId=7009125 já se aproxima mais do Special V, certo?!

Já agora, mais uma questão: para um TDI 90 cv de '94 com 270.000 Km que tem gasto sempre Mobil Super S 10W40, que consome cerca de 750 ml de óleo aos 10.000 Km, haverá inconveniente em passar para o Visco 5000 que tb é 10W40, mas muito superior, como tenho vindo a constatar aqui no fórum?

Obrigado.

Nep.
Essa gama da Castrol não vais encontrar em Portugal. O Castrol Txt 505.01 serve perfeitamente para o uso nos motores indicados bem como o Special V da Bp.
Não há inconveniente nenhum na mudança, só fica a ganhar na qualidade.
Um abraço.

Jô, é dificil de prever o futuro, mas há algumas implicações potenciais, tais como um pequeno aumento no consumo de gasoleo, menos elasticidade do motor, menor duração do intervalo de manutenções e tambem, aqui é apenas a minha opinião sincera, acho que o motor não terá uma duração tão grande como com o 0W30 sem problemas. O que pode aparecer: descoordenação do ralenti, mais barulho de funcionamento, menor duração do turbo, etc... Isto porque o motor foi desenhado para uma manutenção espaçada de uma forma e com o minimo de poluição interna possivel com o maximo de detergencia, coisa que o novo 5W30 não consegue atingir os niveis do 0W30. Dentro da garantia tem de se obedecer, mas cuidado com os intervalos de mudança de oleo, não ultrapassar os 20000! Os sensores do Longlife não estão ajustados para o 5W30...
Boa sorte e um abraço.

Num 2.0 TDI com uma utilização essencialmente urbana o aviso de mudança de óleo surgiu logo ao fim dos primeiros 20.000kms, isto apesar do óleo em uso ser o Castrol Longlife II 0W-30.

A confirmar-se o que acima está escrito em relação ao Longlife III 5W-30, este óleo numa utilização urbana vai dar para o quê? 15000kms???

Estou a ver que devia ter optado por abandonar o prgrama longlife.

E a questão dos sensores não estarem ajustados para um 5W-30 tamém não me deixa mais confortável com esta "novidade" do Longlife III (507).

Mantem o 10W40. Agora quanto a preços é como o Pcustodio disse: são preços normais de hiper. Quanto ao Galp Performa esquece no que me diz respeito, não uses o 5W40. As diferenças são muitas... Já expliquei algumas aqui. Se não encontrares o 5000, procura outro ou usa o 3000, que é aceitavel...
Um abraço.
[/quote]

Obrigado, Jeff.
Acabei por seguir o conselho do Visco 3000, uma vez que tive dificuldade em encontrar o 5000.
A dúvida que coloco é se com o Visco 3000 posso fazer, no 307 1.6 16V, os 15.000Kms sem problemas? Isto tendo em conta que não tem a qualidade do 5000... E quantos Kms é que faz o visco 3000 sem me preocupar?
Obrigado mais uma vez.

Martelada, o elf 10w40 encontra-se em qualquer Norauto e penso que também nas station marché. É melhor que o visco 3000. O valor ronda os 30€-35€. Tendo em conta o factor qualidade/preço, provávelmente esse elf é o melhor, mas aqui o Jeff pode confirmar.

citação:Originalmente colocada por Martelada

Mantem o 10W40. Agora quanto a preços é como o Pcustodio disse: são preços normais de hiper. Quanto ao Galp Performa esquece no que me diz respeito, não uses o 5W40. As diferenças são muitas... Já expliquei algumas aqui. Se não encontrares o 5000, procura outro ou usa o 3000, que é aceitavel...
Um abraço.

Obrigado, Jeff.
Acabei por seguir o conselho do Visco 3000, uma vez que tive dificuldade em encontrar o 5000.
A dúvida que coloco é se com o Visco 3000 posso fazer, no 307 1.6 16V, os 15.000Kms sem problemas? Isto tendo em conta que não tem a qualidade do 5000... E quantos Kms é que faz o visco 3000 sem me preocupar?
Obrigado mais uma vez.
[/quote]

No station marché há :)

Boas pessoal,

Após ter lido quase todas as paginas com o objectivo que utilizar o melhor sangue possivel para o VTI têm me surgido algumas duvidas..

Em relação ao oleo a utilizar não há duvida que a melhor aposta será o castrol softec 5W40, contudo e devido ao facto de o meu carro ter cerca de 100000 km e de não saber o historial a nivel de oleos(comprei-o a pouco tempo), será que este oleo não será muito fino, é porque este motor pode estar habituado a usar indices 10W ou até mesmo 15W, quem sabe?? Eu actualmente tenho o Motul 6100 semi-sintectico 10W40 com sensivelmente 1500 km, mas como quero o melhor não me importo de mudar dentro de pouco tempo.
Gostava de saber a vossa opinião, principalmente a do JEFF em relação ao consumo de oleo nestas condiçoes se optar pelo o Softec??

Gostaria de saber a vossa opinião em relação aos oleos da PENNZOIL, tenho ouvido falar muito bem deste oleo, principalmente quando aplicado em motor muito rotativos, tais como os hondas??

Um abraço

citação:Originalmente colocada por Martelada

Um abraço.

Obrigado, Jeff.
Obrigado mais uma vez.
[/quote]
Troca isso aos 10000 kms. O Elf era melhor proposta.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por _nunex_

Boas pessoal,

Após ter lido quase todas as paginas com o objectivo que utilizar o melhor sangue possivel para o VTI têm me surgido algumas duvidas..

Em relação ao oleo a utilizar não há duvida que a melhor aposta será o castrol softec 5W40, contudo e devido ao facto de o meu carro ter cerca de 100000 km e de não saber o historial a nivel de oleos(comprei-o a pouco tempo), será que este oleo não será muito fino, é porque este motor pode estar habituado a usar indices 10W ou até mesmo 15W, quem sabe?? Eu actualmente tenho o Motul 6100 semi-sintectico 10W40 com sensivelmente 1500 km, mas como quero o melhor não me importo de mudar dentro de pouco tempo.
Gostava de saber a vossa opinião, principalmente a do JEFF em relação ao consumo de oleo nestas condiçoes se optar pelo o Softec??

Gostaria de saber a vossa opinião em relação aos oleos da PENNZOIL, tenho ouvido falar muito bem deste oleo, principalmente quando aplicado em motor muito rotativos, tais como os hondas??

Um abraço
Boas. Para saberes o que podes usar, compras na proxima mudança (aos 10000 com esse motul!) um 5W40 de qualidade e colocas. Se estiver com um consumo exagerado de oleo, aí deves mudar para um 10W40 mas um 15W40 não utilizes. Com o 5W40 deve-se aguentar bem, pois esses motores são [^].

Boas pessoal,

Um abraço
Boas. Para saberes o que podes usar, compras na proxima mudança (aos 10000 com esse motul!) um 5W40 de qualidade e colocas. Se estiver com um consumo exagerado de oleo, aí deves mudar para um 10W40 mas um 15W40 não utilizes. Com o 5W40 deve-se aguentar bem, pois esses motores são [^].

Obrigadão pela o esclarecimento e mais uma vez obrigado pela a grande ajuda que tens prestado aqui no forum em nos esclarecer o melhor que tu sabes..

Não prometo é ter este Motul até aos 10000 km , é porque estou a pensar fazer trackday e talvez será melhor colocar Softec, o que achas??

Não chegaste foi a responder em relação a qualidade dos oleos da PENNZOIL, tenho ouvido falar que são de boa qualidade principalmente para carros rotativos tais como a honda, será verdade??

Um abraço e bom fim de semana.....

Boas pessoal,

Um abraço

Obrigadão pela o esclarecimento e mais uma vez obrigado pela a grande ajuda que tens prestado aqui no forum em nos esclarecer o melhor que tu sabes..

Não prometo é ter este Motul até aos 10000 km , é porque estou a pensar fazer trackday e talvez será melhor colocar Softec, o que achas??

Não chegaste foi a responder em relação a qualidade dos oleos da PENNZOIL, tenho ouvido falar que são de boa qualidade principalmente para carros rotativos tais como a honda, será verdade??

Um abraço e bom fim de semana.....
Essa marca de oleo é afamada. São oleos de boa qualidade mais para motores Norte-Americanos e para Pesados, não tendo tão bom comportamento em motores Japoneses e Europeus ao nivel de emissões, pois não seguem as normas europeias tão bem como as americanas (API). Mas normalmente têm um comportamento bastante aceitavel mesmo ao nivel dos ligeiros, mas não tanto nos rotativos e em grandes esforços, pois têm tendencia para o aquecimento. Não costumam ser muito baratos.
Se é para trackdays então o Softec é melhor.
Um abraço.

Caro Jeff,

Deparo-me com o seguinte problema, chegou a altura de mudar o óleo de origem a um Mazda 3 diesel, no concessionário não aceitam óleos de fora, trabalham com Castrol, tenho duas opções, TXT 10w-40 ou TXT Softec 5w-40, segundo eles os motores diesel não devem utilizar 5w-30 em Portugal, depois de ler com atenção o manual do Mazda encontrei as recomendações de fábrica para o motor Diesel, diz lá para escolher a viscosidade em função da temperatura exterior, e sendo num país que tenha temperaturas superiores a 25.ºC não é aconselhado o 5w-30 nos diesel, em ambientes superiores a 25.ºC até aos 40.ºC recomendam 5w-40 ou 10w-40, nos motores a gasolina já aprovam o 5w-30 até aos 40.ºC ambientes.
A minha pergunta é a seguinte, neste motor o Softec 5w-40 aguentará os 20.000Km que eles recomendam, ou valerá mais utilizar o TXT 10w-40 e trocar a cada 10.000Kms?
É que sendo o Softec ao dobro do preço penso só justificar usar o mesmo se aguentar o dobro do outro neste motor, entre estes dois o que escolheria e para quantos Kms neste motor?

Abraço,
JCR

citação:Originalmente colocada por JCR

O individuo que vende Shell em Coimbra é que deve andar contente. Então essa da Vag usar Shell é que é estranho...

O concessionário VAG de Coimbra utiliza o Shell Ultra, mesmo nos motores TDI das novas A6, nos anteriores A4 e Passat 1.9 TDI era o que utilizavam para mudanças a cada 15.000, aparentemente, sem quaisquer problemas nos motores.

Podes confirmar o que te digo na Automaran (concessionário Vag) 239490400 ou na AUDI-Sportmaran 239490453, liga e pergunta-lhes.
Exactamente por usarem esse Shell (presumo o 5W40, que se for outro já aqui não está quem falou) nos novos Tdi é que acho incrivel. Depois ainda perguntam o porquê das pessoas fugirem dos concessionarios. Esses individuos são incompetentes e arriscam a visita de uns inspectores da Vag...
Eles nos meus TDI tinham que abrir o motor e mudar as peças todas se me colocassem isso.

Vivas
Sei que a VW em leiria (lubrigaz) também utiliza a shell....vi no livro de revisoes da mae da minha namorada um polo a gasolina a levar sempre um helix plus 10w-40 e ja vai com uns 120mil km com ele oleo.
Já agora nao sei se repararam mas a audi assinou um acordo com a galp ao nivel dos oleos....nota-se na publicidade da audi em la num dos cantos inferiores é apresentada a recomendação para ultilizar lubrificantes GALP...dai mts concessionarios estarem a utilizar essa marca

citação:Originalmente colocada por legiun

Ora boas, bem uma pergunta estranha... Os oleios influenciam o desempenho do motor?

O motor depende do óleo para trabalhar, e um motor mal lubrificado tem que ter um pior desempenho que um motor bem lubrificado. E para o desempenho do motor, também é importante que ele se mantenha à altura por muito tempo, daí que é importante existir uma correcta lubrificação em todas as alturas, caso contrário, o motor pode não durar o que devia.

Voltar
Superior