Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

por acaso alguem ja exprimentou o oleo Galp multigasolina 20W-40 ?

comprei um garrafao de 5l por 10€..pelo k ja li aki parece me exagerademente barato lol

se alguem poder explicar o mais simples possivel o significado de 20W 40 agradecia

abracos

citação:Originalmente colocada por Neofashion

comprei um garrafao de 5l por 10€..pelo k ja li aki parece me exagerademente barato lol

se alguem poder explicar o mais simples possivel o significado de 20W 40 agradecia

abracos

O 20W significa a viscosidade a frio (W = Winter)

O 40, indica a viscosidade a qunete.

Não sei em que carro pretendes colocar esse óleo, mas uma coisa é certa, não é o adequado para o nosso clima.

citação:Originalmente colocada por nto

abracos

mas é mais viscoso o de 15W do k o 20W?kal é o problema de ser mais ou menos viscoso?havera mt diferenca para 15W para 20W ?

Não sei em que carro pretendes colocar esse óleo, mas uma coisa é certa, não é o adequado para o nosso clima.

citação:Originalmente colocada por manu072

Boas, é a minha primeira vez e para comemorar faço logo duas perguntas:
1ª Tenho um corsa cdti de 70cv com 60.000 Km e, estando já pêlos cabelos com o preço do óleo GM recomendado, pergunto por alternativas mais "em conta" e pêla periodicidade das mudas;

2ª Adquiri um Punto 1.2 de 2003 com 42.000Km com óleo Total Quartz 7000. Será que é um bom óleo ou devo mudar? E com que periodicidade? (Faz, geralmente, trajectos curtos).

Coloco a mesma pergunta a quem possa ajudar....

abracos

mas é mais viscoso o de 15W do k o 20W?kal é o problema de ser mais ou menos viscoso?havera mt diferenca para 15W para 20W ?

O de 15W será menos viscoso do que o de 20W.

De forma simples e para perceberes melhor, se o óleo é um 15W, será de uma viscosidade mais baixa do que o de 20W.

O que quero dizer com isto, é que a FRIO, o 15W será um óleo mais "FINO" do que o 20W, e dessa forma, por ser mais "FINO", protegerá melhor o motor quando este ainda está Frio, por ser-lhe mais "fácil" de chegar a todas as peças do motor.

Boas, é a minha primeira vez e para comemorar faço logo duas perguntas:
1ª Tenho um corsa cdti de 70cv com 60.000 Km e, estando já pêlos cabelos com o preço do óleo GM recomendado, pergunto por alternativas mais "em conta" e pêla periodicidade das mudas;

2ª Adquiri um Punto 1.2 de 2003 com 42.000Km com óleo Total Quartz 7000. Será que é um bom óleo ou devo mudar? E com que periodicidade? (Faz, geralmente, trajectos curtos).

Coloco a mesma pergunta a quem possa ajudar....

O Corsa usa 5W30 ou 0W30? Em todo o caso, seja um ou outro, podes optar por qualquer marca já conhecida.

Como exemplo, tens o Cepsa Star Mega Synthetic.

Quato ao Punto, o óleo aconselhado é um 10W40. O que nesse caso ao usar esse Total, está totalmente a respeitar o preconizado.

Deverá mudar todos os anos ou então no máximo aos 20.000 km.

abracos

O de 15W será menos viscoso do que o de 20W.

De forma simples e para perceberes melhor, se o óleo é um 15W, será de uma viscosidade mais baixa do que o de 20W.

O que quero dizer com isto, é que a FRIO, o 15W será um óleo mais "FINO" do que o 20W, e dessa forma, por ser mais "FINO", protegerá melhor o motor quando este ainda está Frio, por ser-lhe mais "fácil" de chegar a todas as peças do motor.

ahh obrigado ja percebi :)

Já agora, quanto tempo é que o óleo deve permanecer no motor sem ser mudado? É que a minha quilometragem anual é inferior à duração do óleo e fez agora um ano que o óleo está lá dentro.

Ele é sintético, Mobil 1 5w50, e de aspecto está bom, só agora é que começa a ficar um pouco escuro no fundo da vareta, de resto está com uma boa cor (parece que estou a falar de vinho [:)]) e como ainda faltam 4000km para o mudar estou a pensar, por descargo de consciencia, mudar já o óleo.

Será que faço bem, ou vou gastar dinheiro estupidamente? :sh)

Duvida: Lancia Y 1.2 16V (86Cv)

Duvida: Lancia Y 1.2 16V (86Cv)

Bom dia,
deixem-me felicitar-vos pelo excelente topico/forum que aqui têm, tanto aos Admin/Moderadores como aos outros utilizadores.

Tenho um Lancia Y 1.2 16v de 97, 130.000 Km, ou seja ainda com 86Cv, uma coisa que reparei neste veiculo é que praticamente não aquece, embora eu faça uma condução bastante passiva. Costumo fugir às auto-estradas, não gosto da condução monotona e também pq acho o pagamento pedido exagerado, e gosto de usufruir da sensação de relaxamento da condução. Deste modo faço todos os dias 50 Km, a cerca de 70 Km/h, uma ou outra paragem, mas não costumo apanhar filas de trânsito. Para o trabalho ninguém tem pressa de ir 8-))).Quando faço uma viagem mais longa, também faço mais ou menos essa média (80Km/h~2800rpm) mas costumo atingir velocidades da ordem dos 100-110Km/h~3500rpm.

Costumo utilizar oleos da Marca Carrefour, já sei que existem pessoas que não gostam e dizem não ter qualidade, mas para mim parecia-me tudo o mesmo. Já usei o 15W40; 10W40; 5W50 e por ultimo, ontem coloquei o 5w30. talvez porque erradamente pensei que os óleos, no sentido em que são apresentados) tivessem mais qualidade, sendo o 5W30 o supremo. Verifiquei que com o óleo 5W50 o carro consome (gasolina) um pouco mais do que é normal, mas penso que pode ser de ter mudado da gasolina BP para a gasolina ESSO.

Gostaria de salientar que este carro simplesmente não perde óleo (se perde é imperceptivel). Fiz mudanças consoante o óleo que usei 15W40=>7000Km; 10W40=>8500Km; 5W50=>13000Km

A minha questão a marca (salvo erro) sugere 15W40, que tipo de oleo sugerem vcs, quanto kms poderei fazer com esse óleo?e se quiser utilizar um oleo puramente sintectico?

Existe problemas ao usar o óleo 5W30? Quanto Kms poderei fazer?

Não era suposto quanto mais fino o óleo mais partes do motor chegar e por isso proteger melhor o motor? o que são as camisas dos cilindros?

Sabem o nivel de qualidade do Oleo da marca Carrefour?

Um agradecimento especial "in advance"

Também tenho um Y 1.2 16v com cerca de 120000Km. De facto a temperatura raramente chega aos 90ºC, só mesmo no pára-arranca.
Em relação ao oleo, a marca aconselha o selenia 10w40, mas só o usei nos dois primeiros anos, quando fazia a revisão na marca. Ultimamente tenho colocado um ELF 10w40 semi-sintetico mas já usei também o BP Visco 3000. Em ambos os casos para aproveitar campanhas...
Com qualquer deles o consumo de oleo é mínimo.
Na próxima mudança devo colocar um óleo melhor. Ou o Visco 5000 ou mesmo o Selenia. O carro merece e ainda tem que durar uns aninhos[;)]

Cumps

Gostava de saber se alguém já usou oleos da marca Krafft?
Mudei a dias a valvulina da caixa e usei desta marca.
Terão qualidades????
E a nivel de oleos para motor?

Gracias!

Última edição:
Duvida/Conselho

Duvida/Conselho

Tenho um Peugeot 406 2.0HDI, com 100kk e um Peugeot 306 1.9d com 170KK ambos de 1999.

Uso em ambos mobil 1 td 0W40 ou bp7000 diesel 0w40, com mudanças cada 10000km (oleo + filtro)

em ambos o consumo nos 10000km é de cerca de 0.5lt, alguém me pode aconselhar se estes óleos são ou não aconselhados para estes motores??

p.s.(pelo que tenho lido parece que estou a cometer um erro na sua utilização)

obrigado desde já, e um grande abraço a todos.

Tenho um Peugeot 406 2.0HDI, com 100kk e um Peugeot 306 1.9d com 170KK ambos de 1999.

Uso em ambos mobil 1 td 0W40 ou bp7000 diesel 0w40, com mudanças cada 10000km (oleo + filtro)

em ambos o consumo nos 10000km é de cerca de 0.5lt, alguém me pode aconselhar se estes óleos são ou não aconselhados para estes motores??

p.s.(pelo que tenho lido parece que estou a cometer um erro na sua utilização)

obrigado desde já, e um grande abraço a todos.

Boas.

Peugeot 406 (códigos motor DW10ATE e DW10TD)

A viscosidade aconselhada é um 5W40 ou um 0W30, em que a mudança de óleo terá de ser feita aos 20.000km ou 2 anos. Tendo em conta o nosso clima, será mais apropriado o 5W40.

Peugeot 306 (código motor DW8)

A viscosidade aconselhada para esse motor, tanto poderá ser um 10W40 como um 5W40, em que terá de ser mudado aos 15.000km ou 2 anos. No caso em questão como estás a usar o 0W40, será de apostar no 5W40.

Boas,
Na sequência de outro tópico no fórum TT, venho pedir a vossa opinião relativamente ao meu caso.
O meu Jeep Cherokee 2.5TD desde os cerca de 50/60000Km consumiu óleo 10w40 aí até aos 80000Km. Entretanto ele veio parar às minhas mãos (comprei-o nessa altura) e eu fiz-lhe uma revisão na qual lhe puseram um 15w40. Ao fim de 5000Km ao falar com um responsável da Jeep, este disse-me que o óleo de tabela indicado para esse motor era um 5w40 e eu apressei-me a mudar o tal 15w40 para 5w40 e entretanto já fiz quase 2000km com ele.

Agora dizem-me que é danoso para o motor mudar de um mineral ou semisintético para sintético, pois este vai "lavar" o motor e deixar à vista folgas que estavam cobertas por depósitos de carvão que ao serem lavados deixam as tais folgas levando ao consumo de óleo e possibilidade de perda de compressão e precisar de segmentos e mesmo afectar o turbo.

Gostava de saber a vossa opinião e o que me aconselham a fazer, uma vez que gastei recentemente mais de 100€ na mudança do óleo. Tenho de o mudar outra vez (ainda vale a pena? A tal lavagem não terá já sido feita nesses 2000Km?), haverá algum aditivo para essas tais folgas?

Opiniões precisam-se. Obrigado!

Mudei o óleo ao Renault 19.
Pus o Shell Helix 20W50(Grátis) aos 388000Km com filtro novo do óleo e ar. Depois lá decidi colocar o Castrol "High Milleage"(29.99€ [8b]) aos 397000Km 15W40 e como já estava a ficar castanho escuro, andei a sondar o mercado. Vai daí, escolhi o Castrol Magnatec 5W30 a 24.99€ e o filtro do óleo a 7.69€. Bom, segundo o manual tenho como limite os 25ºC de temperatura ambiente(saltem para cima de mim). Fui fazer a rodagem e não é que a temperatura começou upa upa? Bem devia ter escolhido o Shell Helix 10W40. Com isto fica a experiência que há uma diferença brutal entre 20W50 e 5W30. O carro fica mais solto!

Em cada muda, obviamente que mudei a respectiva anilha.

Última edição:
Oleo para Ibiza 1.2

Oleo para Ibiza 1.2

Recomendem-me aí o óleo para um Ibiza 1.2 (penso que seja esta motorização :confused: ).
O carro faz cerca de 10.000km/ano.

Voltar
Superior