Duvida: Lancia Y 1.2 16V (86Cv)
Duvida: Lancia Y 1.2 16V (86Cv)
Bom dia,
deixem-me felicitar-vos pelo excelente topico/forum que aqui têm, tanto aos Admin/Moderadores como aos outros utilizadores.
Tenho um Lancia Y 1.2 16v de 97, 130.000 Km, ou seja ainda com 86Cv, uma coisa que reparei neste veiculo é que praticamente não aquece, embora eu faça uma condução bastante passiva. Costumo fugir às auto-estradas, não gosto da condução monotona e também pq acho o pagamento pedido exagerado, e gosto de usufruir da sensação de relaxamento da condução. Deste modo faço todos os dias 50 Km, a cerca de 70 Km/h, uma ou outra paragem, mas não costumo apanhar filas de trânsito. Para o trabalho ninguém tem pressa de ir

)).Quando faço uma viagem mais longa, também faço mais ou menos essa média (80Km/h~2800rpm) mas costumo atingir velocidades da ordem dos 100-110Km/h~3500rpm.
Costumo utilizar oleos da Marca Carrefour, já sei que existem pessoas que não gostam e dizem não ter qualidade, mas para mim parecia-me tudo o mesmo. Já usei o 15W40; 10W40; 5W50 e por ultimo, ontem coloquei o 5w30. talvez porque erradamente pensei que os óleos, no sentido em que são apresentados) tivessem mais qualidade, sendo o 5W30 o supremo. Verifiquei que com o óleo 5W50 o carro consome (gasolina) um pouco mais do que é normal, mas penso que pode ser de ter mudado da gasolina BP para a gasolina ESSO.
Gostaria de salientar que este carro simplesmente não perde óleo (se perde é imperceptivel). Fiz mudanças consoante o óleo que usei 15W40=>7000Km; 10W40=>8500Km; 5W50=>13000Km
A minha questão a marca (salvo erro) sugere 15W40, que tipo de oleo sugerem vcs, quanto kms poderei fazer com esse óleo?e se quiser utilizar um oleo puramente sintectico?
Existe problemas ao usar o óleo 5W30? Quanto Kms poderei fazer?
Não era suposto quanto mais fino o óleo mais partes do motor chegar e por isso proteger melhor o motor? o que são as camisas dos cilindros?
Sabem o nivel de qualidade do Oleo da marca Carrefour?
Um agradecimento especial "in advance"