Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

boas pessoal...quem me dera entender um pouco de oleos lol
o oleo recomendado no meu caro é o BP vico 7000 ou 5000. primeiro gostava de saber quais as diferenças entre estes dois,segundo nas revisoes os tipos da nissan metem mobil super m 15w40 e recomendam a mudança a cada 7500km,o que eu acho muito pouco! qual o oleo mais aconselhado pas fazer os 15000km que separam cada revisao?
p.s. o veiculo em questao é um micra 1.2
obrigado

boas pessoal...quem me dera entender um pouco de oleos lol
o oleo recomendado no meu caro é o BP vico 7000 ou 5000. primeiro gostava de saber quais as diferenças entre estes dois,segundo nas revisoes os tipos da nissan metem mobil super m 15w40 e recomendam a mudança a cada 7500km,o que eu acho muito pouco! qual o oleo mais aconselhado pas fazer os 15000km que separam cada revisao?
p.s. o veiculo em questao é um micra 1.2
obrigado

O indicado para esse carro seria um 10W40 a fazer as mudanças aos 15000km

Última edição:
Podes-me explicar esses numeros?[;)]

semttuloav7.jpg

mas entao porque que os fulanos metem 15w40?? para me obrigarem a ir la de 7500km em 7500km?? quais as pricipais diferenças entre um 15 e um 10w40?

Lá isso não te sei dizer.

Mas se calhar é para "colmatar" possiveis folgas que as peças internas poderão ter.

É comum em certos locais fazerem isso quando o motor já apresenta algum uso e como é claro os segmentos já tem alguma folga e para compensar, usam um óleo mais "grosso".

Não sei se será o caso.

óleo de 5000km vs óleo de 10000km

óleo de 5000km vs óleo de 10000km

Normalmente utilizava óleo para fazer 5000km, depois de numa das mudas inserir óleo para 10000km começou a aparecer óleo no radiador, pode ser devido ao óleo? :confused:

Ou é por o óleo ser mais fino (o de 5000km deve ser o mineral e o de 10000km semi-sintético) e, como "habituaste" o motor ao óleo mais grosso, ele tem fugas, ou pode ser também a junta da cabeça "às portas da morte". [;)] Vai ver isso quanto antes.

O que conta é a viscosidade, se meter óleo semi-sintético com a mesma viscosidade é igual.

Por exemplo, se metia um óleo mineral 15w40 e passou a meter um semi-sintético 10w40, se o carro já for "idoso" é natural que aconteça haver fugas.

No entanto o aparecimento de óleo no radiador é sintoma de junta da cabeça queimada, é melhor ver isso quanto antes.

O que conta é a viscosidade, se meter óleo semi-sintético com a mesma viscosidade é igual.

Por exemplo, se metia um óleo mineral 15w40 e passou a meter um semi-sintético 10w40, se o carro já for "idoso" é natural que aconteça haver fugas.

No entanto o aparecimento de óleo no radiador é sintoma de junta da cabeça queimada, é melhor ver isso quanto antes.

Eu também tenho quase a certeza que é a junta. Só falei em termos genéricos, pois o óleo mineral é GERALMENTE vendido com viscosidades maiores. [;)]

2003...os trajectos normais sao sempre na ordem dos 10km...
achas de deveria começar a utilizar 10w40?
obrigado

O mais indicado seria o 10W40 como já referi.

No entanto, o uso do 15W40 é uma alternativa possível (certamente até está mencionado no manual do carro).

Quanto a passares para um 10W40 , eu passaria, mas há sempre a questão de possível habituação do carro ao 15W40.

Mas nada como experimentares, visto que o carro não tem uma quilometragem assim tão grande, mas caso repares que o carro começa a consumir óleo, volta para o 15W40, senão, mantem o 10w40.

Abraço [;)]

Voltar
Superior