Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

A diferença básica entre os oleos Longlife 2 e 3 é que o grau de viscosidade do LL2 é 0W30 e o LL3 5W30 e este ultimo próprio para VW/AUDI TDI's com DPF, ou seja filtro de particulas.

Boas
Sou possuidor de um MINI Cooper S com o kit JCW.

Actualmente estou a usar o óleo Castrol Edge LL04 especifico BMW 0w30 (só vendido na BMW).

Gostaria de saber a vossa opinião sobre o Castrol Edge Sport LL04 0w40, acham que faço bem em trocar 0w30 por 0w40?

Abraço e obrigado

Eu uso óleo ARAL Longlife para VW, é uma marca pouco conhecida cá em Portugal, mas na Alemanha passa-se o contrario, e a até patrocina a VW. apr:)
http://www.aral-lubricants.com/lubricants/com

http://www.aral.de/aral/aralcorporatehomepage.do?categoryId=5010&contentId=51461

Museu da VW em Wolfsburg: [:cool:]

dscf13239wn.jpg

Boas
Sou possuidor de um MINI Cooper S com o kit JCW.

Actualmente estou a usar o óleo Castrol Edge LL04 especifico BMW 0w30 (só vendido na BMW).

Gostaria de saber a vossa opinião sobre o Castrol Edge Sport LL04 0w40, acham que faço bem em trocar 0w30 por 0w40?

Abraço e obrigado

O Castrol Edge Sport LL04 0w40 é um dos lubrificantes mais avançados do mercado.
Não terás o minimo problema em trocar 0w30 por 0w40, aliás até é mais adequado ao clima português (Verões quentes).

bons km's

O Castrol Edge Sport LL04 0w40 é um dos lubrificantes mais avançados do mercado.
Não terás o minimo problema em trocar 0w30 por 0w40, aliás até é mais adequado ao clima português (Verões quentes).

bons km's

Boas
Muito obrigado pela resposta McQueen

Depois desta resposta vai ser a minha escolha sem duvida...

Eu no meu outro carro BMW 318IS `93 uso o Castrol Softec, este penso que também tenha sido substituído... alguém me sabe indicar por qual foi substituído?

Abraço

Boas
Muito obrigado pela resposta McQueen

Depois desta resposta vai ser a minha escolha sem duvida...

Eu no meu outro carro BMW 318IS `93 uso o Castrol Softec, este penso que também tenha sido substituído... alguém me sabe indicar por qual foi substituído?

Abraço

O Castrol Softec 5w-40 foi substituído pelo Castrol Magnatec C3 5w-40.

boas pessoal....

Adquiri a pouco tempo um fiat turbo ie mk1 (1988) com 230 mil km….só andei com ele uma vez, por isso não sei ao certo o estado do motor, sei que não deita fumo já e um bom sinal…
Que óleo deva colocar na makina e se não for pedir muito que óleo deva por também nos travões e caixa de velocidades…

Boas!
Será que alguém me pode aconselhar em relação ao seguinte?

Tenho um VW Polo Variant 1.4 16v a gasolina de 06/2001.
Comprei-o com 45000 km e agora está com 110000.
No manual não menciona a graduação do óleo a usar mas na marca disseram-me que devia usar um 5w40 e trocar aos 15.000.

Assim tenho feito, pois por falta de conhecimento não teria como saber se está certo ou errado. No entanto, tenho colegas com VW Polo de outras cilindradas e anos e todos usam 10w40, daí ter ficado aindacom mais duvidas.

Usei sempre 5w40 de várias marcas com as normas 500.00 e 502.00, agora tenho o Shell Helix Ultra para por, mas não sei se ponha este ou não, pois no manual vem que o ideal seria a norma 501.01 mas não encontro nenhum nas grandes superficies (Só para Diesel) que tenha esta norma, e calculo que o preço deva ser estupidamente elevado.
Quanto ao Castrol, também so encontro a graduação 5w40 para diesel, mas pronto, se calhar é uam qyestão de tempo.

Para tornar a coisa aind amais confusa,no site da Castrol mencionam que devia usar o 5W30 como primeira opção.
Os meus percursos são essencialmente urbanos e com cerca de 15 Km cada. Noto um consumo superior de oeo a partir dos 10.000 Km, será que me podem informar ´quanto à graduação e intervalos de troca?

Já agora, uma vez q não tenho ainda o manual , o meu pai comprou um 206 com motor 1.4 de 75cv de 2004 a gasolina, quais os intervalos e graduação recomendada?

Obrigado

Última edição:
Boas!
Será que alguém me pode aconselhar em relação ao seguinte?

Tenho um VW Polo Variant 1.4 16v a gasolina de 06/2001.
Comprei-o com 45000 km e agora está com 110000.
No manual não menciona a graduação do óleo a usar mas na marca disseram-me que devia usar um 5w40 e trocar aos 15.000.

Assim tenho feito, pois por falta de conhecimento não teria como saber se está certo ou errado. No entanto, tenho colegas com VW Polo de outras cilindradas e anos e todos usam 10w40, daí ter ficado aindacom mais duvidas.

Usei sempre 5w40 de várias marcas com as normas 500.00 e 502.00, agora tenho o Shell Helix Ultra para por, mas não sei se ponha este ou não, pois no manual vem que o ideal seria a norma 501.01 mas não encontro nenhum nas grandes superficies (Só para Diesel) que tenha esta norma, e calculo que o preço deva ser estupidamente elevado.
Quanto ao Castrol, também so encontro a graduação 5w40 para diesel, mas pronto, se calhar é uam qyestão de tempo.

Para tornar a coisa aind amais confusa,no site da Castrol mencionam que devia usar o 5W30 como primeira opção.
Os meus percursos são essencialmente urbanos e com cerca de 15 Km cada. Noto um consumo superior de oeo a partir dos 10.000 Km, será que me podem informar ´quanto à graduação e intervalos de troca?

Já agora, uma vez q não tenho ainda o manual , o meu pai comprou um 206 com motor 1.4 de 75cv de 2004 a gasolina, quais os intervalos e graduação recomendada?

Obrigado

Olá,

O teu mail representa bem a confusão que vai na tua cabeça em relação ao óleo do VW Polo!
Vou ser rápido e directo na resposta às tuas dúvidas:

1- O VW Polo Variant 1.4 16v a gasolina de 06/2001 pode usar óleo 10w-40 (vw501.01) ou 5w-40 (vw 502.00).

2- O intervalo entre mudanças de 15.000km é adequado ao previsto pela marca.

3- O consumo de óleo verificado é tipico do 1.4 16v da VW.

4- Já que usas Shell podes continuar com o Helix Ultra 5w-40 (vw 502.00) ou o Helix Plus 10w-40 (vw 501.01)

5- O óleo indicado para o 206 1.4 2004 tem de cumprir a norma ACEA A3 e ter uma viscosidade SAE 10w-40 para mudas a cd 15k ou SAE 5w-40 para mudas a cd 30k (este modelo creio que já tem indicador de mudança de óleo...)

Boas,

alguem sabe se este oleo é bom ou não MOBIL-LIQUID 5W-40 Diesel

É que fiz a revisão dos 120000km numa Classe E 220 cdi e o meu mecanico aconselhou-me este oleo agora, visto que é tão bom como o mobil 1 ou melhor e bais barato em cerca de 25€.

7 Litros do mobil 1 0W-40 custava-me cerca de 140€

e

7 Litros do Mobil-Liquid 5W-40 custou-me 115€

Ele aconselhou-me este oleo pela utilização que faço deste carro, praticamente anda mais em cidade, no total, em cidade, estrada normal e AE, ando 65% cidade, 25% estrada normal e 10% em AE, e cerca de 8000km ano.
Ele aconselhou-me este oleo tambem porque eu ao final de um ano mudo sempre o oleo, independentemente do nº de kilometros percorridos.

Queria uma opinião vossa.

Obrigado

Boas,

alguem sabe se este oleo é bom ou não MOBIL-LIQUID 5W-40 Diesel

É que fiz a revisão dos 120000km numa Classe E 220 cdi e o meu mecanico aconselhou-me este oleo agora, visto que é tão bom como o mobil 1 ou melhor e bais barato em cerca de 25€.

7 Litros do mobil 1 0W-40 custava-me cerca de 140€

e

7 Litros do Mobil-Liquid 5W-40 custou-me 115€

Ele aconselhou-me este oleo pela utilização que faço deste carro, praticamente anda mais em cidade, no total, em cidade, estrada normal e AE, ando 65% cidade, 25% estrada normal e 10% em AE, e cerca de 8000km ano.
Ele aconselhou-me este oleo tambem porque eu ao final de um ano mudo sempre o oleo, independentemente do nº de kilometros percorridos.

Queria uma opinião vossa.

Obrigado

Nunca ouvi falar de tal óleo ou de tal óleo...:confused:

140€ por 7 litros de Mobil 1? [:D]
Arranjava-te 8 litros de Mobil 1 0w-40 por +/-80€...

Preciso de ajuda, com a seguinte informação:

O meu novo carro (Audi A8 Tdi) tem serviço de óleo long life.
(Até aqui e num A4, usava o Shell Helix Ultra, a cada 15.000 Km)

Como compro o óleo muito mais barato no hiper, pergunto
se posso continuar a comprar o mesmo Shell Helix Ultra para o serviço long life,
ou se o óleo a comprar é diferente
e, nesse caso, qual o mais adequado.

Obg.

Já agora,... quantos litros de óleo leva um Audi A8 ???

Nunca ouvi falar de tal óleo ou de tal óleo...:confused:

140€ por 7 litros de Mobil 1? [:D]
Arranjava-te 8 litros de Mobil 1 0w-40 por +/-80€...

Boas,

desculpem pela minha ignorancia no assunto.
A marca do oleo afinal é '' LIQUI-MOLY '' 5w-40 diesel

Especificações: API CF; ACEA B3-98; 500.00; 505.01; WSS M2C 917-A.

McQueen, se arranjas 8 L do mobil 1 0w-40, se fosse antes da revisão, tinha-te comprado o oleo. É que na mercedes era o preço que me davam :S

Abraço

Eu não vendo óleos!

Só dou conselhos...

O preço que te dei, é do centro-auto Feuvert (junto ao Carrefour) em Aveiro, aonde 4L de Mobil 1 0w-40 ficam por 39.95€. [:blush:]

Castrol TXT LL04

Castrol TXT LL04

tenho para repor nível
Castrol TXT LL 04 tb longlife, mas exclusivo para BMW.
não menciona especificações VW

o carro em questão é uma passat 1.9 130CV com serviço LongLife,
deveria por 506.1 /507.0

Ambos têm viscosidade 5w30.

O que pode correr mal? não é o indicado para a passat , mas é óleo de topo para a BMW tb motores a diesel.

Agradeço opiniões

tenho para repor nível
Castrol TXT LL 04 tb longlife, mas exclusivo para BMW.
não menciona especificações VW

o carro em questão é uma passat 1.9 130CV com serviço LongLife,
deveria por 506.1 /507.0

Ambos têm viscosidade 5w30.

O que pode correr mal? não é o indicado para a passat , mas é óleo de topo para a BMW tb motores a diesel.

Agradeço opiniões

O Passat 1.9 130cv é equipado com sistema de injecção 'injector-bomba'.
Se não usares óleo com especificação 506.01/507.00, o que vai acontecer e mais cedo ou mais tarde os injectores gripam! (€€€€!)

No Passat podes usar por exemplo: Shell Helix Ultra VX 5w-30 (vw507.00), Castrol Edge 5w-30 (vw507.00) ou BP Visco LongLife 0w-30.

[:blush:] Não uses o óleo da BMW, pela saúde do teu Passat...

Voltar
Superior