Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Olá a todos!
regeressei hoje de férias ao trabalho, [xx(] , e estive a documentar uma reliquia, pelo menos para nos la em casa, que está a ser restaurado. queria saber que óleo devo colocar nele. é um Toyota Celica ST de 1973. 1600 cc, 115 cv. esteve 7 anos parado, e em breve vai rolar de novo. sem quiserem posto fotos!

citação:Originalmente colocada por HuGoGomeZ

O meu pai tem um mercedes 190E (2.0 a gasolina) de 91 que tem sido sempre assistido na Mercedes.Eles têm posto o Shell Helix Ultra 5W-40, que pelo que li no site da Shell, é um oleo que permite aumentar os intervalos de mudança de oléo. O que eu gostaria de saber é que tendo este oléo essa propriedade, em vez de mudar de oléo de 10000kms em 10000kms(intervalos aconselhados pela Mercedes), posso aumentar esse intervalo para 15000kms ou até 20000kms?
Boas. Estive de ferias e não vim ao forum. Se na Mercedes estão realmente a colocar esse Shell, não o estão a fazer correctamente, pois o indicado nas normas internacionais é um lubrificante 10W40 para intervalos maximos de 10000 kms, mas pode-se dizer que o oleo utilizado não irá aumentar o intervalo de mudança pois este é um motor com uma concepção um pouco antiga e que necessita de mudar de fluido mais frequentemente devido à poluição criada e absorvida pelo oleo dentro do motor.
O uso do 5W40 não é problematico pois esse modelo não "sofre" do catalizador, muito embora não seja muito salutar. Se a Mercedes o coloca e se responsabiliza deixa rolar, mas o correcto é um 10W40 que se calhar te saia mais em conta...
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por Flyer

pelo q percebi eles consideram, tanto na cepsa como na bp, o motor duratec como sendo um 1.3...n sei pq...deduzo isto pela data de fabrico, 1,25 vai a´te 2001 e o duratec aparece a partir de 2002, p isso o motor em questao será um duratec 1.3.

Qto ás recomendaçoes, um 5W-30 era o q eu estava á espera, como sempre a BP recomenda o 7000....pq será....cá para mim os gajos recomendam sempre 0 7000 dasss agora tenho de ver, se arranjar cepsa facilmente uso, senao talvez o 5000 q tb n é mau....é pena é ser 10W-40...será q posso usar o Special V (5W-40) q é para os VW-Audi (embora nunca o tenha visto á venda, é 5W-40)
Boas. O facto de ser um 5W30 está relacionado com o meio ambiente e com a economia de combustivel e peças adjacentes. O ideal é usa-lo (5W30). A Bp não investe na criação de um produto 5W30 pois os contractos comerciais que existem não o exigem, ao contrario da Cepsa que neste momento embala para varias marcas automoveis nesta graduação. A Bp em caso de duvida recomenda sempre o 7000 [8][8][8][8][8]...
Outra opção é usar um bom 10W40 (esse 5000 ou outro do costume) que podem substituir dentro do possivel o 5W30 (leia-se que não é igual). Mantem praticamente (+-) os niveis de consumo de combustivel, embora a nivel de catalizador polua um pouco mais e danifique um pouco mas nada preocupante (dura bastante, não se preocupem:D).
Não usar o Special V!!!! Esse sim vai danificar!
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por sneiter

Jeff,

Caro novo, já se sabe, interrogatório ao guru do óleo ;)

- VW Golf 1.9TDI em Longlife com uma utilização 80% Auto-Estrada??

é conveniente um 0W30 qualquer, ou sugeres alguma marca em particular?!?

desde já Obrigado pela atenção e dedicação a este tópico, que continua sem ser Sticky[xx(]

Boas. Esse 1.9 Tdi em Longlife qual deles é (CV)? Ano?
As marcas já são conhecidas as minhas preferencias.

citação:Originalmente colocada por sergiom

Boas a minha dúvida é a seguinte o meu A3 1.9 tdi (motor agr 90 cv ) teve um problema e teve d ser aberto levando 4 pistons novos bem como os segmentos, os cilindros foram apenas polidos, bem a minha dúvida é no óleo q irei pôr, não quero poupar no sangue do motor, eles puseram um 10w40 semi-sintetico, mas vai durar apenas 1.500/2.000 km pois ai eu vou la para mudar o filtro e oleo, entao ai quero colocar um oleo á minha vontade, pela rapidavista de olhos q dei aqui o cepsa, bp visco 5000 e castrol sao bons produtos, na madeira se calhar so encontrarei o bp e o castrol (talves mais este) alguem me recomenda um bom produto ?
No Bp o 7000 Sport 5W40 e no Castrol Txt Softec 5W40.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por Marco

Boas jeff,

A pedido de um amigo meu aqui deixo uma pergunta ;)

Shell Helix Ultra 5w40
Castrol TXT Softec 5w40
BP Visco 7000 Sport 5w40

Quais as diferenças, pros e contras de cada um destes oleos é aquilo que ele quer saber [:X]

Tambem estou curioso saber se realmente ha grande diferença ou se são identicos
Existem grandes diferenças, pelo menos para mim, entre os três. A minha escolha recai sobre o Castrol Softec pois é o melhor sangue que se pode comprar (em conjunto com o Mega Synthectic da Cepsa). A sua formula é praticamente a ideal pois conjuga todos os aditivos de forma muito equilibrada e com tudo no sitio.
O Bp Visco 7000 5W40 é um excelente oleo, pois é um oleo tambem bastante equilibrado e que se porta muito bem em quase todos os pontos, embora em casos pontuais (em alguns casos bicudos) tenha falhado, principalmente em casos de esforço de compectição em que de um momento para o outro o oleo se deteora muito rapidamente. A sua duração em kms (dependendo do percurso e do tipo de condução) é inferior ao Castrol, mas mais do que suficiente para o nosso dia a dia.
Por ultimo o Shell, já por varias vezes falei neste produto e continuo a dizer que não é um produto para o meu motor. Falha redondamente em alguns pontos, dentro do qual destaco a detergencia, em que o motor não é correctamente limpo, coisa incrivel para um lubrificante deste nivel. Os entupimentos dos canais são coisas banais... Mas é uma opção para quem nunca têve nenhum problema e gosta. Para mim fica em ultimo.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por jpmm

Boas.

Tenho um MG Zr 2.0 Td de 113cv. Quando o carro fez 3500Km troquei o óleo pelo Mobil1 5W50.
Pelo que li o 5W50 é mais indicado para carros a gasolina, mas tambem lá vem a especificação para diesel.
´Qual o óleo que devo utilizar neste motor, bem como numa Mitsubishi space wagon 2.0 td.

Obrigado
O oleo Mobil 1 5W50 é mais indicado para motores a gasolina, mas tambem pode ser utilizado nos diesel. A aplicação não é má e se o negocio não é mau é de se continuar, pois esse motor não é muito de se queixar. Ter cuidado de não acelerar a frio pois pode danificar as valvulas. Se no fim de uma viagem superior a 100 kms de andamento vivo se ouvirem as valvulas a "cantar" é melhor passar para um 5W40, pois já ouvi falar (nunca presenciei...) que esse 5W50 quando aquece tem variações de temperatura grandes num curto espaço de tempo e para o turbo não é muito bom. É por isso que num gasolina é melhor, pois a nivel de temperatura é mais continuo.
Na Space Wagon se o motor já tiver mais de 50000 kms é de se usar um bom 15W40 para 7500 kms, se tiver menos pode-se usar um 10W40 com caracteristicas B3 pois é um motor de habituação ao lubrificante, mas tem sempre um consumo de lubrificante razoavel 0,8 a cada 3000 kms.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por malaquias

Olá a todos!
regeressei hoje de férias ao trabalho, [xx(] , e estive a documentar uma reliquia, pelo menos para nos la em casa, que está a ser restaurado. queria saber que óleo devo colocar nele. é um Toyota Celica ST de 1973. 1600 cc, 115 cv. esteve 7 anos parado, e em breve vai rolar de novo. sem quiserem posto fotos!
Boas. Boa maquina para o seu tempo e era lindissimo. O oleo inicial deve ser um 15W40 (de preferencia para motores turboalimentados para ter uma detergencia maior) para limpeza interna e depois de 2000 kms passar para um 10W40 pois é um motor que o merece: de 73 1.6 com 115 cv!!! Engraçado que nos meus manuais não vem a potencia descriminada.
Se puderes posta fotos, para se ver uma verdadeira maquina!
Um abraço e boa sorte no restauro.

O jeff vai de ferias e olha...isto fica logo tudo perdido eheheh.

Obrigado pela resposta ;)

Ja agora, aqui a uns meses lembro-me de te ver falar que andavas por terras espanholas, salvo erro, a testar um carro de turismo, os Accents...havia duvidas de qual o oleo a escolher, qual saiu vencedor?

citação:Originalmente colocada por Marco

O jeff vai de ferias e olha...isto fica logo tudo perdido eheheh.

Obrigado pela resposta ;)

Ja agora, aqui a uns meses lembro-me de te ver falar que andavas por terras espanholas, salvo erro, a testar um carro de turismo, os Accents...havia duvidas de qual o oleo a escolher, qual saiu vencedor?
Ainda ando por lá 1 semana por mês até Outubro. É um carro de 2004 da hyundai Coupe Cup. Os resultados são simples: a escolha recai ora entre o Cepsa 5W40 mega Synth ou sobre o Castrol Softec Txt 5W40, pois ambos atingiram resultados identicos, agora estou em conjunto com o "quimico" a aperfeiçoar a dispersão a altas temperaturas no Cepsa. Irá ser usado no proximo ano numa competição iberica.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por jeff

Olá a todos!
Boas. Boa maquina para o seu tempo e era lindissimo. O oleo inicial deve ser um 15W40 (de preferencia para motores turboalimentados para ter uma detergencia maior) para limpeza interna e depois de 2000 kms passar para um 10W40 pois é um motor que o merece: de 73 1.6 com 115 cv!!! Engraçado que nos meus manuais não vem a potencia descriminada.

Olá jeff, e obrigado!
podes falar em marcas específicas, ou mantens as mesmas... castrol, cepsa?
de facto ja me falaram dos "115 cv" , ...tem 2 carburadores duplos!
Ainda só tenho fotos do estado decadente, mas vou postar!

Obrigado Jeff.

Tive que nudar o óleo do Mg TD e coloquei o castral TXT softec 5 W 40. Achas que fiz boa escolha ou recomendas outra marca de óleo?

Quanto à mitsubishi space wagon 2.0Td, o motor já tem mais de 100k Km.
Será o Castrol proteccion 15 W 40 o mais indicado para este motor? Ou será melhor o Cepsa star gti-tdi 15 W 40?

Obrigado.

citação:Originalmente colocada por jeff

Olá a todos!

Olá jeff, e obrigado!
podes falar em marcas específicas, ou mantens as mesmas... castrol, cepsa?
de facto ja me falaram dos "115 cv" , ...tem 2 carburadores duplos!
Ainda só tenho fotos do estado decadente, mas vou postar!
As marcas são as do costume incluindo o Bp, que para um 10W40 o Visco 5000 é do melhor.
Um abraço.

Voltar
Superior