Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

citação:Originalmente colocada por Prozi
Boas. Esse Visco 3000 Diesel dá para esses 10000 kms. A graduação do oleo aconselhado é 10W40. Se quiseres um pouco melhor, Visco 5000 ou Castrol Txt 10W40 ou mesmo Cepsa Star Synthetic 10W40 para 15000 kms.
Um abraço.
[/quote]

pelo que depreendo das tuas palavras este motor não estraga muito os oleos...se não me engano já ouvi dizer aqui no forum que o visco 5000 fazia uns 12000...mas tb já vi casos em que diziam que fazia 20000km...e agora fiquei um pouco na duvida. Que me dizes acerca disto...provavelmente tem a haver com este motor. Dizem que é fiavel e robusto...e já conta com 125mil km e é da minha namorada.
Eu como tenho um corsa isuzu 1.7d deduzo que o tipo de motor nao seja mt diferente a nivel de oleos e revisoes. Pelo menos devem levar a ultima especificação B3 que se nao me engano é de 96.
[/quote]
Está relacionado obviamente com o tipo de motor. A B3-98 (Edição 02) é a ultima, mas vai sair agora uma mais recente. O Visco 5000 pode fazer 30000 se o motor estiver preparado para isso, mas tambem pode só fazer 7500 kms.
Um abraço.

Caro jeff,

Hoje, ás 11h de Espanha, entrei no representante oficial da Nissan (Badajoz) e procurei qual o óleo recomendado para o Terrano 3.0 Di Turbo (ZD).

Resposta rápida:

- É o “Nissan Motiber 15w-40” e não só para esse motor, para todos.

Bem, havia sol, a manhã estava óptima mas... senti frio... Estranho.

Do Mobil que tinha pensado comprar, de acordo com os seus conselhos, nem o mais pequeno rasto. Aqui fica uma lista do que encontrei, com os preços médios, que poderá ajudar quem esteja interessado neste óptimo fórum:

Cepsa-Platinum compet/ sintético gasolina ou diesel 5w40 5 litros –21 euros

Cepsa-Platinum sintético gasolina ou diesel 10w40 5 litros - 18 euros

BP – Visco 7000 Turbo Diesel Sport 4 litros – 30 euros

Elf – Turbo Diesel 10w40 5 litros - 28 euros

Mobil 1 Turbo Diesel 5w40 4 litros -31 euros

Já não grito por socorro, já não vale a pena, nunca pensei que algo tão técnico fosse tão selvagem.

Com que então até a Nissan já tem óleos próprios!!!!???? Talvez, mas tenho as minhas dúvidas.

E agora jeff, s´mais uma ajuda das opções supracitadas... É o mercado!

Abração

Só mais uma chamada de atenção, quanto ao frio que senti, este carro e o póprio motor (do último GR) é fabricado em Epanha, perdão, Barcelona - esta é uma piada catalã, não liguem.

Boas jeff...

O TXT Softec no meu carro continua a ter um consumo jeitoso de oleo...tenho 14.000kms feito com ele. Fiz a primeira muda aos 10.000km consumindo cerca de 1/1.3L de oleo em 10.000kms.
Agora depois da 2ª muda, em 4.000kms ja la vão cerca de 0.5/0.6L, certo é que fiz duas viagens grandes (depois da 2ªmuda) e uma delas andei muito tempo com velocidades acima dos 200km/h onde o ponteiro andava pelas 8000/8200rpm em AE e tenho puxado bem mais por ele, onde roça muitas vezes as 8500rpm.

Uma vez que o carro vem de um oleo 15w40 e a passagem foi directa para 5w40, o consumo e normal?deve-se manter alto por mto mais tempo?

É certo que este motor se andarmos na vtec zone 5500-8500rpm ele gasta oleo, mas sera normal ou devo testar um outro 5w40 de outra marca?bp ou shell?

Eu queria mesmo manter a viscosidade 5w40 e nao ir para 10w40 pois penso ser melhor para este motor.

Ahh o carro rodou com oleo 15w40 dos 40.000km aos 80.000km...neste momento tem 94.000kms.

citação:Originalmente colocada por Marco

Boas jeff...

O TXT Softec no meu carro continua a ter um consumo jeitoso de oleo...tenho 14.000kms feito com ele. Fiz a primeira muda aos 10.000km consumindo cerca de 1/1.3L de oleo em 10.000kms.
Agora depois da 2ª muda, em 4.000kms ja la vão cerca de 0.5/0.6L, certo é que fiz duas viagens grandes (depois da 2ªmuda) e uma delas andei muito tempo com velocidades acima dos 200km/h onde o ponteiro andava pelas 8000/8200rpm em AE e tenho puxado bem mais por ele, onde roça muitas vezes as 8500rpm.

Uma vez que o carro vem de um oleo 15w40 e a passagem foi directa para 5w40, o consumo e normal?deve-se manter alto por mto mais tempo?

É certo que este motor se andarmos na vtec zone 5500-8500rpm ele gasta oleo, mas sera normal ou devo testar um outro 5w40 de outra marca?bp ou shell?

Eu queria mesmo manter a viscosidade 5w40 e nao ir para 10w40 pois penso ser melhor para este motor.

Ahh o carro rodou com oleo 15w40 dos 40.000km aos 80.000km...neste momento tem 94.000kms.
Marco, é perfeitamente aceitavel 1 litro aos 10000 kms. Agora andar a 200 kmsH e esperar que não haja consumo :D ...
Não mudes que estas bem entregue! Pelo que dizes 0,5 em 4000 kms a puxar é excelente até para quem vem de um 15W40. Mas deixa estabilizar mais um pouco até porque este verão foi bem quentinho.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por f.macedo

Caro jeff,

Hoje, ás 11h de Espanha, entrei no representante oficial da Nissan (Badajoz) e procurei qual o óleo recomendado para o Terrano 3.0 Di Turbo (ZD).

Resposta rápida:

- É o “Nissan Motiber 15w-40” e não só para esse motor, para todos.

Bem, havia sol, a manhã estava óptima mas... senti frio... Estranho.

Do Mobil que tinha pensado comprar, de acordo com os seus conselhos, nem o mais pequeno rasto. Aqui fica uma lista do que encontrei, com os preços médios, que poderá ajudar quem esteja interessado neste óptimo fórum:

Cepsa-Platinum compet/ sintético gasolina ou diesel 5w40 5 litros –21 euros

Cepsa-Platinum sintético gasolina ou diesel 10w40 5 litros - 18 euros

BP – Visco 7000 Turbo Diesel Sport 4 litros – 30 euros

Elf – Turbo Diesel 10w40 5 litros - 28 euros

Mobil 1 Turbo Diesel 5w40 4 litros -31 euros

Já não grito por socorro, já não vale a pena, nunca pensei que algo tão técnico fosse tão selvagem.

Com que então até a Nissan já tem óleos próprios!!!!???? Talvez, mas tenho as minhas dúvidas.

E agora jeff, s´mais uma ajuda das opções supracitadas... É o mercado!

Abração
"Nissan Motiber 15w-40" :D:D:D:D

Estes Espanhois são cá uns malucos! Já que não encontras os outros (eu sei que é dificil, pois só deves encontrar em casas que trabalhem com pesados) aposta no Elf 10W40 TD.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por jeff

Boas jeff...

Marco, é perfeitamente aceitavel 1 litro aos 10000 kms. Agora andar a 200 kmsH e esperar que não haja consumo :D ...
Não mudes que estas bem entregue! Pelo que dizes 0,5 em 4000 kms a puxar é excelente até para quem vem de um 15W40. Mas deixa estabilizar mais um pouco até porque este verão foi bem quentinho.
Um abraço.

Que melhor noticia poderia eu ler hoje?

;)

Por ter feito uns bons kms a velocidades altas ja sabia que ia desapareçer um bocado de oleo, mas julgava que era menos ehehhh...normalmente ando calmo, mas estes ultimos 4.000kms foram daqueles que o vtec estava a gostar eheheheheh.

Queres tu dizer que os consumos estão ok não é?Provavelmente ainda devem baixar um pouco devido a passagem nao ter sido feita a muito tempo, correcto?

Ja agora JEFF, uma pessoa disse-me que o TXT Softec não é um oleo 100% sintetico...eu tinha a ideia que era purinho, mesmo sintetico.

citação:Originalmente colocada por dcm

Boas a todos.

Parabéns por este fabulástico tópico, e o modo como as questões são respondidas. Estou deveras surpreendido com a "bagagem" do Jeff.

Jeff, gostava de colocar uma questão.
Tenho um Ford Focus 1.4 de 1999 (gasolina), tem 60.000Km. O óleo usado, e recomendado pela oficina da marca, tem sido o Castrol TXT 10-40W. Há umas semanas atrás fiz uma mudança de óleo e filtro e fui para o Castrol GTX Magnatec 10W-40.

A pergunta é: fiz bem? este óleo é adequado ao motor? E qual o intervalo entre mudanças?

Um abraço.
Boas. Logo a partida mudaste para muito pior. Intervalo com esse oleo é de 10000 kms. O correcto é um 5W30 para 20000.
Um abraço.

Só uma correcção ao que eu disse: Uso o GTX3 Magnetec, não sei se o 3 marca alguma diferença.

Mas Jeff, a Castrol também tem o GTX3 Magnetec 5W-40, mas pelos vistos não aguenta 20.000Km. Por isso pergunto, que marca e que referância devo usar?

- BP Visco 7000 Sport 5W-40 ou o
- Visco 5000 FE 5W-30 (desconhecia a existência deste, ao que parece feito de propósito para motores FORD)
- ou outro que recomendes

Please Jeff, não te esqueças de me respender.
Obrigado e um abraço.

:(

Boas a todos.

Parabéns por este fabulástico tópico, e o modo como as questões são respondidas. Estou deveras surpreendido com a "bagagem" do Jeff.

Jeff, gostava de colocar uma questão.
Tenho um Ford Focus 1.4 de 1999 (gasolina), tem 60.000Km. O óleo usado, e recomendado pela oficina da marca, tem sido o Castrol TXT 10-40W. Há umas semanas atrás fiz uma mudança de óleo e filtro e fui para o Castrol GTX Magnatec 10W-40.

A pergunta é: fiz bem? este óleo é adequado ao motor? E qual o intervalo entre mudanças?

Um abraço.
Boas. Logo a partida mudaste para muito pior. Intervalo com esse oleo é de 10000 kms. O correcto é um 5W30 para 20000.
Um abraço.

Só uma correcção ao que eu disse: Uso o GTX3 Magnetec, não sei se o 3 marca alguma diferença.

Mas Jeff, a Castrol também tem o GTX3 Magnetec 5W-40, mas pelos vistos não aguenta 20.000Km. Por isso pergunto, que marca e que referância devo usar?

- Visco 5000 FE 5W-30 (desconhecia a existência deste, ao que parece feito de propósito para motores FORD)

Obrigado e um abraço.

:(
O 3 não faz nenhuma diferença. Deves usar um 5W30, que conheça aconselho o 5W30 da Cepsa, mas esse da Bp tambem deve servir, mas nunca vi nenhum nas minhas mãos nem à venda.
Um abraço.

Jeff
Está na altura de mudar o óleo ao meu rodinhas e ele tem usado pela 2ªa vez o Esso Ultra 10w40 Turbo Diesel. Neste óleo, eu estava a estranhar, o porque é que estava a consumir tanto. 2ltr/10000km! Descubri por acaso, que uma junta de borracha, situada no topo do motor(tampa que protege o veio de ressaltos), já estava ressequida e deixava passar algum óleo. na ultima vez que o atestei, tinha deitado fora 1/4 de litro em 100km's. Resolvido o problema, fez 1000km para verificar se estava tudo ok. No fim desses 1000 km's, o óleo desceu entre 1mm a 1,3mm. Mas tb o óleo já estava velho!
Agora a pergunta da praxe!
Qual destas 4 opções é a mais indicada para um motor de 92, 1.9TD

1º Castrol Protection 15w40
2º Mantenho o Esso
3º Bp Visco 3000 ou 3000 diesel 10w40
4º Bp Visco 5000 10w40

E mais uma questão. Visto como este motor já tem alguns anos, o óleo nele é capaz de aguentar 10000km's?

citação:
citação:

Obrigado e um abraço.
O 3 não faz nenhuma diferença. Deves usar um 5W30, que conheça aconselho o 5W30 da Cepsa, mas esse da Bp tambem deve servir, mas nunca vi nenhum nas minhas mãos nem à venda.
Um abraço.

OK Jeff, agradeço imenso a tua opinião. Na próxima muda já sei que óleo usar. Vou deixar que este faça pelo menos 8.000Km.

Um abraço e até breve.

citação:Originalmente colocada por J.Garcia

Jeff
Está na altura de mudar o óleo ao meu rodinhas e ele tem usado pela 2ªa vez o Esso Ultra 10w40 Turbo Diesel. Neste óleo, eu estava a estranhar, o porque é que estava a consumir tanto. 2ltr/10000km! Descubri por acaso, que uma junta de borracha, situada no topo do motor(tampa que protege o veio de ressaltos), já estava ressequida e deixava passar algum óleo. na ultima vez que o atestei, tinha deitado fora 1/4 de litro em 100km's. Resolvido o problema, fez 1000km para verificar se estava tudo ok. No fim desses 1000 km's, o óleo desceu entre 1mm a 1,3mm. Mas tb o óleo já estava velho!
Agora a pergunta da praxe!
Qual destas 4 opções é a mais indicada para um motor de 92, 1.9TD

1º Castrol Protection 15w40
2º Mantenho o Esso
3º Bp Visco 3000 ou 3000 diesel 10w40
4º Bp Visco 5000 10w40

E mais uma questão. Visto como este motor já tem alguns anos, o óleo nele é capaz de aguentar 10000km's?
Fica na 1ª opção e podes fazer 7500 kms.
Um abraço.

jeff, só mais duas perguntas:

* O Elf – Turbo Diesel 10w40 dá para mudar de 15000 em 15000 km como faz a Nissan?
* Satisfaz o recomendado pela Nissan, ou seja API CF-4 e ACEA B3/E5 e não CG4?

Agradeço resposta e peço desculpa por tanta chatice que estou a dar-lhe.

citação:Originalmente colocada por f.macedo

jeff, só mais duas perguntas:

* O Elf – Turbo Diesel 10w40 dá para mudar de 15000 em 15000 km como faz a Nissan?
* Satisfaz o recomendado pela Nissan, ou seja API CF-4 e ACEA B3/E5 e não CG4?

Agradeço resposta e peço desculpa por tanta chatice que estou a dar-lhe.
Dá para 10000 kms. Não arriscava 15000 kms. Satisfaz o Cf4. Mas eu de qualquer forma preferia os da gama de pesados (Mobil Mx Extra 10W40, Cepsa Eurotrans 10W40 ou mesmo o Cepsa Euromax 15W40 (Sintectico)para os 15000 a 20000 kms.
Um abraço.

Jeff, amanhã vou a Badajoz e vou procurar melhor os "Mobil Mx Extra 10W40, Cepsa Eurotrans 10W40 ou mesmo o Cepsa Euromax 15W40 (Sintectico".

Depois disto tudo, o mais interessante é que a Mobil de Portugal afirma o mesmo que o jeff, o melhor da Mobil é o Mobil Mx Extra 10W40 mas, entretanto, Entreposto Lisboa informa que é o Mobil Super S 10w-40 Turbo Diesel. Enfim, contratos!... Só pode ser!

Depois dou notícias,

Abração

jeff o TXT softec é ou não é 100%sintetico? é que um rapaz ateima comigo que não é 100%...[xx(]
O TXT Softec 5W40 não é 100% de produção sintectica. Tem por base o petroleo. Mas é muito raro um lubrificante 100% sintectico (apesar de muitos o dizerem) nessa graduação e os que existem em nada são melhores que esse.
Um abraço.

jeff o TXT softec é ou não é 100%sintetico? é que um rapaz ateima comigo que não é 100%...[xx(]
O TXT Softec 5W40 não é 100% de produção sintectica. Tem por base o petroleo. Mas é muito raro um lubrificante 100% sintectico (apesar de muitos o dizerem) nessa graduação e os que existem em nada são melhores que esse.
Um abraço.

Upssss...então o rapaz tinha razao [8)]

So por curiosidade, na gama dos 5w40 o que temos mesmo 100% sintetico por cá?BP...Shell...Mobil :(

Voltar
Superior