Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Perguntaste se deverias pôr 15W40. Eu acho que não. Pelo menos no manual, o que aconselham varia entre 0W30 e 10W40. Será que não irás criar outros problemas ao usar um óleo mais espesso? Já consultaste algum mecânico?

Eu por enquanto deixei ficar estar. Comprei uma lata de um litro e de vez em quando acrescento um pouco. Ver se tiro um dia para ir ao mecanico.

Não uses óleo mineral nesse motor! Se o fizeres, vais mandá-lo para a sucata.

Mete 5W-40 ou 10W-40. Se fizeres menos de 15mil kms por ano, o 10W-40 compensa.

Sim, faço menos de 15mil, tenho o Visco 3000 ainda lá dentro e por enquanto vai ficar. Estou no entanto a pensar ir comprar o oleo original da Opel a um sitio que vende aqui perto. Tem um nome deveras estranho o raio do oleo.

Sim, faço menos de 15mil, tenho o Visco 3000 ainda lá dentro e por enquanto vai ficar. Estou no entanto a pensar ir comprar o oleo original da Opel a um sitio que vende aqui perto. Tem um nome deveras estranho o raio do oleo.

Por acaso não faço ideia qual é o fornecedor da Opel. Será a Fuchs? É o que a VW costuma usar e uma vez que também é alemã, pode ser esse.

Depois diz [;)] .

O óleo Opel é este:

www.total.pt/pt/content/NT0000B9BE.pdf

mas pelo que pude perceber, é mais barato na Opel.

Já agora, acrescento uma pergunta. Nesse motor (47000Km) quais são as consequências de passar de um 5W30 para um 10W40? A adaptação é boa? E o 10W40 existe só em sintético ou semi-sintético também?
Estranho, elf eu conheço e não foi esse que me disseram :S. Mas é esse que a Opel põe de certeza? 5w30? é que se for esse nem penso duas vezes.

Não sou a pessoa mais indicada para falar de óleos e diferenças entre eles. Simplesmente encontrei, se bem me lembro num forum Opel, essa informação, e lá no pdf vês que é um óleo desenhado especificamente para Opel. Em todo o caso, como disse, seja este ou outro, parece que o vendido na Opel (embalagem Opel) é mais barato, portanto... Outra coisa, este excellium, pelo que diz lá no pdf deve ser long life (30000Km para motores gasolina / 50000 diesel). Mas acho que o Astra G muda de 15000 em 15000 no máximo. Alguém que confirme.

Quanto à recomendação, no manual fala em 0W30, 5W30, 5W40(?) e 10W40. Acho que é isto. Confirma no manual.
O que eles metem nas oficinas não sei. Isso também deve variar consoante a seriedade do concessionário, pelo que tenho ouvido dizer. Acho que isso só perguntando (talvez só vendo mesmo).

Última edição:
GRANDE tópico.... parabéns a todos

1ª Dúvida:

para BMW 318i, 118cv, e46, motor m43, de 1999 qual o melhor oleo.

Cepsa Mega Syntethic 5w40 LL98
Cepsa Mega Syntethic 5w30 LL01

BP Visco 7000 sport 5w40 LL98
BP Visco 7000 sport 0w40 LL91

Castrol Edge SPort 0w40

Antecipo e agradeço os esclarecimentos. O jeff ainda "está de serviço"? :)

2ª dúvida:

medir o nível de oleo
motor quente, deixar repousar 5 minutos e medir.
ou
medir a frio?

Abraços e muito Km

Última edição:
Mais uma vez venho chatear-vos...

É o seguinte, vou mudar o óleo ao meu carro e ia comprar na Norauto o Shell Helix Plus 10W-40 por €17,50...o problema é que já não cheguei a tempo.

Agora a minha dúvida é:
- BP Visco 3000 10W-40 -> €24,90
- Castrol Magnatec 10W-40 -> €29,90 e €21(*)
- Esso Ultra 10W-40 -> €24,90
- Ou outro que achem melhor

* O Castrol a 21€ encontrei-o no Feira-Nova aqui da zona mas a embalagem é diferente das novas. 1º está escrito tudo em Português, depois diz GTX Magnatec e não só Magnatec.

Isto para um Clio Oasis 1.2 de 8v de 1997 com 117000Km.

Cumprs [;)]

Última edição:
Tenho óleo long life e queria mudar para óleo sintético normal, porque faço poucos Km/ano.

É um Audi A8 2.5 TDi, de Dez. 2001, com 150.000 km

- O Shell Helix ULTRA 5W-40 é um óleo adequado para este carro ?
- Posso fazer esta mudança sem problemas ?

Obg.

oleo clio Dci

oleo clio Dci

Olá a todos e parabéns por este magnifico fórum com muitos entendidos na matéria e com um saudável debates de ideias.

Gostaria de saber a vossa opiniao: Tenho um Clio dci de 2002 com 120000km. tenho usado oleo mobil 1 5w40 e faço trocas de 30em 30000k. Bebe 0,3l nesse intervalo (ou seja n preciso de acrescentar nd) e não tem dado problemas. sei que este óleo é uma optima escolha para este motor (na marca ainda chegaram a por galp 10w40 por 90euros..) mas em vez dos habituais 55euros do mobil arranjo bpvisco 70005w40 por 29,90 no leclerc auto.
Qual é o melhor óleo entre estes 2? qd troquei do galp para mobil no inicio, note ique gastou ligeiramente + oleo na 1a muda. Será que vai acontecer o mesmo se trocar para o bp, ou será que pela a natureza sintetica e aditivos semelhentes o motor nem vai dar por isso? Agradeço desde já as vossas opinioes

Olá a todos!

Parabéns! Este é um fórum excelente, e este tópico, em particular, é simplesmente espectacular...e para o comprovar basta dizer que li todas as páginas que o compõem...na esperança de encontrar uma resposta à pergunta óbvia: "Qual o óleo que devo colocar?"

A situação é a seguinte:

Tenho um VW Golf, a gasolina, com o motor 1.4i 16V, desde Janeiro de 2002, comprei-o novo. Todos estes anos ele trocou o óleo na VW e nas facturas vejo a referência ao óleo Shell Helix Ultra 5W40. O carro actualmente está com 82.000 Km e consome 0,8 litros de óleo após 7.500/8.000 Km percorridos (todos os anos tenho de acrescentar óleo para compensar).

Como está na altura de mudar o óleo, gostava de saber se existe alguma alternativa ao óleo da Shell que garanta também a protecção integral do motor, mas que seja mais em conta (não quero poupar no óleo para estragar o motor, mas custa-me pagar 82 euros por 4 litros para ter o Shell) dado que por ano acabo por fazer 11.000/12.000 Km.

O manual do carro recomenda o cumprimentos de uma das seguintes normas:

VW 500 00 / VW 502 00 -> óleo multigraduado económico
VW 501 01 -> óleo multigraduado

O meu carro faz essencialmente trajectos de cidade e viagens curtas (raramente mais do 15 Km), e não costumo ultrapassar as 4.000 rotações por minuto do motor.

O carro tem possibilidade de "serviço long-life"...

Depois deste "testamento" alguém consegue dar-me alternativas seguras e mais em conta? Ou é melhor pagar os 82 € ?

Desde já obrigado pelas vossas respostas!

Cumprimentos a todos!

Olá a todos!

Parabéns! Este é um fórum excelente, e este tópico, em particular, é simplesmente espectacular...e para o comprovar basta dizer que li todas as páginas que o compõem...na esperança de encontrar uma resposta à pergunta óbvia: "Qual o óleo que devo colocar?"

A situação é a seguinte:

Tenho um VW Golf, a gasolina, com o motor 1.4i 16V, desde Janeiro de 2002, comprei-o novo. Todos estes anos ele trocou o óleo na VW e nas facturas vejo a referência ao óleo Shell Helix Ultra 5W40. O carro actualmente está com 82.000 Km e consome 0,8 litros de óleo após 7.500/8.000 Km percorridos (todos os anos tenho de acrescentar óleo para compensar).

Como está na altura de mudar o óleo, gostava de saber se existe alguma alternativa ao óleo da Shell que garanta também a protecção integral do motor, mas que seja mais em conta (não quero poupar no óleo para estragar o motor, mas custa-me pagar 82 euros por 4 litros para ter o Shell) dado que por ano acabo por fazer 11.000/12.000 Km.

O manual do carro recomenda o cumprimentos de uma das seguintes normas:

VW 500 00 / VW 502 00 -> óleo multigraduado económico
VW 501 01 -> óleo multigraduado

O meu carro faz essencialmente trajectos de cidade e viagens curtas (raramente mais do 15 Km), e não costumo ultrapassar as 4.000 rotações por minuto do motor.

O carro tem possibilidade de "serviço long-life"...

Depois deste "testamento" alguém consegue dar-me alternativas seguras e mais em conta? Ou é melhor pagar os 82 € ?

Desde já obrigado pelas vossas respostas!

Cumprimentos a todos!

Tenho uma viatura igual à tua e uso BP visco 5000 10W40[;)]

Boas...
Sera que alguem me consegue explicar as diferenças?
0w40 - 15w40... sintetico.... etc... lol
nao percebo nada. Sempre entrei no feira nova e comprei o mais barato.
Mas agora o meu carrito ate levou uma reparaçao no motor e queria começar a cuidar dele ( 1800 euros gastos mudam uma pessoa :) ), que oleo e aconselhado pra um saxo 1.5 diesel?

Voltar
Superior