Olá a todos!
Parabéns! Este é um fórum excelente, e este tópico, em particular, é simplesmente espectacular...e para o comprovar basta dizer que li todas as páginas que o compõem...na esperança de encontrar uma resposta à pergunta óbvia: "Qual o óleo que devo colocar?"
A situação é a seguinte:
Tenho um VW Golf, a gasolina, com o motor 1.4i 16V, desde Janeiro de 2002, comprei-o novo. Todos estes anos ele trocou o óleo na VW e nas facturas vejo a referência ao óleo Shell Helix Ultra 5W40. O carro actualmente está com 82.000 Km e consome 0,8 litros de óleo após 7.500/8.000 Km percorridos (todos os anos tenho de acrescentar óleo para compensar).
Como está na altura de mudar o óleo, gostava de saber se existe alguma alternativa ao óleo da Shell que garanta também a protecção integral do motor, mas que seja mais em conta (não quero poupar no óleo para estragar o motor, mas custa-me pagar 82 euros por 4 litros para ter o Shell) dado que por ano acabo por fazer 11.000/12.000 Km.
O manual do carro recomenda o cumprimentos de uma das seguintes normas:
VW 500 00 / VW 502 00 -> óleo multigraduado económico
VW 501 01 -> óleo multigraduado
O meu carro faz essencialmente trajectos de cidade e viagens curtas (raramente mais do 15 Km), e não costumo ultrapassar as 4.000 rotações por minuto do motor.
O carro tem possibilidade de "serviço long-life"...
Depois deste "testamento" alguém consegue dar-me alternativas seguras e mais em conta? Ou é melhor pagar os 82 € ?
Desde já obrigado pelas vossas respostas!
Cumprimentos a todos!