Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Boas, uma vez que se trata de Oleos, gastava se possivel me indicassem qual o melhor destes 3. Castrol SLX Longtec 0w30, Bp Visco 7000 0w40 ou Mobil-1 0w40. Isto para usar num BMW 320d de 1999 com 200.000Km.
Antes o antigo propriatário usava Castrol SLX.
Ou existe outra melhor escolha.
Obrigado, Cumpts.

Volto a repetir a minha questão pois parece-me que o Jeff nao a viu!

Apanhei uma promoção do oleo shell helix plus 10w-40 turbo-diesel no stationmarchépor 25euros 10 litros...esse oleo faz quantos km num corsa B 1.7d 98 e numa carrinha mercedez bens 220 cdi de 96 injecção directa mas sem turbo...se nao me engano respeita a norma 229.1.

mas antes de ver essa promoção tava na duvida para estes carros os seguintes oleos de preferencia para fazer 15mil km nas condições mais duras...o meu pai(MB) anda em cidade para arranca e pequenas voltas e por vezes viagens cerca 25 a 30mil km ano.

visco 5000 10w-40
elf competition 10w-40
castrol txt 10w-40
castrol softec nao me recordo a graduação
esso ultron 5w-40
mobil1 S 10w-40
sao os oleos que me vêm á cabeça agora....

aceita-se outras sugestões....

abraço

citação:Originalmente colocada por Palio16v

citação:Originalmente colocada por jeff

citação:Originalmente colocada por Palio16v

Jeff, saudações pelas preciosas informações aqui contidas.
Sou estudante de engenharia mecânica e pesquiso muito sobre lubrificantes e poucas vezes encontro informações técnicas descentes , na maioria das vezes é puro marketing sem contar que a experiência e testes valem muito.

Sou do Brasil e moro no Rio de Janeiro e tenho algumas perguntas:

Tenho um FIAT palio 1.6 16v a gasolina e com motor de fabricação canadense com 106 CV e tucho hidráulico no acionamento das válvulas ,hoje está com 87000Km rodados e com GNV(gás natural veicular) instalado.

Comprei ele com 55000Km e usei primeiro um selênia 15W50(semi sint) , depois um castrol GTX magnatec(semi sint) 10w40( não gostei pois fez ruidos de manhã e me pareceu que os aditivos de limpeza eram ruins) e em seguida um elaion full performance 5W40(sint) e agora um Havoline sintético 5w40 com freqüência de troca a cada 10000Km.
O motor consumiu apenas 0,4 litros do elaion no primeiro uso dessa viscosidade durante os 10000 Km de uso.

O lubrificante recomendado pela FIAT é o selênia 20K 15W40

Por aqui os melhores lubrificantes que encontro sintéticos 5w40 são:

1 - Castrol - TXT softec 5w40 (caro)
2 – Repsol(Usado pela Volkswagen) - Elaion full performance 5w40 ( valor médio)
3 – Petrobrás – Lubráx sintético 5w40 (barato)
4 – Elf – excellênium 5w40 ( valor médio alto)
5 – Texaco – Havoline sintético 5w40 (caro )
6 – Selênia (tutela ) – 5w40 ( Valor médio)

Consigo as marcas Mobil ; shell ; total / Fina / Elf ; Castrol ; texaco ; repsol ; petrobrás ; selênia ; Motul ......com todos os valores de viscosidade e tipo de base.

Caso seja de interesse tenho as fichas técnicas de alguns.

Você já testou algum desses ou pode me dar alguma opinião a respeito do uso destes óleos em meu carro e o respectivo prazo de troca???

Parabéns pelas informações.

Agradeço!

Paulo Sergio.
Boas. Antes de mais é sempre bom ver que o "nosso" forum chega a todas as partes do mundo divulgando a nossa lingua. Eu nesse motor, aconselho vivamente um bom 10W40 para intervalos de troca de 15000 kms dependendo claro está do tipo de condução.
Porque o uso de sintecticos? A Fiat em motores gasolina não costuma usar este tipo de oleos, pois os motores são desenhados para folgas um pouco largas, de forma a criar facilmente uma pelicula aderente permanente. O oleo deveria ser o Selenia 20K 10W40 (nunca vi o 15W50). Não existe Bp Visco 5000 por ai? Cepsa já não pergunto, que não deve existir.
Eu já testei o Txt Softec, o Elf e o Selenia desses. De todos o Txt é o melhor, mas depende da aplicação pois o Selenia é excelente nos motores do grupo Fiat.
Os oleos Havoline dão-se um pouco mal com o clima europeu... ai não sei.
Um abraço.

Agradeço a atenção jeff,
Nunca vi o BP Visco por aqui , pode ser que venha com outro nome para cá.
No manual vem recomendado o selênia 20K 15W40 com trocas para 10000Km em uso severo e 20000Km em uso normal, mas tem tambem o 15W50 , já o 10W40 eu nunca vi por aqui.

O clima daqui fica facilmente em 30 graus durante o dia e muitas vezes chegando perto dos 40 graus.

Eu fiz a troca pelo 5w40 sintético devido a pensar em melhor lubrificação a frio e estabilidade do lubrificante com o uso mesmo em condiçoes severas já que muitas veses consigo a pressos vantajosos e mesmo com as folgas largas como mensionou , não estaria o consumo muito pequeno para um 5W40? 0,4 litros já no final dos 10000Km.
O uso de Gás Natural traz um aumento de temperatura da câmara de combustão pela menor discipação de calor e isto não poderia estar piorando minha situação??Poderia estragar as camisas?

Mais uma vez Obrigado.
Estas a esquecer a pelicula aderente, num 5W40 é bastante forte e o consumo está normal. Mas a melhor situação para essas temperaturas mesmo com gás natural é um 5W50 principalmente o Mobil 1. Com o uso de gás é bom usar-se um oleo com boa estabilidade de temperatura. Mas para uso a gás existem oleos especificos, que não tenho aqui à mão os nomes...
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por Prozi

Apanhei uma promoção do oleo shell helix plus 10w-40 turbo-diesel no stationmarchépor 25euros 10 litros...esse oleo faz quantos km num corsa B 1.7d 98 e numa carrinha mercedez bens 220 cdi de 96 injecção directa mas sem turbo...se nao me engano respeita a norma 229.1.

mas antes de ver essa promoção tava na duvida para estes carros os seguintes oleos de preferencia para fazer 15mil km nas condições mais duras...o meu pai(MB) anda em cidade para arranca e pequenas voltas e por vezes viagens cerca 25 a 30mil km ano.

visco 5000 10w-40
elf competition 10w-40
castrol txt 10w-40
esso ultron 5w-40
mobil1 S 10w-40

abraço
Boas. Aquilo era uma questão?:D
Parecia esquesita, mas ok...
O Shell faz 10000 kms. Já na Vito eu não o usava mas se usa-se não mais de 7500 kms... Mas deve haver quem te diga que faz 20000 kms.
No Corsa para os 15000 kms, Bp Visco 5000 ou Cepsa Star Synthetic 10W40. Não deves usar um 5W40.
Na MB deve-se usar oleos das gamas profissionais ( Bp Vanellus C6 15W40, Cepsa Diesel Turbo 15W40, Mobil MX 15W40, Castrol Tection 15W40) para 10 a 15 mil kms. Isto prende-se com as aditivações e resistencia.
Um abraço.

visco 5000 10w-40
elf competition 10w-40
castrol txt 10w-40
esso ultron 5w-40
mobil1 S 10w-40

abraço
O Shell faz 10000 kms. Já na Vito eu não o usava mas se usa-se não mais de 7500 kms... Mas deve haver quem te diga que faz 20000 kms.
No Corsa para os 15000 kms, Bp Visco 5000 ou Cepsa Star Synthetic 10W40. Não deves usar um 5W40.
Na MB deve-se usar oleos das gamas profissionais ( Bp Vanellus C6 15W40, Cepsa Diesel Turbo 15W40, Mobil MX 15W40, Castrol Tection 15W40) para 10 a 15 mil kms. Isto prende-se com as aditivações e resistencia.
Um abraço.

desculpa lá mas por vezes nao me explico convenientemente...

so mais outra questão a mercedes é uma station classe c 220 de 96...por isso não é uma vito :)neste caso a recomendação é a mesma?
tanks e um abraço

visco 5000 10w-40
elf competition 10w-40
castrol txt 10w-40
esso ultron 5w-40
mobil1 S 10w-40

abraço
Um abraço.

desculpa lá mas por vezes nao me explico convenientemente...

so mais outra questão a mercedes é uma station classe c 220 de 96...por isso não é uma vito :)neste caso a recomendação é a mesma?
tanks e um abraço
Vito? Eu já ando a funcionar mal desta cabeça.:D
Tens a certeza que esse motor é mesmo Cdi? de 96? Om604 como motor?
Deves usar um 10W40 como para o Corsa. É tudo igual.
Um abraço.

[/quote]
Um abraço.
[/quote]

Não sei qual é que é o motor....mas o meu pai diz que já viu vários carros iguais a dizer cdi atraz mas sem turbo... deduzo que seja uma especie de sdi da VW se nao me engano tb era de injecção directa?
O carro é importado dai que nao tenha mt informação sobre o mesmo....andei a dar uma busca pelos manuais todos em alemao e sei que ele lá sempre levou 10W-40 e se nao me engano o motor é para corresponder á norma 229.1 ou superior da MB...mas o carro nao tem computador de bordo. Agora fico na duvida se é cdi como diz lá atraz na mala ou se é o c220 diesel normal dos antigos....

se for dos antigos é esse Om604 como motor?

Um abraço.
[/quote]

Não sei qual é que é o motor....mas o meu pai diz que já viu vários carros iguais a dizer cdi atraz mas sem turbo... deduzo que seja uma especie de sdi da VW se nao me engano tb era de injecção directa?
O carro é importado dai que nao tenha mt informação sobre o mesmo....andei a dar uma busca pelos manuais todos em alemao e sei que ele lá sempre levou 10W-40 e se nao me engano o motor é para corresponder á norma 229.1 ou superior da MB...mas o carro nao tem computador de bordo. Agora fico na duvida se é cdi como diz lá atraz na mala ou se é o c220 diesel normal dos antigos....

se for dos antigos é esse Om604 como motor?
[/quote]
É essa a minha ideia. Isso do Cdi na mala...

Vou usar então o Visco 5000 10w40 da BP.
Mas quantos km dá entre mudas!
Obrigado!

citação:Originalmente colocada por Tavares

Boas!
Para um almera 1.4 de 99 qual o oleo que recomendas.
Pois disseram-me que o indicado era o cepsa 20w50 SJ mas achei muito estranho dito por um mecanico de nissan.
constatei que no manual indica um mobil super s ou super.
Onde fiquei baralhado pois não encontro á venda.
O oleo que uso nos carros que tive é o BP visco 5000, onde já te ouvi dizer algo favoravel.
Que dizes!
Meto o mobil se o ahar ou o Bp vico 5000 10w40.

Obrigado!:)

citação:Originalmente colocada por Vehicle

Que acham destes óleos com a especificação 0w30, qual o melhor?

Shell Helix Ultra X 0W30
Castrol SLX 0W30 LL01
Castrol SLX 0W30 LL04
Castrol SLX 0W30 Long life II (506.01)
Depende da utilização a dar...
Boas. Esse motor requer um bom 10W40, caso do Bp Visco 5000, não o Mobil Super S... O mecanico deve andar a dormir em serviço...

Vou usar então o Visco 5000 10w40 da BP.
Mas quantos km dá entre mudas!
Obrigado!

Boas!
Para um almera 1.4 de 99 qual o oleo que recomendas.
Pois disseram-me que o indicado era o cepsa 20w50 SJ mas achei muito estranho dito por um mecanico de nissan.
constatei que no manual indica um mobil super s ou super.
Onde fiquei baralhado pois não encontro á venda.
O oleo que uso nos carros que tive é o BP visco 5000, onde já te ouvi dizer algo favoravel.
Que dizes!
Meto o mobil se o ahar ou o Bp vico 5000 10w40.

Obrigado!:)

citação:Originalmente colocada por Vehicle

Que acham destes óleos com a especificação 0w30, qual o melhor?

Shell Helix Ultra X 0W30
Castrol SLX 0W30 LL01
Castrol SLX 0W30 LL04
Castrol SLX 0W30 Long life II (506.01)
Depende da utilização a dar...
Boas. Esse motor requer um bom 10W40, caso do Bp Visco 5000, não o Mobil Super S... O mecanico deve andar a dormir em serviço...

No maximo os 15000 kms, mas pelos 13-14 mil já se deve começar a pensar nisso. Boa opção.
Um abraço.

Jeff, tenho mais 3 perguntas para ti: como já tive oportunidade de dizer anteriormente, tenho uma Megane II break 1.5 dci 100cv. Numa das tuas respostas aconselhaste-me o Elf Excellium LDX 5W40 em detrimento do Elf TurboDiesel 10W40, para intervalos de manutenção de 30.000Km.
Ora as minhas questões são as seguintes:
1 - eu fiz uma muda intermédia aos 15.000Km, em que utilizaram o standard Elf TD 10W40. Haverá algum inconveniente em passar a usar o LDX 5W40 na mudança de óleo dos 30.000Km (1a revisão)?
2 - já tive oportunidade de encontrar lubrificantes da Elf em supermercados (desta feita no E.Leclerc). Na altura encontrei uma embalagem do Elf TD 10W40, cujo preço era sensivelmente metade do cobrado pelas oficinas da Renault (ver imagem abaixo). Na tua opinião consegues-me dizer se há alguma diferença entre o lubrificante vendido nas oficinas e o lubrificante vendido no supermercado, sendo que este último tem, supostamente, as mesmas características (segundo a embalagem) que o primeiro?
3 - Haverá alguma forma fácil de confirmar se o óleo aplicado no motor é mesmo o pedido? Eu digo isto porque conheço uma pessoa que optou por levar o óleo ele próprio à oficina, quer para poupar, quer para levar um óleo específico. A verdade é que ele desconfia que lhe ficaram com o óleo e lhe aplicaram um óleo comum (provavelmente o 10W40).

Cumprimentos.

oleo015jh.jpg

citação:Originalmente colocada por nfh

Jeff, tenho mais 3 perguntas para ti: como já tive oportunidade de dizer anteriormente, tenho uma Megane II break 1.5 dci 100cv. Numa das tuas respostas aconselhaste-me o Elf Excellium LDX 5W40 em detrimento do Elf TurboDiesel 10W40, para intervalos de manutenção de 30.000Km.
Ora as minhas questões são as seguintes:
1 - eu fiz uma muda intermédia aos 15.000Km, em que utilizaram o standard Elf TD 10W40. Haverá algum inconveniente em passar a usar o LDX 5W40 na mudança de óleo dos 30.000Km (1a revisão)?
2 - já tive oportunidade de encontrar lubrificantes da Elf em supermercados (desta feita no E.Leclerc). Na altura encontrei uma embalagem do Elf TD 10W40, cujo preço era sensivelmente metade do cobrado pelas oficinas da Renault (ver imagem abaixo). Na tua opinião consegues-me dizer se há alguma diferença entre o lubrificante vendido nas oficinas e o lubrificante vendido no supermercado, sendo que este último tem, supostamente, as mesmas características (segundo a embalagem) que o primeiro?
3 - Haverá alguma forma fácil de confirmar se o óleo aplicado no motor é mesmo o pedido? Eu digo isto porque conheço uma pessoa que optou por levar o óleo ele próprio à oficina, quer para poupar, quer para levar um óleo específico. A verdade é que ele desconfia que lhe ficaram com o óleo e lhe aplicaram um óleo comum (provavelmente o 10W40).

Cumprimentos.

oleo015jh.jpg
Boas.
Quanto as questões vai assim:
1-Não há inconveniente nenhum, muito pelo contrario é a altura certa.
2-Eu acho que se a embalagem é igual e as aprovações tambem não há diferença nenhuma.
3-Não é possivel confirmar, ou melhor, possivel é mas é muito dispendioso. Ele no momento da aplicação não estava presente? Bem vamos pensar pelo melhor e acreditar que o mundo não anda perdido.:D
Um abraço.

Boas Jeff.

Hoje é a minha vez de te vir chatear.

Tenho uma pequena dúvida:

Possuo um Honda Civic 1.4 Sport. Troco geralmente o óleo a cada 7500 Km; é uma pancada minha. Vês algum incoveniente em colocar o Shell Helix Plus 10W-40 ao invés do 5W40, trocando o respectivo filtro?

Obrigado pela atenção dispensada.

Um abraço,
McDriver

Jeff deixei o carro na Honda para uma revisao na marca mae ja que nunca la tinha ido com ele, e como Honda recomenda Shell botaram-me Shell helix ultra no carro [:0]

Devo mudar ja para o txt softec?

citação:Originalmente colocada por McDriver

Boas Jeff.

Hoje é a minha vez de te vir chatear.

Tenho uma pequena dúvida:

Possuo um Honda Civic 1.4 Sport. Troco geralmente o óleo a cada 7500 Km; é uma pancada minha. Vês algum incoveniente em colocar o Shell Helix Plus 10W-40 ao invés do 5W40, trocando o respectivo filtro?

Obrigado pela atenção dispensada.

Um abraço,
McDriver
Boas. O 10W40 nesse motor não dá a mesma protecção do 5W40, até porque a Honda já começou a exigir o 0W30, logo já nem o 5W40 permite conservar bem o estado do motor. Mas pode-se utilizar o 10W40 mas evitar a excessiva subida de rpms em longos espaços de tempo (viagens longas) pois o motor pode aquecer bastante e começar a danificar o topo das camisas pois este oleo não se vai espalhar uniformemente por toda a camisa, isto se o motor tiver menos de 100000 kms. Para motores mais rodados já não é tanto assim, pois já têm uma folga maior.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Boas Jeff,

A bmw poem 0w30 nos 30d's e certamente nos 20d's... Isto é bom? Há melhor? Problemas?
Boas. Não é bom nem mau, simplesmente é o indicado. Quanto a problemas depende dos oleos que os concessionarios colocam e da sua marca, pois não é igual em todos.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por Marco

Jeff deixei o carro na Honda para uma revisao na marca mae ja que nunca la tinha ido com ele, e como Honda recomenda Shell botaram-me Shell helix ultra no carro [:0]

Devo mudar ja para o txt softec?
Boas. Bem, esse Shell Helix ultra já sabes a minha opinião...
Para não perderes €€€€ rola 10000 kms com isso e depois muda. Até o trabalhar vai parecer outro...
Um abraço.

Olá a todos, e em especial ao jeff!
Não vou fazer nenhuma pergunta, vou deixar um comentário.
Há uns 3 anos tinha um opel corsa A 1.5 TD muito antigo que foi toda a vida muito mal tratado. o antigo dono não sabia o que era revisões e então quando o carro começou a dar muitos problemas vendeu-o, eu pensando que era bom negócio comprei, passados 3 meses tinha o carro a gastar 1 litro de oleo POR SEMANA (100km) e a fumar mais que uma lareira... Só para quem pensa que as revisões não são muitos importantes!

ola a todos e ao jeff em particular
Gostava de por uma questao ao jeff,sobre o oleo indicado para MB 220cdi
com 2 anose 45000 km.Antes puseram castrol txt 10w40, agora queriam por 0w30, este da galp.Pedi para continuar com o 10w40 pois acho que nao fazia sentido ir para 0w30.Qunto ao galp,reclamei,mas dizem que é autorizado pela Mercedes, o que havia de fazer.

Obrigado jeff pela eventual resposta

Voltar
Superior