Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Boas...
Sera que alguem me consegue explicar as diferenças?
0w40 - 15w40... sintetico.... etc... lol
nao percebo nada. Sempre entrei no feira nova e comprei o mais barato.
Mas agora o meu carrito ate levou uma reparaçao no motor e queria começar a cuidar dele ( 1800 euros gastos mudam uma pessoa :) ), que oleo e aconselhado pra um saxo 1.5 diesel?

Quanto à primeira questão, já há resposta neste tópico. Quando encontrar volto a colocar.

Quanto a um bom óleo para o Saxo, tens o BP visco 3000 por ex[;)] Que é 10W40 semi-sintético.

Quanto à primeira questão, já há resposta neste tópico. Quando encontrar volto a colocar.

Quanto a um bom óleo para o Saxo, tens o BP visco 3000 por ex[;)] Que é 10W40 semi-sintético.

Erro meu. Entre tantas paginas nao tive paciencia pra procurar. usei a pesquisa e nao encontrei. ;) Eu proprio vou procurar nas paginas. Obrigado.
So mais uma coisa, esse oleo faz quantos km? e so por acaso sabes quanto ronda os 5 lt?

Erro meu. Entre tantas paginas nao tive paciencia pra procurar. usei a pesquisa e nao encontrei. ;) Eu proprio vou procurar nas paginas. Obrigado.
So mais uma coisa, esse oleo faz quantos km? e so por acaso sabes quanto ronda os 5 lt?

Este óleo faz 10 mil[;)] 5l num hiper ronda os 50€. Normalmente a embalagem de 4l(penso que não há de 5l) custa 40€ mas o teu gasta, se não estou em erro, 4.7l, ou seja, tens que comprar mais um litro[;)]

Um dos textos(pág. 69):

"Todo o lubrificante é composto por óleos básicos e aditivos. A sua função no motor é lubrificar o contacto entre as superfícies metálicas e refrigerar, independentemente de ser mineral ou sintético. A diferença está no processo de obtenção dos óleos básicos. Os minerais são obtidos da separação de componentes do petróleo, sendo uma mistura de vários compostos. Já os sintéticos são obtidos por reação química, havendo assim maior controle no seu fabrico, permitindo a obtenção de vários tipos de cadeia molecular, com diferenças características físico-químicas e por isso são produtos mais puros.

Os óleos semi-sintéticos ou de base sintética, empregam mistura em proporções variáveis de bases minerais e sintéticas, procurando reunir as melhores propriedades de cada tipo, associando a optimização de custo, uma vez que as matérias-primas sintéticas possuem custo muito elevado."

Depreendo portanto que o sintetico sera sempre melhor.... Ou variara consoante o motor? e aquilo do 0w40 ou 5 ou 10.... :) consegues fazer uma explicaçao simples pra um leigo entender? :)

Depreendo portanto que o sintetico sera sempre melhor.... Ou variara consoante o motor? e aquilo do 0w40 ou 5 ou 10.... :) consegues fazer uma explicaçao simples pra um leigo entender? :)

De uma forma geral o sintético é melhor. O semi-sintético intermédio, bom para o teu carro, por ex. e o mineral bom para motores de base mais antiga[;)]

O 0W40, etc. refere-se à viscosidade do óleo.

O 0W40/5W40 têm uma baixa viscosidade o que faz com que o óleo se disperse pelo motor mais rapidamente ajudando no arranque a frio e a transmitir a sua total eficácia mais cedo(também atinge a temperatura ideal mais cedo)[;)]

Um 15W40/15W50 que por norma é mineral, é bom para motores mais antigos e já com bastante desgaste(mais espesso traduz-se em menor consumo).

Por norma o 0W30/0W40/5W40... são sintéticos, 10W40... semi-sintético, 15W40/15W50/20W50 são minerais.

Não sei se fui minimamente explicito... mas espero que sim[;)]

sim entendi. :)
Obrigado.
So uma duvida, que nao e bem enquadrada aqui....
Disseram-me pra de vez em quando quando abastecer o deposito de gasoleo juntar 1 litro de oleo.
Logico ou disparate?
:)

sim entendi. :)
Obrigado.
So uma duvida, que nao e bem enquadrada aqui....
Disseram-me pra de vez em quando quando abastecer o deposito de gasoleo juntar 1 litro de oleo.
Logico ou disparate?
:)

Não é disparate... mas também não posso dizer que é lógico. Tráz beneficios pois lubrifica a bomba injectora... mas o catalisador, por exemplo, sofre. Porque não, meter diesel especial de vez em quando? Qual a tua opinião em relação ao mesmo?[;)]

Olha, com honestidade, so experimentei 1 ou 2 vezes, o da bp, e nao notei diferença para alem do preço.
Mas, se calhar so com continuaçao ne? Nao sei. Tu usas? e notas beneficios?

Olha, com honestidade, so experimentei 1 ou 2 vezes, o da bp, e nao notei diferença para alem do preço.
Mas, se calhar so com continuaçao ne? Nao sei. Tu usas? e notas beneficios?

Passei a usar num carro e o que notei, é que o mesmo com temperaturas baixas, logo de manha, o ralenti era instável... depois passou a ser normal... Portanto limpeza extra deve dar. Utilizo este tipo de combustivel num carro que uso muito pouco. Nos outros é tudo normal[;)]

onde comprar arranjo o mais barato destes 3?

- Dexelia 10w-40 (A3/B3)
- Total Quartz 7000 10w-40
- Elf Competition STi 10w-40

stands (sem ser só da Mazda)? gasolineiras? hipers? norautos feuverts e afins? lojas de componentes?

Voltar
Superior